Pelo terceiro ano consecutivo, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) será responsável pela captação, tratamento e distribuição de água na 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional (RRSI). O evento acontecerá de 26 a 31 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Hack, em Ji-Paraná.
A grande novidade desta edição é a instalação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta, com capacidade para 40 mil litros por hora, o dobro das edições anteriores. Na última edição, a Caerd garantiu mais de 500 mil litros de água potável para expositores e visitantes, sem interrupções. A captação será feita no Igarapé Nazaré, próximo ao evento, reforçando a sustentabilidade e a eficiência do sistema.
Preparativos em andamento
Enquanto a equipe de Ji-Paraná intensifica os ajustes finais, a coordenação da Caerd em Porto Velho trabalha na aquisição de equipamentos, materiais de divulgação e estrutura para o estande. Segundo o gerente local, Fernando Rodrigues Ribeiro, a manutenção da ETA foi reforçada com revestimentos anticorrosivos e pintura, além da revisão completa dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico. “Também estamos ajustando os flutuantes que sustentam as bombas de captação no igarapé”, explicou.

O coordenador de Estratégia e Operações Sul, Vagner Zaccarini, destacou que a instalação da ETA já começou, com os módulos posicionados e os testes em andamento na central da Caerd em Ji-Paraná.
Investimento no abastecimento e crescimento do agronegócio
Para o governador Marcos Rocha, a ampliação da capacidade de tratamento de água fortalece a infraestrutura do evento e contribui para o desenvolvimento do agronegócio. “Isso garante mais conforto aos visitantes e expositores e impulsiona o crescimento econômico e social”, afirmou.
Na última semana, o diretor financeiro da Caerd, Nestor Borralho, e a coordenadora da Companhia para a RRSI, Pâmela Lemos, estiveram no local para alinhar detalhes com a equipe de operações e verificar o espaço do estande. “Nosso compromisso é garantir abastecimento de água eficiente durante os seis dias da feira”, ressaltou Borralho.
Expansão da rede de distribuição
Além da ETA, a Caerd prevê a ampliação do sistema hidráulico do Centro Tecnológico, com a instalação de mais 300 metros de rede de distribuição em abril. De acordo com o diretor técnico e operacional, Lauro Fernandes, todo o material já está pronto para execução. “Com essa melhoria, atenderemos a demanda crescente da feira, mesmo nos dias de maior movimento”, concluiu.