Conselheira e Ouvidora Nacional do MP visita Ouvidoria do MPRO e Sala Lilás do MPRO
A Conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Ouvidora Nacional do Ministério Público, Ivana Lúcia Franco Cei, esteve em visita institucional ao Ministério Público de Rondônia (MPRO) na última sexta-feira (14/2)
Por MPRO - (GCI) - 44
Publicado em
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
A Conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Ouvidora Nacional do Ministério Público, Ivana Lúcia Franco Cei, esteve em visita institucional ao Ministério Público de Rondônia (MPRO) na última sexta-feira (14/2). A vinda ocorreu por ocasião da posse do novo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago.
Durante a agenda, Ivana Cei foi recebida pela Ouvidora-Geral do MPRO, Andréa Damacena Engel, e pela Ouvidora Suplente, Tânia Garcia. Ela foi conduzida pelas instalações da Ouvidoria do MPRO, localizada no edifício-sede da Instituição. No local, recebeu informações sobre o funcionamento do serviço, que atua como canal de comunicação direta entre o cidadão e o Ministério Público.
A Conselheira, que estava acompanhada da membra auxiliar do CNMP Claudia R Santos Garcia e do Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MP Goiás, Marcelo André de Azevedo, também visitou a Sala Lilás da Promotoria de Defesa da Mulher da Capital. O espaço é destinado ao atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência, oferecendo acolhimento e suporte especializado.
A Ouvidoria do MPRO tem o papel de ouvir e encaminhar as demandas da sociedade, promovendo transparência e acesso à Justiça. O Ministério Público segue atuando para garantir direitos e fortalecer os mecanismos de proteção à população.
O Ministério da Justiça publicará dez portarias declaratórias de demarcação de terras indígenas nos próximos dias, conforme anunciado pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, durante a COP30 em Belém.
O Brasil anunciou nesta segunda-feira (17) a criação da primeira iniciativa global dedicada a garantir os direitos territoriais de povos indígenas, afrodescendentes e comunidades tradicionais, com apoio de 15 países.
Uma nova frente multissetorial, a Coalizão Corais do Brasil, foi lançada em Belém durante a COP30 com o objetivo de conservar e restaurar os corais brasileiros, influenciar políticas públicas e combater as ameaças, como o aquecimento global.
Um levantamento do Instituto Data Favela em 23 estados revelou que 58% dos entrevistados no tráfico de drogas sairiam voluntariamente se tivessem garantia de sustento econômico; a remuneração média mensal na atividade ilícita é de R$ 3.536.
O vice-presidente Geraldo Alckmin discursou na abertura da plenária de alto nível em Belém, destacando a necessidade de o Brasil deixar o legado de erradicação do desmatamento ilegal e a implementação de mapas de ação para a transição energética.
A Política Nacional de Linguagem Simples (Lei nº 15.263/2025) entra em vigor nesta segunda-feira (17), determinando que os órgãos da União adotem padrões objetivos e acessíveis de comunicação para fortalecer o direito à informação e a participação social.
Neve artificial, pista de patinação e passeio de trenzinho estão entre as atrações do Natal no Parque da Cidade, que terá acesso gratuito para toda a população
A oficialização da rejeição dos primeiros recursos pela Primeira Turma aproxima o ex-presidente da execução da pena de 27 anos por crimes contra a democracia; acórdão deve sair até terça-feira.
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
Com um dia temático dedicado a elas, crianças e jovens ocuparam a COP30 em Belém, expressando a urgência das mudanças climáticas e a preocupação com o futuro; a participação infantil já influencia a inclusão de suas vozes nos textos de negociação.
Lideranças indígenas aproveitaram a Marcha Global em Belém para pedir o fim da violência e exigir justiça pela morte de Vicente Fernandes Vilhalva Kaiowá, atingido a tiros durante um ataque em Mato Grosso do Sul.
O ministro Celso Sabino defendeu a organização da COP30 em Belém e afirmou que as críticas sobre o evento refletem a crença de que “tudo o que presta tem que ser lá fora”; ele destacou que esta é a primeira COP realizada na porta de uma grande floresta tropical.
O acidente ocorreu na tarde desta segunda-feira (17) no bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho, quando a motociclista perdeu o controle do veículo depois de atingir um cachorro que estava solto na via.
A perseguição policial no bairro Aeroclube levou à prisão de um motoboy de 20 anos, seu passageiro e um homem de 52 anos, que aguardava a entrega da droga; conversas em celular revelaram o esquema de tráfico de drogas.
Júlio do Espírito Santo Souza estava desaparecido há cerca de dois dias e foi localizado em estado de decomposição; a Perícia Técnica foi acionada para investigar a causa da morte.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) abriu nesta segunda-feira (17) o primeiro centro de formação em cirurgia robótica do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio de Janeiro.
Vamos aprofundar temas importantes como segurança, respeito, condições de trabalho e possíveis caminhos para melhorar a vida desses profissionais que sustentam boa parte da dinâmica urbana.
A capital de Rondônia sediará no dia 23 de novembro, na saída do Espaço Alternativo, um evento de conscientização promovido pelo Hospital de Amor para alertar a população sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e incentivar a detecção precoce.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o resultado definitivo da chamada pública para selecionar professores de medicina que irão compor o Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ES) para exames de formação médica.