QUARTA-FEIRA, 26/03/2025
Publicidade

ONGs condenam assassinato de dois jornalistas palestinos em Gaza por forças israelenses

Hossam Shabat foi morto por um drone israelense na segunda-feira

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

ONGs condenam assassinato de dois jornalistas palestinos em Gaza por forças israelenses
Sindicato dos Jornalistas da Palestina/Divulgação

Organizações não governamentais (ONG) que defendem a liberdade de expressão e o trabalho da imprensa condenaram Israel pelos assassinatos de mais dois jornalistas na Faixa de Gaza, entre eles, o profissional da TV Al-Jazeera, o palestino Hossam Shabat.

A ONG Repórteres sem Fronteira (RSF) acusa o governo israelense de promover um “apagão da mídia” com cerca de 200 profissionais de mídia assassinados em Gaza desde o dia 7 de outubro de 2023, incluindo 43 jornalistas alvejados enquanto trabalhavam.

“A RSF apela à comunidade internacional para pressionar urgentemente o governo israelense a acabar com o massacre de jornalistas palestinos”, diz o comunicado da ONG publicado nesta terça-feira (25).

O profissional Hossam Shabat, de 23 anos de idade, foi morto por um drone israelense contra o veículo que o transportava na tarde de segunda-feira (24). Hossam atuava no norte de Gaza, a região mais castigada pela guerra, sendo um dos poucos profissionais no norte do território e um dos rostos mais conhecidos da imprensa local.

Após sua morte, a equipe que trabalhava com Hossam publicou em uma rede social o texto que o jornalista preparou para quando fosse morto por Israel.

“Se você está lendo isso, significa que fui morto – provavelmente um alvo – pelas forças de ocupação israelenses. Nos últimos 18 meses, dediquei cada momento da minha vida ao meu povo. Documentei os horrores no norte de Gaza minuto a minuto, determinado a mostrar ao mundo a verdade que eles tentaram enterrar”, diz a mensagem.

Além de Shabat, também foi assassinado no mesmo dia o jornalista da TV Palestine Today Mohammad Mansour, segundo informou o Sindicato de Jornalistas Palestinos.

Os assassinatos dos jornalistas também foram condenados pela ONG internacional Comitê de Proteção de Jornalistas (CPJ).

“A comunidade internacional deve agir rápido para garantir que os jornalistas sejam mantidos seguros e responsabilizar Israel pelas mortes de Hossam Shabat e Mohammed Mansour. Jornalistas são civis e é ilegal atacá-los em uma zona de guerra”, denuncia o diretor de programa do CPJ, em Nova York, Carlos Martinez de la Serna.

Apagão da mídia

O RSF alega que Israel promove um “apagão da mídia” com o assassinato de mais de 200 jornalistas.

“Desde 2023, a RSF apresentou quatro queixas ao Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra cometidos contra jornalistas por Israel e alertou contra a tentativa de Israel de impor um ‘apagão da mídia’ no território”, diz a organização.

O grupo afirma que, mesmo durante a trégua, as autoridades israelenses se recusaram a levantar o bloqueio em Gaza para permitir que a imprensa internacional e os jornalistas exilados de Gaza retornassem.

Israel acusa jornalistas

Por meio de nota, as Forças de Defesa de Israel (FDI) voltaram a acusar o jornalista Hossam Shabat de ser um atirador de elite do Hamas e de realizar ataques contra tropas e civis israelenses.

“Um terrorista atirador do Batalhão Beit Hanoun da organização terrorista Hamas, que cinicamente se passou por um jornalista da Al-Jazeera. Em outubro de 2024, a IDF e a ISA expuseram a afiliação direta do terrorista com a ala militar da organização terrorista Hamas”, acusa o comunicado israelense.

O RSF argumenta que carecem de provas os documentos usados por Israel para acusar, além de Hossam, outros cinco jornalistas da TV Al-Jazeera.

“As acusações não podem de forma alguma justificar seu assassinato, pois são baseadas em documentos que de forma alguma constituem que o jornalista tinha qualquer afiliação com o Exército. Esse padrão muito familiar alimenta o massacre sem precedentes de jornalistas em Gaza”, afirmou o chefe do RSF para o Oriente Médio, Jonathan Dagher.

Segundo a organização, esse tipo de acusação é recorrente contra outros jornalistas mortos pelo Exército israelense, como Ismail al-Ghoul, Hamza al-Dahdouh e Mustafa Thuraya.

“Uma investigação da RSF descobriu que os documentos publicados pelos militares israelenses sobre Hossam Shabat careciam gravemente de provas de que esses jornalistas eram afiliados aos militares”, completou a nota da RSF.

Para o Comitê de Proteção dos Jornalistas (CPJ), as acusações de Israel contra os jornalistas são infundadas e justificam a matança de membros da imprensa.

“Shabat disse ao CPJ em outubro que não era membro do Hamas. ‘Nós transmitimos a verdade sobre a Al Jazeera, e nos movemos dentro das áreas classificadas por Israel como seguras’, disse Shabat. ‘Somos cidadãos, e transmitimos suas vozes. Nosso único crime é que transmitimos a imagem e a verdade’”, destacou a organização de defesa da liberdade de expressão.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coluna do Simpi: Atenção para Nova Regra para a Saúde do Trabalhador já para maio

A exposição ao excesso de trabalho, o assédio moral e outros fatores subjetivos que afetam o bem-estar emocional dos colaboradores terão que ser monitorados e gerenciados.
L

Agenda News: Festival Peixes da Amazônia 2025 destaca inovação e sustentabilidade no coração de Rondônia

Evento reunirá especialistas, empreendedores e parceiros estratégicos para celebrar a biodiversidade amazônica com debates, negócios e experiências gastronômicas únicas.
L
Governo de RO lança plano que transforma o social e reforça a segurança em residenciais populares de Porto Velho

Governo de RO lança plano que transforma o social e reforça a segurança em residenciais populares de Porto Velho

O Plano oferece oportunidades para as famílias que vivem nos residenciais, além de combater o crime.
L
FIERO participa do lançamento da 30ª edição da Agenda Legislativa da Indústria

FIERO participa do lançamento da 30ª edição da Agenda Legislativa da Indústria

Evento em Brasília discute propostas essenciais para o crescimento e competitividade do setor industrial.
L
STF rejeita anulação da delação de Mauro Cid e valida investigação sobre trama golpista

STF rejeita anulação da delação de Mauro Cid e valida investigação sobre trama golpista

Julgamento será retomado nesta quarta-feira
L
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bloco do Agro: Rondônia ganha força na Comissão de Agricultura da Câmara

O fortalecimento da bancada rondoniense é visto como estratégico para um estado que tem no agronegócio um de seus pilares econômicos.
L

NOIADANCE: grupo de Fortaleza lança coreografia ao som do estilo porto-velhense

O grupo reuniu os integrantes e apresentou o resultado do esforço nas ruas de Fortaleza.
L

#AgendaNews | Medida Certa – Como transformar a alimentação e o bem-estar em 90 dias

No Agenda News desta terça-feira, dia 25, às 17h, a convidada é Luciana Dantas, massoterapeuta e esteticista. Ela vai explicar como funciona o Projeto Medida Certa 90 Dias, uma jornada de transformação que une reeducação alimentar e protocolos estéticos para resultados duradouros. Luciana também apresentará o Mini Lipo 7 Dias, um kit prático e eficaz para quem busca emagrecimento rápido. Não perca essa conversa sobre saúde, autoestima e bem-estar!
L
Feirão Limpa Nome: negociação de dívidas segue nos Correios até dia 31

Feirão Limpa Nome: negociação de dívidas segue nos Correios até dia 31

Para negociar, basta ir até uma das 10 mil agências dos Correios, apresentar um documento com foto e conferir as ofertas disponíveis.
L
Famílias de baixa renda têm até 30 de junho para solicitar instalação gratuita de parabólica digital e evitar perda do sinal de TV aberta

Famílias de baixa renda têm até 30 de junho para solicitar instalação gratuita de parabólica digital

Prazo para pedir instalação termina dia 30 de junho
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo alerta para sites falsos de inscrição para CNU 2025

Governo alerta para sites falsos de inscrição para CNU 2025

Inscrições para novo concurso ainda não estão abertas
L
Feirão Limpa Nome: negociação de dívidas segue nos Correios até dia 31

Concurso Internacional de Redação de Cartas: Última chance para jovens talentos

Inscrições abertas até 28 de março para estudantes de até 15 anos.
L
TCE-RO abre seleção para cargo com salário acima de R$ 8 mil

TCE-RO abre seleção para cargo com salário acima de R$ 8 mil

O cronograma completo, com as datas de cada fase, pode ser conferido no Anexo I do edital.
L
Governo inclui 27 candidatos sub judice nos resultados do Concurso Público Nacional Unificado

Governo inclui 27 candidatos sub judice nos resultados do Concurso Público Nacional Unificado

Retificação foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira
L
Publicidade

POLÍTICA

Jaime Bagattoli defende suspensão temporária da privatização da BR-364 e audiência pública com municípios

Senador argumenta sobre os impactos negativos para o setor produtivo e consumidor e exige mais discussões sobre a concessão da rodovia.
L
Cristiane Lopes propõe inclusão do estudo da constituição federal nas escolas

Cristiane Lopes propõe inclusão do estudo da constituição federal nas escolas

Deputada defende ensino de educação cívica e reforça importância do PL 1322/2023
L
Pedro Geovar garante melhorias no bairro Caladinho

Pedro Geovar garante melhorias no bairro Caladinho

Obras na Rua Angico atendem demanda antiga da comunidade.
L
Sofia Andrade propõe transparência sobre atividades religiosas em escolas municipais

Sofia Andrade propõe transparência sobre atividades religiosas em escolas municipais

Projeto garante direito dos pais à informação e preserva a liberdade religiosa.
L
Vereador Pedro Geovar destaca harmonia entre poderes e afirmou compromisso com a população

Pedro Geovar apresenta projeto de lei que proíbe nomeação de condenados por crimes sexuais

Vereador propõe barrar condenados por crimes sexuais em cargos públicos de Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista morre no hospital após ser atropelado por carro na zona Leste

Testemunhas relataram que o ciclista transitava pela Pinheiro Machado quando foi atropelado por um carro que trafegava pela Mamoré.
18

Criança de 8 anos morre enforcada em rede enquanto brincava na capital

As informações apontam que o menino estava brincando de se enrolar na rede, enquanto a avó preparava um lanche para ele na cozinha.
18
Polícia Rodoviária Federal apreende cocaína em ônibus, em Ariquemes

Polícia Rodoviária Federal apreende cocaína em ônibus, em Ariquemes

Droga estava escondida no travesseiro da criminosa
10
MPRO garante condenação de 33 anos por feminicídio em Pimenta Bueno

MPRO garante condenação de 33 anos por feminicídio em Pimenta Bueno

Justiça reconhece brutalidade do crime e reforça combate à violência contra a mulher.
12
VÍDEO: Batida entre motos deixa três feridos no Agenor de Carvalho

VÍDEO: Batida entre motos deixa três feridos no bairro Agenor de Carvalho

O sinistro foi filmado pela câmera de segurança de um estabelecimento comercial.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA negociam acordos com Ucrânia e Rússia para garantir navegação no Mar Negro

EUA negociam acordos com Ucrânia e Rússia para garantir navegação no Mar Negro

Países acordaram em não atacar instalações de energia um do outro
L

Edital de Convocação AGE- Modalidade Presencial – SINDINOVA-RO

A ser realizada na sede administrativa do SINDINOVA-RO, na rua Raimundo Fernandes, 3790, centro – Nova Mamoré.
L
CNPS aprova aumento do teto de juros para crédito consignado do INSS para 1,85% ao mês

CNPS aprova aumento do teto de juros para crédito consignado do INSS para 1,85% ao mês

Medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social
L
STF encerra primeiro dia do julgamento de Bolsonaro

STF encerra primeiro dia do julgamento de Bolsonaro

Sessão será retomada nesta quarta-feira às 9h30
L
Vitória no STJ: Advogado de Brasília consegue anulação de processo contra juiz de Rondônia

Vitória no STJ: Advogado de Brasília consegue anulação de processo contra juiz de Rondônia

Defesa impecável permite que magistrado retome sua carreira após anulação de processo pelo Superior Tribunal de Justiça.
L
Projeto Conexão Igreja Comunidade fortalece vínculos no bairro Marcos Freire

Projeto Conexão Igreja Comunidade fortalece vínculos no bairro Marcos Freire

Iniciativa da Igreja Metodista Wesleyana alia fé e ação social.
L

Recebimento da Licença Ambiental: Auto Posto Pinheiro Comércio de Combustível Ltda

Licença Ambiental de Operação nº 16.01450.00/2016
L

Recebimento da Licença Ambiental: GMR Combustíveis Ltda – EPP

Licença Ambiental de Operação nº 15408/2024
L
Conab, Itaipu e Unops firmam parceria para modernização de armazéns

Conab, Itaipu e Unops firmam parceria para modernização de armazéns

O projeto receberá um investimento de R$ 55 milhões da Itaipu Binacional.
L

Requerimento da Licença Ambiental: HJ CLÍNICA ODONTOLOGIA LTDA

Licenças Previa, Instalação e Operação
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.