Sinopse:
“SIGA SEUS SONHOS.
APAIXONE-SE.
ENCONTRE A SUA VOZ.
Ariel del Mar é uma das cantoras mais famosas do mundo. Nos palcos, usando sua peruca vermelha emblemática e figurinos com lantejoulas, e olhando para um mar de fãs, é onde ela brilha. Qualquer um pensaria que ela é a garota que tem tudo. Ultimamente, porém, ela quer mais.
Contra os desejos de seu pai – o diretor da Atlantica Records -, Ariel sorrateiramente sai como uma promotora de merchandising anônima na turnê de verão de uma banda em ascensão, liderada pelo encantador vocalista Eric Reyes. Sem sua peruca e maquiagem característica nas apresentações, ela é irreconhecível até para si mesma, livre para enfim fazer parte do mundo real em seus próprios termos. Em turnê com a banda, ela se lembra do que amava na música. Porém, enquanto Eric e ela se apaixonam um pelo outro, é apenas uma questão de tempo até que a verdade borbulhe até a superfície.
O nome deste livro chamou minha atenção! Normalmente, escolho um livro pelos motivos mais aleatórios e dificilmente é pela sinopse (neste caso, nem li a sinopse nem havia lido nenhuma resenha a respeito). Resumindo: li o título “A Nossa Melodia”, concluí que tinha música na história e resolvi apostar na leitura. Fui vitoriosa na minha escolha—que livro encantador, e eu nem imaginava!
É o tipo de livro que cativa o leitor logo no primeiro capítulo e torna impossível abandonar a leitura.
Após essa boa primeira impressão, resolvi pesquisar e descobri que “A Nossa Melodia” é o terceiro livro da série “Meant to Be”, uma coleção de romances que reimaginam clássicos da Disney. Cada livro foi escrito por uma autora diferente e pode ser lido de forma independente.
“A Nossa Melodia” apresenta uma releitura moderna de “A Pequena Sereia”, com a protagonista Ariel del Mar, uma jovem cantora talentosa que cresceu em um “aquário”, cercada por excessivos cuidados impostos por seu pai ambicioso. A história está repleta de referências ao conto clássico do início ao fim.
Esse foi o primeiro livro da série que li, e adorei! Recheado de histórias dos bastidores do mundo da música, descobertas, amizade, amor e segundas chances, essa narrativa conquistou meu coração.
Gostei muito da maneira como a autora construiu os personagens, principalmente o vínculo de amor e amizade entre as irmãs (As Sete Sereias). O grupo de mensagens das irmãs rende muitas risadas. Ariel é uma personagem carismática; apesar de crescer cercada por cuidados e privilégios, ela não se tornou mimada nem deixou a fama subir à cabeça. Ela é corajosa, proativa, prestativa e determinada. Eric também é um personagem cativante: cuidadoso, protetor com suas amigas integrantes da banda “Desafortunados”, verdadeiro e extremamente otimista.
O romance entre Ariel (Melody) e Eric é simplesmente perfeito; os dois se completam tanto no amor quanto na composição de músicas.
Acompanhar a jornada de libertação e autoconhecimento de Melody foi encantador, especialmente a forma como ela valoriza cenas simples do cotidiano de qualquer garota comum. O que mais me impressionou foi a maneira como ela enfrentou os acontecimentos que a levaram a abandonar a turnê sem desistir de seguir sua lista de “primeiras vezes”.
Um dos aspectos mais interessantes do livro são as manchetes, podcasts e comentários nas redes sociais sobre as Sete Sereias e os Desafortunados, apresentados ao final de cada capítulo.
A narrativa intercala os pontos de vista de Ariel e Eric, explorando um pouco do passado de cada um, como se sentem e como a música desempenha um papel essencial na vida de ambos.
Se você busca uma leitura leve, envolvente e que resgate a magia dos clássicos da Disney de uma forma moderna e criativa, “A Nossa Melodia” é o livro perfeito. Uma combinação perfeita de nostalgia e novidade, que vai te fazer virar as páginas sem querer parar!
Para ler ouvindo:
“Born to be my baby”, do Bon Jovi