QUARTA-FEIRA, 22/10/2025

Em destaque

Defesas de Bolsonaro e militares criticam PGR e alegam cerceamento no julgamento sobre tentativa de golpe no STF

Defesas do chamado núcleo crucial do golpe foram ouvidas hoje

Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Defesas de Bolsonaro e militares criticam PGR e alegam cerceamento no julgamento sobre tentativa de golpe no STF
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Os advogados fizeram nesta terça-feira (25) as sustentações orais no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete civis e militares, todos acusados de participar do planejamento e da execução de um golpe de Estado mal sucedido.

Em comum, os defensores afirmaram que a PGR não conseguiu especificar os atos criminosos. Eles também reclamaram de cerceamento de defesa, sobretudo por não terem acesso à íntegra das provas utilizadas pela acusação e pelo prazo curto recebido para analisar dezenas de milhares de documentos que embasaram a denúncia.

As oito defesas do chamado “núcleo crucial” do golpe foram ouvidas na manhã desta terça na Primeira Turma do Supremo, colegiado composto por cinco dos 11 ministros do Tribunal e onde tramita a denúncia sobre o golpe.

Antes, foi a vez de o procurador-geral da República, Paulo Gonet, reiterar sua denúncia, reafirmando que Bolsonaro liderou uma organização criminosa com o objetivo de se manter no poder mesmo com derrota em sua tentativa de reeleição.

Para o PGR, o planejamento e a execução do golpe começaram em meados de 2021 e tiveram fim somente em 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores de Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Cerceamento de defesa

A maior parte dos advogados reclamou de não poder acessar os arquivos brutos do que foi extraído dos celulares apreendidos, por exemplo, de modo a poderem construir a própria narrativa, destacando fatos que julgassem importantes para inocentar seus clientes.

“Temos tudo que a denúncia e o relatório da Polícia Federal citaram, mas esse é o recorte da acusação. Com todo respeito, a defesa tem o direito de fazer o próprio recorte”, disse o advogado Celso Vilardi, que defende Bolsonaro. “Eu não tenho a completude, eu não tenho os telefones, eu não tenho as mídias.”

Para o advogado Matheus Milanez, que representa o general da reserva Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, a denúncia apresentada é um esforço para comprovar uma narrativa previamente preparada pela PGR, num esforço similar ao de pessoas que acreditam que a Terra é plana e buscam evidências para isso.

Milanez citou, por exemplo, que a acusação contra seu cliente se baseia sobretudo em anotações encontradas numa agenda, cujas páginas que basearam a denúncia foram anexadas aos autos, mas não a íntegra da própria agenda.

“Cadê a íntegra da suposta agenda? Foram colacionadas páginas da agenda, mas não tem a ordem. As páginas estão na ordem? Não tenho como dizer”, exemplificou.

A posição foi reforçada pelo advogado José Oliveira Lima, defensor do general da reserva Walter Braga Netto. “A defesa não está na mesma situação que a acusação. A defesa está com sua atuação cerceada”, avaliou.

Outra estratégia dos investigadores para cercear a defesa, acusou Lima, foi despejar centenas de milhares de documentos nos autos do processo, de modo a impedir que os advogados tivessem tempo hábil para extrair uma narrativa própria entre o que foi coletado pela PF.

“A defesa não teve a menor condição de analisar o que foi colhido”, afirmou.

“Non sense”

O advogado Demóstenes Torres, que representa o almirante Almir Garnier, também acusou a PGR e a PF de terem excluído do processo fatos que poderiam desmentir a narrativa de acusação. Ele afirmou, por exemplo, que os “romancistas” da PF não levaram em consideração contradições como o fato de seu cliente não estar em Brasília em datas nas quais os investigadores o acusam de participar de atos golpistas.

Para Torres, a PGR não apontou nenhuma ligação entre as condutas de Garnier e os ataques de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas e depredadas por apoiadores de Bolsonaro. O defensor afirma que imputar ao almirante crimes relacionados ao episódio “é um non sense [afirmação sem sentido], não existe nada”.

O mesmo alegou o advogado Eumar Novacki, defensor do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, para quem a PF tenta transformar a atuação profissional de seu cliente em condutas criminosas. Ele negou que seu cliente tivesse ciência de qualquer plano golpista e disse que Torres apenas assessorou o presidente quando solicitado.

“Se trata de conduta profissional, do exercício de suas funções”, disse.

Andrew Farias, advogado do general da reserva e ex-ministro da Defesa Sergio Nogueira, também acusou a PGR de ter ignorado evidências sobre a inocência de seu cliente. Uma dessas provas seria o relato do delator do plano golpista Mauro Cid, o tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, segundo quem Nogueira avisou Bolsonaro sobre não haver fraudes nas urnas eletrônicas e também manifestou medo que o ex-presidente assinasse uma “doideira” para dar um golpe.

“Vão fazer vista grossa, não vale essa parte [do depoimento]?”, indagou Farias. “A história não fecha, porque a prova dos autos é contundente em demonstrar a inocência”, afirmou o defensor, que chamou a denúncia da PGR de “ilação”.

Colaboração premiada

A maior parte das defesas insistiu também na anulação da colaboração premiada de Mauro Cid, que disseram ter sido obtida sob coação, com a ameaça de que a família do tenente-coronel fosse presa. “Cabe ao Poder Judiciário analisar a regularidade”, disse o advogado José de Oliveira Lima.

“O delator disse que foi coagido pela Polícia Federal, isso está nos autos”, destacou Lima, citando um áudio publicado pela revista Veja em que Cid relata a um interlocutor ter sido intimidado pelos investigadores a relatar acontecimentos dos quais não sabia. O advogado afirmou que o tenente-coronel “é mentiroso, ele mente”.

Em sua sustentação oral, o advogado de Cid, Cezar Bittencourt, disse não ter “muita coisa a falar” sobre a participação do militar na trama golpista, a não ser “sua participação nos fatos como testemunha, como intermediário, como assessor que foi do presidente, que tinha conhecimento dos fatos, dos aspectos que se desencadearam”.

Julgamento

A Primeira Turma julga nesta terça-feira (25) se recebe ou não a parte denúncia referente ao chamado “núcleo crucial” do golpe, composto por oito dos 34 denunciados pela tentativa de golpe.

Após a leitura do relatório e da sustentação oral de acusação e defesas, o julgamento foi interrompido para um intervalo de almoço, sendo retomado à tarde. Agora, os ministros devem votar as questões preliminares apresentadas pelas defesas, antes de passarem ao mérito da denúncia.

A previsão é de que o julgamento sobre o eventual recebimento da denúncia termine somente na tarde de quarta-feira (26).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

MPRO participa do lançamento do programa Crescendo Bem

Iniciativa do Governo de Rondônia visa promover direitos e desenvolvimento na primeira infância.
L
Rodrigo Paz assumirá a presidência da Bolívia sem a presença de Luis Arce

Rodrigo Paz assumirá a presidência da Bolívia sem a presença de Luis Arce

O atual presidente declarou que sua participação na posse “não é necessária para a continuidade da transição”.
L

Maratona de inovação no IFRO cria soluções para Porto Velho

Bera Hackathon reuniu 20 equipes e mais de 100 participantes para cocriar propostas em mobilidade, saúde, finanças e serviços públicos.
L

TRT mantém liminar contra Drogasil e multa pode chegar a R$ 300 mil

Decisões do Tribunal Regional do Trabalho reforçam cumprimento da CCT da categoria farmacêutica em Rondônia.
L
Auto-religação de energia elétrica causa três mortes em Rondônia; Energisa alerta para riscos

Auto-religação de energia elétrica causa três mortes em Rondônia; Energisa alerta para riscos

Concessionária reforça que manipulação da rede é ilegal e pode ser fatal.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Tempo severo colocou o estado em alerta para chuvas intensas, classificadas como perigosas nas regiões Norte, Nordeste, Leste e Sudeste

Tempo severo colocou o estado em alerta para chuvas intensas, classificadas como perigosas nas regiões Norte, Nordeste, Leste e Sudeste

Entre um trecho da Ponta do Abunã e a região de Porto Velho próxima ao Lago Cuniã, há alerta de tempestades severas de nível 3. A intensidade incomum dessas tempestades exige atenção redobrada.
L
Publicado acórdão que condenou Bolsonaro por crimes contra a democracia

Publicado acórdão que condenou Bolsonaro por crimes contra a democracia

Decisão do STF que sentenciou o ex-presidente a 27 anos e três meses de prisão foi divulgada nesta quarta-feira, iniciando o prazo de cinco dias para a defesa apresentar os últimos recursos cabíveis.
L
STF condena sete réus do núcleo de desinformação da trama golpista

STF condena sete réus do núcleo de desinformação da trama golpista

Por 4 votos a 1, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal acatou a denúncia da PGR contra o grupo acusado de disseminar notícias falsas e ataques virtuais em 2022.
L
Senado aprova incentivo ao diagnóstico de autismo em adultos e idosos

Senado aprova incentivo ao diagnóstico de autismo em adultos e idosos

Projeto de Lei inclui medidas nas diretrizes da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA, visando reduzir o subdiagnóstico em fases avançadas da vida.
L
Governo institui nova Política Nacional de Educação Especial Inclusiva

Governo institui nova Política Nacional de Educação Especial Inclusiva

Decreto cria também a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva para fortalecer a inclusão de alunos com deficiência, TEA e superdotação em escolas e turmas regulares de todos os níveis.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade.
L
Ji-Paraná lidera geração de empregos e amplia oferta de vagas em Rondônia

Ji-Paraná lidera geração de empregos e amplia oferta de vagas em Rondônia

Município alcança 147 oportunidades abertas e reforça papel de destaque no mercado estadual de trabalho.
L

Vaga de emprego para Empregada Doméstica em Porto Velho, Salário R$ 2.000,00

Residência particular em Porto Velho (RO) contrata uma empregada doméstica para atuar em tempo integral, com registro formal e benefícios.
L

Vaga de emprego para Vendedor Interno em Porto Velho, Salário R$ 1.600,00

A empresa Safe Whey, especializada em nutrição esportiva e suplementos, está contratando um Vendedor Interno para atuar em meio período na unidade localizada no bairro Nova Porto Velho.
L

POLÍTICA

Cláudia de Jesus pede prorrogação do prazo de entrega do Programa de Aquisição de Alimentos

Cláudia de Jesus pede prorrogação do prazo de entrega do Programa de Aquisição de Alimentos

Deputada solicita à Seagri medidas para garantir que agricultores consigam cumprir os contratos do PAA.
L
Prefeitura convoca audiência com setor produtivo e Nova 364 para discutir antecipação das obras da Expresso Porto

Prefeitura convoca audiência com setor produtivo e Nova 364 para discutir antecipação das obras da Expresso Porto

Encontro com representantes da Nova 364 e lideranças do setor produtivo busca acelerar obra essencial para o desenvolvimento da capital.
L
Fraude no INSS: é urgente a moralização do país

Fraude no INSS: é urgente a moralização do país

A conivência do ex-ministro da Previdência diante das fraudes no INSS exige investigação rigorosa e responsabilização exemplar, sem favorecimentos partidários.
L
Câmara aprova criação do crime de domínio de cidades e aumenta penas

Câmara aprova criação do crime de domínio de cidades e aumenta penas

Projeto de Lei que tipifica o “novo cangaço”, elevando a pena para 18 a 30 anos, segue para o Senado; texto também eleva a punição para arrastão e crimes contra agentes públicos.
L
STF define penas de réus do núcleo de desinformação da trama golpista

STF define penas de réus do núcleo de desinformação da trama golpista

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal condenou sete acusados de propagar notícias falsas sobre o processo eleitoral e ataques virtuais, com penas que chegam a 17 anos de prisão.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Jovem é encontrado morto nos fundos de serralheria no Setor 19

Jovem é encontrado morto nos fundos de serralheria no Setor 19

Kawan Robert dos Santos Terres, de 26 anos, foi achado sem vida por familiares que estranharam seu silêncio; a Polícia Civil investiga a causa da morte.
18
Homem é assassinado a tiros dentro de restaurante em distrito de Nova Mamoré

Homem é assassinado a tiros dentro de restaurante em distrito de Nova Mamoré

Wenes Alves da Costa foi vítima de homicídio no distrito de Nova Dimensão, na noite de segunda-feira, e a Polícia Civil abriu inquérito para apurar autoria e motivação do crime.
18
Governo e plataformas de mobilidade fazem acordo para combater racismo

Homem é condenado por injúria racial após ofender mulher em via pública

A Justiça de Rondônia sentenciou o réu a 2 anos e 9 meses de reclusão por proferir ofensas de cunho racial contra a vítima em junho de 2023; pena foi convertida em prestação de serviços e indenização.
12
Ciclista fica ferida em colisão com carro em Rondônia

Ciclista fica ferida em colisão com carro em Rondônia

Acidente de trânsito ocorreu no cruzamento da Avenida Fortaleza com a Rua Capibaribe, e a vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros.
10
Acidente deixa motociclista ferida na Avenida João Pessoa

Acidente deixa motociclista ferida na Avenida João Pessoa

Colisão lateral ocorreu quando motorista de carro tentou fazer uma conversão à esquerda na Rua Corumbiara, atingindo a condutora da moto que seguia no mesmo sentido.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): A R DE ASSENCIO MECANICA LTDA (MECANICA CANAA)

LICENÇA PRÉVIA (LP), LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LI) E LICENÇA DE OPERAÇÃO (LO)
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): CASA DA LAVOURA DE JACINOPOLIS LTDA

LICENÇA PRÉVIA – LP, LICENÇA DE INSTALAÇÃO – LI E LICENÇA DE OPERAÇÃO – LO
L

Recebimento e Requerimento de Alteração Social na Licença Ambiental: IRMÃOS BIZARELLO LTDA

LICENÇA DE OPERAÇÃO – LAO/LAEP, Nº 81 SOL/DLA – alteração da razão social de VALZOMIRO BIZARELLO – ME, PARA RAZÃO SOCIAL IRMÃOS BIZARELLO – LTDA – CNPJ: 01.244.118/0001-28.
L
Governo de RO dá início à 2ª edição da Expo Turismo com programação diversificada

Governo de RO dá início à 2ª edição da Expo Turismo com programação diversificada

Evento ocorre de 22 a 24 de outubro em Porto Velho e oferece entrada gratuita.
L
Governo de RO amplia investimentos à primeira infância com expansão do programa Crescendo Bem

Governo de RO amplia investimentos à primeira infância com expansão do programa Crescendo Bem

Programa estadual chega a todos os municípios do estado e fortalece vínculos familiares.
L
PM recupera moto furtada e identifica foragido por dois crimes

PM recupera moto furtada e identifica foragido por dois crimes

A Polícia Militar localizou uma Honda CG 125 Titan e constatou, através de câmeras, que o autor do furto é o mesmo homem que esfaqueou uma mulher durante um roubo horas antes, sendo ele o foragido Alex.
12
Acusada de matar vulgo “Xota” é presa pelo DHPP em cabaré no Cai N’água

Acusada de matar vulgo “Xota” é presa pelo DHPP em cabaré no Cai N’água

Na ocasião, Xota foi morto a tiros em cima da cama de uma residência depois de sair de um bar na Avenida Farquar. Testemunhas contaram que viram uma mulher deixando o local logo após o assassinato.
10
Condomínio LÍNEA RESIDENCE impulsiona crescimento urbano e econômico em Cacoal

Condomínio LÍNEA RESIDENCE impulsiona crescimento urbano e econômico em Cacoal

Novo empreendimento do GrupoCal oferece apartamentos de alto padrão com infraestrutura completa e localização privilegiada.
L
Polícia Militar prende foragido que roubou moto e esfaqueou vítima em RO

Polícia Militar prende foragido que roubou moto e esfaqueou vítima em RO

Em ação rápida, PM do 10º Batalhão capturou Alex Mila Oliveira Pereira na RO-010, recuperando a motocicleta Honda Biz e pertences da mulher que foi ferida no braço.
12
Unir promove Tarde Cultural com foco em Hip Hop

Unir promove Tarde Cultural com foco em Hip Hop

Evento terá batalhas de rima, poesias performáticas, grafitti e DJset nesta quinta-feira (23).
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.