DOMINGO, 16/11/2025

Em destaque

Modelo mais econômico de IA pode gerar oportunidades para o Brasil

Lançado pela China, assistente virtual DeepSeek tem código aberto

Por ALEX RODRIGUES* - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Modelo mais econômico de IA pode gerar oportunidades para o Brasil
REUTERS/DADO RUVIC/ILLUSTRATION/PROIBIDA REPRODUÇÃO

Lançado há algumas semanas, o assistente virtual (chatbot) DeepSeek já é apontado por alguns especialistas como um marco na história do desenvolvimento da inteligência artificial (IA). O modelo chinês promete reduzir os custos de produção, treinamento e implantação de novos modelos de IA se comparados aos investimentos feitos por seus principais concorrentes, principalmente os estadounidenses, como o ChatGPT e o Gemini Ultra.

Segundo especialistas ouvidos pela Agência Brasil, o sucesso da startup chinesa ao apostar em um sistema menos dependente de infraestrutura de ponta, com uma arquitetura computacional mais econômica e, ainda assim, capaz de entregar resultados semelhantes ao dos concorrentes, pode transformar os parâmetros de desenvolvimento de sistemas de IA, desafiando a hegemonia das grandes empresas de tecnologia e gerando oportunidades para países em desenvolvimento. Incluindo o Brasil.

“O grande diferencial do DeepSeek é que, enquanto os modelos das empresas norte-americanas dependem de hardware avançado, de chips de última geração, os desenvolvedores chineses alcançaram resultados impressionantes usando equipamentos supostamente menos sofisticados, menos potentes. Graças ao desenvolvimento de algoritmos inovadores”, afirmou em entrevista à Agência Brasil o cientista de inteligência artificial Rodrigo Clemente Thom de Souza, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) .

“Essa abordagem quebra a hegemonia norte-americana e estimula outros países, como o Brasil, a utilizarem modelos como esse na forma de plataforma-base para, talvez, desenvolver soluções adaptadas a nossas próprias necessidades”, acrescentou Souza, destacando que o DeepSeek opera com código aberto. O que significa que desenvolvedores do mundo inteiro podem aprimorar seu código-fonte e criar versões ainda mais avançadas, ao contrário dos sistemas de código fechado, nos quais apenas os detentores dos direitos autorais conseguem acessar o conjunto de instruções usados pelos programadores para criar o software.

“Com os códigos proprietários protegidos, são necessários muito mais tempo e recursos para alguém alcançar um marco já estabelecido por terceiros. Já com o código aberto, esse marco se torna mais acessível, e outros atores podem participar do aprimoramento do que já foi apresentado. Para o Brasil, para os desenvolvedores brasileiros, essa pode ser uma oportunidade de trabalhar a partir de um patamar muito melhor, podendo correr atrás de desenvolver múltiplas plataformas que contemplem objetivos próprios, como, por exemplo, algoritmos treinados com mais dados em língua portuguesa ou com mais aspectos da realidade brasileira”, comentou Souza, assegurando que, além de colaborarem em projetos internacionais, muitos profissionais brasileiros participam ativamente de importantes pesquisas acadêmicas e do desenvolvimento de novos produtos.

“Há inúmeras oportunidades, mas o país tem que estar de olho nas mudanças que estão ocorrendo. E aproveitar o conhecimento disponível, mirando naquilo que acha que será estrategicamente vantajoso para nós, brasileiros. Precisamos de mais investimentos para desenvolvermos a parte de hardware, incluindo semicondutores, componentes eletrônicos e equipamentos computacionais, mas talvez essa questão não tenha tanto peso quanto acreditávamos, conforme a DeepSeek está apontando. Qualquer que seja o caso, quanto mais capacidade de hardware tivermos, mais preparados estaremos para os próximos passos. Então, as duas coisas têm que caminhar em conjunto, mas acredito que, neste momento, o ponto mais favorável ao Brasil é o desenvolvimento de software [programas]”, pontuou Souza.

Diretor do Departamento de Engenharia de Computação da Universidade de Taubaté (Unitau), Dawilmar Guimarães de Araújo concorda com a tese de que brasileiros podem se valer do código-fonte do DeepSeek para desenvolver plataformas de IA com foco em dados e necessidades locais, beneficiando o Brasil.

“Para mim, o fato [de a DeepSeek] abrir o código é bastante oportuno, pois alavanca a ideia de podermos criar outras [plataformas de] IA. Para isso, precisamos entender o ponto onde estamos e decidir para onde queremos ir. Nossas startups precisam de mais investimentos [públicos e privados]. E nossos governantes precisam entender a importância dos investimentos sérios em tecnologia. Capacidade [para termos nossa própria DeepSeek] eu acredito que nós temos. Basta seriedade nos investimentos”, afirmou Araújo.

Para o coordenador do MBA de Negócios Digitais da Fundação Getulio Vargas (FGV), André Miceli, ainda não é possível afirmar que o código-aberto ditará o futuro do desenvolvimento da inteligência artificial. “Ainda tem muita coisa para acontecer antes que possamos ser taxativos nas análises”, ponderou Miceli, referindo-se ao fato de que, dias após lançar seu chatbot com enorme sucesso, o próprio DeepSeek apresentou uma versão melhorada do Janus, seu gerador de imagens com emprego de inteligência artificial. E a também chinesa AliBaba disponibilizou o Qwen 2.5, seu modelo de IA, que a companhia afirma ser superior a todos os outros assistentes digitais disponíveis no mercado.

“Todas as expectativas, de repente, foram redesenhadas. Aparentemente, não vamos precisar de tanta energia, de tantos recursos computacionais e de tanto dinheiro quanto imaginávamos. Com isso, outras empresas, de diferentes segmentos, devem lançar suas próprias soluções de IA, específicas para determinados fins. E as próprias big techs [estadounidenses] vão acabar estudando o [código do] DeepSeek e, em alguma instância, replicando parte do que os desenvolvedores chineses conseguiram fazer. Ou seja, acredito que teremos uma estrutura de funcionamento de IA diferente da que imaginávamos. E que, se a DeepSeek começar a ganhar muito volume, o governo dos Estados Unidos intervirá nesse jogo. Afinal, o desenvolvimento da IA é algo maior do que a competição entre organizações. É uma questão geopolítica”, concluiu Miceli.

Em entrevista à CNN, no último dia 30, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, comentou o assunto, assegurando que o Brasil planeja desenvolver seus próprios modelos de inteligência artificial a fim de promover bem-estar social e melhorar serviços públicos.

“O aspecto mais importante dessa nova tecnologia [DeepSeek R1] é mostrar que o volume de recursos necessários para competir em IA não é inalcançável para países como o nosso”, disse a ministra.

Em nota, o ministério destacou que o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), lançado em agosto de 2024, durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, prevê um investimento da ordem de R$ 23 bilhões até 2028 para “consolidar o Brasil como um ator relevante no cenário global de IA”, especialmente no setor público.

Uma das iniciativas-chave para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento em IA no Brasil é a estruturação do Instituto de Inteligência Artificial do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), ao qual caberá identificar as necessidades dos pesquisadores e da comunidade científica na área de inteligência artificial, além de organizar eventos, treinamentos e facilitar a participação do Brasil em iniciativas internacionais.

O PBIA também prevê a expansão do supercomputador Santos Dumont, do LNCC. A expectativa, segundo a pasta, é que o aparelho se torne um dos cinco maiores do mundo, promovendo o desenvolvimento de um modelo de linguagem próprio em português (LLM).

“Com o PBIA e a adoção de IA em diversas áreas, o Brasil vai demonstrar que está pronto para enfrentar os desafios globais e garantir que a inteligência artificial seja uma aliada no desenvolvimento do país. O governo brasileiro busca modernizar serviços públicos, promover inclusão social, combater desigualdades e preservar empregos. A IA, nesse contexto, não é apenas uma ferramenta tecnológica, mas um meio de transformação social e econômica, sempre com foco no bem-estar da população”, sustenta o ministério, na nota.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil e Moçambique celebram 50 anos de relações diplomáticas com visita de Lula

Brasil e Moçambique celebram 50 anos de relações diplomáticas com visita de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará a Maputo em 24 de novembro, após a cúpula do G20, para reforçar a cooperação em áreas como saúde, agricultura e educação. Em 2024, o intercâmbio comercial entre os países somou US$ 40,5 milhões.
L
Parque Nacional da Tijuca promove feira de ciências focada em peixes e riachos

Parque Nacional da Tijuca promove feira de ciências focada em peixes e riachos

O evento gratuito “Re-conhecendo nosso rio” ocorre neste sábado (15) em parceria com a UFRJ e o ICMBio. A iniciativa visa educar o público sobre a rica e desconhecida fauna de peixes e crustáceos dos rios que nascem na maior floresta urbana do mundo.
L
Governo de RO defende Brasil digno no Dia da Proclamação da República

Governo de RO defende Brasil digno no Dia da Proclamação da República

No Dia da Proclamação da República, o Governo de Rondônia reforça que responsabilidade fiscal, transparência e trabalho contínuo são essenciais para um Brasil mais digno.
L
ARDPV percorre mais de 35 bairros e moradores relatam melhora na coleta de lixo

ARDPV percorre mais de 35 bairros e moradores relatam melhora na coleta de lixo

Fiscalização da ARDPV reforça monitoramento da coleta de lixo em Porto Velho e mostra avanço no serviço, após dias de atrasos na capital.
L

Direto da Marcha pelo Clima na COP 30, News Rondônia registra ato com povos tradicionais e autoridades

Durante a COP 30 em Belém, o correspondente Carlos Caldeira registrou a Marcha Global pelo Clima, que reuniu povos tradicionais, organizações sociais e autoridades como Marina Silva e Sonia Guajajara, reforçando debates sobre justiça climática e transição ambiental.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Tamara Show leva a força da cultura de Guajará-Mirim para o Rondônia Reality Show 2025

A carismática representante do Boi Bumbá e da dança folclórica entra no reality com emoção, orgulho da sua história e apoio da cultura do Elo da Fronteira.
L

Carlos Daniel, o Daniel Moraes, entra no Rondônia Reality Show 2025 para conquistar o público com autenticidade e jogo limpo

Influenciador de Porto Velho promete entretenimento, entrega total e busca reconhecimento dentro e fora da casa, reforçando que não será planta no reality.
L

João Vitor, influenciador de Pimenta Bueno entra no Rondônia Reality Show 2025 para mostrar seu jeito autêntico

João Vitor busca crescer na internet, promete não ser planta e manter o equilíbrio no jogo, mas avisa que o público também pode conhecer seu lado mais firme dentro da casa.
L

Fique ligado! A partir deste domingo, o News Rondônia traz a você cobertura 24 horas do reality show “Casa de Vidro”, versão Porto Velho

O programa do influenciador Fabio Schinayder conquistou o público em Candeias do Jamary e já gera expectativa para superar a primeira versão de um reality show de confinamento da capital rondoniense.
L
Vias ilegais perto da BR-319 avançam em áreas protegidas na Amazônia

Vias ilegais perto da BR-319 avançam em áreas protegidas na Amazônia

Estudo do Observatório BR-319 revelou a existência de mais de 2.240 km de estradas clandestinas que cruzam unidades de conservação e 1.297 km em territórios indígenas. A ação criminosa facilita o desmatamento e a mineração na região.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L

POLÍTICA

Lula afirma que mobilização da Cúpula dos Povos tornou COP30 possível 

Lula afirma que mobilização da Cúpula dos Povos tornou COP30 possível 

Presidente destaca papel dos movimentos sociais na construção da agenda climática 
L
STF mantém condenação de Bolsonaro e rejeita recursos no caso da trama golpista 

STF mantém condenação de Bolsonaro e rejeita recursos no caso da trama golpista 

Primeira Turma confirma pena de 27 anos e abre caminho para execução definitiva 
L
Brasil e Moçambique celebram 50 anos de parceria e Lula prepara nova visita 

Brasil e Moçambique celebram 50 anos de parceria e Lula prepara nova visita 

Relação bilateral inclui cooperação histórica e comércio de US$ 40,5 milhões 
L
Marcha pelo Clima reúne 70 mil pessoas e transforma Belém em palco da força amazônica 

Marcha pelo Clima reúne 70 mil pessoas e transforma Belém em palco da força amazônica 

Ato paralelo à COP30 pede decisões efetivas contra a crise climática 
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Governo negocia compra da Uniron por R$ 67 milhões e cenário político de Rondônia vive semana de tensões

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Governo negocia compra da Uniron por R$ 67 milhões e cenário político de Rondônia vive semana de tensões

Negociação do novo Heuro movimenta a palavra-chave “Governo de Rondônia” e marca início de uma semana decisiva no Estado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Foragido é preso ao pilotar moto roubada durante patrulhamento do BPTAR

Foragido é preso ao pilotar moto roubada durante patrulhamento do BPTAR

Suspeito foi detido na Rua Ponta Negra; veículo tinha registro de roubo
14
Suspeito de ataque ao Rondoniaaovivo é preso após tentativa de homicídio na zona Leste

Suspeito de ataque ao Rondoniaaovivo é preso após tentativa de homicídio na zona Leste

Evandro B. C. foi detido com pistola 9mm; vítima, de 45 anos, também tinha mandado em aberto.
16
Funcionária da Caixa é suspeita de fraudes em contas de clientes

Funcionária da Caixa é suspeita de fraudes em contas de clientes

PF investiga prejuízo de R$ 500 mil causado por alterações irregulares em cadastros
12
Briga entre homens por causa de amiga termina com ferido e dupla detida em Porto Velho 

Briga entre homens por causa de amiga termina com ferido e dupla detida em Porto Velho 

Confusão ocorreu em bar no bairro Socialista; um dos envolvidos precisou de atendimento médico 
12
Suspeito não aceita fim do relacionamento e é preso após agredir ex-mulher em Porto Velho 

Suspeito não aceita fim do relacionamento e é preso após agredir ex-mulher em Porto Velho 

Jovem de 25 anos foi detido após violência doméstica e ameaças de morte 
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Skem Kika na Latinha promete dança, entretenimento e jogo limpo no Rondônia Reality Show 2025

Carismática e explosiva, a participante garante que não será planta, promete causar e lembra que já venceu até programa da Eliana.
L

Djheness entra no Rondônia Reality Show 2025 para jogar firme e realizar o sonho de expandir seu delivery de açaí

Aos 22 anos, o microempreendedor busca visibilidade, promete não ser planta e conta com a torcida do público para transformar seu negócio em um ponto físico.
L

Fernanda Mota entra no Rondônia Reality Show 2025 trazendo intensidade, garra e vontade de vencer

Aos 22 anos, a nail designer promete entrega total, diversão e um jogo marcado pela intensidade que considera sua maior marca.
L

Nathiane Santos, a caminhoneira de Campo Novo do Parecis, chega ao Rondônia Reality Show 2025 com garra e autenticidade

Aos 45 anos, Nathiane promete alegria, entrega total e a chance de mostrar sua verdadeira personalidade enquanto busca o prêmio máximo do reality.
L

Abnner Assunção entra no Rondônia Reality Show 2025 com foco total na vitória e sangue nos olhos

Empreendedor, coreógrafo e dançarino promete competitividade máxima na casa de vidro, determinado a conquistar o prêmio do reality.
L

Michele Gustavo entra no Rondônia Reality Show 2025 para mostrar sua verdadeira essência e conquistar o público

Cantora e estudante de enfermagem promete jogo limpo, entrega total e conexão com o público enquanto busca o prêmio dentro da casa.
L

Lylian Silva entra no Rondônia Reality Show 2025 decidida a causar e mostrar quem realmente é

A influenciadora promete jogar firme, evitar o papel de planta e revelar sua verdadeira personalidade dentro da casa, sem medo de confrontos.
L
Raoni encerra Cúpula dos Povos com apelo por continuidade da luta 

Raoni encerra Cúpula dos Povos com apelo por continuidade da luta 

Líder indígena pede união contra destruição ambiental e conflitos 
L
Rayssa Leal vence etapa do Rio do STU Pro Tour pela quinta vez 

Rayssa Leal vence etapa do Rio do STU Pro Tour pela quinta vez 

Skatista brasileira confirma favoritismo na Barra da Tijuca 
L
Pix chega aos cinco anos movimentando quase R$ 30 trilhões e domina pagamentos no país 

Pix chega aos cinco anos movimentando quase R$ 30 trilhões e domina pagamentos no país 

Meio criado pelo Banco Central se consolida como ferramenta essencial para brasileiros e empresas 
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.