As fortes e constantes chuvas que vêm atingindo Rondônia, provocando o transbordamento de rios, também têm causado graves transtornos na vizinha Bolívia. A situação no país é tão crítica que o governo do presidente Luis Arce declarou, no sábado (22), alerta vermelho devido às inundações.
O alerta vale para oito dos nove estados bolivianos: Tarija, Chuquisaca, Potosí, Cochabamba, La Paz, Pando e Beni. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia (Senamhi), dez rios nesses departamentos já atingiram níveis de transbordamento devido à elevação repentina de suas bacias. Estão na lista os rios: Pilcomayo, Grande, Parapetí (em Chuquisaca), Ichilo, Chapare, Coroico, Boopi, Tipuani, Mapiri e Rapirrán.

O Senamhi informa que o alerta vermelho seguirá em vigor até o dia 5 de abril, e destaca que, devido à persistência das chuvas, novos transbordamentos não estão descartados.

Desde novembro de 2024, a Bolívia enfrenta um período de chuvas intensas e constantes. Segundo o vice-ministro de Defesa Civil, Juan Carlos Calvimontes, o país vive um momento extraordinário, diretamente relacionado às mudanças climáticas:
“Todos os estados estão sofrendo como nunca em razão dos desastres causados pelas chuvas e inundações”, afirmou.

Até agora, 81 municípios já decretaram situação de emergência, e 3.937 comunidades foram atingidas. O número de famílias desabrigadas ultrapassa 350 mil, podendo chegar a 700 mil, considerando a média de três a quatro pessoas por residência.
O número de vítimas fatais chegou a 49, e oito pessoas continuam desaparecidas em decorrência dos desastres naturais.