Uma unidade de conservação ambiental, o Parque Nacional dos Campos Amazônicos, tem sofrido com a ação e a invasão provocada por garimpeiros ilegais. A criminalidade no interior da unidade, que abrange os estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, sofreu uma derrota com uma operação da Polícia Federal, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Força Nacional de Segurança Pública.
Dentro da unidade, foi encontrado um verdadeiro aparato de destruição: equipamentos utilizados pelos garimpeiros para extrair ouro de terras protegidas. O saldo da operação resultou na apreensão de pelo menos seis escavadeiras hidráulicas, três caminhões, nove motores-bomba para sucção de minério, motocicletas e caixas separadoras.
De acordo com os órgãos, cerca de 16 barracas que serviam de abrigo para os garimpeiros ilegais foram destruídas. Além disso, foram encontrados aproximadamente 8 mil litros de óleo diesel, utilizados para abastecer os equipamentos de extração.
Ainda segundo a Polícia Federal, os trabalhos de combate aos crimes ambientais em terras protegidas têm sido intensificados sob a liderança da ministra Marina Silva. Essa atuação tem garantido uma estratégia sólida de enfrentamento à criminalidade ambiental na Amazônia brasileira, promovendo o fechamento do cerco contra invasões em terras indígenas, o desmatamento e a destruição de áreas de conservação ambiental na região.