SEXTA-FEIRA, 17/10/2025

Em destaque

Brasil financiará intercâmbio de pesquisadores africanos para cooperação agrícola

Proposta é promover cooperação técnica com 55 países africanos

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil financiará intercâmbio de pesquisadores africanos para cooperação agrícola
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) vão financiar a vinda de pesquisadores agrícolas africanos ao país.

Representantes das três instituições assinaram, nesta quarta-feira (19), uma carta de intenções para promover o intercâmbio de especialistas. O objetivo é promover a cooperação técnica entre Brasil e os 55 países africanos, fortalecendo a rede de cooperação internacional com foco na segurança alimentar.

Detalhes sobre a execução da iniciativa ainda vão ser definidos, mas as instituições já anteciparam que a ideia é contemplar, por um período de tempo, ao menos 30 pesquisadores de institutos científicos, universidades ou órgãos de governo.

Três áreas de pesquisa serão contempladas: agricultura regenerativa – como forma de preservar os recursos naturais, tornando a produção mais sustentável; segurança alimentar e nutricional, a fim de garantir acesso a alimentos saudáveis às populações e resiliência e recuperação de áreas degradadas – aspecto fundamental para a sustentabilidade dos agrossistemas produtivos.

As instituições também se comprometem a identificar, formular e implementar iniciativas conjuntas, atendendo às necessidades e demandas dos países cooperantes.

Seminário

A carta de intenções foi firmada durante o seminário Diálogo África-Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Agropecuária – levando a cooperação internacional ao próximo nível. O evento está sendo realizado na sede da Embrapa, em Brasília, e transmitido pelo canal do IICA Brasil, no Youtube.

Participam do encontro representantes do governo federal, embaixadores de países africanos com representação diplomática no Brasil, integrantes de instituições de cooperação e pesquisa e o cientista indiano Rattan Lal, professor emérito da Universidade de Ohio (EUA), vencedor do Nobel da Paz de 2007 e do Prêmio Mundial de Alimentação, em 2020. Durante o evento, ele discorreu sobre os desafios e oportunidades da produção agrícola no continente africano.

De certa forma, o seminário desta quarta-feira serve de evento preparatório para a reunião que, em maio deste ano, trará ministros da Agricultura africanos a Brasília, para discutir formas de aumentar a produtividade agropecuária no continente.

“Vamos fazer uma reunião para mostrar o que temos de bom no Brasil, levar eles [ministros africanos] a campo para ver o que está acontecendo de bom [no Brasil], e depois fazer uma reunião técnica, coordenada pela Embrapa, pelo Ministério das Relações Exteriores, pra gente transferir um pouco de conhecimento para os nossos companheiros africanos e ver se a gente combate a fome de verdade”, disse Lula, quando anunciou o agendamento da reunião.

Embora concentre quase 65% das terras aráveis não-cultivadas e cerca de 10% dos recursos renováveis de água do planeta, o conjunto dos países africanos ainda importa boa parte do alimento que abastece a população local.

Segundo o Banco Africano de Desenvolvimento, o setor agrícola emprega mais de 60% da força de trabalho e representa cerca de um terço do PIB continental. Ainda assim, a África é a região com maior insegurança alimentar do mundo.

Cooperação

Hoje, o secretário de comércio e relações internacionais do Mapa, Luis Rua, confirmou que o seminário é uma oportunidade para governo, instituições e especialistas debaterem, antes da reunião de ministros da Agricultura, “aquilo que podemos trocar de conhecimentos e informações”. Segundo Rua, a aproximação com o continente africano é uma “prioridade para o governo Lula”.

“Depois de um interregno de anos, teremos uma nova reunião de ministros da Agricultura. Esperamos a presença dos 54 ministros de agricultura e de suas equipes para que possamos ter este momento de reflexão. E este momento, este diálogo [que acontece hoje], já se insere neste esforço.”

O secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto acrescentou que a expectativa brasileira ao promover o intercâmbio é também apreender com a diversidade de experiências e práticas africanas, promovendo o desenvolvimento conjunto.

“É como o Brasil vê a cooperação. Em geral e especificamente com a África: uma cooperação horizontal, para o desenvolvimento, e na qual não impomos regras, nem obstáculos. Não exigimos nada em troca. São os países que dizem o que querem em troca. Isso é muito importante na cooperação sul-sul e com a África”, ressaltou o embaixador.

Já a presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, destacou que, graças aos investimentos em ciência e tecnologia, a empresa pública desenvolveu (a partir da década de 1970, quando foi criada) um modelo de agropecuária tropical próprio, reconhecido mundialmente. E que pode ser replicado em outras partes.

“As conquistas do Brasil no setor agropecuário comprovam que apostar em ciência e tecnologia é sempre a melhor escolha. Hoje, produzimos alimentos para abastecer nossa população e construímos significativamente a segurança alimentar mundial. Mais que compartilhar essas conquistas, queremos dar um passo além e ampliar o desenvolvimento do conhecimento em parceria com os países do sul global”, afirmou Silvia.

O diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero afirmou que a parceria com a Embrapa e ABC ajudar a levar a países africanos “tecnologias adaptadas a realidades tropicais” desenvolvidas pela Embrapa, “muitas das quais podem e devem ser aplicadas” no continente africano.

“Graças a investimentos estratégicos em pesquisa, inovação e capacitação técnica – com destaque para o trabalho da Embrapa –, foi possível ao Brasil transformar áreas como o cerrado em regiões altamente produtivas. O aprendizado desta jornada pode ser adaptado e compartilhado com os países africanos, respeitando suas realidades e peculiaridades locais”, disse Otero.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sociedade civil cobra limite de 1,5°C na COP30 e pede ação urgente

Sociedade civil cobra limite de 1,5°C na COP30 e pede ação urgente

Documento com seis eixos prioritários para o sucesso da conferência em Belém é entregue à presidência brasileira, reforçando a necessidade de recuperar a confiança na ação climática global.
L
Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Feira do Livro de Frankfurt

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Feira do Livro de Frankfurt

Autora rondoniense de coração Ana Paula Fanz apresenta “Relacionamentos – Pandemia de Solidão” na Frankfurter Buchmesse 2025, integrando o catálogo da editora Europabuch ao lado de nomes como Barack Obama e Papa Francisco.
L
Brasil e Índia assinam acordos de defesa, tecnologia e aeronáutica

Brasil e Índia assinam acordos de defesa, tecnologia e aeronáutica

Vice-presidente Geraldo Alckmin e comitiva brasileira participaram da abertura de um escritório da Embraer em Nova Délhi e firmaram parcerias para ampliar o comércio e a cooperação bilateral.
L
Consórcio Mamoré inicia cadastro de currículos para futuras vagas em Guajará-Mirim

Consórcio Mamoré inicia cadastro de currículos para futuras vagas em Guajará-Mirim

Contratações ainda não começaram, mas consórcio já monta banco de talentos.
L
TRT-14 participa da 20ª Semana Nacional da Conciliação em novembro

TRT-14 participa da 20ª Semana Nacional da Conciliação em novembro

Ação promovida pelo CNJ incentiva empregadores e trabalhadores a resolverem processos por meio de acordos e reduzir disputas judiciais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: VALDECI MENDES DA SILVA

Contadora por profissão, exerceu sua função com honestidade, responsabilidade e amor, deixando um legado de dedicação e sabedoria.
L
Ministério da Saúde lança campanha nacional de enfrentamento à sífilis

Ministério da Saúde lança campanha nacional de enfrentamento à sífilis

Mobilização foca na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, ampliando o acesso ao teste rápido combo HIV/sífilis, especialmente para jovens e gestantes.
L
Governo de Rondônia entrega maquinários, reforça transporte escolar e intensifica ações ambientais e sociais

Governo de Rondônia entrega maquinários, reforça transporte escolar e intensifica ações ambientais e sociais

De 13 a 17 de outubro, o Governo de Rondônia realizou entregas históricas de equipamentos agrícolas, reforçou a educação e ampliou ações de proteção social, segurança e meio ambiente.
L

Dr. Santana participa do lançamento do programa “Agora Tem Especialistas” na Maternidade Mãe Esperança

Dr. Santana participou do lançamento do programa “Agora Tem Especialistas”, que leva atendimento e diagnóstico precoce à saúde da mulher em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

POLÍTICA

Moraes dá 5 dias para defesa de Collor explicar tornozeleira desligada

Moraes dá 5 dias para defesa de Collor explicar tornozeleira desligada

STF alerta sobre possibilidade de prisão do ex-presidente em regime domiciliar.
L
Voto de Zanin mantém acordo de compensação na desoneração da folha

Voto de Zanin mantém acordo de compensação na desoneração da folha

Ministro do STF, Cristiano Zanin, vota contra a constitucionalidade da desoneração, mas valida o acordo posterior entre Congresso e governo que estabeleceu a reoneração gradual e compensação pelas perdas.
L
Lula instala conselho para tratar de minerais críticos no Brasil

Lula instala conselho para tratar de minerais críticos no Brasil

O presidente da República participou da primeira reunião do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), órgão que definirá a estratégia de exploração do setor e aprovará o Plano Nacional de Mineração até 2050.
L
STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos

Supremo Tribunal Federal avalia constitucionalidade de normas que permitem a redução de 60% do ICMS sobre defensivos agrícolas; votação dos ministros começa na próxima quarta-feira (22).
L
Alexandre de Moraes autoriza investigação sobre interferência de Bolsonaro na PF

Alexandre de Moraes autoriza investigação sobre interferência de Bolsonaro na PF

Ministro do STF atendeu ao pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, para reabrir o inquérito que apura a suposta ingerência do ex-presidente na Polícia Federal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher presa em Vilhena por auxiliar em homicídio brutal na Operação Femina Occulta

Mulher presa em Vilhena por auxiliar em homicídio brutal na Operação Femina Occulta

Polícia Civil e Militar de Rondônia deflagram ação para prender suspeita de envolvimento na morte decapitada de Ivone Maria Bento de Freitas, crime supostamente ligado a facção criminosa e tráfico de drogas.
12
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de homicídio em Porto Velho

Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de homicídio em Porto Velho

Investigação do DHPP resulta na prisão de P. C. V. M., acusado de matar o apenado J. C. C. a facadas no bairro Nova Esperança, em setembro, após desavenças entre os dois.
10
Polícia flagra furto de energia em salão de beleza de Porto Velho

Polícia flagra furto de energia em salão de beleza de Porto Velho

Estabelecimento funcionava com ligação clandestina direta, sem medidor, em bairro nobre da capital.
L
Ação conjunta da Polícia Penal de Rondônia e Mato Grosso integra Operação “Fora da Rede”

Ação conjunta da Polícia Penal de Rondônia e Mato Grosso integra Operação “Fora da Rede”

Forças de segurança cumpriram mandados e apreenderam armas, drogas e materiais suspeitos em ação coordenada entre os dois estados.
L
Duas mulheres são presas com drogas no presídio 603 em Porto Velho

Duas mulheres são presas com drogas no presídio 603 em Porto Velho

De acordo com a Polícia Penal, as suspeitas estavam com os entorpecentes escondidos, mas foram detectados ao passar pelo aparelho Body-Scann (Raio-X).
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: F H Gomes Costa

Licença Ambiental Por Declaração – LAD, Nº 277 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental: KAPITAL SERVICOS TERCEIRIZADOS LTDA

Licença Ambiental Simplificada-LAS Nº 016.00466.002/2025-SUL
L
Brasil lidera desinformação sobre vacinas na América Latina

Brasil lidera desinformação sobre vacinas na América Latina

Estudo aponta que fake news impactam a adesão da população às campanhas de imunização.
L
Micro e nanoplásticos estão presentes na água, ar e alimentos no Brasil

Micro e nanoplásticos estão presentes na água, ar e alimentos no Brasil

Estudo aponta contaminação ambiental e alimentar, com partículas encontradas da Amazônia ao Rio Grande do Sul.
L
Professores de Rondônia podem concorrer a 15 mil bolsas gratuitas em curso de IA

Professores de Rondônia podem concorrer a 15 mil bolsas gratuitas em curso de IA

Santander EducaIA capacita docentes no uso de Inteligência Artificial para otimizar aulas e personalizar o ensino.
L
Cine Sicredi celebra Dia das Crianças em Vilhena com diversão e magia

Cine Sicredi celebra Dia das Crianças em Vilhena com diversão e magia

Evento reuniu cerca de 800 pessoas em programação gratuita com cinema, atrações infantis e cooperação comunitária.
L
Atleta rondoniense conquista duas medalhas de bronze na série ouro do ciclismo nos Jogos Escolares Brasileiros 2025

Atleta rondoniense conquista duas medalhas de bronze na série ouro do ciclismo nos Jogos Escolares Brasileiros 2025

Com apenas 14 anos, Alícia Martins garantiu duas medalhas na série Ouro do ciclismo feminino nos Jogos Escolares Brasileiros 2025, colocando Rondônia entre os destaques nacionais da modalidade.
L
Porto Velho lidera ranking no JIR 2025 com destaque em várias modalidades esportivas

Porto Velho lidera ranking no JIR 2025 com destaque em várias modalidades esportivas

Com 277 atletas, a capital rondoniense se destaca nos Jogos Intermunicipais de Rondônia e retoma posição de liderança após anos.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.