O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizou uma importante ação para apoiar a educação no estado, entregando computadores e impressoras a escolas públicas entre os dias 28 de fevereiro e 11 de março. A iniciativa foi possível graças aos recursos do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), que visa apoiar projetos educacionais.
Foram distribuídos 10 kits, cada um contendo 30 computadores e 3 impressoras, para escolas estaduais e municipais em diversas regiões do estado. A entrega dos equipamentos foi coordenada pelo presidente do FRBL, Promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes.
O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), recebeu 3 kits, totalizando 90 computadores e 9 impressoras. Esses equipamentos foram destinados a nove unidades escolares estaduais, localizadas em áreas urbanas, rurais, indígenas e ribeirinhas.
Além disso, sete municípios foram contemplados com o kit, cada um contendo 30 computadores e 3 impressoras. Os municípios beneficiados foram Itapuã do Oeste, Ariquemes, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Corumbiara, Nova Brasilândia do Oeste e Monte Negro.
O FRBL foi criado para ressarcir a sociedade por danos causados ao meio ambiente, economia popular, bens e direitos de valor artístico, histórico, estético, turístico e paisagístico. O fundo é gerido por um Conselho Gestor Estadual, presidido por um membro do MPRO.