SÁBADO, 29/11/2025

Em destaque

Pesquisa cataloga 27 anos de notícias sobre povos de terreiro

Entre 1996 e 2023, mais de 1.240 publicações foram avaliadas

Por FRANCIELLY BARBOSA - 20

Publicado em 

Pesquisa cataloga 27 anos de notícias sobre povos de terreiro
FERNANDO FRAZAO

O grupo de pesquisa Ginga, da Universidade Federal Fluminense (UFF), lança nesta terça-feira (21) o relatório Violações contra os povos de terreiro e suas formas de luta. A pesquisa inédita, fruto de um levantamento de 1.242 publicações realizadas por veículos da imprensa digital entre 1996 e 2023, revelam conflitos de natureza étnica, racial e religiosa que afetam os povos tradicionais de matriz africana no Brasil.

A divulgação do estudo é feita no Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, data instituída em 2007 a partir da Lei no 11.635, e acompanha o anúncio do novo site do grupo de pesquisa, que contém o banco de dados utilizado pelo relatório e possibilita ao público baixar e filtrar informações. O documento, além de oferecer um vasto acervo de notícias divulgadas por jornais, revistas e rádios online sobre os povos de terreiro, traz também iniciativas de mobilizações por direitos humanos realizadas pelos religiosos de matriz africana.

Acervo

A iniciativa, segundo o grupo de pesquisa, surge como uma forma de enfrentar a dificuldade de coletar dados sobre os conflitos étnico-raciais-religiosos, diante da subnotificação e da falta de detalhamento das denúncias institucionais. Para a professora de Antropologia da UFF e coordenadora do Ginga, Ana Paula Mendes de Miranda, a principal importância do acervo é estabelecer um instrumento público de pesquisa, com informações que traçam um retrato do país inteiro.

“Muitas vezes, tendemos a pensar de uma maneira muito fragmentada sobre os problemas sociais. Achamos que aquilo só acontece em determinado lugar e que em outros lugares não existe, então acho que é muito importante que tenhamos um processo de conscientização da sociedade”, afirma.

Conforme o estudo, a maioria das mídias analisadas é resultante de sites e portais de notícias (67,0%), seguido de jornais (23,1%), blogs (4,6%), revistas (3,5%) e rádios (1,8%) online. Dois grandes assuntos estão presentes no banco de dados, inicialmente organizado como uma lista de notícias. O primeiro trata das violações enfrentadas pelos terreiros, destacando os direitos desrespeitados dos povos de matriz africana, enquanto o segundo traz as ações de mobilização desses espaços.“Chamamos inclusive de violações porque, quando falamos de violência, ela está muito associada a alguma agressão física, à destruição, e temos uma ordem maior de violações”, explica a professora.

Com o banco de dados disponível para pesquisadores, ativistas, jornalistas, religiosos de matrizes africanas e público, a expectativa do grupo de pesquisas é que as pessoas também encaminhem notícias para serem cadastradas no acervo. “Sabemos que esses conflitos acontecem no país todo, mas, muitas vezes, embora existam delegacias especializadas nos outros estados, elas não divulgam dados sobre o que está acontecendo, não se organizam para produzir essa análise periódica e aí ficamos sem essas informações”, disse a professora acrescentando que “tendo as notícias, vamos ter como dizer que esse problema existe”, observou a coordenadora em entrevista à Agência Brasil.

Conflitos

Do volume de 1.242 publicações digitais investigadas, o grupo observou 512 eventos relacionados a conflitos de natureza étnico-racial-religiosa contra religiosos, terreiros, monumentos ou locais de prática religiosa e contra religiões de matriz africana de forma generalizada, como discursos de ódio e ofensa. O relatório também revela que invasões e depredações de locais sagrados (25,0%) e ofensas e agressões verbais (14,5%) são as violações mais frequentes.

Os principais alvos das agressões, de acordo com os dados levantados pelo Ginga, são lideranças religiosas (21,1%) e pessoas que cultuam religiões de matriz africana (15,2%). Nos 240 casos de religiosos e religiosas alvos de violações identificadas nas publicações, 103 (40,8%) eram pessoas do sexo feminino, sendo cinco delas mulheres transgêneros. Ainda, 48 (46,6%) delas eram lideranças de terreiro.

Além disso, publicações que noticiaram mortes violentas de religiosos e religiosas representam 7,6% dos casos. “O cenário que encontramos é cada vez mais visibilidade desses casos. Até 2021, tínhamos localizado 135 notícias tratando de violências. Nos anos seguintes, saímos de 299, em 2022, para 548 publicações em 2024”, afirma Miranda. Vizinhos dos terreiros são os principais acusados de violações, correspondendo a 10,9%. Em seguida, surgem traficantes, representando 7,6%.

Segundo a coordenadora, os casos de violência têm não apenas aumentado em quantidade, mas também em gravidade. “Antes, uma pessoa xingava a outra, agora temos casos de apedrejamento, de agressões físicas e de assassinatos. Encontramos 40 casos de mortes violentas associadas a conflitos desse tipo”. Um conjunto variado de fatores contribui para a situação, de acordo com a professora, que ressalta a valorização do discurso de ódio na esfera política.

“Nos últimos anos, tivemos um movimento político que estimulava determinados comportamentos e isso se configurou, sim, num agravamento do quadro de violações”, comenta. “Isso é um fator, mas estamos lidando com um fenômeno complexo que tem muitas coisas. Um outro caso, que faz com o Rio de Janeiro tenha muita visibilidade, é a atuação dos autodenominados traficantes evangélicos, sujeitos que agem de forma criminosa, principalmente na ocupação do território de forma armada e violenta. Esses sujeitos se julgam donos do território, governando de maneira ilícita, expulsando e proibindo terreiros”.

Mobilizações

Do total de publicações avaliadas, também foram observados 558 conteúdos que descreviam ações da sociedade civil e respostas do poder público para os casos de conflitos religiosos. Conforme o relatório, os atos e manifestações públicas somados representam 23,8% das ações, sendo os atos locais os mais expressivos (18,6%). As denúncias nas redes sociais (14,4%) também se destacam como forma de manifestação pública.

“Temos diferentes formas de mobilização, desde passeatas a atos públicos, denúncias aos órgãos de segurança, ações culturais, campanhas de conscientização, rodas de conversa e ações judiciais. Você tem um conjunto de ações que podem ser apenas da sociedade civil, mas podem ser também ações em parceria com os poderes públicos”, explica Miranda.

Além da Defensoria Pública e do Ministério Público, a professora aponta para a importância da atuação das secretarias de educação, uma vez que o relatório também investiga casos de intolerância no ambiente escolar, apesar de ações educativas representarem apenas 1% das atividades da sociedade civil nas publicações, assim como audiências públicas e grupos de trabalho. “A escola tem sido um lugar onde esses conflitos aparecem muito fortemente. Evidentemente, isso faz com as secretarias de educação sejam obrigadas a se posicionarem também”.

“O racismo no Brasil está presente desde sempre, ele não acabou e, infelizmente, não vai acabar, mas acreditamos que fazendo um trabalho desse tipo estamos contribuindo para que os efeitos do racismo não sejam ignorados, para que os racistas não possam continuar fazendo o que fazem”, declara a coordenadora.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Compradores de imóveis estão sofrendo execução fiscal indevida por débitos das construtoras – uso indevido do Tema 290/STJ

Compradores de imóveis estão sofrendo execução fiscal indevida por débitos das construtoras – uso indevido do Tema 290/STJ

O que mais impressiona nesses casos é o fato de todas essas execuções estarem amparadas no Tema Repetitivo 290/STJ porque esse recurso repetitivo – REsp 1.141.990 tem por objeto uma motocicleta, ou seja, um bem móvel transmitido por vários contratos particulares sem registro no DETRAN e não um imóvel
L

Trechos da BR-364 terão Pare e Siga para obras de revitalização

Cronograma segue até 6 de dezembro
L
Sesc Centro Cultural Gladstone Nogueira Frota recebe “Suíte Amazônida”

Sesc Centro Cultural Gladstone Nogueira Frota recebe “Suíte Amazônida”

Concerto une Soprano, Violão e Quarteto de cordas.
L
Prefeitura de Jaru realiza terraplanagem na Rua Minas Gerais no setor 05; via também receberá asfalto novo

Prefeitura de Jaru realiza terraplanagem na Rua Minas Gerais no setor 05; via também receberá asfalto novo

As obras estão sendo executadas pela Prefeitura de Jaru, através da parceria com o deputado estadual Edevaldo Neves, que destinou os recursos para a aquisição dos insumos asfálticos, atendendo uma indicação do vereador Celiandro Marrom.
L
Chuvas irregulares impactam ritmo da semeadura dos cultivos de verão, aponta Boletim da Conab

Boletim da Conab aponta para chuvas irregulares e mal distribuídas em novembro

Ainda assim, umidade no solo e temperaturas máximas não tão elevadas favoreceram o avanço do plantio e o desenvolvimento das lavouras na maioria das regiões produtoras
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia terá 75,7 mil isentos do Imposto de Renda

Rondônia terá 75,7 mil isentos do Imposto de Renda

Lei sancionada amplia isenção para quem recebe até R$ 5 mil mensais.
L
Minalinda marca presença na Feira Agrotec 2025

Minalinda marca presença na Feira Agrotec 2025

A empresa de água mineral marcou presença com estande na feira, reforçando o alinhamento com a sustentabilidade e qualidade de vida. Minalinda Agrotec 2025 valoriza inovações do campo.
L
Secretário Rodrigo Ribeiro convida população para a Agrotec

Secretário Rodrigo Ribeiro convida população para a Agrotec

Evento celebra crescimento do agro no estado e tem foco em cadeias produtivas de café e mel. Secretário Rodrigo Ribeiro Agrotec reforça modernização sustentável.
L
Vereador Dr. Santana convida população para Feira Agrotec

Vereador Dr. Santana convida população para Feira Agrotec

Evento começou na quinta-feira na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré com 200 expositores. O Vereador Santana Feira Agrotec reforça a valorização da agroindústria e da família.
L
Cristiane Lopes prestigia a Feira Agrotec em Porto Velho

Cristiane Lopes prestigia a Feira Agrotec em Porto Velho

Parlamentar prestigiou o evento em Porto Velho que reúne máquinas e agricultura familiar na Estrada de Ferro. A presença de Cristiane Lopes Feira Agrotec reforça o foco no setor primário.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou 3.910 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1).
L
Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Senador registrou voto à presidência do Senado Federal e sua posição em relação aos destaques do projeto.
L
Moraes vota para condenar cinco PMs do DF a 16 anos de prisão

Moraes vota para condenar cinco PMs do DF a 16 anos de prisão

O ministro Alexandre de Moraes proferiu voto condenando ex-integrantes da cúpula da PMDF por omissão nos atos de 8 de janeiro. A condenação dos PMs do DF inclui o pagamento de indenização de R$ 30 milhões.
L
Marcha Nacional dos Deputados Estaduais reúne Pedro Fernandes e parlamentares de todo o país em Brasília

Marcha Nacional dos Deputados Estaduais reúne Pedro Fernandes e parlamentares de todo o país em Brasília

A Marcha Nacional dos Deputados Estaduais destacou debates sobre federalismo e reforçou a participação de Rondônia nas discussões sobre a PEC 38/2025.
L
Projeto de Ribeiro do Sinpol é sancionado e reforça logística da segurança pública em Rondônia

Projeto de Ribeiro do Sinpol é sancionado e reforça logística da segurança pública em Rondônia

Nova lei autoriza uso de veículos abandonados no Detran por policiais e transforma problema histórico em reforço operacional
L
Ieda Chaves realiza “Coração em Ação” com mais de 30 serviços gratuitos a Porto Velho

Ieda Chaves realiza “Coração em Ação” com mais de 30 serviços gratuitos a Porto Velho

Projeto está em sua quinta edição e leva cidadania, saúde e inclusão à zona Leste da capital
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso com luminárias públicas instaladas em imóvel privado

Homem é preso com luminárias públicas instaladas em imóvel privado

Operação Fio Desencapado flagra luminárias municipais usadas irregularmente em residência.
14
Operação prende seis por furto de energia em Porto Velho

Operação prende seis por furto de energia em Porto Velho

Ação integrada da Fio Desencapado reforça combate a furtos de fios na capital.
14

Pai e madrasta matam filha de 3 anos, concretam corpo e convivem com ele por dois meses em Guarulhos

O crime foi descoberto nessa quinta-feira (27/11) após a mãe da criança confrontar o ex-companheiro.
18
Homem é preso ao tentar entrar com drogas presas ao corpo

Homem é preso ao tentar entrar com drogas presas ao corpo

Polícia Penal flagrou entorpecentes durante revista por raio-X nesta sexta-feira.
16
PF deflagra Operação Persona Ficta III contra fraudes bancárias em Porto Velho

PF deflagra Operação Persona Ficta III contra fraudes bancárias em Porto Velho

Mandado de busca e apreensão foi cumprido na capital rondoniense para aprofundar investigação sobre esquema criminoso envolvendo empréstimos consignados.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGE: FONTE AGUA MINERAL PARAISO S.A.

Linha C 95, TB 40, Lote 02, Gleba 41 – Zona Rural – Alto Paraiso/RO
L

ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAODINARIA PARA CONSTITUICAO DA CONGREGACAO EVANGELICA LUTERANA BOM PASTOR

Com sede na rua Airton Sena S/N, centro da cidade Distrito de União Bandeirantes.
L
Inep convoca Lista de Espera Fies 2025 para vagas remanescentes

Inep convoca Lista de Espera Fies 2025 para vagas remanescentes

Candidatos não selecionados no segundo semestre devem conferir o Portal Acesso Único até esta sexta-feira. A Lista de Espera Fies 2025 garante financiamento a estudantes de baixa renda.
L
Capitão da Marinha perde patente no STM após condenação por peculato

Capitão da Marinha perde patente no STM após condenação por peculato

Decisão do Superior Tribunal Militar atende pedido do MPM e condena oficial por crime de furto de combustível. A patente militar STM será cassada, resultando na expulsão da força naval.
L
Biz 125 EX 2025 com Excelente Economia na Zé Veículos

Biz 125 EX 2025 com Excelente Economia na Zé Veículos

Praticidade, agilidade e conforto para todas as rotinas do dia.
L
Léo Moraes destaca importância da Feira Agrotec em Porto Velho

Léo Moraes destaca importância da Feira Agrotec em Porto Velho

Obras e projetos da gestão municipal apoiam a primeira edição do evento de Agroindústria e Agricultura Familiar. Moraes reforça a importância da Léo Moraes Feira Agrotec.
L

Bora Ali: Gilvan Pereira e os novos rumos do turismo em Rondônia

para uma entrevista especial sobre os principais projetos que estão transformando o turismo no estado e ampliando a visibilidade de Rondônia para o Brasil e o mundo.
L
Gol Ecomotion 2013 com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Gol Ecomotion 2013 com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Economia, conforto e excelente custo-benefício para o dia a dia.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.