Inaugurado em 8 de março pelo governo de Rondônia, o Hospital Regional Dr. Júlio Pérez Antelo, em Guajará-Mirim, registrou um alto volume de atendimentos nos primeiros 16 dias de funcionamento, entre 9 e 24 de março. Nesse período, foram realizadas 24 cirurgias, 499 exames, 118 consultas ambulatoriais, 3.784 prescrições de medicamentos, 44 atendimentos no pronto atendimento (PA) e 35 internações.
Entre os procedimentos cirúrgicos, destacam-se 18 cirurgias gerais eletivas, três cirurgias obstétricas eletivas e três cirurgias ortopédicas de urgência. Nos exames, foram contabilizados 82 de raio-X, 60 eletrocardiogramas, 37 ultrassonografias e 320 laboratoriais. Já nas consultas especializadas, houve 50 atendimentos em cirurgia geral, 14 em ginecologia e obstetrícia, 50 em dermatologia, três em ortopedia e um em pediatria.
Importância para a saúde pública
O governador Marcos Rocha destacou o impacto do hospital na ampliação da rede de saúde estadual. “Os números comprovam a eficiência da unidade no atendimento à população, fortalecendo nosso compromisso com a descentralização dos serviços e a melhoria na qualidade da assistência”, afirmou.
Como acessar os serviços
Para ser atendido no Hospital Regional Dr. Júlio Pérez Antelo, é necessário um encaminhamento médico, que pode ser emitido por Unidades Básicas de Saúde (UBS), Samu, hospitais, policlínicas e outros serviços de saúde. O fluxo de pacientes é regulado pela Coordenadoria de Regulação de Acesso ao Serviço de Saúde (Creg), que distribui as vagas conforme a gravidade e necessidade de cada caso.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, enfatizou que a unidade contribui para aliviar a sobrecarga do Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho. “Essa descentralização reduz a necessidade de transporte de pacientes e melhora o acesso da população aos serviços de saúde”, ressaltou.
O hospital atende casos de urgência e emergência para adultos, crianças e gestantes, além de realizar cirurgias eletivas em ortopedia, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia.
A unidade está localizada na Avenida Aluízio Ferreira, esquina com a Avenida Miguel Hatzinaki, Setor III, Quadra 182, em Guajará-Mirim.