Segue a recomendação de tempestades ainda para esta segunda-feira (14). Portanto, há possibilidade de pancadas de chuva, inclusive com alerta para uma faixa que vai do norte até a metade do estado. A capital está dentro desse comunicado para chuvas com potencial forte.
A segunda-feira começa com um cenário de tempo variável ao longo do dia, mas, ao que tudo indica, a presença de chuvas de níveis 1 e 2 deverá prevalecer nas próximas 24 horas.
Essa, pelo menos, é a previsão contabilizada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), pela Divisão de Satélites e Sensores Meteorológicos (DISSM) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), com base em imagens e estudos divulgados pelo satélite GOES-19, atualmente utilizado pelo governo brasileiro em suas pesquisas meteorológicas diárias.
Entre os dias 15 e 16, o cenário muda totalmente e Rondônia estará sob forte influência das chuvas de nível 2, com previsão de tempestades severas organizadas. Esse tipo de chuva é relativamente comum, mas, na maioria das vezes, ocorre com a presença de ventos fortes e trovoadas.
Para os próximos dez dias, Rondônia não estará entre os estados com as maiores precipitações da Região Norte, que devem se concentrar no Amazonas, Acre, Amapá e Roraima. Nestes estados, a previsão é de chuvas generalizadas, com volumes isolados e intensos.
Hoje
Segue a recomendação de tempestades ainda para esta segunda-feira. Portanto, há possibilidade de pancadas de chuva, inclusive com alerta para uma faixa que vai do norte até a metade do estado. A capital está dentro desse comunicado para chuvas com potencial forte.