SEGUNDA-FEIRA, 08/09/2025
Publicidade
SICRED

Coluna Opinião de primeira – Mentira, omissão, versões longe da realidade: o triste caminho do fim da nossa mídia perante a opinião pública

Perguntinha - Você concorda ou acha que ainda é pouco o número de multas aplicadas, com a prisão de 21 motoristas por dirigirem embriagados, apenas em algumas horas da noite de sábado para domingo, no centro de Porto Velho?

Por Sergio Pires

Publicado em 

Coluna Opinião de primeira - Mentira, omissão, versões longe da realidade: o triste caminho do fim da nossa mídia perante a opinião pública - News Rondônia

Há algo de muito podre rondando redações, noticiário de rádios, TV e alguns sites, obviamente se ressalvando as exceções de sempre. A parcialidade chegou a um tal ponto que assistir a um telejornal, ouvir um noticiário de rádio, ler um texto de alguma notícia na internet, em alguns casos chega a dar vergonha ao leitor e, não raras vezes, ânsia de vômito. Mentiras descaradas, versões longe da realidade, números exagerados para cima ou para baixo, dependendo de quem é o freguês; metamorfoses de criminosos que se tornam santos ou vice e versa, sempre dependendo para que lado a mentira é aplicada, estão acabando com todo o crédito que ainda poderia haver no jornalismo brasileiro, que já foi um dos mais respeitados do mundo. Os exemplos são imensos e a queda de audiência ou de leitores é notória. Um dos telejornais mais importantes da TV brasileira, o da Globo News, tem hoje audiência caminhando para o traço, ou seja, perto do zero. A “conquista” foi pela falta de respeito com o telespectador, pelas opiniões capciosas dos comentaristas e pelas mentiras deslavadas divulgadas tanto neste quanto no governo passado.

Neste final de semana, mais um show, um espetáculo doentio e malandro da maioria da grande mídia! Noticiou-se, com alarde, que “o governo fascista” de Donald Trump havia deportado pelo menos 100 brasileiros, todos coitados e pior, muitos deles desceram algemados do voo que os trouxe de volta. Zero informação de que, nos últimos quatro anos, sob Joe Biden, os americanos mandaram de volta ao Brasil nada menos do que 7.200 imigrantes ilegais. Só nos últimos dois anos, 3.660 deportados. Em todos os casos, a maioria dos que chegavam ao país, vinham algemados. “Esqueceram” de informar que os condenados por qualquer crime nos Estados Unidos chegam algemados, porque esta é a lei naquele país. Todos os voos vindos do governo Biden (este último foi sob Trump, mas as deportações já haviam sido decididos pelo governo anterior) foram “esquecidos”. A mídia quer mudar a história para criar a sua. Por isso, há uma luta insana para acabar com as redes sociais. Não fossem elas, a única versão seria dos mentirosos que usam da sua profissão para enganar o povo.

O caso mais ridículo foi de um condenado a cinco anos de prisão, tratado por alguns telejornais como “pobre coitado”, que viveu 35 anos nos Estados Unidos e agora foi expulso. “Esqueceram” de dizer que o sujeito participava de uma quadrilha de lavagem de dinheiro e que foi condenado a uma pena de cinco anos de cadeia. Para quem só assistiu aos telejornais e não se informou pelas redes sociais, o homem é um injustiçado, quase um herói. Vai acabar, segundo ironizou a vereadora Zoe Martínez, de São Paulo, “sendo convidado para ocupar algum ministério”! Tachar de vergonhoso este tipo de jornalismo é pouco!

POR ENQUANTO, CONFÚCIO NÃO SERÁ MINISTRO, MAS ASSUMIRÁ POSTO IMPORTANTE NA MESA DIRETORA DO SENADO

Ministério ou um dos cargos mais importantes na mesa do Senado? Enquanto a maioria dos políticos do norte lutam para ter algum espaço (até porque a ampla maioria representa o eleitorado conservador, que predomina por aqui) o senador Confúcio Moura está cada vez mais em alta. Cotado para assumir um Ministério do governo Lula (há quem diga que seu sonho seria comandar a Educação, mas este parece um sonho distante) o que é certo é que o senador rondoniense deve mesmo ocupar uma das principais secretarias do Senado da República, numa ampla negociação para eleger Davi Alcolumbre, numa eleição que deve acontecer em pleno sábado, dia 1º de fevereiro. Nos bastidores da política, ouve-se que Confúcio deverá ocupar a 2ª secretaria, das mais importantes do poder. O único rondoniense que ocupou uma cadeira na Mesa do Senado, até hoje, foi Ernandes Amorim, que chegou à 4ª secretaria.

Depois dos dois vice-presidentes, as primeira e segunda secretarias são as mais importantes funções da Mesa. Eles também fazem parte da Comissão Diretora, órgão que trata das questões administrativas, de toda a organização e do funcionamento do alto Parlamento. Também é a Comissão Diretora que examina os requerimentos de tramitação conjunta com a Câmara, dando a Redação final. Confúcio torna-se mais poderoso, depois de ser o gestor do Orçamento Anual da Infraestrutura do país, quando destinou milhões de reais para obras em Rondônia. Muito perto do Governo, ele é, hoje, o mais poderoso político rondoniense em Brasília.

NEM MUDANÇAS, NEM ORÇAMENTO: QUESTÕES NEVRÁLGICAS NO GOVERNO AINDA ESTÃO INDEFINIDAS

A calma pode ser só aparente. Da porta para dentro, há muita coisa acontecendo no Palácio do Governo. Um experiente servidor fez este comentário, que sintetiza o momento de turbulências internas e de mudanças importantes, que estão sendo preparadas pelo governador Marcos Rocha, na sua equipe. Da porta para fora, silêncio. Da porta para dentro, reuniões, decisões, preparação para as mudanças e análise de como elas serão recebidas. Tem ainda outra questão importante. O Governo aguarda, ansioso, que a LDO, apelidada de Orçamento, seja assinada pela Assembleia Legislativa, o que deveria ter acontecido até o final desta terça-feira, mas ainda não havia ocorrido. A aprovação aconteceu há uma semana, mas não do jeito que o Palácio Rio Madeira/CPA queria. Os deputados impuseram algumas emendas ao Orçamento, incluindo algumas, como exemplo, que tiram poderes do Detran, como comentou uma fonte deste blog. Os deputados negam isso e garantem que as emendas apenas ajudarão o Estado. Mas então, qual o problema? A questão é que o Orçamento de mais de 17 bilhões e 200 milhões não chegou às mãos do Governador, para sanção e o começo da utilização dos valores autorizados. Tudo só começa a valer quando a lei orçamentária for sancionada.

A troca na Casa Civil está confirmada? Fontes do gabinete de Rocha garantem que sim. Mas este é um ponto nevrálgico, que vai exigir negociações políticas e muito jogo de cintura do Governador. Tudo isso passa pelos projetos para 2026. Rocha vai ser candidato ao Senado e Sérgio Gonçalves, neste desenho, será Governador por pelo menos seis meses. Sérgio é irmão de Júnior. Ou seja, será necessário enfrentar muitas turbulências, até que a rearrumação da equipe seja feita. Nas últimas semanas, todas as informações são de bastidores. Não havia nada de oficial, ao menos até a noite da terça, dia 28, mas as movimentações palacianas seguem intensas. Até porque Marcos Rocha e seu governo, até agora, não desmentiram uma única informação, por exemplo, publicada neste blog, sobre as mudanças na sua equipe.

PASSAGEIROS TEMIAM QUE GASOLINA EXPLODISSE AVIÃO, MAS FOI APENAS UM SUSTO NO VOO ATÉ PORTO VELHO

Houve realmente algum perigo foi só uma espécie de paranoia coletiva ou o que realmente aconteceu no voo da Azul de Belo Horizonte a Porto Velho, nesta semana? Alguns passageiros que desceram no aeroporto internacional Jorge Teixeira, na Capital, gravaram vídeos afirmando que passaram momentos de terror na viagem. Uma passageira relatou que houve temor de alguma explosão a bordo, pelo fortíssimo cheiro de combustível que estavam sentindo quem estava nas últimas cadeiras da aeronave. O avião começava a andar em direção à pista de decolagem, no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, quando o tumulto começou. Vários passageiros começaram a gritar, temerosos que o avião pudesse pegar fogo. O comandante ouviu e a decolagem foi suspensa. O avião voltou à área de estacionamento e foi informado aos passageiros que nada de irregular tinha sido detectado. Não havia motivos para que a viagem não prosseguisse e quem não quisesse seguir, poderia desembarcar.

Foi avisado que quem deixasse o voo, poderia ficar até uma semana esperando outra aeronave, pela raridade dos aviões que chegam e saem de Porto Velho. Desceram umas 30 pessoas. Pouco depois, pelo menos a metade retornou ao avião. A demora de tudo isso bateu em quase três horas de atraso. O voo decolou normalmente e chegou sem qualquer problema, depois de mais de três horas e meia. Um médico e sua esposa, que estavam a bordo, confirmaram que, na verdade, não notaram qualquer problema. Mas os vídeos de gente chorosa e assustada, tiveram milhares de visualizações nas redes sociais.

VEREADOR ATACA, FAZ NOTA DE REPÚDIO E RECEBE RÉPLICA DURA DE REPRESENTANTE DOS SERVIDORES DA SAÚDE

O primeiro rolo envolvendo vereadores e a administração do prefeito Léo Moraes começou neste final de semana. Recém eleito, o vereador Dr. Devanildo Santana foi visitar uma unidade de saúde, a José Adelino, no bairro Ulysses Guimarães. Em vídeos postados nas redes sociais, Santana denuncia que foi impedido de usar suas atribuições de vereador, fiscalizando o local, por funcionários que ali trabalham. O próprio Santana publicou notas de repúdio às interferências que seu trabalho teria sofrido. A réplica veio também num duro vídeo, no mesmo nível das críticas do vereador, feito por Joel da Enfermagem, que tratou de falar em nome dos seus colegas servidores e dos que trabalham na Unidade José Adelino, entre as quais a esposa dele. Num longo depoimento, Joel atacou o vereador, perguntando, por exemplo, porque o Dr. Santana, então um dos assessores mais próximos ao ex-prefeito Hildon Chaves, “nada fez, nada fiscalizou”, quando poderia tê-lo feito na administração anterior.

A verdade é que houve exagero nos depoimentos. Santana, ávido por mostrar serviço e dizer a seus eleitores que está trabalhando até nos finais de semana, à noite, se ofendeu por não ter recebido as informações que achava que mereceria receber e entrar num posto de saúde. O vídeo de Joel Enfermeiro também endureceu o caldo, fazendo duros ataques ao edil e ao governo passado, embora alguns questionamentos sejam, realmente, passíveis de um debate mais profundo. O episódio mostrou que Léo Moraes pode enfrentar uma oposição na Câmara que seu antecessor não enfrentou. O importante, contudo, é lembrar que a nova administração começou há menos de 30 dias e que recém está começando a organizar a saúde. E que o novo Prefeito decretou, esta semana, estado de emergência na saúde.

A CRUELDADE TEM SEU PREÇO: ENVOLVIDOS NO BRUTAL ASSASSINATO DE UM PM TAMBÉM ESTÃO MORTOS!

Até que enfim, os bandidos estão perdendo. Pelo menos em Rondônia. Vários deles, que ousaram enfrentar a PM e nossas forças de segurança, estão com o CPF cancelado. Neste domingo, pelo menos três criminosos envolvidos na morte do PM Fábio Martins, foram localizados pela polícia. Reagiram, tentando matar os PMs da guarnição. Dois deles foram mortos na troca de tiros e um terceiro estava hospitalizado, também baleado. O trio, que faz parte de uma organização criminosa que dominava o Orgulho do Madeira, é suspeito no envolvimento direto da execução do PM, que era morador daquele conjunto habitacional popular. Eles foram ajudados por duas mulheres (uma delas foi presa no Acre e trazida para Porto Velho) que armaram a cilada, enquanto os assassinos aguardavam para matar o policial a sangue frio, com vários tiros na cabeça. Aliás, foi a ação da PM nos conjuntos habitacionais, devolvendo apartamentos invadidos pelas facções, depois de expulsos os verdadeiros proprietários, que causou a reação da bandidagem.

Até agora, foram presos vários bandidos, incluindo pelo menos dois chefões do crime que se entregarem, com medo de morrer. Quando armados e ameaçando pessoas pobres e indefesas, são a coragem personificada. Quando correm risco, apressam-se a pedir socorro (um deles teve apoio da Comissão dos Direitos Humanos da OAB) e se entregarem. A ordem do governador Marcos Rocha ao secretário de segurança, o Coronel Felipe Vital, é que para que as ações policiais não parem, até restabelecida a ordem e a lei. Finalmente, a polícia está ganhando!

LULA NÃO É DILMA E PEDIDO DE IMPEACHMENT QUE JÁ TEM 95 ASSINATURAS, TENDE A DAR EM NADA…

Obviamente não vai acontecer nada, até porque já não é o mais o Congresso que decide, mas sim o, no STF parceiro do governo do PT. Mesmo assim, a oposição se assanha com um pedido de impeachment do presidente Lula, que já cooptou, até a terça -feira, algo em torno de 95 assinaturas. São necessárias pelo menos 171 apoiadores, ou seja, faltavam ainda mais 76 deputados, para que o processo pudesse andar na Câmara Federal. A acusação é a mesma que cassou Dilma: uma pedalada fiscal e irregularidades apontadas pelo TCU no programa Pé de Meia, que pretende distribuir mais de seis milhões de reais, com recursos que não estavam programados no Orçamento. Pelo menos cinco dos oito deputados daqui já assinaram o pedido: Cristiane Lopes, Sílvia Cristina, Coronel Chrisóstomo, Fernando Máximo e Thiago Flores. Não se sabe se os demais parlamentares vão aderir ao pedido, mas há esta possibilidade. Em todas as ações contra o governo federal, dos rondonienses, apenas o deputado Lebrão tem ficado de fora.

Há chances de que o assunto ande? Muito perto do zero. O impeachment é uma decisão política e, desta vez, não teria o apoio do Supremo, como o teve processo de cassação de Dilma Rousseff. Pelo contrário: podem correr riscos os que assinaram a petição, alertam alguns opositores. Outros acham perda de tempo e pedem para esperar, porque contam que o governo Lula, por tudo o que está acontecendo no país, pode ruir antes de qualquer impeachment. No futuro, veremos quem tem razão

ACABOOOOOUUUU! LÉO MANDA DESATIVAR RADARES E SUSPENDE MILHARES DE MULTAS APLICADAS NA CAPITAL

Não deu outra! Como já havia avisado, o prefeito Léo Moraes mandou desativar os 15 radares colocados para funcionar em meados de dezembro passado, ainda na gestão Hildon Chaves e cancelou todas as multas aplicadas. Não foi surpresa. O novo Prefeito já havia informado que as multas eram ilegais e que o funcionamento dos radares não respeitou a legislação, que determinava uma campanha de orientação aos motoristas e sinalização correta. Léo criou uma Comissão Especial para que analisasse o assunto e, depois de receber os relatórios que, segundo ele, apontam irregularidades na implantação do sistema, ele foi às redes sociais para informar sua decisão. Ele perguntou e avisou: “você sabia que milhares de multas de radar foram aplicadas irregularmente em Porto Velho? Pois é. Isto acaba hoje!”, antes de afirmar que os radares começaram a aplicar mutas cinco dias antes do final do ano, o que ele considerou totalmente ilegal.

O Prefeito avisou também que todos os radares serão analisadas e só voltarão a funcionar depois de cumpridas todas as normas legais. Disse ainda que os limites de velocidade também serão revistos, para não prejudicar o escoamento do trânsito. Há locais da cidade em que a velocidade máximo é de 30 quilômetros por hora, o que um porto-velhense chamou de “velocidade de acompanhamento de enterro”. Léo Moraes quer um trânsito fluindo mais, com mais sinalização e segurança para os motoristas e pedestres. No vídeo, Léo diz que no trânsito de Porto Velho, “você merece respeito e transparência”. As decisões valem desde a segunda-feira.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

RondonCAP Especial da Independência | Sorteio já aconteceu

O sorteio deste domingo, 7/9, foi realizado e distribuiu R$ 250 mil no 4º prêmio, além de 3 prêmios de R$ 10 mil e 40 Giros da Sorte; veja como conferir.
L

Eclipse lunar total, a ‘Lua de Sangue’, ocorre neste domingo

O fenômeno do eclipse lunar total, popularmente conhecido como Lua de Sangue, acontece neste domingo (7)
L

Xenofobia no Parlamento veste terno e gravata

Recentemente, o vereador Mateus Batista, da cidade de Joinville (SC), proferiu declarações que ultrapassam todos os limites do aceitável em uma democracia.
L

A solidão do lugar e o lugar das águas – Parte II

Solidão e lugar se entrelaçam: o silêncio funda pertenças, enraíza identidades e, no tempo lugar de Lívia de Oliveira, transforma o espaço em experiência vivida.
L

A solidão do lugar e o lugar das águas – Parte I

Estigmas e violações silenciam vozes ribeirinhas na Amazônia; modos de vida beiradeiros e saberes ancestrais exigem proteção e políticas públicas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Renault Kwid 2026 revela versatilidade entre cidade e estrada

Modelo compacto mantém eficiência no consumo e traz melhorias em tecnologia e design
L

Nota de pesar: Herundina Bentes de Jesus

Despedida de Herundina Bentes de Jesus, matriarca querida e servidora do IBGE; velório hoje em Porto Velho e sepultamento amanhã no Jardim da Saudade.
L

Mercedes-AMG apresenta o GT2 Edition W16 com 830 cavalos de potência

Modelo exclusivo une engenharia GT e DNA da Fórmula 1 em edição limitada a 30 unidades
L

Giro News | Emival Barbosa detalha expansão, desafios e inovação no varejo elétrico em Rondônia

CEO da Barbosa Materiais Elétricos e Hidráulicos relembra início em 1997, formação de equipe, pressão tecnológica no pós-pandemia e planos para e-commerce.
L

7 de Setembro: O Dia da Independência do Brasil em Perspectiva

Do Período Joanino ao Grito do Ipiranga, como o 7 de Setembro selou a Independência, abriu o Império e virou símbolo nas celebrações cívicas do Brasil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L

POLÍTICA

Jaime Bagattoli homenageia ex-deputado Assis Canuto em sessão no Senado

O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) realizará uma sessão especial no Senado Federal para homenagear o ex-deputado e engenheiro agrônomo Assis Canuto
L
Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Recursos serão aplicados em convênios, serviços especializados, assistência farmacêutica e apoio a prefeituras e hospitais
L
Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Recursos destinados à Motolância, Polícia Mirim e infraestrutura rural fortalecem saúde, cidadania e desenvolvimento local
L
Alex Redano solicita vistorias em estruturas temporárias para garantir acessibilidade em eventos

Alex Redano solicita vistorias em estruturas temporárias para garantir acessibilidade em eventos

Deputado estadual pede que Corpo de Bombeiros e órgãos estaduais fiscalizem palcos e arquibancadas conforme normas da ABNT NBR 9050
L
Projeto de Cristiane Lopes para ampliar voos em Rondônia avança com apoio do ministro

Projeto de Cristiane Lopes para ampliar voos em Rondônia avança com apoio do ministro

PL da deputada Cristiane Lopes busca abertura do mercado aéreo, aumento da concorrência e redução dos preços das passagens no Norte
L
Publicidade

POLÍCIA

VÁRIOS GOLPES: Homem é morto a facadas após bebedeira em casa de amiga

Um homem identificado como José M. V., 30, foi morto a facadas neste domingo (07), na Rua Castelo Branco, distrito de Extrema em Porto Velho
18

Mulher esfaqueia motorista de app após discussão por falta de pagamento

Um motorista de aplicativo foi vítima de tentativa de homicídio no Gama, após ser esfaqueado no pescoço por uma passageira
16

Empresário que morreu em acidente com Porsche havia comprado veículo para uso comercial

Jonas S., de 45 anos, morreu em um acidente de trânsito em Carazinho (RS), duas horas após buscar o Porsche Cayman que havia adquirido para uso comercial em sua empresa esportiva
18

VIOLÊNCIA: Mulher leva corpo do marido morto com tiro na cabeça, até quartel da PM

A mulher disse que o casal estava chegando de carro em casa, quando escutou um barulhos de tiros, em seguida viu o marido caído baleado na cabeça, no entanto devido a escuridão não identificou quem fez os disparos
18

Motorista de aplicativo é indiciado por agredir passageira em Fortaleza

Um motorista de aplicativo de 35 anos foi indiciado pela polícia por agredir uma fisioterapeuta no Bairro Monte Castelo, em Fortaleza
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Risco de queimadas e clima seco permanece alto no interior do país

A Defesa Civil de São Paulo e o Inmet mantêm alertas para risco de queimadas e baixa umidade do ar no interior do país
L

BMW inicia produção do iX3 50 xDrive com tecnologias Neue Klasse

Modelo chega ao mercado com autonomia de até 800 quilômetros e foco em circularidade
L

Mercado pet de luxo cresce, mas exageros podem comprometer a saúde animal

Banhos frequentes, perfumes e acessórios estéticos levantam debate sobre impactos na saúde de cães e gatos
L

Da casa de taipa ao tapiri – poemas de uma grande marcha – II – Por Marquelino Santana

Da caatinga aos seringais, a migração nordestina ressignificou identidades e forjou o seringueiro, marcando a cultura da Amazônia brasileira.
L

Partidos de esquerda protestam contra anistia a golpistas no 7 de setembro

Manifestações de movimentos e partidos de esquerda foram realizadas no feriado da Independência em defesa da soberania nacional e contra a anistia a condenados por atos golpistas
L

Desfile de 7 de setembro em Rondônia reforça união e cidadania

O desfile cívico-militar, que acontece em diversos municípios de Rondônia, celebra a Independência do Brasil e os valores democráticos. O historiador Célio Leandro explica que o evento no estado reflete a forte influência militar e a importância da união familiar
L

Lula exalta soberania e critica “traidores da pátria” em pronunciamento de 7 de setembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da soberania nacional e da união dos brasileiros em seu pronunciamento na véspera do Dia da Independência
L

Romance proibido derruba CEO da Nestlé: detalhes da investigação e dos envolvidos

A saída do CEO global da Nestlé, Laurent Freixe, foi motivada por uma investigação interna que confirmou um relacionamento amoroso com uma subordinada
L
Professora Jane Lúcia conta como a vocação nasceu em projetos comunitários, defende a escuta da criança na escola e alerta para a adultização precoce. Assista à entrevista.

Momento Empresarial | Professora Jane Lúcia fala de infância, docência e proteção da criança

Professora Jane Lúcia fala de infância, docência e o desafio de proteger as crianças
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.