QUARTA-FEIRA, 05/11/2025

Em destaque

10 frases do Papa Francisco para ninguém esquecer

O papa Francisco deixou frases marcantes em defesa dos oprimidos e ensinamentos para a humanidade jamais esquecer. “O dinheiro deve servir, não governar”

Por Vitor Guerras - so noticia boa - 25

Publicado em 

Foto - Reuters

A morte do Papa Francisco deixou o mundo sem a voz doce que lutava contra injustiças e pela paz, mas o líder da Igreja Católica desde 2013, deixou frases marcantes com ensinamentos que vão ficar para sempre. Separamos 10 delas abaixo para registrar isoladamente e perpetuar na história do mundo e do Papa da Paz.

Durante a primeira coletiva de imprensa dele, em março de 2013, o pontífice enviou uma mensagem clara para o mundo. “Francisco era um homem pobre. Como eu gostaria que a Igreja fosse pobre… e para os pobres.”

Em tempo de tanta divisão no mundo, Francisco ensinou a escutar, acolher e cuidar uns dos outros. “Se uma pessoa é gay, busca o Senhor e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?”, disse o papa durante o voo que o trouxe do Rio de Janeiro para Roma, após a Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013.

O Papa da Paz

Francisco, desde que assumiu, falou muito em defesa dos pobres, meio ambiente, jovens, migrantes e tantos outros vulneráveis no mundo.

Mais do que falar, ele sempre viveu o que pregava. Preferia o abraço ao trono, o sapato gasto ao luxo dos palácios.

Agora, com a partida do papa Francisco, ele deixa ensinamentos importantes, para nunca serem esquecidos. Veja as principais frases abaixo

Frases marcantes

Neste momento de despedida, veja 10 frases do Francisco que servem como um guia para um mundo mais justo!

“O abuso infantil é uma doença”: em fevereiro de 2017, depois de um escândalo na Igreja Católica de abusos contra crianças, Francisco saiu em defesa dos pequenos. Em entrevista à revista La Civilta Cattolica, ele ainda pediu desculpas e se disse envergonhado com os casos.

“O dinheiro deve servir, não governar”: a crítica ao dinheiro foi feita pelo pontífice foi feita durante a primeira exortação apostólica dele, em novembro de 2013. Francisco criticou a desigualdade e o modelo econômico que prioriza o lucro acima da dignidade humana.

“A indiferença é mais perigosa que o câncer”: em outubro de 2024, Francisco disse a jovens da Ação Católica Italiana, que a indiferença dos jovens é mais perigosa que o câncer. “Aprendemos que a miséria humana não é um destino que atinge alguns infelizes, mas quase sempre o resultado de injustiças devem ser erradicadas.”

“Quem pensa em construir muros e não em construir pontes não é cristão”: a frase foi dita em 2016 e endereçada ao então candidato à corrida presidencial dos Estados Unidos, Donald Trump. Recentemente, Francisco também se manifestou em defesa dos imigrantes e refugiados.

“Peço-lhes, como irmão, que permaneçam na paz”: em abril de 2019, durante encontro com líderes do Sudão do Sul, Francisco ajoelhou-se e beijou os pés dos líderes. Na época, ele clamou por paz e humildade.

“Ontem, crianças foram bombardeadas. Isto não é uma guerra. É crueldade”: Francisco sempre condenou guerras. Em 2023, ele se referiu à guerra de Gaza, que já tinha deixado mais de 60 mil mortos. No último pronunciamento dele, no domingo de Páscoa de 2025, o papa também questionou os conflitos no mundo.

“O grito dos pobres, junto com o da terra, chegou até nós vindo da Amazônia. Depois dessas três semanas, não podemos fingir que não ouvimos”: em 27 de outubro de 2019, durante o Sínodo sobre a Amazônia, no Vaticano, o papa usou o espaço para sair em defesa dos povos originários e do meio-ambiente.

“Em vez de justiça social, spray de pimenta”: a frase foi dita pelo papa em 2024, ao comentar os protestos contra o governo de Javier Milei, na Argentina, terra natal dele.

“O papa é argentino e Deus é brasileiro”: logo no início do papado dele, Francisco veio ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude. Durante uma entrevista, brincou sobre a rivalidade entre o Brasil e Argentina e disse que o problema foi superado.

“A vida é real, não virtual. Não acontece numa tela, mas no mundo! Por favor, não virtualizem a vida!”: durante um discurso em 29 de abril de 2023, em Budapeste, na Hungria, o pontífice convidou o mundo a viver e cultivar relações afetuosas, longe das redes.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

União consensual supera casamento formal pela primeira vez no país, aponta IBGE

União consensual supera casamento formal pela primeira vez no país, aponta IBGE

Em 2022, 38,9% das uniões eram consensuais, enquanto os casamentos civil e religioso caíram para 37,9%, revelando uma mudança no comportamento social.
L
Proporção de famílias de casal sem filhos quase dobra em 22 anos, aponta IBGE

Proporção de famílias de casal sem filhos quase dobra em 22 anos, aponta IBGE

A parcela de lares com essa configuração saltou de 14,9% em 2000 para 26,9% em 2022, devido a fatores como a baixa fecundidade e o envelhecimento populacional.
L
Prefeitura de Porto Velho limpa mais de 16 mil metros de canais para evitar alagamentos

Prefeitura de Porto Velho limpa mais de 16 mil metros de canais para evitar alagamentos

Operação Cidade Limpa já recolheu mais de 98 mil toneladas de lixo e entulho desde o início da gestão Léo Moraes.
L
Futebol e novela ditam nomes no Brasil, aponta ferramenta do IBGE

Futebol e novela ditam nomes no Brasil, aponta ferramenta do IBGE

Nomes como Helena, Romário e Neymar tiveram o auge de popularidade influenciado pela televisão e grandes ídolos do futebol em diferentes décadas.
L
MPF cobra informações sobre uso de verbas federais em operação policial no Rio

MPF cobra informações sobre uso de verbas federais em operação policial no Rio

O Ministério Público Federal requisitou dados à União e ao governo do Rio de Janeiro para fiscalizar o uso do Fundo Nacional de Segurança Pública na megaoperação no Complexo do Alemão e Penha.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Câmara aprova licença-paternidade gradual de até 20 dias

Câmara aprova licença-paternidade gradual de até 20 dias

A proposta, que altera a CLT e cria o salário-paternidade, segue para análise do Senado; a vigência da licença de 20 dias está condicionada ao cumprimento de metas fiscais.
L
TSE aprova por unanimidade a criação do partido Missão

TSE aprova por unanimidade a criação do partido Missão

Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que reconheceu o cumprimento de todos os requisitos legais, o Brasil passa a ter 30 legendas aptas para as eleições de 2026.
L
Câmara aprova texto-base que regula plataformas de streamings e cobra tributo

Câmara aprova texto-base que regula plataformas de streamings e cobra tributo

O Projeto de Lei 8.889/17 prevê que serviços de vídeo sob demanda e compartilhamento paguem a Condecine, com alíquotas de 0,1% a 4% da receita bruta.
L

UTILIDADE PÚBLICA: Confira roteiro da coleta de lixo em Porto Velho por bairros, dias e turnos

EcoPVH reforça o compromisso com a limpeza urbana de Porto Velho, divulgando o novo cronograma de coleta domiciliar dividido por setores e bairros, com acesso ao mapa interativo e atendimento via WhatsApp.
L
Conheça as regras essenciais para a prova de redação do Enem 2025

Conheça as regras essenciais para a prova de redação do Enem 2025

Candidatos farão um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas no próximo domingo (9), com tema social, político, científico ou cultural.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L
Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

POLÍTICA

Ministra do TSE vota pela cassação do governador Cláudio Castro por abuso de poder

Ministra do TSE vota pela cassação do governador Cláudio Castro por abuso de poder

Relatora Maria Isabel Galotti condenou o governador do Rio de Janeiro e pediu a inelegibilidade por 8 anos e a realização de novas eleições no estado.
L
Alexandre de Moraes nega pedido para réu em trama golpista ir a formatura da filha

Alexandre de Moraes nega pedido para réu em trama golpista ir a formatura da filha

O coronel Marcelo Câmara, preso preventivamente, teve a solicitação de viajar a Maceió para o evento negada pelo ministro do STF, que citou o descumprimento de cautelares.
L
Por que o julgamento sobre cartões consignados em Rondônia é decisivo

Por que o julgamento sobre cartões consignados em Rondônia é decisivo

Decisão do TJ-RO sobre uso de RMC promete ser um marco de justiça social e proteção aos consumidores endividados.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA  QUARTA-FEIRA - A podridão se expande em partes da sociedade que mente, depende bandido e criminaliza os que ficam ao lado dos indefesos

OPINIÃO DE PRIMEIRA  QUARTA-FEIRA – A podridão se expande em partes da sociedade que mente, defende bandido e criminaliza os que ficam ao lado dos indefesos

Da defesa de criminosos à disputa eleitoral de 2026, país e Estado enfrentam dilemas que revelam uma sociedade dividida e um cenário político imprevisível.
L
Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Reunião na Assembleia Legislativa de Rondônia abordou o desenvolvimento sustentável da pesca e a necessidade de integração entre órgãos e entidades.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação Carbono Oculto 86 fecha 49 postos de combustíveis por lavagem de dinheiro do PCC

Operação Carbono Oculto 86 fecha 49 postos de combustíveis por lavagem de dinheiro do PCC

A Polícia Civil investiga a infiltração do Primeiro Comando da Capital no setor, que utilizava empresas de fachada e fintechs para lavar capitais ilícitos nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.
10
Foragido que simulou mal-estar para fugir do hospital é preso em Porto Velho

Foragido que simulou mal-estar para fugir do hospital é preso em Porto Velho

O apenado, que escapou do Hospital João Paulo II, foi recapturado enquanto passeava de bicicleta com o filho no Espaço Alternativo.
14
Justiça autoriza transferência de sete líderes do Comando Vermelho para prisões federais

Justiça autoriza transferência de sete líderes do Comando Vermelho para prisões federais

A decisão foi proferida pelo juiz da VEP do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro após pedido motivado pela recente Operação Contenção.
L
Polícia Civil do Rio confirma que nenhuma mulher morreu em operação no Alemão e Penha

Polícia Civil do Rio confirma que nenhuma mulher morreu em operação no Alemão e Penha

Criminoso do Amazonas ligado ao Comando Vermelho foi identificado entre os mortos, após ser inicialmente confundido com a traficante conhecida como Japinha.
10
Traficante tenta fugir pulando muros e cercas, mas é preso com drogas na zona sul

Traficante tenta fugir pulando muros e cercas, mas é preso com drogas na zona sul

Com ele e na boca de fumo foram apreendidas diversas porções de crack, maconha, dinheiro e objetos usados no tráfico, além de um carregador de tornozeleira eletrônica.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): CARLOS ROBERTO DELOGO

LICENÇA PRÉVIA (LP), LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LI) e LICENÇA DE OPERAÇÃO (LO)
L
Papa Leão pede "profunda reflexão" sobre tratamento de migrantes nos EUA

Papa Leão pede “profunda reflexão” sobre tratamento de migrantes nos EUA

O pontífice questionou as políticas da administração Trump e enfatizou a necessidade de respeitar os direitos e as necessidades espirituais dos detidos.
L
Ministério Público de Rondônia marca presença na VII Mostra Cultural do Judiciário

Ministério Público de Rondônia marca presença na VII Mostra Cultural do Judiciário

Evento promovido pelo TJRO e Emeron celebra diversidade, cultura e integração entre as instituições de Justiça.
L
Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

Serviço é organizado por setores operacionais e garante mais eficiência e regularidade na limpeza urbana.
L
Bolsa brasileira atinge novo recorde com décima alta seguida, mas dólar se valoriza

Bolsa brasileira atinge novo recorde com décima alta seguida, mas dólar se valoriza

O Ibovespa superou os 150 mil pontos, enquanto o dólar fechou em forte alta, atingindo R$ 5,399, devido a tensões externas sobre o mercado dos Estados Unidos.
L
Mega-Sena acumula e sorteio de R$ 48 milhões será na quinta-feira

Mega-Sena acumula e sorteio de R$ 48 milhões será na quinta-feira

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.936, realizado nesta terça-feira, e o prêmio principal está estimado para o próximo sorteio.
L
Copom se reúne e deve manter Taxa Selic em 15% ao ano

Copom se reúne e deve manter Taxa Selic em 15% ao ano

Analistas de mercado preveem que o Comitê de Política Monetária do Banco Central manterá os juros básicos no maior nível em quase duas décadas.
L
Fronteira Cerrado: o dilema entre o agronegócio, desenvolvimento e destruição

Fronteira Cerrado: o dilema entre o agronegócio, desenvolvimento e destruição

Apesar do grande peso econômico na balança comercial, a expansão do agronegócio no Cerrado, criticado pelo “ecocídio”, ameaça a segurança hídrica do Brasil.
L
Mariana: 10 anos após desastre, Mônica Santos e vítimas ainda buscam justiça

Mariana: 10 anos após desastre, Mônica Santos e vítimas ainda buscam justiça

A líder comunitária Mônica Santos, de Bento Rodrigues, lamenta que a dor e a luta por reparação continuem nítidas uma década após o rompimento da barragem do Fundão.
L

E Se Eles Lutassem? Batman vs. Capitão América: O ápice humano de Wayne é superado pelo Soro do Super Soldado de Steve Rogers

No combate até a morte entre Batman e Capitão América, a força e resistência sobre-humanas do Super Soldado dão a ele a vitória contra o gênio tático, porém fisicamente mais frágil, Cavaleiro das Trevas.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.