DOMINGO, 07/09/2025
Publicidade
SICRED

Estudo revela aumento de lideranças negras e indígenas no Poder Executivo, mas desigualdade racial persiste em cargos de alto escalão

Homens brancos continuam a ter maior percentual, com 35% dos cargos

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Estudo revela aumento de lideranças negras e indígenas no Poder Executivo, mas desigualdade racial persiste em cargos de alto escalão
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Cerca de quatro a cada dez cargos de liderança no Poder Executivo brasileiro são ocupados por pessoas negras ou indígenas. Apesar de representarem juntas a maior parte da população brasileira, elas são 39% das lideranças nos ministérios, autarquias e fundações. Essa porcentagem aumentou 17 pontos percentuais ao longo dos últimos 25 anos. Homens brancos seguem, no entanto, ocupando sozinhos a maior fatia das posições de liderança, 35%.

Os dados são do estudo inédito Lideranças Negras no Estado Brasileiro (1995-2024), divulgado nesta sexta-feira (28). A pesquisa foi realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial (Afro-Cebrap), com apoio da Fundação Lemann e da Imaginable Futures.

O estudo traz um levantamento do perfil daqueles que ocupam os quadros de liderança com base nos dados do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape). A pesquisa considera os últimos 25 anos, o que corresponde a sete gestões presidenciais. Além disso, o estudo traz entrevistas aprofundadas com 20 dessas lideranças.

De acordo com os dados levantados, em 1999, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), homens negros ou indígenas ocupavam 13% dos cargos de liderança no Poder Executivo. Já as mulheres negras ou indígenas ocupavam 9% dessas posições. Juntos, esses homens e mulheres preenchiam 22% dos cargos. Na mesma época, os homens brancos estavam em 37% das posições de liderança, e as mulheres brancas, em 29%.

Em 2024, no terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o cenário mudou. Homens negros ou indígenas passaram a ocupar 24% dos cargos, e as mulheres negras ou indígenas, 15%. As mulheres brancas estão em 26% dos cargos de liderança, e os homens brancos seguem ocupando a maior porcentagem, 35%.

“A parte quantitativa da pesquisa mostra uma sensível redução da presença de homens brancos. Mas essa presença era e continua sendo majoritária em todos os campos, em toda a esfera do Estado”, diz a coordenadora da pesquisa, a socióloga e professora da Universidade Federal Fluminense, Flavia Rios.

Apesar de maioria nas posições de liderança, os homens brancos representam 20,58% da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Neste olhar específico para o Executivo Federal, a gente observou uma sensível mudança, e essa mudança é mais recente, dos últimos anos. E ela é mais sensível quanto menor é o grau da autoridade. Se nós estamos falando de um cargo de baixa autoridade, nós estamos falando de um maior crescimento da presença de mulheres e de pessoas negras. Se nós estamos falando de um ministro ou de um secretário desse ministério, a probabilidade será maior de encontrar pessoas brancas, sobretudo homens brancos”, ressalta Rios.

GOVERNO BRANCOS BRANCAS NÃO-BRANCOS NÃO-BRANCAS

FHC 1 37% 29% 13% 9%
LULA 1 38% 30% 14% 11%
LULA 2 39% 30% 15% 11%
DILMA 38% 29% 17% 12%
TEMER 39% 27% 19% 12%
BOLSONARO 38% 26% 22% 13%
LULA 3 35% 26% 24% 15%

Diferenças entre os ministérios

O estudo mostra ainda que há diferenças na ocupação de cargos de liderança entre os ministérios, e, como destacado por Rios, entre os níveis. Aqueles cargos de mais alto escalão têm as menores porcentagens de pessoas negras e indígenas.

De acordo com os dados levantados, o Ministério das Relações Exteriores tem a maior porcentagem de lideranças masculinas brancas e amarelas, 51%. Seguido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (45%) e Justiça e Segurança Pública (45%).

As maiores proporções de lideranças masculinas pretas, pardas e indígenas estão no Ministério dos Povos Indígenas, com 39% dos cargos ocupados por essas pessoas.

Já os ministérios com as maiores proporções de lideranças femininas pretas, pardas e indígenas são Cultura (22%), Povos Indígenas (22%), Esporte (21%), Educação (21%) e Gestão e Inovação em Serviços Públicos (21%).

Para Rios é necessário diversificar todos os setores da administração federal, não apenas alguns cargos ou pastas específicas.

“De fato, setores chamados de sociais têm uma tendência a ter uma melhor sensibilidade para mudança em termos de gênero e raça. A gente viu isso, sobretudo nesses últimos anos”, diz a coordenadora da pesquisa, que acrescenta: “A gente precisa modificar e diversificar todos os setores, não só alguns”.

Alto escalão

As disparidades estão principalmente nos cargos de maior autoridade, que são ocupados majoritariamente por homens brancos (46%). Essa porcentagem diminuiu ao longo dos últimos 25 anos, era 75% em 1999. As mulheres brancas passaram, no mesmo período, de 15% para 26% dos cargos de alto escalão.

Os homens negros e indígenas apresentaram uma longa estabilidade em torno dos 10% até 2014; chegaram a 18%, em 2022; e, em 2024, passaram a ocupar 16% dos altos cargos. As mulheres negras e indígenas partiram do menor patamar, ocupando 1,6% dos cargos de alto escalão e chegaram aos atuais 11%.

Rios conta que, nas entrevistas que fez, percebeu que pessoas negras e indígenas parecem ter menos poder de escolha e agarrar mais as oportunidades que chegam, mesmo que sejam cargos considerados mais baixos.

“Parece que as pessoas brancas podem escolher mais para onde elas vão. Então, por exemplo, uma entrevistada, me disse assim: ‘Olha, eu não escolho. Se eu sou selecionada para ter um cargo de baixa autoridade, eu vou. Eu tenho uma amiga que não. Ela fala assim: ‘Ah, não, não vou. Vai dar muita dor de cabeça ser uma coordenadora geral’. Ela fica ali esperando a oportunidade de ser uma diretora ou ganhar um pouco mais ou ter uma posição melhor. A pessoa negra é o seguinte, é o que é tem para hoje”, diz a coordenadora da pesquisa.

Medidas

O estudo destaca alguns marcos de ações afirmativas no serviço público que promoveram mudanças no perfil das lideranças no Poder Executivo. Entre eles está a Lei 12.990/2014, que reserva às pessoas negras 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.

O Decreto 11.443/2023 que dispõe sobre o preenchimento por pessoas negras de percentual mínimo de cargos em comissão e funções de confiança no âmbito da administração pública federal. Pelo decreto, até o final de 2025, 30% dos Cargos Comissionados Executivos e Funções Comissionadas Executivas dos níveis 1 a 17, dos órgãos e entidades da administração pública federal deverão ser ocupados por pessoas negras.

Outra medida citada é o Decreto 12.122/2024, que institui o Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

“O aumento da presença de pessoas negras em posições de liderança no Poder Executivo nos últimos anos representa um avanço importante, porém ainda insuficiente. Os dados revelam que há um trabalho significativo a ser realizado para garantir a equidade racial e de gênero no Brasil. Investir em políticas que ampliem a presença de líderes pretos, pardos e indígenas no serviço público, bem como promovam a sua permanência nesses cargos, é necessário e urgente para a democracia. Essa iniciativa impactará positivamente o país”, diz Alessandra Benedito, vice-presidente de Equidade Racial da Fundação Lemann.

Diante da situação, o estudo faz recomendações ao Poder Executivo:

Investir na formação de lideranças negras em altas carreiras, especialmente nas áreas centrais e de infraestrutura do Estado;
Organizar cursos e oficinas de letramento racial nas escolas de governo para altos gestores;
Investir em recrutamento e visibilidade de perfis com carreira pública e com experiência em cargos de gestão;
Realizar avaliação periódica e aperfeiçoamento da lei e normas de igualdade racial no funcionalismo público federal;
Incentivar a linhas e projetos de pesquisas acadêmicas no campo da diversidade racial no funcionalismo público;
Fortalecer as assessorias de Participação Social e Diversidade dos Ministérios.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Da casa de taipa ao tapiri – poemas de uma grande marcha – II – Por Marquelino Santana

Da caatinga aos seringais, a migração nordestina ressignificou identidades e forjou o seringueiro, marcando a cultura da Amazônia brasileira.
L

Partidos de esquerda protestam contra anistia a golpistas no 7 de setembro

Manifestações de movimentos e partidos de esquerda foram realizadas no feriado da Independência em defesa da soberania nacional e contra a anistia a condenados por atos golpistas
L

Desfile de 7 de setembro em Rondônia reforça união e cidadania

O desfile cívico-militar, que acontece em diversos municípios de Rondônia, celebra a Independência do Brasil e os valores democráticos. O historiador Célio Leandro explica que o evento no estado reflete a forte influência militar e a importância da união familiar
L

Lula exalta soberania e critica “traidores da pátria” em pronunciamento de 7 de setembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da soberania nacional e da união dos brasileiros em seu pronunciamento na véspera do Dia da Independência
L

Romance proibido derruba CEO da Nestlé: detalhes da investigação e dos envolvidos

A saída do CEO global da Nestlé, Laurent Freixe, foi motivada por uma investigação interna que confirmou um relacionamento amoroso com uma subordinada
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Mercedes-AMG apresenta o GT2 Edition W16 com 830 cavalos de potência

Modelo exclusivo une engenharia GT e DNA da Fórmula 1 em edição limitada a 30 unidades
L

Giro News | Emival Barbosa detalha expansão, desafios e inovação no varejo elétrico em Rondônia

CEO da Barbosa Materiais Elétricos e Hidráulicos relembra início em 1997, formação de equipe, pressão tecnológica no pós-pandemia e planos para e-commerce.
L

7 de Setembro: O Dia da Independência do Brasil em Perspectiva

Do Período Joanino ao Grito do Ipiranga, como o 7 de Setembro selou a Independência, abriu o Império e virou símbolo nas celebrações cívicas do Brasil.
L

Agenda News e Depile-se promovem sorteio de Hidratação Facial Tropical para renovar a pele e elevar a autoestima dos participantes

Tratamento exclusivo será sorteado no dia 11/09 e promete hidratar, iluminar e revigorar a pele com técnicas ideais para o clima amazônico.
L

Nota de pesar: Hélio Cruz de Oliveira

Hélio Cruz de Oliveira, 62, faleceu em 06/09/2025 em Porto Velho; velório na Sala de Homenagem 01 da Funerária Dom Bosco a partir das 06h de 07/09, cortejo às 14h rumo ao Cemitério Recanto da Paz.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L

POLÍTICA

Jaime Bagattoli homenageia ex-deputado Assis Canuto em sessão no Senado

O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) realizará uma sessão especial no Senado Federal para homenagear o ex-deputado e engenheiro agrônomo Assis Canuto
L
Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Recursos serão aplicados em convênios, serviços especializados, assistência farmacêutica e apoio a prefeituras e hospitais
L
Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Recursos destinados à Motolância, Polícia Mirim e infraestrutura rural fortalecem saúde, cidadania e desenvolvimento local
L
Alex Redano solicita vistorias em estruturas temporárias para garantir acessibilidade em eventos

Alex Redano solicita vistorias em estruturas temporárias para garantir acessibilidade em eventos

Deputado estadual pede que Corpo de Bombeiros e órgãos estaduais fiscalizem palcos e arquibancadas conforme normas da ABNT NBR 9050
L
Projeto de Cristiane Lopes para ampliar voos em Rondônia avança com apoio do ministro

Projeto de Cristiane Lopes para ampliar voos em Rondônia avança com apoio do ministro

PL da deputada Cristiane Lopes busca abertura do mercado aéreo, aumento da concorrência e redução dos preços das passagens no Norte
L
Publicidade

POLÍCIA

Empresário que morreu em acidente com Porsche havia comprado veículo para uso comercial

Jonas S., de 45 anos, morreu em um acidente de trânsito em Carazinho (RS), duas horas após buscar o Porsche Cayman que havia adquirido para uso comercial em sua empresa esportiva
18

VIOLÊNCIA: Mulher leva corpo do marido morto com tiro na cabeça, até quartel da PM

A mulher disse que o casal estava chegando de carro em casa, quando escutou um barulhos de tiros, em seguida viu o marido caído baleado na cabeça, no entanto devido a escuridão não identificou quem fez os disparos
18

Motorista de aplicativo é indiciado por agredir passageira em Fortaleza

Um motorista de aplicativo de 35 anos foi indiciado pela polícia por agredir uma fisioterapeuta no Bairro Monte Castelo, em Fortaleza
14

Médico é condenado por fraude após amputar as próprias pernas para receber seguro

Um cirurgião vascular do Reino Unido, Neil H., foi sentenciado a dois anos e oito meses de prisão por fraude
14

Mala com partes de corpo é encontrada em rodoviária

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga a descoberta de uma mala com partes de corpo humano em um guarda-volumes de Porto Alegre
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Professora Jane Lúcia conta como a vocação nasceu em projetos comunitários, defende a escuta da criança na escola e alerta para a adultização precoce. Assista à entrevista.

Momento Empresarial | Professora Jane Lúcia fala de infância, docência e proteção da criança

Professora Jane Lúcia fala de infância, docência e o desafio de proteger as crianças
L
UNICEF alerta para cuidados com crianças após período de seca e fumaça no Norte do Brasil

Reservatórios em seca há 10 anos: Crise hídrica expõe falha em sistema elétrico

Os principais reservatórios do Brasil enfrentam um período de seca persistente há uma década, com reflexo no aumento da conta de luz
L

Rússia faz o maior ataque aéreo a Kiev desde o início da guerra

Ao menos 810 drones e 13 mísseis foram lançados pela Rússia neste domingo (7), no que as autoridades ucranianas chamaram de o maior ataque aéreo à capital, Kiev, desde o início do conflito
L

Lotofácil da Independência: 54 apostas acertam 15 dezenas e levam R$ 4,2 milhões

O concurso especial Lotofácil da Independência (3480) foi sorteado neste sábado (6), e o prêmio principal será dividido entre 54 apostas vencedoras
L

Justiça do Trabalho poderá multar DROGASIL nos próximos dias em mais de R$ 150.000,00 por descumprimento de CCT

Justiça do Trabalho cobra cumprimento da Convenção Coletiva pelo grupo Raia Drogasil em Rondônia, após denúncia do sindicato dos farmacêuticos sobre descumprimentos e débitos salariais.
L

Filho de Romário convive com guerra na Ucrânia

O jogador Romarinho atua há seis meses no futebol da Ucrânia e relata a rotina de bombardeios e alarmes
L

Cientistas alertam para ausência de fenômeno sazonal no Golfo do Panamá

Pela primeira vez em 40 anos, a ressurgência sazonal não foi detectada no Golfo do Panamá
L
Motociclista sofre acidente grave após atropelar cachorro na Avenida Abunã em Porto Velho

Motociclista sofre acidente grave após atropelar cachorro na Avenida Abunã em Porto Velho

Com a queda, o motociclista sofreu escoriações nos braços e pernas.
12

CCOPAB | Quarto e quinto dias de estágio emocionam jornalistas com experiências intensas

Palestras inspiradoras, treinamentos práticos e a diplomação marcaram o encerramento da imersão dos 31 profissionais da imprensa
L
Foragido embriagado é preso após causar grave acidente entre motos no Cristal da Calama

Foragido embriagado é preso após causar grave acidente entre motos no Cristal da Calama

Homem de 39 anos trafegava sem farol quando atingiu moto com casal e criança de 3 anos.
14
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.