SEGUNDA-FEIRA, 31/03/2025
Publicidade

Estudo revela aumento de lideranças negras e indígenas no Poder Executivo, mas desigualdade racial persiste em cargos de alto escalão

Homens brancos continuam a ter maior percentual, com 35% dos cargos

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Estudo revela aumento de lideranças negras e indígenas no Poder Executivo, mas desigualdade racial persiste em cargos de alto escalão
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Cerca de quatro a cada dez cargos de liderança no Poder Executivo brasileiro são ocupados por pessoas negras ou indígenas. Apesar de representarem juntas a maior parte da população brasileira, elas são 39% das lideranças nos ministérios, autarquias e fundações. Essa porcentagem aumentou 17 pontos percentuais ao longo dos últimos 25 anos. Homens brancos seguem, no entanto, ocupando sozinhos a maior fatia das posições de liderança, 35%.

Os dados são do estudo inédito Lideranças Negras no Estado Brasileiro (1995-2024), divulgado nesta sexta-feira (28). A pesquisa foi realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial (Afro-Cebrap), com apoio da Fundação Lemann e da Imaginable Futures.

O estudo traz um levantamento do perfil daqueles que ocupam os quadros de liderança com base nos dados do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape). A pesquisa considera os últimos 25 anos, o que corresponde a sete gestões presidenciais. Além disso, o estudo traz entrevistas aprofundadas com 20 dessas lideranças.

De acordo com os dados levantados, em 1999, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), homens negros ou indígenas ocupavam 13% dos cargos de liderança no Poder Executivo. Já as mulheres negras ou indígenas ocupavam 9% dessas posições. Juntos, esses homens e mulheres preenchiam 22% dos cargos. Na mesma época, os homens brancos estavam em 37% das posições de liderança, e as mulheres brancas, em 29%.

Em 2024, no terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o cenário mudou. Homens negros ou indígenas passaram a ocupar 24% dos cargos, e as mulheres negras ou indígenas, 15%. As mulheres brancas estão em 26% dos cargos de liderança, e os homens brancos seguem ocupando a maior porcentagem, 35%.

“A parte quantitativa da pesquisa mostra uma sensível redução da presença de homens brancos. Mas essa presença era e continua sendo majoritária em todos os campos, em toda a esfera do Estado”, diz a coordenadora da pesquisa, a socióloga e professora da Universidade Federal Fluminense, Flavia Rios.

Apesar de maioria nas posições de liderança, os homens brancos representam 20,58% da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Neste olhar específico para o Executivo Federal, a gente observou uma sensível mudança, e essa mudança é mais recente, dos últimos anos. E ela é mais sensível quanto menor é o grau da autoridade. Se nós estamos falando de um cargo de baixa autoridade, nós estamos falando de um maior crescimento da presença de mulheres e de pessoas negras. Se nós estamos falando de um ministro ou de um secretário desse ministério, a probabilidade será maior de encontrar pessoas brancas, sobretudo homens brancos”, ressalta Rios.

GOVERNO BRANCOS BRANCAS NÃO-BRANCOS NÃO-BRANCAS

FHC 1 37% 29% 13% 9%
LULA 1 38% 30% 14% 11%
LULA 2 39% 30% 15% 11%
DILMA 38% 29% 17% 12%
TEMER 39% 27% 19% 12%
BOLSONARO 38% 26% 22% 13%
LULA 3 35% 26% 24% 15%

Diferenças entre os ministérios

O estudo mostra ainda que há diferenças na ocupação de cargos de liderança entre os ministérios, e, como destacado por Rios, entre os níveis. Aqueles cargos de mais alto escalão têm as menores porcentagens de pessoas negras e indígenas.

De acordo com os dados levantados, o Ministério das Relações Exteriores tem a maior porcentagem de lideranças masculinas brancas e amarelas, 51%. Seguido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (45%) e Justiça e Segurança Pública (45%).

As maiores proporções de lideranças masculinas pretas, pardas e indígenas estão no Ministério dos Povos Indígenas, com 39% dos cargos ocupados por essas pessoas.

Já os ministérios com as maiores proporções de lideranças femininas pretas, pardas e indígenas são Cultura (22%), Povos Indígenas (22%), Esporte (21%), Educação (21%) e Gestão e Inovação em Serviços Públicos (21%).

Para Rios é necessário diversificar todos os setores da administração federal, não apenas alguns cargos ou pastas específicas.

“De fato, setores chamados de sociais têm uma tendência a ter uma melhor sensibilidade para mudança em termos de gênero e raça. A gente viu isso, sobretudo nesses últimos anos”, diz a coordenadora da pesquisa, que acrescenta: “A gente precisa modificar e diversificar todos os setores, não só alguns”.

Alto escalão

As disparidades estão principalmente nos cargos de maior autoridade, que são ocupados majoritariamente por homens brancos (46%). Essa porcentagem diminuiu ao longo dos últimos 25 anos, era 75% em 1999. As mulheres brancas passaram, no mesmo período, de 15% para 26% dos cargos de alto escalão.

Os homens negros e indígenas apresentaram uma longa estabilidade em torno dos 10% até 2014; chegaram a 18%, em 2022; e, em 2024, passaram a ocupar 16% dos altos cargos. As mulheres negras e indígenas partiram do menor patamar, ocupando 1,6% dos cargos de alto escalão e chegaram aos atuais 11%.

Rios conta que, nas entrevistas que fez, percebeu que pessoas negras e indígenas parecem ter menos poder de escolha e agarrar mais as oportunidades que chegam, mesmo que sejam cargos considerados mais baixos.

“Parece que as pessoas brancas podem escolher mais para onde elas vão. Então, por exemplo, uma entrevistada, me disse assim: ‘Olha, eu não escolho. Se eu sou selecionada para ter um cargo de baixa autoridade, eu vou. Eu tenho uma amiga que não. Ela fala assim: ‘Ah, não, não vou. Vai dar muita dor de cabeça ser uma coordenadora geral’. Ela fica ali esperando a oportunidade de ser uma diretora ou ganhar um pouco mais ou ter uma posição melhor. A pessoa negra é o seguinte, é o que é tem para hoje”, diz a coordenadora da pesquisa.

Medidas

O estudo destaca alguns marcos de ações afirmativas no serviço público que promoveram mudanças no perfil das lideranças no Poder Executivo. Entre eles está a Lei 12.990/2014, que reserva às pessoas negras 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.

O Decreto 11.443/2023 que dispõe sobre o preenchimento por pessoas negras de percentual mínimo de cargos em comissão e funções de confiança no âmbito da administração pública federal. Pelo decreto, até o final de 2025, 30% dos Cargos Comissionados Executivos e Funções Comissionadas Executivas dos níveis 1 a 17, dos órgãos e entidades da administração pública federal deverão ser ocupados por pessoas negras.

Outra medida citada é o Decreto 12.122/2024, que institui o Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

“O aumento da presença de pessoas negras em posições de liderança no Poder Executivo nos últimos anos representa um avanço importante, porém ainda insuficiente. Os dados revelam que há um trabalho significativo a ser realizado para garantir a equidade racial e de gênero no Brasil. Investir em políticas que ampliem a presença de líderes pretos, pardos e indígenas no serviço público, bem como promovam a sua permanência nesses cargos, é necessário e urgente para a democracia. Essa iniciativa impactará positivamente o país”, diz Alessandra Benedito, vice-presidente de Equidade Racial da Fundação Lemann.

Diante da situação, o estudo faz recomendações ao Poder Executivo:

Investir na formação de lideranças negras em altas carreiras, especialmente nas áreas centrais e de infraestrutura do Estado;
Organizar cursos e oficinas de letramento racial nas escolas de governo para altos gestores;
Investir em recrutamento e visibilidade de perfis com carreira pública e com experiência em cargos de gestão;
Realizar avaliação periódica e aperfeiçoamento da lei e normas de igualdade racial no funcionalismo público federal;
Incentivar a linhas e projetos de pesquisas acadêmicas no campo da diversidade racial no funcionalismo público;
Fortalecer as assessorias de Participação Social e Diversidade dos Ministérios.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

RondônCAP: Veja quem ganhou a saveiro 0km ou R$ 90 Mil e muito mais!

O sorteio do RondônCAP já aconteceu! veja agora os nomes dos ganhadores da Saveiro, 3 super TVs e 40 Giros da Sorte. Confira o resultado completo!
L

Gatos precisam de banho? Saiba quando a higiene requer ajuda

Especialista explica quando o banho é necessário para felinos
L

Vencendo a batalha contra o câncer: Centenas de vidas salvas fazem parte do histórico de Silvia Cristina

Graças ao trabalho dela no Congresso, Ji-Paraná já conta com um moderno Centro de Prevenção e Tratamento de Câncer e, junto ao Hospital do Amor, na capital, funciona o Centro Dream de Reabilitação, voltado a pessoas atingidas pela doença.
L

Rondônia participa de reunião técnica para discutir saúde mental no sistema socioeducativo

A Fundação CASA sediou I Reunião Técnica do Fonacriad para discutir saúde mental no sistema socioeducativo
L

Auditores fiscais interceptam carga irregular de bebidas em Vilhena

Com a apreensão, foi lavrado um auto de infração que totaliza R$ 75 mil em crédito tributário constituído.
L
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Cine Laser e News Rondônia: Sorteios semanais para os apaixonados por cinema!

Participe dos sorteios semanais e concorra a ingressos para curtir os melhores lançamentos nas telonas
L

Audi RS 3 retorna ao Brasil com alta performance e tecnologia

Modelo chega ao país com motor turbo de 400 cv e tração quattro
L

ALR Miner: alta do preço do XRP impulsiona crescimento na indústria de mineração de criptomoedas

À medida que o setor de ativos digitais se expande, a influência do XRP continua a impulsionar a inovação e a rentabilidade no ecossistema da mineração.
L

Governador Marcos Rocha intensifica ações de saúde e segurança alimentar durante enchente no Rio Madeira

A ação tem sido fundamental para evitar surtos de doenças transmitidas pela água, como leptospirose, hepatites e gastroenterites.
L

Concurso da Conab abre nove vagas para Rondônia com salários de até R$ 8,1 mil

No estado, as vagas são destinadas ao cargo de Assistente, que exige nível médio, com salário base de R$ 3.459,87, e ao cargo de Analista, voltado para candidatos com formação superior, cuja remuneração inicial ultrapassa os R$ 8 mil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Rendimento médio do trabalhador brasileiro atinge R$ 3.378, maior valor desde o início da série histórica em 2012, aponta IBGE

Rendimento médio do trabalhador brasileiro atinge R$ 3.378, maior valor desde o início da série histórica em 2012, aponta IBGE

Ganho foi influenciado por aumento da formalidade e do salário mínimo
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

O resultado preliminar será divulgado no site da banca, com possibilidade de recurso em até dois dias úteis.
L
Rondônia gera 3,1 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro de 2025

Rondônia gera 3,1 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro de 2025

Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, são 432 mil vagas com carteira assinada no mês, o melhor fevereiro da série histórica, e o estoque chegou a 47,7 milhões
L
Conab publica edital de concurso público nacional com 403 vagas

Conab publica edital de concurso público nacional

Empresa oferece oportunidades em cargos de nível médio e superior
L
Ibama divulga locais de prova e orientações para concurso com 460 vagas para analistas ambientais e administrativos

Ibama divulga locais de prova e orientações para concurso com 460 vagas para analistas ambientais e administrativos

Exame está marcado para dia 6 de abril em todas as capitais
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Silvia Cristina promove encontro com mais de 300 mulheres no evento “Mulheres que Transformam”

Evento em Porto Velho reuniu mulheres de todas as regiões de Rondônia para uma troca de experiências
L

Deputado Cássio Gois entrega ambulância para reforçar atendimento de saúde em Santana do Guaporé, distrito de São Miguel

O novo veículo, equipado com maca, oxigênio, desfibrilador e todos os itens necessários para atendimento de urgências, possui tração 4×4 especialmente importante para enfrentar os desafios das estradas rurais da região.
L

Deputada estadual Ieda Chaves garante emenda de R$ 700 mil para compra de ônibus destinado aos Policiais Penais de Rondônia

Emenda parlamentar de R$ 700 mil garante aquisição de ônibus para transporte de servidores da Sejus
L

Mulheres que Transformam neste sábado terá transmissão ao vivo pelas redes sociais

Caravanas de todo o Estado são esperadas no evento vai homenagear mulheres
L
Rua das Flores recebe operação tapa-buracos após pedido da vereadora Sofia Andrade

Rua das Flores recebe operação tapa-buracos após pedido da vereadora Sofia Andrade

A iniciativa reforça a necessidade de investimentos constantes na infraestrutura da cidade, garantindo ruas mais seguras e valorizando os imóveis na região.
L
Publicidade

POLÍCIA

Batida entre motos deixa homem em estado grave na zona leste

Devido ao impacto, a passageira de uma das motos sofreu escoriações pelo corpo, assim como seu marido.
14

VÍDEO: Conversão proibida causa grave acidente entre carro e moto no centro de Porto Velho

Com o impacto da queda, a vítima sofreu uma fratura na perna e foi socorrida por uma equipe do Samu até o Hospital João Paulo II.
12

Jovem é esfaqueado no tórax durante briga e socorrido às pressas

Além dele, outra pessoa do sexo masculino também teria sido esfaqueada.
16

Filha é presa após tentar envenenar a mãe porque não queria lavar a louça

Durante a abordagem, a jovem confessou que “queria dar um fim” na mãe e revelou que planejava o crime há vários dias.
12

Homem é executado com cinco tiros de révolver 38

De acordo com informações iniciais, Maycon tinha antecedentes criminais.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem morre após sofrer infarto fulminante em frente a mercearia

O homem havia acabado de deixar o estacionamento do estabelecimento quando foi acometido pela parada cardíaca.
18

Homem é preso após tentar matar idoso a pedradas durante bebedeira

A vítima foi socorrida em estado grave e levada ao Hospital João Paulo II.
14

Colisão entre motos deixa dois mortos e uma mulher ferida na zona leste de Porto Velho

Acidente envolveu duas motocicletas e um carro de aplicativo na Avenida Amazonas
16

Homem é alvo de tentativa de homicídio a tiros na zona sul de Porto Velho

Criminosos em carro prata efetuaram disparos e fugiram; vítima foi socorrida ao Hospital João Paulo II
16

Homem é esfaqueado pela esposa após demorar para cortar o cabelo em Porto Velho

Crime ocorreu durante uma discussão familiar na zona norte da capital; vítima foi socorrida em estado grave
18

Motociclista morre e casal fica gravemente ferido em colisão na zona leste de Porto Velho

Acidente envolveu duas motos e um carro na noite de sábado (29), na Avenida Amazonas
18

Suspeito de matar criança de 12 anos é preso em operação integrada das polícias Militar e Civil

Mandado de prisão foi cumprido três dias após o crime que comoveu a cidade de Vilhena
10

Grave denúncia: homem é detido suspeito de crime contra criança de 4 anos em Porto Velho

Caso ocorreu no bairro JK; suspeito foi contido por moradores até a chegada da polícia
16

URGENTE: colisão entre três veículos deixa quatro feridos na zona Leste de Porto Velho

Após os primeiros atendimentos no local, os feridos foram encaminhados ao Hospital João Paulo II, onde receberam cuidados médicos.
12
Brasil se destaca na pesquisa sobre IA e ocupa 15º lugar em publicações científicas

Brasil se destaca na pesquisa sobre IA e ocupa 15º lugar em publicações científicas

País tem 144 centros de pesquisa e investimentos bilionários no setor
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.