Entre 24 e 48 horas, tempestades severas, organizadas e muitas vezes graves, inclusive com ventos e descargas elétricas, estarão presentes, principalmente nos municípios localizados entre o Noroeste e o Sudoeste. Essas localidades receberão chuvas de nível 3, com muitos respingos espalhados por diversos pontos de Rondônia, exigindo atenção especial nessa parte do mapa.
A partir deste domingo (16), as precipitações de nível 2 também serão significativas, com formação mais destacada em um trecho que corresponde ao município de Guajará-Mirim, que deve se preparar para chuvas pesadas. A outra parte do mapa, que abrange todo o estado de Rondônia, terá tempestades de nível 1 espalhadas por toda a região. O inverno amazônico é responsável por essas chuvas, que começaram oficialmente em dezembro e devem se estender até meados de maio.
Os acumulados previstos, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Divisão de Satélites e Sensores Meteorológicos (DISSM) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), ficarão acima de 50 milímetros.