SÁBADO, 14/03/2026

Em destaque

Pesquisadores dizem que decisões da Meta ameaçam liberdade no Brasil

Especialistas se manifestaram em audiência pública realizada pela AGU

Por LUIZ CLAUDIO FERREIRA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Pesquisadores dizem que decisões da Meta ameaçam liberdade no Brasil
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

Em audiência pública em Brasília (DF), nesta quarta-feira (22), pesquisadores e membros de organizações da sociedade civil manifestaram contrariedade às novas políticas da empresa Meta, que alteraram as formas de moderação e que até permitem a publicação de conteúdos preconceituosos. Representantes das plataformas digitais foram convidados, mas não compareceram. A companhia controla as redes Facebook, Instagram e Whatsapp.

Na audiência pública, realizada pela Advocacia-Geral da União (AGU), os pesquisadores chamaram atenção para o fato que essas políticas aumentam as dificuldades de grupos já vulnerabilizados. A professora Rose Marie Santini, diretora do laboratório de estudos de internet da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirmou que as decisões da empresa de remodelar programas de checagem de fatos e relaxar os trabalhos de moderação sobre a formação de discursos de ódio representam ameaça à sociedade.

Para ela, uma mudança muito significativa anunciada pelo presidente da Meta, Mark Zuckerberg, foi sobre as alterações dos algoritmos, ao decidir quais vozes serão divulgadas e silenciadas. “Esses algoritmos, programados pela curadoria e moderação de conteúdo, operam sem nenhuma transparência sobre a realidade e sobre seus critérios. Não sabemos quais conteúdos são efetivamente moderados”, ponderou.

A professora afirma que a divulgação dos critérios de moderação demonstrou “graves inconsistências”. “Essa opacidade mina a confiança pública na real preocupação da empresa com a liberdade de expressão. Afinal, a liberdade só é efetiva quando acompanhada de transparência”, argumentou.

Para a pesquisadora, esse tipo de moderação permite que se dê liberdade somente às pessoas escolhidas pela empresa. “O discurso das empresas induz a um entendimento de que a censura só poderia vir do Estado. Contudo, na realidade atual, as plataformas digitais se constituem como a principal estrutura de censura dos usuários na internet”.

Ela entende que essas grandes plataformas detêm mais informações sobre seus usuários do que qualquer Estado tem de seus cidadãos. “(As empresas) Usam dados das pessoas, inclusive os sensíveis, para distribuir anúncios personalizados, independente se são legítimos ou não, se contêm crimes de qualquer ordem ou se colocam os usuários em risco”.

Conteúdos sexistas

A professora de direito Beatriz Kira, da Universidade de Sussex, no Reino Unido, avaliou que a prioridade e o engajamento dos algoritmos das plataformas contribuem para a disseminação de conteúdos sexistas e misóginos que não conseguiriam o mesmo impacto não fosse pela internet. “Tecnologias emergentes com inteligência artificial generativa geraram esse cenário, facilitando novas formas de violência”.

Ela cita a divulgação de conteúdos íntimos, como deep nudes, que evidenciam o uso estratégico da necrologia para reforçar a violência de gênero no âmbito político. “Nesse contexto, mudanças recentes nas políticas de discurso de ódio e a reivindicação do sistema de automatização de organização de conteúdo são profundamente preocupantes. Essas mudanças evidenciam a necessidade urgente de um papel mais ativo do Estado na regulação das plataformas digitais”.

Atenção às crianças

O diretor de políticas e direitos das crianças do Instituto Alana, Pedro Hartung, ressaltou que a moderação de conteúdo por parte das plataformas para a proteção de crianças e prevenção de violências não é só uma necessidade, mas também um dever constitucional. “No caso das crianças, já temos a legislação para basear ações de responsabilização objetiva por conduta própria ou ação por omissão das plataformas”, defendeu.

Hartung contextualizou que 93% de crianças e adolescentes usam a internet no Brasil, 71%, o WhatsApp, além de uma expressiva participação no Instagram e TikTok. “Essa é uma internet que não é uma praça pública, mas sim um shopping, que busca por uma economia da atenção, a exploração comercial das crianças”, explicou.

Ele exemplificou que, como parte desse conteúdo prejudicial, houve no Brasil os ataques nas escolas principalmente no ano de 2023. Ele cita que uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) conseguiu avaliar a influência do mundo on-line na radicalização desses adolescentes. “É importantíssimo, para a gente, olhar para a moderação de conduta nas plataformas”.

Outro tema que preocupa em relação à infância, segundo Hartung, é o impacto significativo das publicidades e também do crescimento do trabalho infantil artístico nas redes. “É importante ressaltar que a culpa não pode ser colocada exclusivamente em cima das famílias, mas em empresas”.

Violência contra homossexuais

O presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos, Victor De Wolf, também participou da audiência pública, manifestou que a política de monitoramento da Meta já era equivocada e intolerante. “A gente já vê graves crimes de ódio acontecendo, violações, calúnias e golpes. A nossa comunidade não é incomum”.

No texto da Meta, que aponta uma nova política de moderação, há textualmente a informação que haveria permissão para relacionar doença mental a questões de gênero ou orientação sexual.

“Ainda somos um país que mais persegue a comunidade LGBT, e principalmente travestis e transexuais no mundo. Nós ainda somos o país com mais assassina em qualquer relação de direitos”, contextualizou. Para ele, é necessário que a justiça faça o papel de responsabilizar redes que violem os direitos dos cidadãos. “A anarquia digital proposta por esse grupo de empresários, na verdade, nada mais é do que uma ditadura”, disse.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Troca de advogado de Vorcaro indica possível delação premiada

Troca de advogado de Vorcaro indica possível delação premiada

Mudança na defesa ocorre após STF manter prisão do banqueiro investigado por fraudes no Banco Master.
L
Prefeitura intensifica fiscalização contra outdoors irregulares em Porto Velho

Prefeitura intensifica fiscalização contra outdoors irregulares em Porto Velho

Secretaria de Meio Ambiente alerta que estruturas instaladas sem autorização podem gerar transtornos ambientais, urbanos e no trânsito.
L
Pedágio Free Flow continua obrigatório na BR-364, esclarecem governo e ANTT

Pedágio Free Flow continua obrigatório na BR-364, esclarecem governo e ANTT

Proposta em análise no Contran trata apenas de ajustes tecnológicos no sistema e não prevê suspensão da cobrança da tarifa nas rodovias.
L
Brasil participa de maior reunião da ONU sobre direitos das mulheres

Brasil participa de maior reunião da ONU sobre direitos das mulheres

A 70ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher ocorre em Nova York com foco no combate à violência de gênero e na preservação de avanços legais.
L
Setor de serviços cresce 0,3% em janeiro e iguala patamar recorde

Setor de serviços cresce 0,3% em janeiro e iguala patamar recorde

Segmento atinge nível 20,1% acima do período pré-pandemia; transporte e tecnologia impulsionam resultado, enquanto serviços às famílias recuam.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Saúde aumenta em 15% repasses para hemodiálise no SUS

Saúde aumenta em 15% repasses para hemodiálise no SUS

Medida integra programa Agora Tem Especialistas e busca reduzir tempo de espera por tratamento renal.
L

Sintonia 360 : Lena Assis fala sobre políticas públicas e defesa das mulheres

O público está convidado a acompanhar esse bate-papo especial no Sintonia 360, que trará informações, experiências e propostas que fortalecem a luta pelos direitos das mulheres.
L
Horóscopo de sexta-feira (13): cautela e decisões conscientes

Horóscopo de sábado (14): dia de descanso e equilíbrio

Previsões do horóscopo para 14 de março de 2026 indicam um dia favorável ao descanso, reflexões e conversas sinceras.
L

Povoado Nerd: Luciano Almeida, o Pavarotti, fala sobre capoeira, educação e inclusão social

A proposta mostra como a capoeira pode ir muito além da roda, alcançando famílias, incentivando a inclusão e criando oportunidades para quem precisa de acolhimento, orientação e motivação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereadores aprovam reajuste do piso dos professores em Itapuã do Oeste

Vereadores aprovam reajuste do piso dos professores em Itapuã do Oeste

Atualização salarial segue piso nacional do magistério autorizado pelo governo federal.
L
MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton

MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton

Ação pede R$ 10 milhões em danos morais coletivos após declarações consideradas transfóbicas feitas durante programa de TV.
L
Dra. Taíssa celebra Dia das Mulheres com idosas de Guajará-Mirim em momento de valorização

Dra. Taíssa celebra Dia das Mulheres com idosas de Guajará-Mirim em momento de valorização

Deputada destaca sabedoria e trajetórias de vida durante homenagem na Associação dos Idosos do município
L
Cristiane Lopes destina R$ 800 mil para novo Centro de Diagnóstico da ASSDACO em Cacoal

Cristiane Lopes destina R$ 800 mil para novo Centro de Diagnóstico da ASSDACO em Cacoal

Deputada federal visita obras da associação e garante recursos para compra de equipamentos oncológicos no interior de Rondônia
L

Flávio Bolsonaro pede oração por Jair Bolsonaro após internação

Senador relata preocupação com o estado de saúde do ex-presidente, diz que encontrou o pai abatido e convoca apoiadores para jejum e oração pela recuperação.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado monitorado é preso com poste furtado após denúncia de violência doméstica

Apenado monitorado é preso com poste furtado após denúncia de violência doméstica

Suspeito, que já responde por tráfico, foi localizado após briga de casal e alegou ter comprado o material de iluminação por valor muito abaixo do mercado.
14
"Kanon do CV", foragido da Operação Audácia, é preso em ação da PM na zona leste

“Kanon do CV”, foragido da Operação Audácia, é preso em ação da PM na zona leste

Criminoso de alta periculosidade era alvo de investigação do Ministério Público contra ataques a prédios públicos em Rondônia.
12
BPTAR prende traficante que vendia cocaína misturada com cafeína em condomínio

BPTAR prende traficante que vendia cocaína misturada com cafeína em condomínio

Ação no Residencial Orgulho do Madeira flagra apenado com mais de 1kg de maconha e substâncias para refino de entorpecentes.
10
Mãe, filho e nora são detidos após flagrante de tráfico no centro de Porto Velho

Mãe, filho e nora são detidos após flagrante de tráfico no centro de Porto Velho

Ação do 1º Batalhão no bairro Cai N’água resulta na captura de mãe foragida, nora monitorada e adolescente com porções de crack
10
Jovem é preso com moto adulterada em pátio de supermercado na zona leste

Jovem é preso com moto adulterada em pátio de supermercado na zona leste

Ele alegou aos policiais que realizou a compra através do Marketplace.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economia pode crescer até 1% no primeiro trimestre, diz Haddad

Economia pode crescer até 1% no primeiro trimestre, diz Haddad

Ministro da Fazenda afirma que deixará o cargo na próxima semana para se dedicar a projetos políticos.
L

Requerimento de Outorga: LUIZ MARIA CALENTE

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS.
L
Dólar fecha a R$ 5,32 com tensão no Irã e bolsa recua 0,91%

Dólar fecha a R$ 5,32 com tensão no Irã e bolsa recua 0,91%

Escalada do conflito no Oriente Médio aumenta aversão ao risco e pressiona mercados financeiros.
L
Reajuste do diesel expõe limitações do mercado de combustíveis no Brasil, diz FUP

Reajuste do diesel expõe limitações do mercado de combustíveis no Brasil, diz FUP

Entidade defende Petrobras mais integrada e critica privatizações no setor de refino e distribuição.
L
Porto Velho amplia participação em debates ambientais nacionais

Porto Velho amplia participação em debates ambientais nacionais

Representação do município em agenda realizada em Brasília reforça orientação ao produtor rural e fortalecimento das políticas ambientais.
L
Educação ambiental chega às escolas municipais de Porto Velho

Educação ambiental chega às escolas municipais de Porto Velho

Ação leva atividades educativas sobre preservação e sustentabilidade para estudantes da rede municipal ao longo do mês de março.
L
Projeto Fomenta Cacau fortalece produção de mudas para agricultores

Projeto Fomenta Cacau fortalece produção de mudas para agricultores

Iniciativa prevê a produção de mais de 94 mil mudas que beneficiarão cerca de 85 produtores rurais e incentivarão a diversificação da produção no campo.
L
Chevrolet Onix Activ chega em 2026 como alternativa aos SUVs de entrada

Chevrolet Onix Activ chega em 2026 como alternativa aos SUVs de entrada

Modelo ganha maior altura livre do solo e novos ângulos de ataque
L
Conab lança editais de cursos para agricultores familiares

Conab lança editais de cursos para agricultores familiares

Iniciativa oferece 90 vagas gratuitas em formação tecnológica e técnica voltadas às compras públicas da agricultura familiar.
L