SEGUNDA-FEIRA, 17/11/2025

Em destaque

Cinema deve olhar para violações a indígenas na ditadura, diz diretora

Mostra de Cinema de Tiradentes abre calendário do audiovisual

Por LÉO RODRIGUES - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Cinema deve olhar para violações a indígenas na ditadura, diz diretora
LEO FONTES/UNIVERSO PRODUÇÃO/ DIVULGAÇÃO

Há uma semana, o cinema brasileiro vem comemorando a indicação do filme Ainda Estou Aqui a três categorias do Oscar. O longa-metragem alcançou o feito inédito ao levar para as telas a história da família de Rubens Paiva, deputado federal que teve seu mandato cassado pela ditadura militar e que foi posteriormente torturado e morto.

Inaugurando o calendário do audiovisual brasileiro, a Mostra de Cinema de Tiradentes que ocorre ao longo desta semana na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, se tornou mais um espaço para se debater e se celebrar a conquista. Mas a programação também levou para as telas um filme que, de alguma forma, resgata uma história que realça uma marca pouco conhecida do mesmo regime militar: a violação aos povos indígenas.

“São memórias que o cinema nos dá uma chance de revisitar e que podem assim ser jogadas na cara do povo brasileiro de uma certa forma”, avalia o etnólogo e cineasta Roberto Romero, um dos diretores do documentário Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá.

Exibido no domingo (26), ele aborda o assunto de uma forma lateral. O documentário narra o reencontro de Sueli Maxakali com seu pai Luiz Kaiowá. “Eu não o conheci. Eu tinha seis meses de idade e minha irmã tinha cinco anos quando ele partiu”, conta Sueli, em debate sobre o filme realizado nessa terça-feira (27). Ela também é uma das diretoras do documentário.

Luiz Kaiowá é um indígena Guarani-Kaiowá que chegou, através da Fundação Nacional do Índio (Funai), para trabalhar na terra Maxacali, em Minas Gerais. Ele operava um trator e lá se casou com a mãe de Sueli. No entanto, ele acabou voltando para a terra dos Guarani-Kaiowá em Mato Grosso do Sul.

Tudo aconteceu “no tempo dos soldados” como dizem os indígenas mais velhos que dão seus depoimentos no filme. Eles relatam os maus-tratos a que foram submetidos e o desmatamento, relegando a aldeia a uma porção de terra reduzida que sequer tinha água.

“Boa parte desse território foi dividido durante a ditadura militar. O capitão Manoel dos Santos Pinheiro, que era o sobrinho do governador de Minas Gerais, foi enviado para lá para ser o dono daquela região e fazer o que quisesse. Ele dividiu a terra entre os próprios funcionários do SPI [Serviço de Proteção aos Índios] e depois da Funai”, conta Roberto Romero, lembrando que o militar também atuou para impedir a demarcação.

O filme Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá foi dirigido a oito mãos: além de Sueli Maxacali e Roberto Romero, o quarteto foi composto ainda por Isael Maxakali e Luísa Lanna. Um ônibus levou os Maxacalis até a aldeia Guarani-Kaiowá. Dessa forma, o reencontro entre Sueli e seu pai foi também o momento de uma comunhão entre os dois povos.

Luísa defende que o cinema olhe com mais atenção para a memória que os povos indígenas guardam do período militar. “As atrocidades que aconteceram foram muitas e elas são muito pouco conhecidas pela população de uma forma geral. Mas é importante pontuar que é um buraco que não é só na cinematografia. É na história também,” enfatiza.

Ela vê a possibilidade de uma evolução paralela. “As coisas vão andando juntas. Na medida que a historiografia for reconhecendo, a cinematografia vai reconhecendo. Uma coisa puxa a outra. E assim vai tornando possível que essas histórias sejam contadas e passem a integrar o repertório histórico da população brasileira. Mas, com certeza, acho que ter mais editais dedicados principalmente a autorias indígenas e realizadores indígenas [isso] pode contribuir para resgatar essas memórias.”

Violações

As violações de direitos no regime militar já foram exploradas por diferentes filmes. O Que é Isso Companheiro?, Zuzu Angel, Marighella, O ano em que meus pais saíram de férias e Batismo de Sangue são alguns títulos de referência, ao qual agora se soma Ainda Estou Aqui. No entanto, nenhum deles aborda o que ocorreu com os indígenas.

Alguns livros vêm buscando tirar essas histórias do anonimato. Um dos mais recentes é Tom Vermelho do Verde, lançado em 2022 pelo jornalista e escritor Frei Betto. A obra narra um drama que tem como pano de fundo o massacre dos indígenas Waimiri Atroari durante a abertura de rodovias na Amazônia entre as décadas de 1960 e 1980. Frei Betto, que participou de ações da resistência contra a ditadura, disse em recente entrevista à Agência Brasil que atualmente compreende que os indígenas foram as maiores vítimas da violência empreendida pelos militares.

No cinema, Luísa destaca como um dos trabalhos de referência o filme GRIN – Guarda Rural Indígena, lançado em 2016 sob direção de Roney Freitas e Isael Maxakali. Já no filme Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá, ela observa que essa memória da ditadura aparece de um jeito diferente dos registros produzidos pela cultura ocidental do homem branco. De acordo com a diretora, não é uma memória estanque.

“Ela se constrói a partir das várias histórias que são repassadas pelas falas das pessoas que testemunharam esse momento, que viveram esse momento. Elas vão contando cada uma sua memória, mas também as suas várias percepções dessa história, do que aconteceu. Produzem uma memória que é viva e visível. E ela é acima de tudo criativa e inventiva, nesse sentido de que mais de uma história é sempre melhor do que uma história só”, salienta.

A diretora considera que há uma desconstrução da ideia de uma história voltada para a uma busca por uma verdade única e universal. Através dos depoimentos do filme, segundo ela, são apresentadas vivências e percepções individuais.

Resistência

Os Maxakalis formam um povo com cerca de três mil pessoas vivendo na região do Vale do Mucuri em Minas Gerais, dividida em aldeias que ocupam pequenos territórios. Na maioria delas, não tem rio e a paisagem de Mata Atlântica foi substituída por pasto. O filme documenta também a luta liderada por Sueli e Isael para retomada de um novo território para cerca de 100 famílias. Em uma das cenas, uma placa é pintada para demarcar o local.

“Antes de eu viajar para conhecer meu pai, eu queria deixar meu povo mais à vontade. Pintamos a placa para saber que ali está o meu povo”, conta Sueli. Para Roberto Romero, ao colocar o filme como parte do processo de retomada, os Maxakalis o transformam em um instrumento de resistência. Ele destaca ainda a decisão de gravar o documentário todo em idioma indígena. São faladas as línguas dos dois povos retratados: Maxakalis e Guarani-Kaiowás.

“Os Maxacalis perderam tudo de concreto, digamos assim. Mas preservaram a memória das palavras. Eles lembram os nomes de todos os animais da Mata Atlântica mesmo não convivendo com eles há décadas. E essas palavras são faladas como histórias, como narrativas. E também são cantadas. E a gente tenta mostrar isso no filme: que os cantos são parte vida social, da vida cotidiana. Para quase tudo se canta”, diz o diretor.

Para Isael Maxakali, preservar o idioma é uma das principais motivações para fazer filme. “É para não apagar o nosso histórico. Eu gosto de fazer filme também para que o Brasil possa conhecer nossa linguagem”, afirma.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alckmin defende na COP30 ação climática guiada por ciência e solidariedade

Alckmin defende na COP30 ação climática guiada por ciência e solidariedade

O vice-presidente Geraldo Alckmin discursou na abertura da plenária de alto nível em Belém, destacando a necessidade de o Brasil deixar o legado de erradicação do desmatamento ilegal e a implementação de mapas de ação para a transição energética.
L
Semana final da COP30 é aberta com reunião de ministros em busca de consenso

Semana final da COP30 é aberta com reunião de ministros em busca de consenso

Cerca de 160 representantes de alto escalão reúnem-se em Belém para acelerar as negociações climáticas e destravar temas sensíveis, como o financiamento para ações, os parâmetros de adaptação e a implementação de metas globais.
L
MPRO reforça integração no 3º Congresso da Defensoria Pública

MPRO reforça integração no 3º Congresso da Defensoria Pública

Evento celebrou os 31 anos da instituição e destacou cooperação entre órgãos do Sistema de Justiça.
L
TRT-14 debate diversidade e feminismos insurgentes em palestra on-line

TRT-14 debate diversidade e feminismos insurgentes em palestra on-line

Evento destacou saberes do Sul Global e reforçou compromisso com equidade e direitos humanos.
L
Reeducandos realizam ações de limpeza urbana em abrigo infantil e unidade prisional em Porto Velho

Reeducandos realizam ações de limpeza urbana em abrigo infantil e unidade prisional em Porto Velho

Trabalho de reeducandos fortalece reintegração social e contribui para a manutenção de espaços públicos na Capital
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Neve artificial, pista de patinação e passeio de trenzinho estão entre as atrações do Natal no Parque da Cidade, que terá acesso gratuito para toda a população
L
STF publica ata de julgamento e avança rumo à ordem de prisão de Bolsonaro

STF publica ata de julgamento e avança rumo à ordem de prisão de Bolsonaro

A oficialização da rejeição dos primeiros recursos pela Primeira Turma aproxima o ex-presidente da execução da pena de 27 anos por crimes contra a democracia; acórdão deve sair até terça-feira.
L
News Rondônia lança aba interativa com 'curtidas' para medir torcida do Rondônia Reality Show

News Rondônia lança aba interativa com ‘curtidas’ para medir torcida do Rondônia Reality Show

Idealizado por Fábio Schinayder, o primeiro reality show da capital tem casa montada na Avenida Mamoré e inova ao oferecer votação e termômetro de popularidade exclusivos pelo portal de notícias.
L
Candidatos consideram provas do Enem 2025 longas, mas com questões fáceis

Candidatos consideram provas do Enem 2025 longas, mas com questões fáceis

As provas de Ciências da Natureza e Matemática foram encerradas às 18h30 deste domingo, com estudantes relatando cansaço devido ao tempo e à complexidade dos cálculos de algumas questões.
L
Enem 2025: cerca de 70% dos inscritos compareceram nos dois dias de prova

Enem 2025: cerca de 70% dos inscritos compareceram nos dois dias de prova

O resultado preliminar do Inep aponta que a presença de estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio foi de aproximadamente 70%; o gabarito oficial do segundo dia será divulgado na quinta-feira (20).
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L

POLÍTICA

CPMI do INSS cancela sessão após investigados apresentarem atestado e habeas corpus

CPMI do INSS cancela sessão após investigados apresentarem atestado e habeas corpus

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga desvios no INSS suspendeu os trabalhos desta segunda-feira (17) porque o ex-coordenador do INSS, Jucimar Fonseca, usou atestado, e o empresário Thiago Schettini obteve habeas corpus no STF para não depor.
L
Motta mantém votação do projeto antifacção na Câmara apesar de críticas do governo

Motta mantém votação do projeto antifacção na Câmara apesar de críticas do governo

O presidente da Câmara, Hugo Motta, confirmou a votação do PL Antifacção para esta terça-feira (18), mesmo com o Ministério da Justiça alertando para o risco de o texto criar “caos jurídico” e descapitalizar a Polícia Federal.
L
Lula envia ao Congresso novo Plano Nacional de Cultura com foco na base popular

Lula envia ao Congresso novo Plano Nacional de Cultura com foco na base popular

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (17) o envio do novo Plano Nacional de Cultura (PNC) para análise do Congresso; o documento orientará as políticas culturais por 10 anos, com o objetivo de ser “revolucionário” e garantir a participação social.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes entrega sala de capacitação de corte e costura totalmente equipada em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega sala de capacitação de corte e costura totalmente equipada em Guajará-Mirim

A capacitação em corte e costura recebeu novo impulso com a entrega de uma sala completa no CRAS Extensão do Jardim das Esmeraldas.
L
PT sinaliza fortalecimento em Rondônia após Encontro de Mulheres

PT sinaliza fortalecimento em Rondônia após Encontro de Mulheres

Evento em Ji-Paraná elege Alessandra Luna e Risolene Sousa para gestão compartilhada do setorial até 2029.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista fratura a perna em acidente na rotatória da Marechal Rondon

Motociclista fratura a perna em acidente na rotatória da Marechal Rondon

O condutor de um carro utilitário não teria respeitado a preferência da rotatória, atingindo a motocicleta e arremessando a vítima ao solo.
14
Acidente entre motocicletas deixa um condutor gravemente ferido em RO

Acidente entre motocicletas deixa um condutor gravemente ferido em RO

A colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Marechal Rondon com a Rua Menezes Filho; a vítima foi socorrida pelo SAMU com forte trauma na cabeça.
16
Caseiro é encontrado morto em propriedade rural no km 14 da BR-364

Caseiro é encontrado morto em propriedade rural no km 14 da BR-364

Júlio do Espírito Santo Souza estava desaparecido há cerca de dois dias e foi localizado em estado de decomposição; a Perícia Técnica foi acionada para investigar a causa da morte.
18
Motociclista sem habilitação foge da PM e causa perseguição perigosa no bairro Capelasso

Motociclista sem habilitação foge da PM e causa perseguição perigosa no bairro Capelasso

Leoci ignorou a ordem de parada, subiu calçadas e arremessou o capacete contra um policial antes de ser detido após longa perseguição.
10
Polícia Civil de Jaru descarta furto de 88 cabeças de gado; animais foram vendidos pelo filho do produtor

Polícia Civil de Jaru descarta furto de 88 cabeças de gado; animais foram vendidos pelo filho do produtor

O caso, registrado inicialmente como furto na zona rural de Tarilândia, foi esclarecido após o produtor rural descobrir que a comercialização foi feita por um familiar.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACER articula ações e participa do Duelo da Fronteira em Guajará-Mirim

FACER articula ações e participa do Duelo da Fronteira em Guajará-Mirim

Presença da diretoria reforça diálogo institucional e apoio ao desenvolvimento regional.
L
Agência Reguladora e de Desenvolvimento fortalece políticas de inovação e impulsiona setor produtivo

Agência Reguladora e de Desenvolvimento fortalece políticas de inovação e impulsiona setor produtivo

Evento Agrotec 2025 reúne agricultura familiar, agroindústrias e iniciativas tecnológicas no Complexo da EFMM entre 27 e 30 de novembro
L
Nota de pesar: Herlinda Lourdes Almeida del Castilho

Nota de pesar: Herlinda Lourdes Almeida del Castilho

Aposentada, viveu sua vida com uma presença marcante, sempre guiada pela bondade e por uma determinação admirável, qualidades que inspiraram todos ao seu redor.
L
Sebrae reúne equipes nacionais para discutir processos e inovação

Sebrae reúne equipes nacionais para discutir processos e inovação

Encontro em Porto Velho destacou uso de inteligência de dados na gestão de processos.
L

Requerimento da Licença Ambiental: BR LOGISTICA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
L
Reta final da COP30 em Belém discute metas e financiamento climático

Reta final da COP30 em Belém discute metas e financiamento climático

A COP30 entra na fase decisiva, com ministros buscando consenso sobre temas como a Meta Global de Adaptação e a ampliação das NDCs; ausência de “mapas de caminho” para transição e desmatamento gera preocupação.
L

Renovação da Licença Ambiental: SAURA DISTRIBUIDORA COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 610 SOL/DLA
L
Prefeitura intensifica ações para o inverno amazônico e realiza limpeza e desobstrução na avenida Guaporé

Prefeitura intensifica ações para o inverno amazônico e realiza limpeza e desobstrução na avenida Guaporé

Serviço de drenagem, limpeza e poda de árvores integra pacote preventivo da Prefeitura de Porto Velho para reduzir riscos de alagamentos durante o inverno amazônico
L
Rondônia amplia produção de mudas e fortalece restauração ambiental com alinhamento entre governo e municípios

Rondônia amplia produção de mudas e fortalece restauração ambiental com alinhamento entre governo e municípios

Encontro em Rolim de Moura reforça integração técnica, capacitação e troca de experiências para gestão ambiental e aumento da produção de mudas
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.