SEGUNDA-FEIRA, 15/09/2025
Publicidade
SICRED

Com 105 mortes em 2024, Brasil é o país que mais mata pessoas trans

País ocupa liderança do ranking de assassinatos há 17 anos

Por MARIANA TOKARNIA – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Com 105 mortes em 2024, Brasil é o país que mais mata pessoas trans
TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL

No ano passado, 105 pessoas trans foram mortas no Brasil. Apesar de o país ter registrado 14 casos a menos que em 2023, o país segue, pelo 17º ano consecutivo, como o que mais mata pessoas trans no mundo. Os dados são do Dossiê: Registro Nacional de Mortes de Pessoas Trans no Brasil em 2024: da Expectativa de Morte a um Olhar para a Presença Viva de Estudantes Trans na Educação Básica Brasileira, da Rede Trans Brasil.

O dossiê, que será oficialmente lançado no próximo dia 29 nas redes sociais da organização, reúne os casos divulgados por meios de comunicação, como internet, redes sociais, jornais e emissoras de televisão, ao longo do ano passado.

A maior parte dos casos, 38%, foi na Região Nordeste, que continua sendo a que mais registra mortes de pessoas trans desde 2022. A Região Sudeste aparece em segundo lugar, com 33% dos assassinatos, seguida pelo Centro-Oeste, com 12,6% dos mortes; pelo Norte, com 9,7%, e Sul, com 4,9% dos casos.

Entre os estados, em números absolutos, São Paulo foi o estado com maior registro de assassinatos: 17. Minas Gerais, com 10 casos, e o Ceará, com 9, aparecem em seguida.

“A queda no número de mortes de pessoas trans em relação a 2023 é um pequeno alívio, mas não podemos ignorar que elas ainda acontecem. Isso reflete como o Brasil está em um processo lento e desigual de mudança. Apesar de avanços em debates públicos e de maior visibilidade, a violência e o preconceito ainda são uma realidade para muitas pessoas trans. Essa trajetória mostra que, embora existam sinais de progresso, a luta está longe de acabar”, diz a secretária adjunta de Comunicação da Rede Trans Brasil, Isabella Santorinne.

A organização é uma das que colaboram com a pesquisa Trans Murder Monitoring, que monitora os assassinatos de pessoas trans e de gênero diverso em nível global. A pesquisa considera os casos registrados até 30 de setembro de cada ano. Em 2024, foi registrado em nível global o maior número de assassinatos, 350 pessoas trans.

Apenas a América Latina e o Caribe reúnem cerca de 70% dos casos, um total de 255. O Brasil lidera o ranking com 106 mortes notificadas no período considerado. Em seguida, estão México (71), Colômbia (25), Equador (14), Honduras (6), Argentina (6), Guatemala (5), Venezuela (4), Cuba (3), Panamá (3), Peru (2), Bolívia (2), Nicarágua (2), Uruguai (1), Porto Rico (1), Chile (1), Guiana (1), Trindade e Tobago (1) e República Dominicana (1).

“É muito contraditório, porque o país que mais consome pornografia trans no mundo é o Brasil e o Brasil também é o país que mais mata pessoas trans, ou seja, as pessoas sentem prazer e desejo pelos nossos corpos, e ao mesmo tempo sentem ódio e repulsa pelos nossos corpos. É muito contraditório”, diz Isabella Santorinne.

Perfil

A maioria das mortes registradas no Brasil é de mulheres trans ou travestis, que correspondem a 93,3% das vítimas. As demais vítimas, 6,7% são homens trans. A maior parte tinha idade entre 26 e 35 anos (36,8%), era parda (36,5%) ou preta (26%) e era trabalhadora sexual.

“Os dados evidenciam e detalham a realidade violenta à qual pessoas trans e travestis são submetidas. Nosso dossiê também revela que a faixa etária média das pessoas mortas era de 26 a 35 anos e elas eram, em sua maioria, pessoas racializadas, incluindo pretas e pardas. Além disso, muitos dos homicídios registrados desde 2016 tiveram como vítima trabalhadoras sexuais que foram assassinadas ou violentadas em seu local de trabalho, as ruas”, enfatiza Isabella.

O levantamento mostra ainda, que a maior parte dos casos, 66%, ainda estava sendo investigada e que, em 34% deles, o suspeito foi preso. Dentre os casos com os devidos registros, os agressores eram companheiros e ex-companheiros, em 14 casos; clientes, em nove; e nove foram de execução com possível envolvimento com dívidas com agiotas, drogas e ligação com organizações criminosas.

As mortes foram, a maioria, por arma de fogo e facada. Os homicídios ocorreram, a maior parte, em vias públicas, seguido pela residência da própria vítima.

O dossiê também analisou o respeito dos meios de comunicação aos nomes das vítimas. No ano passado, 93,3% dos casos foram respeitados e 6,7% trataram as vítimas pelo chamado nome morto, ou seja, o nome pelo qual a pessoa era chamada antes da transição de gênero.

De acordo com Isabella, o dossiê dá visibilidade aos assassinatos e violências cometidas contra pessoas trans no Brasil e ajuda a desenvolver políticas públicas. “Faltam políticas públicas voltadas para a proteção de pessoas trans. Embora existam iniciativas pontuais, elas são insuficientes diante do cenário de exclusão e violência que a população trans enfrenta. É urgente criar ações que promovam educação inclusiva, empregabilidade, acesso à saúde e segurança, além de garantir que crimes transfóbicos sejam devidamente investigados e punidos. Sem políticas públicas eficazes, a luta pela sobrevivência e dignidade continua sendo uma batalha diária para pessoas trans no Brasil”, diz a secretária adjunta de Comunicação da Rede Trans Brasil.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo de segunda-feira 15/09/25: No amor, o dia favorece a união e a cumplicidade

Horóscopo de segunda-feira 15/09/25: No amor, o dia favorece a união e a cumplicidade

O que os astros reservam para o seu signo em 15 de setembro de 2025
L

Sorteio do RondonCAP de 14 de setembro já premiou os ganhadores com uma picape Fiat Strada e prêmios em dinheiro

O sorteio do RondonCAP de 14 de setembro já foi realizado e entregou uma Fiat Strada ou R$ 100 mil, além de diversos prêmios em dinheiro.
L

O Brasil merece respeito

STF condena Jair Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado, com penas de até 27 anos de prisão, em julgamento que reforça a defesa da democracia brasileira.
L
Wagner Moura diz sentir uma 'certa inveja' dos americanos por Donald Trump ser absolvido e reeleito presidente em 2024

Wagner Moura diz sentir uma ‘certa inveja’ dos americanos por Donald Trump ser absolvido e reeleito presidente em 2024

O ator Wagner Moura, vivendo nos EUA, fala sobre a política migratória do governo Donald Trump, o medo da comunidade latina e a situação da democracia americana.
L

HOJE: INMET lança alerta de chuva intensa nas regiões Norte, Noroeste, Nordeste, Sudoeste e Sudeste de Rondônia

Na segunda-feira (15) e terça-feira, o Inmet, através do CPTEC, alerta para chuvas de forte intensidade. Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará-Mirim terão trechos com chuvas classificadas como Grau 1 e maior intensidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Promoção Cinema: News Rondônia e Cine Araújo juntos na sua diversão!

Sorteio toda sexta-feira garante um par de ingressos para os internautas. Participe e aproveite o cinema por nossa conta!
L
'Careca do INSS' irá depor à CPMI

‘Careca do INSS’ irá depor à CPMI

O presidente da comissão, Carlos Viana, anuncia que o investigado Antônio Carlos Antunes comparecerá voluntariamente para esclarecer as fraudes no INSS.
L
Bolsonaro passa por procedimento médico em Brasília

Bolsonaro passa por procedimento médico em Brasília

Em prisão domiciliar, o ex-presidente Jair Bolsonaro realizou a retirada de lesões cutâneas e exames, recebendo o diagnóstico de pneumonia recente e anemia.
L

O abrigo mitológico da mata brasiviana – Parte I

A floresta do rio Mamu, na fronteira Brasil–Bolívia, revela um universo mítico em que a espiritualidade ribeirinha se entrelaça com a grandeza cosmogônica da natureza.
L

Stellantis reformula estratégia e lança Ram 1500 REV

Grupo reformula sua linha de picapes e aposta em modelo híbrido para o segmento intermediário
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Lula rebate tarifas dos EUA em artigo no The New York Times

Lula rebate tarifas dos EUA em artigo no The New York Times

Em texto no jornal americano, o presidente Lula critica a decisão de Donald Trump de taxar produtos brasileiros e defende a soberania e o multilateralismo.
L
Flávio Dino se opõe à anistia de Bolsonaro

Flávio Dino se opõe à anistia de Bolsonaro

O ministro do STF, Flávio Dino, critica a proposta de anistia para os envolvidos nos eventos de 8 de janeiro e alega que a medida não resolve problemas sociais.
L
Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Deputada Dra. Taíssa apresenta projeto piloto para instalar câmeras em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e na Zona Leste de Porto Velho, reforçando a segurança escolar
L
Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Pedido feito pelo vereador Cebinho foi levado pela parlamentar à Seduc após vendaval danificar cobertura, colocando em risco alunos e comunidade.
L
Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Parlamentar solicitou ao Governo de Rondônia e ao DER reparos estruturais e instalação de guarda-corpo em ponte usada por moradores e produtores rurais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem deixa arma escorregar pelo short e acaba preso em balneário na zona norte

Jovem deixa arma escorregar pelo short e acaba preso em balneário na zona norte

Segundo a PM, uma pessoa viu quando o indivíduo quase deixa uma arma cair após escorregar pelo short, no entanto, ele segurou a mesma e colocou novamente na cintura.
14
S10 capota em curva e casal fica ferido em Porto Velho

S10 capota em curva e casal fica ferido em Porto Velho

De acordo com testemunhas, o motorista teria perdido o controle da direção e na curva acabou capotando com quatro ocupantes.
12
Apenado monitorado é preso após disparos e ameaças contra policiais em Porto Velho

Apenado monitorado é preso após disparos e ameaças contra policiais em Porto Velho

Durante a prisão, o homem se recusou a informar nome e idade, dificultando a identificação.
10
Apenado, foragido do Acre e incendiário são presos após ataque a tiros no Cai N’água

Apenado, foragido do Acre e incendiário são presos após ataque a tiros no Cai N’água

De acordo com testemunhas, Bruno dirigia um carro modelo Celta e tinha como passageiros Daniel e Leonardo, quando passaram fazendo disparos em direção das vítimas.
18
BPChoque prende trio suspeito de ataque no Cai N’água

BPChoque prende trio suspeito de ataque no Cai N’água

Trio foi localizado no residencial Orgulho do Madeira após abandonar veículo usado no crime; ação rápida da PM garantiu as prisões.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Novo centro logístico do Iveco Group marca expansão estratégica no Brasil

Estrutura de R$93 milhões será operada em modelo full service e terá tecnologia de ponta
L
Bombardeios em Gaza deixam mais de 40 mortos

Bombardeios em Gaza deixam mais de 40 mortos

Em mais um dia de ofensiva israelense, bombardeios no norte de Gaza resultam na morte de dezenas de pessoas, intensificando a crise humanitária na região.
L
MEC divulga lista de cursos semipresenciais

MEC divulga lista de cursos semipresenciais

Em portaria, o Ministério da Educação (MEC) publica a lista oficial de cursos superiores semipresenciais autorizados no país, visando dar transparência e combater diplomas falsos.
L
Brasil vence China em estreia no mundial de vôlei

Brasil vence China em estreia no mundial de vôlei

A seleção brasileira de vôlei masculino começa sua campanha no Campeonato Mundial com vitória por 3 sets a 1 sobre a China, em busca do tetracampeonato.
L
Corinthians vence Cruzeiro e conquista heptacampeonato

Corinthians vence Cruzeiro e conquista heptacampeonato

Com gol de Thaís Ferreira, o Corinthians vence o Cruzeiro por 1 a 0 e celebra seu sétimo título do Campeonato Brasileiro de futebol feminino.
L
Caio Bonfim conquista prata no mundial de atletismo

Caio Bonfim conquista prata no mundial de atletismo

O marchador brasileiro Caio Bonfim conquista a medalha de prata nos 35 km do Campeonato Mundial de Tóquio e amplia sua coleção de pódios
L
Hugo Calderano é vice-campeão em Macau

Hugo Calderano é vice-campeão em Macau

O mesatenista Hugo Calderano conquista a medalha de prata no WTT Champions Macau, alcança a 3ª posição no ranking mundial e garante vaga para o WTT Finals.
L
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 25 milhões

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 25 milhões

Com isso, o prêmio principal acumulou e está estimado em R$ 25 milhões para o próximo sorteio, que acontecerá na terça-feira (16).
L
Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha

Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha

Para o governador Marcos Rocha esse modelo permite que as crianças se recuperem com mais conforto em casa.
L

A 1ª Semana Jurídica da UNAMA Porto Velho será um marco na formação acadêmica e no debate jurídico da nossa região

Com abertura oficial no dia 24, o evento vai reunir grandes nomes do Direito, palestras, rodas de conversa e momentos de troca de conhecimento.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.