Mais de 4 mil atendimentos e um projeto inovador para melhorar o relacionamento entre empresas e consumidores: o Procon Rondônia está transformando a defesa do consumidor no estado. Descubra como essa iniciativa está impactando diretamente a qualidade do atendimento e fortalecendo os direitos da população.
Essa conquista reflete a governança municipalista adotada pelo governador coronel Marcos Rocha, que tem investido na descentralização das ações do Estado para fortalecer os serviços prestados à população. O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), tem ampliado o alcance das políticas públicas de defesa do consumidor, garantindo que moradores de diferentes regiões do estado tenham acesso a atendimentos eficientes e a um mercado justo.
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Rondônia, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), registrou um volume expressivo de atendimentos em fevereiro de 2025, reforçando seu compromisso com a defesa dos consumidores. No período, foram realizados 4.090 atendimentos em todo o estado, com destaque para os municípios de Porto Velho (1.341 atendimentos), Ariquemes (700), Ji-Paraná (683) e Vilhena (538).
O secretário do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e vice-governador, Sérgio Gonçalves, destaca que essa conquista reflete o compromisso do governo em fortalecer os serviços prestados à população e que, através da SEDEC-Procon, estão ampliando o alcance das políticas públicas na harmonização nas relações de consumo, garantindo que todos os rondonienses tenham acesso a um mercado mais transparente e equilibrado.
Além do suporte direto à população, o Procon Rondônia tem investido na prevenção e conscientização por meio do projeto “Empresa Amiga do Consumidor”. A iniciativa capacitou, em fevereiro, 117 colaboradores de diferentes empresas, garantindo que fornecedores estejam preparados para atender clientes com transparência e dentro das normativas do Código de Defesa do Consumidor.
O programa, que visa fomentar boas práticas nas relações entre empresas e consumidores, foi expandido para sete municípios: Porto Velho, Guajará-Mirim, Monte Negro, Campo Novo, Buritis, Cacaulândia e Alto Paraíso. As capacitações, realizadas pelos fiscais do Procon são destinadas a empresas abertas a compreender o funcionamento correto e tirar dúvidas sobre as legislações, com o objetivo de criar um ambiente comercial mais seguro e respeitoso para os consumidores rondonienses.
As empresas que priorizam a resolução de conflitos e investem em capacitação, buscando uma política de “Procon Zero”, com foco na legalidade, fideliza o cliente e evita reclamações no Procon. E demonstram preocupação com o bem-estar do consumidor, solucionando dentro do próprio estabelecimento, antes de qualquer reclamação formal, gerando confiança e credibilidade.
Portanto, levar o workshop “Empresa Amiga do Consumidor” sobre boas práticas de consumo para as empresas é uma forma de incentivar um bom relacionamento entre empresas e consumidores.
O Procon Rondônia reforça seu papel fundamental na mediação de conflitos entre consumidores e empresas, garantindo um atendimento eficiente e a disseminação do conhecimento sobre direitos e deveres. A parceria entre fiscalização e educação tem sido essencial para consolidar uma cultura de respeito ao consumidor rondoniense e aperfeiçoar o serviço oferecido pelas empresas no estado de Rondônia.
As empresas interessadas no workshop “Empresa Amiga do Consumidor” devem entrar em contato com o Procon mais próximo de sua cidade.
E o consumidor rondoniense pode acessar informações e serviços essenciais através do site https://procon.ro.gov.br/ independentemente de sua localização no estado.