SÁBADO, 08/11/2025

Em destaque

Governo de RO amplia integração na faixa de fronteira com ações do Núcleo Estadual

Primeira reunião do Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira de Rondônia, acontece nesta terça-feira (18).

Por Léia Castro / Secom/Gov-RO - 25

Publicado em 

Foto - Léia Castro e coronel PM Almeida

O Núcleo Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira de Rondônia (Neifro) reúne diversas secretarias e órgãos do governo estadual para coordenar ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento regional de fronteira. Nesse sentido, o governo de Rondônia, retoma os trabalhos de articulações através do Núcleo, com a abertura da reunião nesta terça-feira (18), às 8h, na sala de reuniões Governador Jerônimo Santana, no Edifício Rio Pacaás Novos, Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), o evento será presidido pela Gerência de Gestão e Modernização Institucional. O Neifro conta com a participação da Casa Civil do Estado de Rondônia (Casa Civil), Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Superintendência Estadual de Turismo (Setur). Integram, também o Núcleo, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). O objetivo do grupo é promover políticas públicas voltadas ao crescimento econômico, sustentabilidade e fortalecimento da integração na região de fronteira.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a segurança da fronteira é um dos principais pilares do Neifro, que conta com uma atuação proativa e colaborativa. Uma abordagem integrada e coordenada, em conjunto com o apoio do governo federal e parceria com a Bolívia, são fatores fundamentais para o sucesso nesta empreitada. “O governo segue investindo, e trabalha para promover um futuro seguro, próspero e integrado em toda região de fronteira”, evidenciou.

BOAS PRÁTICAS 

As apresentações serão feitas pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). O encontro também permitirá o compartilhamento de boas práticas, a discussão sobre desafios enfrentados e identificação de possíveis parcerias para fortalecer as iniciativas na região.

De acordo com a secretária da Sepog, Beatriz Basílio, a revitalização do Neifro acompanhará mais de perto as demandas da fronteira, podendo atender da melhor forma os cidadãos fronteiriços, e também criar oportunidades de desenvolvimento sustentável para fortalecer a integração com o país vizinho. “A integração das políticas públicas, o monitoramento das fronteiras e o desenvolvimento econômico caminharão lado a lado, com resultados que refletirão diretamente no bem-estar da população,” salientou.

FAIXA DE FRONTEIRA 

A Sesdec trabalha na ordem e proteção dos cidadãos, na criação e execução de ações que enfrentam a criminalidade e promove o bem-estar social. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, a faixa de fronteira brasileira corresponde a 16.886 mil quilômetros, engloba 588 municípios de 11 estados da federação e faz divisa com 10 países, sendo responsabilidade da União. Rondônia faz fronteira com a Bolívia, em uma extensão de 1.342 mil quilômetros, distância equivalente a ida e volta de Porto Velho a Vilhena.

A repressão aos crimes como: contrabando, garimpo ilegal, desmatamento, narcotráfico, que assolam a população da faixa de fronteira, em especial entre Brasil e Bolívia, é um dos maiores desafios enfrentados.

O secretário-adjunto da Sesdec, Hélio Gomes Ferreira, enfatizou que o Neifro desempenha função essencial na articulação, acompanhamento e monitoramento de ações e projetos direcionados aos municípios de Rondônia, que compõem a faixa de fronteira. Sua revitalização representa um avanço ao fortalecimento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento integrado e à segurança da região fronteiriça. “É com satisfação que participo deste momento de renovação do Neifro, do compromisso em trabalhar de forma integrada com a equipe da Sepog e demais parceiros, promovendo soluções eficazes aos desafios que enfrentamos na faixa de fronteira. Por meio da cooperação e do alinhamento estratégico, alcançaremos resultados à segurança e ao desenvolvimento da região.”

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

"Balanço é muito positivo", diz embaixador sobre Fundo para florestas

“Balanço é muito positivo”, diz embaixador sobre Fundo para florestas

O Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) já conta com um aporte inicial de US$ 5,5 bilhões e apoio de 55 países, segundo o embaixador Maurício Lyrio. A Alemanha confirmou que fará uma “contribuição considerável”, após reunião bilateral com o presidente Lula em Belém.
L
Fim de semana de música, lazer e pôr do sol no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Fim de semana de música, lazer e pôr do sol no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A programação gratuita, que começa nesta sexta-feira (7) e segue até domingo (9), promete diversão para todas as idades e uma experiência especial para toda a população de Porto Velho.
L
Literatura amazônica: "Jornada Literária de Nina Macaca" leva encanto e leitura a escolas de Candeias, Itapuã e Ariquemes

Literatura amazônica: “Jornada Literária de Nina Macaca” leva encanto e leitura a escolas de Candeias, Itapuã e Ariquemes

Com patrocínio da CAIXA e apoio da Lei Rouanet Norte, projeto percorre Rondônia promovendo inclusão, imaginação e o prazer de ler entre crianças da rede pública
L
Igualar facções ao terrorismo pode "matar" investigações, diz relator da CPI

Igualar facções ao terrorismo pode “matar” investigações, diz relator da CPI

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da CPI do Crime Organizado, argumenta que a equiparação “simples” das facções criminosas ao terrorismo, sem cuidados técnicos, pode prejudicar os inquéritos em curso ao forçar a migração de processos da Justiça estadual para a federal.
L
Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Mais um participante foi premiado com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Povoado Nerd: entrevista com Carla Letícia, presidente da Liga de MC’s de Rondônia

Na entrevista, ela compartilha sua trajetória no hip-hop, os desafios de promover batalhas de rima no estado e o papel da cultura de rua na formação de jovens talentos.
L

Rondônia conquista o 2º lugar no Coffee of the Year Brasil 2025

A produtora Angélica Alexandrino Nicola, do Sítio São Sebastião – Café Sauá, em Seringueiras, garantiu a segunda colocação no concurso nacional e reafirmou o protagonismo do café rondoniense entre os melhores do país.
L

“É realização de um sonho”, revela vencedora de Rondônia do Florada Premiada 2025

Ângela Pessoa, do Café Sauá em Seringueiras, leva o primeiro lugar no Florada Premiada 2025 e coloca Rondônia no topo da cafeicultura feminina brasileira.
L

Na SIC, secretário Tchê destaca o desafio de produzir café com sustentabilidade no Acre

José Luís Tchê destaca na SIC o café como símbolo de dignidade e transformação para as famílias rurais do Acre.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L
Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L
Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L

POLÍTICA

Lula faz apelo a líderes e diz que Acordo de Paris está longe da meta

Lula faz apelo a líderes e diz que Acordo de Paris está longe da meta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou profunda preocupação no último dia da Cúpula do Clima em Belém, afirmando que o mundo ainda está “distante de atingir o objetivo do Acordo de Paris” de limitar o aquecimento global a 1,5°C.
L
STF mantém por unanimidade condenação de Bolsonaro e aliados por golpe

STF mantém por unanimidade condenação de Bolsonaro e aliados por golpe

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou por unanimidade os embargos de declaração apresentados pelas defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais seis réus na ação penal da trama golpista.
L
Lula: "É hora de transformar ambição em ação" na COP30

Lula: “É hora de transformar ambição em ação” na COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a humanidade deve concretizar promessas em resultados diante da emergência climática. Em mesa redonda na COP30 em Belém, o presidente destacou a redução do desmatamento e o novo Fundo Florests Tropicais para Sempre (TFFF) como marcos brasileiros.
L
Lula afirma que "A Terra não comporta mais o uso intensivo de combustíveis fósseis"

Lula afirma que “A Terra não comporta mais o uso intensivo de combustíveis fósseis”

Em sessão da COP30 sobre transição energética em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a descarbonização global deve ser estruturada em um tripé: cumprimento de acordos internacionais, eliminação da pobreza energética e incentivo a combustíveis sustentáveis.
L
Dr. Gilber e secretário da SESB discutem ações de limpeza urbana e urbanização em Porto Velho

Dr. Gilber e secretário da SESB discutem ações de limpeza urbana e urbanização em Porto Velho

Reunião entre o vereador Dr. Gilber e o secretário Giovani Marinni alinhou medidas conjuntas para intensificar a limpeza urbana em Porto Velho e melhorar a infraestrutura nos bairros.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mecânico é baleado por criminosos durante ataque em oficina no centro

Mecânico é baleado por criminosos durante ataque em oficina no centro

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando dois bandidos chegam de moto em frente da oficina, em seguida, um deles desce e faz um disparo em direção da vítima e foge com o comparsa.
16
Tribunal do Júri: MPRO garante condenação por tentativa de feminicídio em Colorado do Oeste

Tribunal do Júri: MPRO garante condenação por tentativa de feminicídio em Colorado do Oeste

Ministério Público de Rondônia obteve condenação de réu que tentou matar a ex-companheira e feriu duas pessoas. A pena será cumprida em regime fechado.
12
Visitante é presa ao tentar entrar com drogas no Presídio 603, em Porto Velho

Visitante é presa ao tentar entrar com drogas no Presídio 603, em Porto Velho

Uma mulher de 32 anos foi flagrada com substância entorpecente escondida no corpo ao passar pelo escâner corporal da Penitenciária Jorge Thiago Aguiar Afonso, o Presídio 603, na manhã desta sexta-feira (7).
12
Criança vítima de grave acidente é socorrida em helicóptero dos Bombeiros para o JPII

Criança vítima de grave acidente é socorrida em helicóptero dos Bombeiros para o JPII

De acordo com as primeiras informações, a criança junto com os pais sofreram um acidente de moto, deixando os três em estado grave, sendo necessário a intubação de todas as vítimas.
16
Homem é preso após espancar companheira com cabo de vassoura e ameaçar incendiar casa com crianças na zona Leste

Homem é preso após espancar companheira com cabo de vassoura e ameaçar incendiar casa com crianças na zona Leste

Vítima foi agredida na frente dos filhos, dois deles autistas, e o agressor foi capturado em flagrante após tentar fugir.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil e México fortalecem parceria em políticas públicas e abastecimento alimentar

Brasil e México fortalecem parceria em políticas públicas e abastecimento alimentar

Intercâmbio técnico promovido pela Conab, Sader e FAO reforça cooperação bilateral e troca de experiências em gestão de mercados e agricultura familiar.
L

Sicredi reforça presença na SIC e amplia apoio ao produtor rural

O Sicredi reforça sua presença na Semana Internacional do Café com um estande ampliado e foco no atendimento humanizado, oferecendo crédito e apoio aos produtores rurais de todo o Brasil.
L
Crea-RO reforça importância da prevenção e do cuidado com a saúde durante campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Crea-RO reforça importância da prevenção e do cuidado com a saúde durante campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Palestra voltada a colaboradores destacou prevenção, diagnóstico precoce e qualidade de vida no ambiente de trabalho.
L
Cashback de impostos beneficia mais a população pobre de regiões mais ricas

Cashback de impostos beneficia mais a população pobre de regiões mais ricas

O novo cashback de impostos, criado pela reforma tributária, deve elevar a renda das famílias mais pobres em 10% em média, mas o benefício será maior nas regiões Sudeste (11%), Centro-Oeste e Sul, devido ao maior nível de consumo e menor informalidade, segundo pesquisa da FGV.
L

Recebimento da Licença Ambiental: RAULINO DE MATTOS,

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO Nº 016.00027.003/2025-SUL
L
Porto Velho recebe neste sábado (8) a 1ª edição do Titan Fight com luta internacional de Kickboxing

Porto Velho recebe neste sábado (8) a 1ª edição do Titan Fight com luta internacional de Kickboxing

Evento promovido pela Lirka, com apoio da Semtel, reunirá atletas do Norte do país e terá entrada solidária no Ginásio Dudu, na zona Sul da capital.
L
Alunos da rede municipal conhecem a história de Rondônia em visita ao Museu da Memória Rondoniense

Alunos da rede municipal conhecem a história de Rondônia em visita ao Museu da Memória Rondoniense

Mais de 100 estudantes já participaram do projeto “Turista Aprendiz”, criado pela Semtel para promover o turismo pedagógico e o sentimento de pertencimento em Porto Velho.
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Pedro Fernandes comemora licitação de projeto de pavimentação entre Cujubim e Machadinho D’Oeste

Pedro Fernandes comemora licitação de projeto de pavimentação entre Cujubim e Machadinho D’Oeste

Deputado destaca avanço técnico da obra e agradece apoio do governo estadual e do DER.
L
STF forma maioria para manter condenação de Bolsonaro por golpe

STF forma maioria para manter condenação de Bolsonaro por golpe

A Primeira Turma do STF formou maioria de 3 a 0 para manter a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais seis aliados na trama golpista. A rejeição do recurso de embargos de declaração abre caminho para a decretação da prisão.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.