QUINTA-FEIRA, 20/11/2025

Em destaque

Modelo mais econômico de IA pode gerar oportunidades para o Brasil

Lançado pela China, assistente virtual DeepSeek tem código aberto

Por ALEX RODRIGUES* - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Modelo mais econômico de IA pode gerar oportunidades para o Brasil
REUTERS/DADO RUVIC/ILLUSTRATION/PROIBIDA REPRODUÇÃO

Lançado há algumas semanas, o assistente virtual (chatbot) DeepSeek já é apontado por alguns especialistas como um marco na história do desenvolvimento da inteligência artificial (IA). O modelo chinês promete reduzir os custos de produção, treinamento e implantação de novos modelos de IA se comparados aos investimentos feitos por seus principais concorrentes, principalmente os estadounidenses, como o ChatGPT e o Gemini Ultra.

Segundo especialistas ouvidos pela Agência Brasil, o sucesso da startup chinesa ao apostar em um sistema menos dependente de infraestrutura de ponta, com uma arquitetura computacional mais econômica e, ainda assim, capaz de entregar resultados semelhantes ao dos concorrentes, pode transformar os parâmetros de desenvolvimento de sistemas de IA, desafiando a hegemonia das grandes empresas de tecnologia e gerando oportunidades para países em desenvolvimento. Incluindo o Brasil.

“O grande diferencial do DeepSeek é que, enquanto os modelos das empresas norte-americanas dependem de hardware avançado, de chips de última geração, os desenvolvedores chineses alcançaram resultados impressionantes usando equipamentos supostamente menos sofisticados, menos potentes. Graças ao desenvolvimento de algoritmos inovadores”, afirmou em entrevista à Agência Brasil o cientista de inteligência artificial Rodrigo Clemente Thom de Souza, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) .

“Essa abordagem quebra a hegemonia norte-americana e estimula outros países, como o Brasil, a utilizarem modelos como esse na forma de plataforma-base para, talvez, desenvolver soluções adaptadas a nossas próprias necessidades”, acrescentou Souza, destacando que o DeepSeek opera com código aberto. O que significa que desenvolvedores do mundo inteiro podem aprimorar seu código-fonte e criar versões ainda mais avançadas, ao contrário dos sistemas de código fechado, nos quais apenas os detentores dos direitos autorais conseguem acessar o conjunto de instruções usados pelos programadores para criar o software.

“Com os códigos proprietários protegidos, são necessários muito mais tempo e recursos para alguém alcançar um marco já estabelecido por terceiros. Já com o código aberto, esse marco se torna mais acessível, e outros atores podem participar do aprimoramento do que já foi apresentado. Para o Brasil, para os desenvolvedores brasileiros, essa pode ser uma oportunidade de trabalhar a partir de um patamar muito melhor, podendo correr atrás de desenvolver múltiplas plataformas que contemplem objetivos próprios, como, por exemplo, algoritmos treinados com mais dados em língua portuguesa ou com mais aspectos da realidade brasileira”, comentou Souza, assegurando que, além de colaborarem em projetos internacionais, muitos profissionais brasileiros participam ativamente de importantes pesquisas acadêmicas e do desenvolvimento de novos produtos.

“Há inúmeras oportunidades, mas o país tem que estar de olho nas mudanças que estão ocorrendo. E aproveitar o conhecimento disponível, mirando naquilo que acha que será estrategicamente vantajoso para nós, brasileiros. Precisamos de mais investimentos para desenvolvermos a parte de hardware, incluindo semicondutores, componentes eletrônicos e equipamentos computacionais, mas talvez essa questão não tenha tanto peso quanto acreditávamos, conforme a DeepSeek está apontando. Qualquer que seja o caso, quanto mais capacidade de hardware tivermos, mais preparados estaremos para os próximos passos. Então, as duas coisas têm que caminhar em conjunto, mas acredito que, neste momento, o ponto mais favorável ao Brasil é o desenvolvimento de software [programas]”, pontuou Souza.

Diretor do Departamento de Engenharia de Computação da Universidade de Taubaté (Unitau), Dawilmar Guimarães de Araújo concorda com a tese de que brasileiros podem se valer do código-fonte do DeepSeek para desenvolver plataformas de IA com foco em dados e necessidades locais, beneficiando o Brasil.

“Para mim, o fato [de a DeepSeek] abrir o código é bastante oportuno, pois alavanca a ideia de podermos criar outras [plataformas de] IA. Para isso, precisamos entender o ponto onde estamos e decidir para onde queremos ir. Nossas startups precisam de mais investimentos [públicos e privados]. E nossos governantes precisam entender a importância dos investimentos sérios em tecnologia. Capacidade [para termos nossa própria DeepSeek] eu acredito que nós temos. Basta seriedade nos investimentos”, afirmou Araújo.

Para o coordenador do MBA de Negócios Digitais da Fundação Getulio Vargas (FGV), André Miceli, ainda não é possível afirmar que o código-aberto ditará o futuro do desenvolvimento da inteligência artificial. “Ainda tem muita coisa para acontecer antes que possamos ser taxativos nas análises”, ponderou Miceli, referindo-se ao fato de que, dias após lançar seu chatbot com enorme sucesso, o próprio DeepSeek apresentou uma versão melhorada do Janus, seu gerador de imagens com emprego de inteligência artificial. E a também chinesa AliBaba disponibilizou o Qwen 2.5, seu modelo de IA, que a companhia afirma ser superior a todos os outros assistentes digitais disponíveis no mercado.

“Todas as expectativas, de repente, foram redesenhadas. Aparentemente, não vamos precisar de tanta energia, de tantos recursos computacionais e de tanto dinheiro quanto imaginávamos. Com isso, outras empresas, de diferentes segmentos, devem lançar suas próprias soluções de IA, específicas para determinados fins. E as próprias big techs [estadounidenses] vão acabar estudando o [código do] DeepSeek e, em alguma instância, replicando parte do que os desenvolvedores chineses conseguiram fazer. Ou seja, acredito que teremos uma estrutura de funcionamento de IA diferente da que imaginávamos. E que, se a DeepSeek começar a ganhar muito volume, o governo dos Estados Unidos intervirá nesse jogo. Afinal, o desenvolvimento da IA é algo maior do que a competição entre organizações. É uma questão geopolítica”, concluiu Miceli.

Em entrevista à CNN, no último dia 30, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, comentou o assunto, assegurando que o Brasil planeja desenvolver seus próprios modelos de inteligência artificial a fim de promover bem-estar social e melhorar serviços públicos.

“O aspecto mais importante dessa nova tecnologia [DeepSeek R1] é mostrar que o volume de recursos necessários para competir em IA não é inalcançável para países como o nosso”, disse a ministra.

Em nota, o ministério destacou que o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), lançado em agosto de 2024, durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, prevê um investimento da ordem de R$ 23 bilhões até 2028 para “consolidar o Brasil como um ator relevante no cenário global de IA”, especialmente no setor público.

Uma das iniciativas-chave para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento em IA no Brasil é a estruturação do Instituto de Inteligência Artificial do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), ao qual caberá identificar as necessidades dos pesquisadores e da comunidade científica na área de inteligência artificial, além de organizar eventos, treinamentos e facilitar a participação do Brasil em iniciativas internacionais.

O PBIA também prevê a expansão do supercomputador Santos Dumont, do LNCC. A expectativa, segundo a pasta, é que o aparelho se torne um dos cinco maiores do mundo, promovendo o desenvolvimento de um modelo de linguagem próprio em português (LLM).

“Com o PBIA e a adoção de IA em diversas áreas, o Brasil vai demonstrar que está pronto para enfrentar os desafios globais e garantir que a inteligência artificial seja uma aliada no desenvolvimento do país. O governo brasileiro busca modernizar serviços públicos, promover inclusão social, combater desigualdades e preservar empregos. A IA, nesse contexto, não é apenas uma ferramenta tecnológica, mas um meio de transformação social e econômica, sempre com foco no bem-estar da população”, sustenta o ministério, na nota.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Justiça Federal mantém a prisão de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master

Justiça Federal mantém a prisão de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master

O banqueiro Daniel Vorcaro teve pedido de habeas corpus negado em Brasília após ser preso na Operação Compliance Zero por suspeita de fraudes no sistema financeiro e prejuízo de R$ 17 bilhões.
L
Racismo no trabalho soma 30% dos casos no Brasil

Racismo no trabalho soma 30% dos casos no Brasil

O levantamento da plataforma Jusbrasil, que analisou mais de 4,8 mil decisões jurídicas de 2025, revela que o ambiente profissional é o principal palco de denúncias de discriminação.
L
Incêndio atinge Blue Zone do pavilhão da COP30 em Belém

Incêndio atinge Blue Zone do pavilhão da COP30 em Belém

As chamas começaram no espaço de negociação da Conferência da ONU sobre o Clima; não há registro de feridos, mas as atividades foram suspensas.
L
Jorge Messias diz receber com honra indicação ao STF

Jorge Messias diz receber com honra indicação ao STF

O atual Advogado-Geral da União foi escolhido pelo presidente Lula para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso, e afirma ter fé e humildade para demonstrar o preenchimento dos requisitos.
L

Ponto & Contraponto entrevista a veterinária Marisa Lobo Martins e debate saúde, comportamento e responsabilidade com os pets

No Ponto & Contraponto, a médica veterinária Marisa Lobo Martins explica como funciona a dermatologia animal, alerta sobre doenças como leishmaniose e sinomose e reforça a responsabilidade dos tutores no cuidado diário de cães e gatos.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Intoxicação por metanol provoca 16 óbitos no Brasil

Intoxicação por metanol provoca 16 óbitos no Brasil

O novo boletim do Ministério da Saúde confirma o aumento para 16 do número de vítimas fatais por intoxicação por metanol e registra 62 casos confirmados no país.
L
Porto Velho Luz inicia programação de Natal neste sábado no Parque da Cidade

Porto Velho Luz inicia programação de Natal neste sábado no Parque da Cidade

Abertura oficial do Porto Velho Luz acontece às 19h, com presença do prefeito Léo Moraes, e reúne música, atrações infantis e atividades culturais organizadas pela Funcultural.
L

IFRO projeta R$ 82 milhões em investimentos para o próximo ano e abre 3.704 vagas: Confira entrevista exclusiva com o Reitor no Giro News

Em entrevista ao Giro News, o reitor Moisés José Rosa Sousa apresenta obras concluídas, novos campi, 3.704 vagas para 2026 e projetos que aproximam o IFRO da população de todo o estado.
L

COP30, 19/11: Brasil pressiona por acordo antecipado; coalizão de 80+ países cobra roteiro para fim dos fósseis

Lula e Guterres intensificam negociações em Belém; Brasil apresenta protagonismo em temas-chave e busca convergência global.
L

Coluna Social Marisa Linhares: reconhecimentos nacionais e eventos de destaque movimentam Rondônia

Premiações em São Paulo, Brasília e Cacoal valorizam a GWM Mega Motors, o Sicoob Fronteiras e o setor de arquitetura, arte e decoração, reforçando a força econômica e cultural do estado.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Câmara não foi informada sobre viagem de Ramagem aos EUA

Câmara não foi informada sobre viagem de Ramagem aos EUA

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado por trama golpista, foi filmado em Miami e não comunicou sua saída do país à Presidência da Casa.
L
Lula indica Jorge Messias para ministro do STF

Lula indica Jorge Messias para ministro do STF

O atual Advogado-Geral da União foi formalmente escolhido pelo presidente para a vaga de Luís Roberto Barroso e deve passar por sabatina no Senado.
L
Pensão para filhos de vítimas de feminicídio deve começar a ser paga em dezembro

Pensão para filhos de vítimas de feminicídio deve começar a ser paga em dezembro

Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, informou que o benefício de um salário mínimo é uma “reparação mínima do Estado” para órfãos e dependentes menores de 18 anos.
L
Mendes suspende julgamento de governador do Acre no STJ por 15 dias

Mendes suspende julgamento de governador do Acre no STJ por 15 dias

Gladson Cameli, afastado do cargo por suspeita de corrupção, teve a ação suspensa por decisão do ministro do STF para garantir o acesso da defesa a relatórios do Coaf.
L
Atletas policiais de Rondônia recebem homenagem em sessão solene na Assembleia Legislativa

Atletas policiais de Rondônia recebem homenagem em sessão solene na Assembleia Legislativa

Voto de louvor proposto pela deputada Dra. Taíssa reconhece 27 atletas que representaram o estado em competição internacional
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Jovem morre afogado em tanque no bairro Green Park em Ronônia

Jovem morre afogado em tanque no bairro Green Park em Rondônia

Adolescente desapareceu após entrar na água com amigos que fugiram sem pedir ajuda.
18
Motorista escapa da morte ao se abaixar quando carreta boiadeira é atingida por tiros na BR-364, próximo de Vilhena

Motorista escapa da morte ao se abaixar quando carreta boiadeira é atingida por tiros na BR-364, próximo de Vilhena

Ataque a bala aconteceu próximo à Colônia dos Mineiros, em Comodoro.
14
Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

A equipe da Força Tática flagrou Alexsander com invólucros de maconha escondidos na caixa de entrega durante patrulhamento na cidade.
16
Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

A ação da Força Tática do 7° BPM prendeu Joice Souza Santos e André Luiz em uma boca de fumo no Setor 11, onde foram apreendidas porções de maconha.
16
 Polícia estoura boca de fumo em distribuidora e prende traficante durante ação do sgt Machado

 Polícia estoura boca de fumo em distribuidora e prende traficante durante ação do sgt Machado

A operação do setor 14 prendeu um traficante em uma distribuidora usada como boca de fumo e apreendeu drogas no bairro Socialista.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump assina lei para divulgar arquivos sobre Jeffrey Epstein

Trump assina lei para divulgar arquivos sobre Jeffrey Epstein

O presidente dos EUA, Donald Trump, sancionou a legislação que ordena a liberação dos documentos do Departamento de Justiça sobre a investigação do agressor sexual, apesar de ter se oposto à medida anteriormente.
L
Curta-metragem Ela Mora Logo Ali representa Rondônia em eventos da Amazônia e na COP30

Curta-metragem Ela Mora Logo Ali representa Rondônia em eventos da Amazônia e na COP30

Produção selecionada para a Mostra Pachamama e para a Ecoa+Fiinsa reforça a relevância do curta-metragem Ela Mora Logo Ali e o impacto das políticas culturais de Rondônia.
L
Rondônia conquista 4 medalhas de ouro e 1 prata no primeiro dia das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo

Rondônia conquista 4 medalhas de ouro e 1 prata no primeiro dia das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo

Atletas rondonienses brilham no atletismo e garantem cinco medalhas no primeiro dia de disputas.
L
Ação educativa e serviços de trânsito serão oferecidos pelo Governo de RO neste sábado, 22, e domingo, 23

Ação educativa e serviços de trânsito serão oferecidos pelo Governo de RO neste sábado, 22, e domingo, 23

Atendimentos incluem orientações, entrega de CNHs e informações sobre ciclomotores.
L
Shows movimentam os quatro dias da Agrotec 2025

Shows movimentam os quatro dias da Agrotec 2025

Confira os artistas que irão se apresentar.
L
Trânsito terá mudanças no entorno do Parque da Cidade durante programação de Natal em Porto Velho

Trânsito terá mudanças no entorno do Parque da Cidade durante programação de Natal em Porto Velho

Semtran inicia operação nesta sexta-feira (21) para organizar fluxo de veículos e reforçar segurança de pedestres.
L
Prefeitura entrega área revitalizada na Praça Aluízio Ferreira e reforça opções de lazer para famílias de Porto Velho

Prefeitura entrega área revitalizada na Praça Aluízio Ferreira e reforça opções de lazer para famílias de Porto Velho

A inauguração traz playgrounds separados por idade, piso emborrachado, acessibilidade e iluminação reforçada para segurança dos visitantes
L
Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Produção rondoniense “Há Sinais”, dirigida por Édier William e produzida por Chicão Santos, será exibida no dia 27 de novembro no Tapiri, com entrada gratuita.
L
FACER recebe Voto de Louvor da Assembleia Legislativa durante sessão solene em Guajará-Mirim

FACER recebe Voto de Louvor da Assembleia Legislativa durante sessão solene em Guajará-Mirim

A FACER foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Rondônia com um Voto de Louvor que reconhece sua atuação no fortalecimento do empreendedorismo e da economia do Estado.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.