SÁBADO, 13/09/2025
Publicidade
SICRED

Coluna do Simpi: Cartão de Crédito e Débito para MEI, veja como buscar o seu

Caso ainda não possua essa conta, é preciso abrir uma, apresentando documentos como RG, CPF, comprovante de residência e o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI).

Por SIMPI | News Rondônia

Publicado em 

Coluna do Simpi: Cartão de Crédito e Débito para MEI, veja como buscar o seu - News Rondônia

O Governo Federal, em parceria com o Banco do Brasil, lançou recentemente o Cartão MEI, um produto financeiro exclusivo para Microempreendedores Individuais (MEI). A iniciativa visa facilitar o acesso ao crédito e simplificar a gestão financeira dos pequenos negócios, oferecendo benefícios como anuidade zero, possibilidade de uso nas funções débito e crédito, e melhores condições para parcelamento de compras.

O lançamento do Cartão MEI representa um avanço importante no apoio aos pequenos empreendedores, proporcionando ferramentas financeiras acessíveis para impulsionar seus negócios. Com mais facilidade para obter crédito e gerenciar pagamentos, os MEIs têm a oportunidade de crescer de forma mais estruturada e segura no mercado.

Entre as vantagens do novo cartão, destaca-se a isenção total de anuidade, permitindo que o MEI reduza custos operacionais. Além disso, a flexibilidade nas transações financeiras possibilita pagamentos à vista ou parcelados, garantindo um melhor controle do fluxo de caixa.

Para solicitar é muito simples: basta possuir registro ativo como Microempreendedor Individual e manter um CNPJ válido. Além disso, o Banco do Brasil exige que o solicitante tenha uma conta corrente Pessoa Jurídica (PJ) na instituição. Caso ainda não possua essa conta, é preciso abrir uma, apresentando documentos como RG, CPF, comprovante de residência e o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI).

O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, confirma: “É um cartão totalmente gratuito, que está disponível no Banco do Brasil. Se você for correntista, você vai lá buscar; se você não for, você também vai lá buscar e fala que você quer seu Cartão MEI. São 16 milhões e 300 mil MEIs que têm no Brasil todo, e a gente fez uma consulta para saber quem gostaria de ter o cartão físico e quem queria o digital, e 75% preferem o físico porque serve como uma identidade.”

O ministro também informou que, até o momento, foram requisitados aproximadamente 100 mil cartões. Assista:

 

Pequenas Empresas dão início a criação da Frente Parlamentar em Defesa do segmento econômico

Porto Velho, 05 de fevereiro de 2025 – Em um marco histórico para o setor empresarial de Porto Velho, foi oficialmente feito o convite para a vereadora Sofia Andrade coordenar a Frente Parlamentar em Defesa do MEI e da Micro e Pequena Empresa, que aceitou prontamente. A iniciativa busca fortalecer o segmento que representa mais de 95% das empresas do município, gerando impacto direto na economia local. A iniciativa da criação da Frente Parlamentar surgiu a partir de um convite formal da Federação das Entidades Empresariais de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (FEEMPI), entidade que reúne associações, cooperativas e sindicatos do setor.

Coluna do Simpi: Cartão de Crédito e Débito para MEI, veja como buscar o seu - News Rondônia

A Federação destacou a relevância econômica dos pequenos negócios, que respondem por 70% do PIB estadual e empregam 62% da mão de obra formal. Durante a reunião, a vereadora Sofia Gomes ressaltou a importância da iniciativa.

“Nosso objetivo sempre foi construir políticas públicas que facilitem a vida e promovam o crescimento dos empreendedores, reduzindo a burocracia, revisando a carga tributária e garantindo um ambiente de negócios mais favorável”, afirmou.

A nova Frente Parlamentar trabalhará para aperfeiçoar a legislação municipal, garantindo maior representatividade e suporte ao setor. Para a FEEMPI, a medida reforça o papel dessas empresas como pilares do desenvolvimento socioeconômico, promovendo a geração de empregos e a distribuição de renda.

O próximo passo será a implantação formal da Frente e a realização dos primeiros estudos para viabilizar a aplicação de leis que já existem em outros estados e municípios, além da definição de um plano de ação. Esse plano incluirá a realização de audiências públicas para ouvir as demandas dos empreendedores locais.

Coluna do Simpi: Cartão de Crédito e Débito para MEI, veja como buscar o seu - News Rondônia
Foto: FreePik

Em 2025, o agronegócio brasileiro deverá registrar um crescimento de 5% em seu PIB, segundo projeções de Felipe Prince, economista e especialista em agronegócio. Esse desempenho é mais do que o dobro do crescimento esperado para a economia brasileira como um todo, estimado em 2%.

O crescimento do PIB do agronegócio será impulsionado por três fatores principais. O primeiro é a maior safra de grãos da história do Brasil, com uma projeção de 322 milhões de toneladas, das quais mais da metade será de soja, com expectativa de produção de 170 milhões de toneladas. Esse aumento na produção contribui diretamente para o crescimento do setor.

O segundo pilar do crescimento, de acordo com Felipe Prince, é a valorização de algumas commodities no mercado internacional, como o café, no qual o Brasil se mantém como líder na exportação, e o suco de laranja. A alta nos preços desses produtos no mercado global será um fator determinante para a expansão do PIB do setor.

Por fim, o terceiro fator é o aumento das exportações brasileiras, especialmente no setor de carnes. Felipe destaca que, em 2024, o Brasil mais que dobrou as exportações de carne bovina para os Estados Unidos e ainda conquistou novos mercados, principalmente na Ásia e no Oriente Médio, para carnes de frango e suína, além de produtos tradicionais como soja e milho. Esse crescimento nas exportações contribui significativamente para a melhora da renda do agronegócio brasileiro.

No entanto, apesar do crescimento projetado, o especialista alerta para a pressão sobre a lucratividade dos produtores. O aumento nos custos de produção, com a elevação da taxa de juros e a desvalorização do câmbio, impacta diretamente as margens dos agricultores. O crédito mais caro e restritivo, somado ao aumento nos custos de importação de insumos essenciais, como fertilizantes e defensivos, cria um cenário desafiador para os produtores.

Por fim, Felipe afirma que, embora o crescimento do PIB do agronegócio seja uma notícia positiva para o Brasil, impulsionando emprego e renda, a pressão sobre os custos de produção exige atenção.

Assista:

 

Coluna do Simpi: Cartão de Crédito e Débito para MEI, veja como buscar o seu - News Rondônia

Muitas vezes, o empresário vende a prazo no boleto e, quando não recebe, tenta fazer a cobrança uma ou duas vezes por telefone. Porém, caso o cliente não pague, ele desiste, por não saber como proceder. Pensando em auxiliar o MEI e o pequeno empresário na difícil tarefa de comprar, vender e receber, o SIMPI criou o programa de recuperação de crédito ou recebíveis. O programa funciona até mesmo para vendas realizadas com cheques pré-datados. O SIMPI oferece um serviço em duas etapas: na primeira, disponibiliza uma pesquisa sobre quem é o cliente, feita com base no CPF, para ser utilizada antes de efetivar a venda. Na segunda etapa, quando o cliente não paga, é feita a negativação de seu nome via CPF. Isso gera dificuldades para o cliente inadimplente, como restrições em cartões de crédito, uso de cheques e compras a prazo no varejo.

E, caso o cliente ainda não pague, “colocamos um advogado à disposição para fazer a cobrança gratuitamente”, afirma Leonardo Sobral, presidente do SIMPI em Rondônia. O melhor de tudo é que todos os procedimentos podem ser solicitados e realizados sem sair de casa ou da empresa, de forma online, pelo WhatsApp.

Procure o SIMPI! Eles resolvem para você pelo WhatsApp: (69) 98406-9045.

Assista:

 

Coluna do Simpi: Cartão de Crédito e Débito para MEI, veja como buscar o seu - News Rondônia

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou a prorrogação dos Editais PGDAU nº 6 e nº 7, que permitem a regularização de pendências com a dívida ativa da União. Inicialmente, os pedidos de adesão deveriam ser feitos até 31 de janeiro, mas, com a prorrogação, o prazo foi estendido até 30 de maio. A prorrogação trouxe também mudanças na nomenclatura dos editais: o Edital PGDAU nº 6 passa a ser o Edital nº 1, enquanto o Edital PGDAU nº 7 agora é o Edital nº 2.

O Edital nº 1 (antigo nº 6) oferece condições especiais para a negociação de dívidas de até R$ 45 milhões, inscritas até 1º de agosto de 2024. Entre as vantagens estão:
? Descontos significativos;
? Parcelamento em até 133 vezes;
? Condições personalizadas para diferentes perfis de devedores.

Já o Edital nº 2 (antigo nº 7) é voltado exclusivamente para Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) com débitos no Simples Nacional. Esse edital oferece duas modalidades de transação:
? Negociação baseada na capacidade de pagamento;
? Condições especiais para dívidas de menor valor.

Vantagens do Edital nº 2:
Redução de até 100% nos juros, multas e encargos legais;
Parcelamento em até 133 vezes, adaptado à capacidade de pagamento do contribuinte.

Os editais são uma oportunidade única para regularizar dívidas com condições vantajosas e prazos ampliados.

Assista:

 

Coluna do Simpi: Cartão de Crédito e Débito para MEI, veja como buscar o seu - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia participa de fórum sobre governança, transparência e inovação em Goiás

Rondônia participa de fórum sobre governança, transparência e inovação em Goiás

Sepog representou o estado no 35º Fórum Regional, que debateu gestão pública, parcerias com a União e uso de tecnologias na administração.
L
Governo de RO entrega mais 43 kits profissionais a concluintes do programa Vencer em Ji-Paraná

Governo de RO entrega mais 43 kits profissionais a concluintes do programa Vencer em Ji-Paraná

Iniciativa beneficiou formandos dos cursos de costura e confecção, com investimento de R$ 63,6 mil para incentivar empreendedorismo e renda.
L
Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Porto Velho

Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Porto Velho

Unidade realizou 1.817 cirurgias complexas entre janeiro e agosto, reforçando sua importância como referência em urgência e emergência em Rondônia.
L
Manutenção na RO-205 melhora visibilidade e garante mais segurança em Cujubim

Manutenção na RO-205 melhora visibilidade e garante mais segurança em Cujubim

DER-RO executa roçagem mecanizada em 66 km da rodovia, beneficiando motoristas, produtores e moradores da região.
L
Governo de RO firma cooperação com Mato Grosso e Acre para fortalecer combate ao crime organizado

Governo de RO firma cooperação com Mato Grosso e Acre para fortalecer combate ao crime organizado

Acordo prevê integração de forças policiais, compartilhamento de dados e operações conjuntas para combater tráfico e facções criminosas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Raimundo Pinheiro Neves

Familiares e amigos se reúnem para a última homenagem a Seu Neves, cuja alegria e simplicidade marcaram para sempre a memória de quem conviveu com ele.
L

Momento Agro | Hidroponia Porto Verde com Fernando Veneiro

Programa Momento Agro | Sábado, 13, às 11h, uma conversa prática e objetiva com o empresário Fernando Veneiro sobre cultivo hidropônico, inovação no campo e produção sustentável
L
Prisão de Bolsonaro e aliados pode ocorrer até dezembro

Prisão de Bolsonaro e aliados pode ocorrer até dezembro

Ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados podem ser presos no fim do ano se recursos forem rejeitados pelo STF, aponta reportagem de Andre Richter.
L

Sintonia 360 | Esporte, Saúde, Lazer e Cidadania com Everaldo Caetano

Um papo direto e inspirador sobre a força da atividade física na qualidade de vida, na integração comunitária e na formação cidadã. Dicas práticas, mitos e caminhos para começar hoje.
L

Amazônia, Gente e Justiça | Governança e Desafios na Amazônia – Dr. Erasmo Moreira de Carvalho

Nesta sexta-feira (12 de setembro), às 18h, uma conversa imperdível com o Dr. Erasmo Moreira de Carvalho, especialista em administração pública e políticas públicas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Deputada Dra. Taíssa apresenta projeto piloto para instalar câmeras em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e na Zona Leste de Porto Velho, reforçando a segurança escolar
L
Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Pedido feito pelo vereador Cebinho foi levado pela parlamentar à Seduc após vendaval danificar cobertura, colocando em risco alunos e comunidade.
L
Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Parlamentar solicitou ao Governo de Rondônia e ao DER reparos estruturais e instalação de guarda-corpo em ponte usada por moradores e produtores rurais.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Acompanhamento do vereador Márcio Pacele reforça importância da obra de drenagem no bairro Lagoa, que busca reduzir alagações e melhorar infraestrutura.
L
Câmara aprova realização de concurso público

Câmara aprova realização de concurso público

Vagas de analista e técnico legislativo na Câmara dos Deputados serão preenchidas por meio de novo concurso, autorizado por Hugo Motta.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação antidrogas resulta em prisões em Ji-Paraná

Operação antidrogas resulta em prisões em Ji-Paraná

Ação deflagrada pelo Departamento Antidrogas da Polícia Civil prendeu um foragido e apreendeu diversas porções de entorpecentes no município.
12
Motociclista se fere após frenagem brusca em Jaru

Motociclista se fere após frenagem brusca em Jaru

Uma mulher perdeu o controle de sua moto e caiu após evitar colisão com outro veículo, recebendo atendimento do Corpo de Bombeiros.
10
Homem fica ferido em acidente na zona rural de Theobroma

Homem fica ferido em acidente na zona rural de Theobroma

Um homem sofreu lesões graves, incluindo suspeita de fratura, após um acidente na Linha 605, sendo resgatado e levado para o hospital.
14
Homem é preso por tentar matar enteado em RO

Homem é preso por tentar matar enteado em RO

Acusado agrediu a esposa e pisoteou a cabeça de seu filho de 3 anos, que está em estado grave após sofrer traumatismo craniano.
16
Ciclista fica ferido após ataque de cão em Jaru

Ciclista fica ferido após ataque de cão em Jaru

Homem foi mordido por uma cadela enquanto pedalava em via pública e a dona do animal foi localizada pela Polícia Militar.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de falecimento: José Martins

Nota de falecimento: José Martins

O cortejo sairá às 08h00 do dia 14/09/2025, rumo ao Cemitério Santo Antônio.
L
Alunos são capacitados em oficina gratuita de fotografia criativa em Vilhena

Alunos são capacitados em oficina gratuita de fotografia criativa em Vilhena

Projeto ofereceu aulas práticas e teóricas para jovens de bairros periféricos, com bolsa de incentivo.
L

Requerimento da Licença Ambiental: EDUARDO MARQUEZ MOURA MONTEIRO DE BARROS

Licença Ambiental de Médio Porte – LAMP , Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação
L

Recebimento da Licença Ambiental: JOTA ALVES COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 225 SOL/DLA
L
Diagnóstico de violência sexual online é lançado no Brasil

Diagnóstico de violência sexual online é lançado no Brasil

Estudo do Governo Federal mapeia avanços e desafios no combate à violência sexual online contra crianças e adolescentes, ressaltando a necessidade de novas regulamentações.
L
STF valida fim automático de auxílio-doença do INSS

STF valida fim automático de auxílio-doença do INSS

Supremo Tribunal Federal decidiu por unanimidade que o Instituto Nacional do Seguro Social poderá definir o fim do benefício sem a necessidade de nova perícia médica.
L
Ladrão é preso após furto na rodoviária de Jaru

Ladrão é preso após furto na rodoviária de Jaru

Um homem foi detido pela Polícia Militar após ser perseguido pela vítima que gritava “pega ladrão” na região da rodoviária do município.
10
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.