SEXTA-FEIRA, 05/12/2025
Publicidade

Em destaque

Advogados defendem indenização pelo Estado a vítimas de enchentes

Argumento é a teoria do risco administrativo

Por FLÁVIA ALBUQUERQUE - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Advogados defendem indenização pelo Estado a vítimas de enchentes
CBMSC/DIVULGAÇÃO

A administração pública tem o dever de indenizar as vítimas de enchentes que sofreram danos, já que normalmente a responsabilidade do Estado segue a teoria do risco administrativo, ou seja, não é necessário provar que houve culpa ou dolo por parte da prefeitura ou governo estadual ou federal. O entendimento é do advogado especialista em Direito do Consumidor Daniel Garroux, que adianta ainda que a resposta mais provável da administração pública pode ser que as chuvas que causaram os alagamentos e estragos foram inevitáveis e imprevisíveis.

“Embora a chuva seja inevitável, as consequências da chuva poderiam ter sido evitadas se a cidade tivesse, por exemplo, um plano de drenagem. São Paulo não tem! E vemos prédios sem parar. Então, não tem nada de imprevisível nos locais onde sempre vemos enchentes. Além disso, ano a ano, vemos o painel do clima da ONU [Organização das Nações Unidas] alertando para o fato de que os eventos extremos se tornarão cada vez mais intensos, frequentes, e que as cidades precisam se preparar”, afirmou.

Sem citar nenhuma gestão específica, Garroux entende que as autoridades já deveriam estar preparando a capital paulista para esses eventos climáticos. Mas, segundo o advogado, [o poder público] caminha no sentido oposto ao fragilizar a cidade, tornando o solo cada vez mais impermeável pela verticalização promovida, sobretudo nos bairros com forte especulação imobiliária.

“Aí a responsabilidade da administração ficaria configurada pela omissão, por não tomar os cuidados necessários para evitar que essa extensão dos danos ocorresse”, explicou.

Para Garroux, uma das possibilidades para buscar reparação para os prejuízos intensos é entrar com ações individuais no Juizado Especial ou na Justiça comum, ou coletivamente, com um grupo de pessoas que se unem para defender os mesmos direitos. Recomenda ainda entrar com uma ação civil pública, mas nesse caso ele diz que é preciso uma entidade legitimada ou uma associação que já funcione há mais de um ano para intermediar o processo.

“Pode-se obrigar o Estado a indenizar os prejuízos ou mesmo a tomar as providências necessárias para que os alagamentos não se repitam. E as pessoas precisam saber que elas têm direito a serem reparadas pelos prejuízos e que a administração tem que responder, não pode se omitir. E que é uma obrigação da administração drenar e fazer o manejo das águas pluviais. A população tem que reivindicar isso, e acredito que a função do Judiciário também deva ser essa”.

A diretora Jurídica do Instituto de Defesa do Consumidor e do Contribuinte (IDC), Renata Abalem, concorda com a tese do advogado, e ressalta o caso do Rio Grande do Sul, que depois das enchentes do ano passado registrou mais de 5 mil ações protocoladas até junho de 2024 por entidades de defesa do cidadão, associações e Ministério Público pedindo indenização à administração pública.

“A quantidade de ações judiciais contra o estado e os municípios é tão grande, que o CNJ [Conselho Nacional de Justiça] criou até um painel sobre o tema. O site do Tribunal de Justiça de lá disponibilizou um assunto no PJe [Processo Judicial Eletrônico] para facilitar o cadastramento das ações”.

Renata observa que a grande maioria das ações segue o viés da falta de prevenção, de um plano de contingência, de manutenção na infraestrutura, da omissão do poder público quanto à parte técnica e subjetiva para tratar da enchente, e a falta de alertas efetivos para a população.

“As ações estão acontecendo às centenas, e são vários pedidos por danos morais, danos materiais. Na maioria das ações, principalmente nas coletivas e nas civis públicas, é [apresentado] uma grande quantidade de documentos, de alegações técnicas. E a partir do momento que existem provas com relação a isso, o governo vai ter que responder pelos danos que ele causou pela negligência, pela omissão e demais situações”, disse.

Para Renata, há ainda um outro ponto de vista que é a responsabilização do governo pela falha na assistência aos cidadãos, a demora ou a insuficiência de assistência para as vítimas, como falta de abrigo, falta de água, falta de atendimento médico. “Por exemplo, nós vimos aquela cena da água entrando no metrô em São Paulo. Aquilo mostra insuficiência na assistência daquelas pessoas. Deveria haver um plano de contingência para retirar aquelas pessoas dali. E será que aquelas pessoas que ficaram à mercê da água suja fizeram exames médicos, tomaram remédios para prevenir ou para já remediar uma possibilidade de doenças? O governo providenciou isso?”, destacou.

O diretor executivo do Idec, Igor Britto, também se baseia no exemplo do Rio Grande do Sul, para que as vítimas de enchentes sejam ressarcidas, onde as decisões do Tribunal de Justiça foram baseadas no entendimento de que a responsabilidade por danos em várias regiões, cidades e vários bairros é do poder público.

Segundo ele, a lógica da responsabilidade do Estado para determinadas situações nunca foi uma coisa simples de definir, motivo pelo qual o STF [Supremo Tribunal Federal] toma decisões em processos que demoram para ser julgados, discutindo essas questões específicas.

“Nós não temos uma lei federal específica para isso, mas nós temos um artigo na nossa Constituição que diz que o Estado responde pelas ações ou omissões de seus agentes públicos. O STF já consolidou que essa responsabilidade é objetiva, ou seja, o cidadão não tem que ficar provando qual o agente do Estado que agiu com negligência ou imprudência e não tomou as providências devidas. Em tese, o cidadão não tem que provar quem deixou de agir. Mas o problema é que o cidadão atingido ainda tem que comprovar uma relação entre a enchente e algo que o poder público deveria ter feito”, explica.

Britto ressaltou que em alguns locais essa situação é difícil de ser comprovada, mas em outros, como áreas onde alagamentos são recorrentes, é muito fácil. Nesses casos, os tribunais do país entendem que a responsabilidade do Estado está mais do que evidente, porque sabe-se que todo ano aquilo acontecerá.

“O que é inadmissível é as autoridades saberem que aquela população está em risco de enchente e não tomarem nenhuma medida, permitindo que todo ano se repita. E o que está tornando isso mais complexo é que o risco das enchentes está ficando mais grave, mais alto, com a cidade inteira sendo atingida”.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cantata Natalina inédita acontece neste domingo (7) no Prédio do Relógio

Cantata Natalina inédita acontece neste domingo (7) no Prédio do Relógio

Evento de Natal em Porto Velho terá Cantata Natalina apresentada por alunos das escolas de música, com orquestra, coral e show holográfico, marcando o acender das luzes no Prédio do Relógio.
L
Relatórios de Acompanhamento do Plano Diretor reforçam transparência em Porto Velho

Relatórios de Acompanhamento do Plano Diretor reforçam transparência em Porto Velho

Documentos com dados de 2023 e 2024 orientam debates da 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor, fortalecendo a participação e a transparência no planejamento urbano de Porto Velho.
L
Adoção cresce, mas abandono ainda preocupa e mobiliza ações da Sema

Adoção cresce, mas abandono ainda preocupa e mobiliza ações da Sema

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) intensifica fiscalizações e usa ferramentas como o Siapets para combater o abandono de animais, que é crime, e incentivar a adoção responsável na capital.
L
ARDPV reforça diálogo com passageiros e amplia acesso à Ouvidoria via adesivos em ônibus

ARDPV reforça diálogo com passageiros e amplia acesso à Ouvidoria via adesivos em ônibus

Agência de Regulação de Porto Velho (ARDPV) instala adesivos informativos em toda a frota de ônibus, garantindo canal direto com a Ouvidoria e incentivando a fiscalização cidadã no transporte coletivo.
L
Ecobueiros reduzem alagamentos em Porto Velho

Ecobueiros reduzem alagamentos em Porto Velho

Ampliação de ecobueiros, que filtram o lixo nas bocas de lobo, deve reduzir significativamente os alagamentos em Porto Velho
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Yago Costa e Mayter Luter

Yago Costa e Mayter Luter, da I.S Bartender’s, que vêm colecionando títulos, reconhecimento nacional e se consolidando como referência em coquetelaria de eventos.
L
Congresso exige exame toxicológico para motoristas categorias A e B

Congresso exige exame toxicológico para motoristas categorias A e B

O Parlamento derrubou um veto presidencial e estendeu a obrigatoriedade do exame toxicológico para a primeira habilitação de motoristas das categorias A e B; a derrubada ocorreu durante a apreciação da LDO.
L
Dino proíbe repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Dino proíbe repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Ramagem

O ministro Flávio Dino, do STF, acatou pedido do PSOL e proibiu a liberação de cerca de R$ 80 milhões em emendas parlamentares para os deputados Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem, que estão nos Estados Unidos.
L
Lula pede fim da escala 6x1 e redução da jornada de trabalho no Conselhão

Lula pede fim da escala 6×1 e redução da jornada de trabalho no Conselhão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) que discuta a redução da jornada de trabalho. Em reunião em Brasília, ele defendeu o fim da escala 6 por 1 e a adoção de medidas mais duras contra o feminicídio.
L

Giro News: Ronaldo Bianchi e os Sabores Artesanais que Estão Conquistando Porto Velho

Um programa imperdível para quem valoriza o agro, a gastronomia e o empreendedorismo local.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Haddad diz que governo deverá registrar menor inflação da história

Haddad diz que governo deverá registrar menor inflação da história

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em reunião do Conselhão que o Brasil terá a menor inflação da história nos quatro anos do atual mandato, destacando a conciliação entre baixa nos preços e o menor índice de desemprego.
L
Marinho pede debate sobre escala 6x1 e financiamento de sindicatos

Marinho pede debate sobre escala 6×1 e financiamento de sindicatos

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou da II Conferência Nacional do Trabalho em São Paulo, onde citou a necessidade de debater o fim da escala 6 por 1 e a garantia de condições financeiras decentes para que os sindicatos possam atuar.
L
Haddad condiciona apoio financeiro aos Correios a plano de recuperação

Haddad condiciona apoio financeiro aos Correios a plano de recuperação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que qualquer auxílio financeiro aos Correios será concedido somente após a aprovação de um plano de reestruturação para a estatal, garantindo o respeito ao arcabouço fiscal.
L
Cristiane Lopes anuncia início da construção da torre 5G em Extrema

Cristiane Lopes anuncia início da construção da torre 5G em Extrema

Deputada celebra avanço histórico em conectividade para o distrito
L
Indígenas celebram remarcação de julgamento do Marco Temporal

Indígenas celebram remarcação de julgamento do Marco Temporal

Organizações indígenas, como a APIB e a Coiab, comemoraram a decisão do STF de realizar o julgamento do marco temporal de forma presencial na próxima quarta-feira (10), mas exigem participação plena e transparência.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF faz operação contra suspeito de vazar conteúdo íntimo de mulheres

PF faz operação contra suspeito de vazar conteúdo íntimo de mulheres

Homem mantinha relacionamentos virtuais e distribuía fotos e vídeos sem consentimento das vítimas, inclusive no exterior
14
Polícia Civil prende acusado de abuso sexual em Porto Velho

Polícia Civil prende acusado de abuso sexual em Porto Velho

Operação da DEPCA na capital de Rondônia resulta na prisão de homem investigado por abuso sexual de adolescentes; eletrônicos são apreendidos para perícia digital.
16
Visitante é presa tentando entrar com drogas em presídio

Visitante é presa tentando entrar com drogas em presídio

Polícia Penal prende mulher em flagrante após equipamento de segurança detectar corpo estranho na região da pelve em procedimento de entrada no sistema prisional.
10
Denarc faz maior apreensão de drogas sintéticas e prende traficante

Denarc faz maior apreensão de drogas sintéticas e prende traficante

Agentes do Departamento de Narcóticos prenderam Roberto A. G. P. (43) no bairro Aponiã, em Porto Velho. A ação resultou na maior apreensão de drogas sintéticas do estado neste ano, com 5.000 comprimidos de Ecstasy.
14
Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Acidente ocorreu na Rua Teresina com a T-3, no Segundo Distrito. O motociclista tentou desviar de um pedestre distraído e perdeu o controle, causando a queda do casal que foi socorrido pelo Samu.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CANARY GOLD MINERACAO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE MEDIO PORTE LAMP
L
Semagric leva mutirão de emissão do CAF à zona rural e facilita acesso dos agricultores

Semagric leva mutirão de emissão do CAF à zona rural e facilita acesso dos agricultores

Ação itinerante da Semagric na Estrada dos Periquitos aproximou a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) da zona rural, garantindo o acesso dos agricultores às políticas públicas e crédito.
L

Requerimento da Licença Ambiental: HELISUL TAXI AEREO LTDA

Licença Ambiental Previa, Licença Ambiental de instalação e a Licença Ambiental de Operação
L
Prefeitura de Jaru abre processo seletivo com vagas para diversos cargos

Prefeitura de Jaru abre processo seletivo com vagas para diversos cargos

Inscrições começam na segunda-feira (08) e são gratuitas
L
Nota de pesar: Raimunda Arruda Brandão

Nota de pesar: Raimunda Arruda Brandão

Amante do artesanato, Raimunda expressava sua sensibilidade e dedicação por meio das mãos criativas. Devota da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Vila Tupi, ela se destacou pela fé e espiritualidade, sendo exemplo para toda a comunidade.
L
Caixa e Sicredi registram instabilidade em aplicativos nesta quinta-feira

Caixa e Sicredi registram instabilidade em aplicativos nesta quinta-feira

Usuários relatam dificuldades para acessar serviços digitais
L
Professor com TEA denuncia ameaça de morte e possível capacitismo em escola estadual de Porto Velho

Professor com TEA denuncia ameaça de morte e possível capacitismo em escola estadual de Porto Velho

Professor com TEA denuncia ameaça de morte e possível capacitismo em escola estadual de Porto Velho
L
Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha Folião Vira Árvore no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha Folião Vira Árvore no IFRO Calama

Iniciativa plantará cerca de 2 mil mudas para regeneração urbana e fortalecimento da biodiversidade
L
Campanha Natal Sem Fome segue com arrecadações no Porto Velho Shopping até 31 de dezembro

Campanha Natal Sem Fome segue com arrecadações no Porto Velho Shopping até 31 de dezembro

Iniciativa solidária busca superar 12 toneladas de alimentos arrecadados em Rondônia
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.