SEGUNDA-FEIRA, 17/11/2025

Em destaque

Censo 2022: 84% dos domicílios têm calçadas, mas 80% sofrem com buracos e desníveis, aponta IBGE

Pesquisa do IBGE traz retrato da urbanização no país

Por Bruno de Freitas Moura - repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Censo 2022: 84% dos domicílios têm calçadas, mas 80% sofrem com buracos e desníveis, aponta IBGE
Rovena Rosa/Agencia Brasil

O calçamento das ruas avançou no Brasil entre 2010 e 2022, mas a presença de obstáculos como buracos e desníveis perto das residências ainda é um problema que afeta oito em cada dez brasileiros.

Os dados fazem parte do Censo 2022 e foram divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios. O estudo coletou dados sobre capacidade de circulação de vias, presença de pavimentação, calçadas, bueiros, iluminação pública, pontos de ônibus, rampa para cadeirantes, arborização e sinalização para bicicletas.

A pesquisa do IBGE mostra que entre os censos de 2010 e 2022, caiu praticamente à metade a proporção de brasileiros que viviam em locais sem calçadas. Em 2010, eram 32,7% dos habitantes, patamar que diminuiu para 15,7% em 2022. Esse número representa 27,3 milhões de brasileiros.

Presença de rampa para cadeirante aumenta quatro vezes em 12 anos
Dois terços dos brasileiros moram em ruas arborizadas
Pretos e pardos têm menos acesso à infraestrutura urbana que brancos

Distrito Federal e Goiás são as unidades da federação com maior proporção de moradores em ruas com calçadas, 92,9% e 92,6%, respectivamente. Na outra ponta, o Amapá tem apenas 57,1% dos moradores nessa condição.

Ao mesmo tempo em que o levantamento mostra que 84% dos brasileiros residem em vias com calçadas, apenas 18,8% dos moradores têm endereços em vias com calçadas livre de obstáculos, como buracos, desníveis, entradas para estacionamento irregulares ou calçadas quebradas.

Na publicação, o IBGE observa que a importância das calçadas vai além da simples função de circulação de pedestres.

“Calçadas bem cuidadas valorizam os imóveis e o espaço urbano como um todo, elas podem ser usadas para paisagismo, áreas de descanso, arte urbana e mobiliário público, tornando a cidade mais atraente, além de promoverem modos de transporte mais sustentáveis, como a caminhada, ajudando a reduzir a poluição e o congestionamento urbano”, descreve o instituto.

Pavimentação

O estudo apontou que 154,1 milhões de pessoas moravam em vias pavimentadas, o que correspondia a 88,5% do total de brasileiros. Isso significa que ao menos oito em cada dez pessoas no Brasil moram em endereços com vias pavimentadas.

Ao buscar dados sobre pavimentação, o IBGE considerou diversos tipos como asfalto, cimento, paralelepípedos e calçamento poliédrico, também conhecido como pé de moleque. Em vias sobre palafitas, foram considerados também vias revestidas com tábuas de madeira.

As vias foram identificadas como pavimentadas quando o calçamento abrangia mais da metade da extensão. No Censo de 2010, não havia essa necessidade mínima para considerar a via pavimentada e, por isso, o IBGE não apresentou comparação entre os dois censos.

O IBGE contextualiza que a pavimentação é fundamental para o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida dos cidadãos, representando, por exemplo, mais segurança e mobilidade no trânsito, facilidade de transporte de mercadorias e redução de poeira, lama e barulho.

Unidades da Federalção (UF) com mais de 90% de moradores em vias pavimentadas:

São Paulo: 96%
Minas Gerais: 95,3%
Distrito Federal: 94,2%
Goiás: 94%
Paraná: 91,8%
Espírito Santo: 91,3%

UFs com menos de 80% de moradores em vias pavimentadas:

Pará: 69,3%
Rondônia: 70,4%
Amapá: 71,9%
Pernambuco: 76,3%
Maranhão: 77,5%
Mato Grosso do Sul: 78,8%
Paraíba: 79,2%

A pesquisa também fez classificações com base na capacidade de circulação das vias. Foi possível identificar que 90,8% dos moradores tinham endereço em ruas que podiam receber caminhões, ônibus e veículos de carga.

Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, seis capitais ficaram entre as que apresentaram menores percentuais de ruas que poderiam receber veículos maiores:

Salvador (BA): 63,4%
Recife (PE): 70,4%
Macapá (AP): 76,9%
Belém (PA): 80,4%
Rio de Janeiro (RJ): 81,7%
Maceió (AL): 83,9%

De acordo com o analista do IBGE Maikon Roberth de Novaes, “algumas características ligadas à própria geografia das cidades e a presença de favelas e comunidades urbanas pode explicar, em parte, essa questão de percentuais baixos em grandes cidades”.

Iluminação pública e ônibus

Ao visitar os milhões de endereços pelo país, os agentes censitários identificaram que 97,5% dos moradores viviam em locais com estrutura de iluminação pública. Em 2010, o patamar era de 95,2%. Em 2022, o Amapá (88,5%) era o único estado em que essa marca fica abaixo de 90%.

A pesquisa verificou apenas a presença de postes de luz, sem se ater se estavam funcionando durante as noites.

Os pesquisadores também buscaram se saber ônibus e vans passavam nos domicílios dos brasileiros. O resultado é que 8,8% dos habitantes viviam em ruas com ponto de parada desses meios de transporte – independentemente da frequência de circulação.

O analista do IBGE Maikon Roberth de Novaes considera que a presença do transporte público “traz a possibilidade mais democrática de acesso e realização de atividades sociais, culturais, políticas e econômicas”.

Ele classifica o percentual identificado pela pesquisa como “muito baixo”. O número representa 15,3 milhões de pessoas.

No entanto, Novaes avalia que não é necessário que todas as ruas tenham ponto de ônibus. “É recomendado que o domicílio esteja a 300 metros e 500 metros de um ponto de ônibus. Então não é um resultado tão ruim assim, apesar do índice baixo”, pondera.

O levantamento mostra que, conforme aumenta o porte das localidades, maior o percentual de moradores em vias com ponto de transporte coletivo. Nas metrópoles, o índice é de 12,3%; nas capitais, 10,7%; e nos centros locais, 2,3%.

Metodologia

Cerca de 30 mil agentes censitários do IBGE coletaram características dos trechos das vias onde moram as pessoas, delimitação que o instituto chama de face de quadra. De forma simplificada, cada face pode ser entendida como um pedaço da quadra onde fica o domicílio, por exemplo, de uma esquina a outra.

Os agentes censitários verificaram informações de 11,4 milhões de faces de quadra, que abrangem 63,1 milhões de domicílios – 69,56% do total do país. Ao todo, esse universo representa 174,2 milhões de moradores – 85,75% da população brasileira (202,1 milhões de pessoas).

Esses setores censitários que tiveram os dados recolhidos possuem características urbanas, incluindo áreas de povos indígenas e favelas. Regiões com predominância agropecuária foram excluídas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil e Moçambique celebram 50 anos de relações diplomáticas com visita de Lula

Brasil e Moçambique celebram 50 anos de relações diplomáticas com visita de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará a Maputo em 24 de novembro, após a cúpula do G20, para reforçar a cooperação em áreas como saúde, agricultura e educação. Em 2024, o intercâmbio comercial entre os países somou US$ 40,5 milhões.
L
Parque Nacional da Tijuca promove feira de ciências focada em peixes e riachos

Parque Nacional da Tijuca promove feira de ciências focada em peixes e riachos

O evento gratuito “Re-conhecendo nosso rio” ocorre neste sábado (15) em parceria com a UFRJ e o ICMBio. A iniciativa visa educar o público sobre a rica e desconhecida fauna de peixes e crustáceos dos rios que nascem na maior floresta urbana do mundo.
L
Governo de RO defende Brasil digno no Dia da Proclamação da República

Governo de RO defende Brasil digno no Dia da Proclamação da República

No Dia da Proclamação da República, o Governo de Rondônia reforça que responsabilidade fiscal, transparência e trabalho contínuo são essenciais para um Brasil mais digno.
L
ARDPV percorre mais de 35 bairros e moradores relatam melhora na coleta de lixo

ARDPV percorre mais de 35 bairros e moradores relatam melhora na coleta de lixo

Fiscalização da ARDPV reforça monitoramento da coleta de lixo em Porto Velho e mostra avanço no serviço, após dias de atrasos na capital.
L

Direto da Marcha pelo Clima na COP 30, News Rondônia registra ato com povos tradicionais e autoridades

Durante a COP 30 em Belém, o correspondente Carlos Caldeira registrou a Marcha Global pelo Clima, que reuniu povos tradicionais, organizações sociais e autoridades como Marina Silva e Sonia Guajajara, reforçando debates sobre justiça climática e transição ambiental.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Samyya Tubarão entra no Rondônia Reality Show 2025 decidida a causar e disputar o prêmio com coragem

Aos 33 anos, a participante de Porto Velho promete jogo limpo, autenticidade e avisa que, embora seja tranquila, vira uma leoa quando pisam no seu calo.
L

Tamara Show leva a força da cultura de Guajará-Mirim para o Rondônia Reality Show 2025

A carismática representante do Boi Bumbá e da dança folclórica entra no reality com emoção, orgulho da sua história e apoio da cultura do Elo da Fronteira.
L

Carlos Daniel, o Daniel Moraes, entra no Rondônia Reality Show 2025 para conquistar o público com autenticidade e jogo limpo

Influenciador de Porto Velho promete entretenimento, entrega total e busca reconhecimento dentro e fora da casa, reforçando que não será planta no reality.
L

João Vitor, influenciador de Pimenta Bueno entra no Rondônia Reality Show 2025 para mostrar seu jeito autêntico

João Vitor busca crescer na internet, promete não ser planta e manter o equilíbrio no jogo, mas avisa que o público também pode conhecer seu lado mais firme dentro da casa.
L

Fique ligado! A partir deste domingo, o News Rondônia traz a você cobertura 24 horas do reality show “Casa de Vidro”, versão Porto Velho

O programa do influenciador Fabio Schinayder conquistou o público em Candeias do Jamary e já gera expectativa para superar a primeira versão de um reality show de confinamento da capital rondoniense.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L

POLÍTICA

Lula afirma que mobilização da Cúpula dos Povos tornou COP30 possível 

Lula afirma que mobilização da Cúpula dos Povos tornou COP30 possível 

Presidente destaca papel dos movimentos sociais na construção da agenda climática 
L
STF mantém condenação de Bolsonaro e rejeita recursos no caso da trama golpista 

STF mantém condenação de Bolsonaro e rejeita recursos no caso da trama golpista 

Primeira Turma confirma pena de 27 anos e abre caminho para execução definitiva 
L
Brasil e Moçambique celebram 50 anos de parceria e Lula prepara nova visita 

Brasil e Moçambique celebram 50 anos de parceria e Lula prepara nova visita 

Relação bilateral inclui cooperação histórica e comércio de US$ 40,5 milhões 
L
Marcha pelo Clima reúne 70 mil pessoas e transforma Belém em palco da força amazônica 

Marcha pelo Clima reúne 70 mil pessoas e transforma Belém em palco da força amazônica 

Ato paralelo à COP30 pede decisões efetivas contra a crise climática 
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Governo negocia compra da Uniron por R$ 67 milhões e cenário político de Rondônia vive semana de tensões

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Governo negocia compra da Uniron por R$ 67 milhões e cenário político de Rondônia vive semana de tensões

Negociação do novo Heuro movimenta a palavra-chave “Governo de Rondônia” e marca início de uma semana decisiva no Estado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Foragido é preso ao pilotar moto roubada durante patrulhamento do BPTAR

Foragido é preso ao pilotar moto roubada durante patrulhamento do BPTAR

Suspeito foi detido na Rua Ponta Negra; veículo tinha registro de roubo
14
Suspeito de ataque ao Rondoniaaovivo é preso após tentativa de homicídio na zona Leste

Suspeito de ataque ao Rondoniaaovivo é preso após tentativa de homicídio na zona Leste

Evandro B. C. foi detido com pistola 9mm; vítima, de 45 anos, também tinha mandado em aberto.
16
Funcionária da Caixa é suspeita de fraudes em contas de clientes

Funcionária da Caixa é suspeita de fraudes em contas de clientes

PF investiga prejuízo de R$ 500 mil causado por alterações irregulares em cadastros
12
Briga entre homens por causa de amiga termina com ferido e dupla detida em Porto Velho 

Briga entre homens por causa de amiga termina com ferido e dupla detida em Porto Velho 

Confusão ocorreu em bar no bairro Socialista; um dos envolvidos precisou de atendimento médico 
12
Suspeito não aceita fim do relacionamento e é preso após agredir ex-mulher em Porto Velho 

Suspeito não aceita fim do relacionamento e é preso após agredir ex-mulher em Porto Velho 

Jovem de 25 anos foi detido após violência doméstica e ameaças de morte 
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Skem Kika na Latinha promete dança, entretenimento e jogo limpo no Rondônia Reality Show 2025

Carismática e explosiva, a participante garante que não será planta, promete causar e lembra que já venceu até programa da Eliana.
L

Djheness entra no Rondônia Reality Show 2025 para jogar firme e realizar o sonho de expandir seu delivery de açaí

Aos 22 anos, o microempreendedor busca visibilidade, promete não ser planta e conta com a torcida do público para transformar seu negócio em um ponto físico.
L

Fernanda Mota entra no Rondônia Reality Show 2025 trazendo intensidade, garra e vontade de vencer

Aos 22 anos, a nail designer promete entrega total, diversão e um jogo marcado pela intensidade que considera sua maior marca.
L

Nathiane Santos, a caminhoneira de Campo Novo do Parecis, chega ao Rondônia Reality Show 2025 com garra e autenticidade

Aos 45 anos, Nathiane promete alegria, entrega total e a chance de mostrar sua verdadeira personalidade enquanto busca o prêmio máximo do reality.
L

Abnner Assunção entra no Rondônia Reality Show 2025 com foco total na vitória e sangue nos olhos

Empreendedor, coreógrafo e dançarino promete competitividade máxima na casa de vidro, determinado a conquistar o prêmio do reality.
L

Michele Gustavo entra no Rondônia Reality Show 2025 para mostrar sua verdadeira essência e conquistar o público

Cantora e estudante de enfermagem promete jogo limpo, entrega total e conexão com o público enquanto busca o prêmio dentro da casa.
L

Lylian Silva entra no Rondônia Reality Show 2025 decidida a causar e mostrar quem realmente é

A influenciadora promete jogar firme, evitar o papel de planta e revelar sua verdadeira personalidade dentro da casa, sem medo de confrontos.
L
Raoni encerra Cúpula dos Povos com apelo por continuidade da luta 

Raoni encerra Cúpula dos Povos com apelo por continuidade da luta 

Líder indígena pede união contra destruição ambiental e conflitos 
L
Rayssa Leal vence etapa do Rio do STU Pro Tour pela quinta vez 

Rayssa Leal vence etapa do Rio do STU Pro Tour pela quinta vez 

Skatista brasileira confirma favoritismo na Barra da Tijuca 
L
Pix chega aos cinco anos movimentando quase R$ 30 trilhões e domina pagamentos no país 

Pix chega aos cinco anos movimentando quase R$ 30 trilhões e domina pagamentos no país 

Meio criado pelo Banco Central se consolida como ferramenta essencial para brasileiros e empresas 
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.