QUARTA-FEIRA, 31/12/2025

Em destaque

Pesquisa cataloga 27 anos de notícias sobre povos de terreiro

Entre 1996 e 2023, mais de 1.240 publicações foram avaliadas

Por FRANCIELLY BARBOSA - 20

Publicado em 

Pesquisa cataloga 27 anos de notícias sobre povos de terreiro
FERNANDO FRAZAO

O grupo de pesquisa Ginga, da Universidade Federal Fluminense (UFF), lança nesta terça-feira (21) o relatório Violações contra os povos de terreiro e suas formas de luta. A pesquisa inédita, fruto de um levantamento de 1.242 publicações realizadas por veículos da imprensa digital entre 1996 e 2023, revelam conflitos de natureza étnica, racial e religiosa que afetam os povos tradicionais de matriz africana no Brasil.

A divulgação do estudo é feita no Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, data instituída em 2007 a partir da Lei no 11.635, e acompanha o anúncio do novo site do grupo de pesquisa, que contém o banco de dados utilizado pelo relatório e possibilita ao público baixar e filtrar informações. O documento, além de oferecer um vasto acervo de notícias divulgadas por jornais, revistas e rádios online sobre os povos de terreiro, traz também iniciativas de mobilizações por direitos humanos realizadas pelos religiosos de matriz africana.

Acervo

A iniciativa, segundo o grupo de pesquisa, surge como uma forma de enfrentar a dificuldade de coletar dados sobre os conflitos étnico-raciais-religiosos, diante da subnotificação e da falta de detalhamento das denúncias institucionais. Para a professora de Antropologia da UFF e coordenadora do Ginga, Ana Paula Mendes de Miranda, a principal importância do acervo é estabelecer um instrumento público de pesquisa, com informações que traçam um retrato do país inteiro.

“Muitas vezes, tendemos a pensar de uma maneira muito fragmentada sobre os problemas sociais. Achamos que aquilo só acontece em determinado lugar e que em outros lugares não existe, então acho que é muito importante que tenhamos um processo de conscientização da sociedade”, afirma.

Conforme o estudo, a maioria das mídias analisadas é resultante de sites e portais de notícias (67,0%), seguido de jornais (23,1%), blogs (4,6%), revistas (3,5%) e rádios (1,8%) online. Dois grandes assuntos estão presentes no banco de dados, inicialmente organizado como uma lista de notícias. O primeiro trata das violações enfrentadas pelos terreiros, destacando os direitos desrespeitados dos povos de matriz africana, enquanto o segundo traz as ações de mobilização desses espaços.“Chamamos inclusive de violações porque, quando falamos de violência, ela está muito associada a alguma agressão física, à destruição, e temos uma ordem maior de violações”, explica a professora.

Com o banco de dados disponível para pesquisadores, ativistas, jornalistas, religiosos de matrizes africanas e público, a expectativa do grupo de pesquisas é que as pessoas também encaminhem notícias para serem cadastradas no acervo. “Sabemos que esses conflitos acontecem no país todo, mas, muitas vezes, embora existam delegacias especializadas nos outros estados, elas não divulgam dados sobre o que está acontecendo, não se organizam para produzir essa análise periódica e aí ficamos sem essas informações”, disse a professora acrescentando que “tendo as notícias, vamos ter como dizer que esse problema existe”, observou a coordenadora em entrevista à Agência Brasil.

Conflitos

Do volume de 1.242 publicações digitais investigadas, o grupo observou 512 eventos relacionados a conflitos de natureza étnico-racial-religiosa contra religiosos, terreiros, monumentos ou locais de prática religiosa e contra religiões de matriz africana de forma generalizada, como discursos de ódio e ofensa. O relatório também revela que invasões e depredações de locais sagrados (25,0%) e ofensas e agressões verbais (14,5%) são as violações mais frequentes.

Os principais alvos das agressões, de acordo com os dados levantados pelo Ginga, são lideranças religiosas (21,1%) e pessoas que cultuam religiões de matriz africana (15,2%). Nos 240 casos de religiosos e religiosas alvos de violações identificadas nas publicações, 103 (40,8%) eram pessoas do sexo feminino, sendo cinco delas mulheres transgêneros. Ainda, 48 (46,6%) delas eram lideranças de terreiro.

Além disso, publicações que noticiaram mortes violentas de religiosos e religiosas representam 7,6% dos casos. “O cenário que encontramos é cada vez mais visibilidade desses casos. Até 2021, tínhamos localizado 135 notícias tratando de violências. Nos anos seguintes, saímos de 299, em 2022, para 548 publicações em 2024”, afirma Miranda. Vizinhos dos terreiros são os principais acusados de violações, correspondendo a 10,9%. Em seguida, surgem traficantes, representando 7,6%.

Segundo a coordenadora, os casos de violência têm não apenas aumentado em quantidade, mas também em gravidade. “Antes, uma pessoa xingava a outra, agora temos casos de apedrejamento, de agressões físicas e de assassinatos. Encontramos 40 casos de mortes violentas associadas a conflitos desse tipo”. Um conjunto variado de fatores contribui para a situação, de acordo com a professora, que ressalta a valorização do discurso de ódio na esfera política.

“Nos últimos anos, tivemos um movimento político que estimulava determinados comportamentos e isso se configurou, sim, num agravamento do quadro de violações”, comenta. “Isso é um fator, mas estamos lidando com um fenômeno complexo que tem muitas coisas. Um outro caso, que faz com o Rio de Janeiro tenha muita visibilidade, é a atuação dos autodenominados traficantes evangélicos, sujeitos que agem de forma criminosa, principalmente na ocupação do território de forma armada e violenta. Esses sujeitos se julgam donos do território, governando de maneira ilícita, expulsando e proibindo terreiros”.

Mobilizações

Do total de publicações avaliadas, também foram observados 558 conteúdos que descreviam ações da sociedade civil e respostas do poder público para os casos de conflitos religiosos. Conforme o relatório, os atos e manifestações públicas somados representam 23,8% das ações, sendo os atos locais os mais expressivos (18,6%). As denúncias nas redes sociais (14,4%) também se destacam como forma de manifestação pública.

“Temos diferentes formas de mobilização, desde passeatas a atos públicos, denúncias aos órgãos de segurança, ações culturais, campanhas de conscientização, rodas de conversa e ações judiciais. Você tem um conjunto de ações que podem ser apenas da sociedade civil, mas podem ser também ações em parceria com os poderes públicos”, explica Miranda.

Além da Defensoria Pública e do Ministério Público, a professora aponta para a importância da atuação das secretarias de educação, uma vez que o relatório também investiga casos de intolerância no ambiente escolar, apesar de ações educativas representarem apenas 1% das atividades da sociedade civil nas publicações, assim como audiências públicas e grupos de trabalho. “A escola tem sido um lugar onde esses conflitos aparecem muito fortemente. Evidentemente, isso faz com as secretarias de educação sejam obrigadas a se posicionarem também”.

“O racismo no Brasil está presente desde sempre, ele não acabou e, infelizmente, não vai acabar, mas acreditamos que fazendo um trabalho desse tipo estamos contribuindo para que os efeitos do racismo não sejam ignorados, para que os racistas não possam continuar fazendo o que fazem”, declara a coordenadora.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

News Rondônia 15 anos, jornalista Anderson Nascimento celebra história e agradece ao público

News Rondônia completa 15 anos e recebe homenagem do jornalista Anderson Nascimento, que destaca gratidão, história e compromisso com o público.
L

News Rondônia 15 anos, Alisson Skellington celebra trajetória e agradece por fazer parte

News Rondônia comemora 15 anos com homenagens e reconhecimento de profissionais como Alisson Skellington.
L
Defesa Civil orienta população sobre uso seguro de fogos de artifício

Defesa Civil orienta população sobre uso seguro de fogos de artifício

Prefeitura e Defesa Civil alertam para os riscos de queimaduras e incêndios causados pelo manuseio incorreto de pirotecnia no Réveillon.
L
Vilhenence aguarda cirurgia em Porto Velho após grave acidente

Vilhenence aguarda cirurgia em Porto Velho após grave acidente

Acidente: servidor de 38 anos está sem andar desde 11 de dezembro.
L
Viradão do Béra terá prévia do carnaval 2026 com atrações regionais

Viradão do Béra terá prévia do carnaval 2026 com atrações regionais

Porto Velho promove o Viradão do Béra com a Banda do Vai Quem Quer e Escola São João Batista para valorizar a cultura regional.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Grego Original embala Porto Velho com festa, rock e diversão

Réveillon, happy hour e feijoada com música ao vivo agitam a semana no pub mais querido da cidade.
L

Médico infectologista alerta para o aumento preocupante de casos de AIDS e mortes entre jovens no Acre

“Nos últimos anos, o número de pacientes internados com quadros graves tem aumentado de forma preocupante em algumas regiões do Brasil, e o Acre se destaca negativamente nesse cenário”, explica.
L
Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Documento complementar amplia atendimento humanizado no trânsito.
L

Acre decreta situação de emergência em cinco municípios afetados por inundações

Com acumulado de chuvas muito acima da média e alerta de novos temporais, decreto amplia apoio estadual e federal, priorizando assistência às famílias atingidas e áreas ribeirinhas.
L

Taxa de desemprego cai a 5,2%, menor nível desde 2012

Desemprego recua no trimestre até novembro, com recorde de ocupação no país.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano e Lucas Torres garantem R$ 1,7 milhão para estradas vicinais de Buritis

Alex Redano e Lucas Torres garantem R$ 1,7 milhão para estradas vicinais de Buritis

Deputados celebram empenho de recurso estadual que permitirá à prefeitura intensificar a recuperação de vias rurais e facilitar o escoamento agrícola.
L
Bolsonaro passa por nova cirurgia devido a crises de soluços

Bolsonaro passa por nova cirurgia devido a crises de soluços

Ex-presidente Bolsonaro realiza quarto procedimento para conter soluços persistentes.
L
Dra. Taíssa Sousa cobra DNIT por buracos na BR-425: "Situação intransitável"

Dra. Taíssa Sousa cobra DNIT por buracos na BR-425: “Situação intransitável”

Deputada Dra. Taíssa Sousa relata perigos na rodovia que liga Guajará-Mirim e Nova Mamoré e exige manutenção imediata do DNIT antes da entrega final da obra.
L
Cláudia de Jesus destina R$ 300 mil para novo ultrassom em Chupinguaia

Cláudia de Jesus destina R$ 300 mil para novo ultrassom em Chupinguaia

Emenda parlamentar da deputada Cláudia de Jesus garante recurso para aquisição de equipamento de diagnóstico avançado no município.
L
Dra. Taíssa Sousa propõe unidade do Prato Fácil próxima a hospitais de Porto Velho

Dra. Taíssa Sousa propõe unidade do Prato Fácil próxima a hospitais de Porto Velho

Deputada Dra. Taíssa Sousa solicita ao Governo de Rondônia alimentação acessível para atender pacientes do interior em tratamento na capital.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Prisão ocorreu em posto de combustíveis após monitoramento aéreo do helicóptero Águia 01.
10
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na zona leste

Motociclista fica gravemente ferido após acidente na zona leste

Acidente entre duas motos deixa motociclista em estado gravíssimo em Porto Velho.
14
Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Colisão entre Pop 100 e CG 160 em Ji-Paraná.
16
Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Caminhonete FIAT/Toro havia sido furtada em Jaru.
12
Homem é detido após tentar furtar bebidas em supermercado no bairro Cafezinho

Homem é detido após tentar furtar bebidas em supermercado no bairro Cafezinho

Suspeito escondeu garrafas de whisky na cintura para sair sem pagar.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

Número de mulheres na São Silvestre 2025 bate recorde com 47% do total.
L
Dívida pública federal atinge R$ 8,48 trilhões em novembro

Dívida pública federal atinge R$ 8,48 trilhões em novembro

Estoque da dívida pública federal cresce em novembro e alcança R$ 8,48 trilhões.
L
Conab divulga resultados para aquisição de leite em pó da agricultura familiar

Conab divulga resultados para aquisição de leite em pó da agricultura familiar

Medida reforça combate à insegurança alimentar e apoio a regiões afetadas por catástrofes climáticas.
L
Livro “FÊNIX” percorre Rondônia e fortalece diálogo sobre renascimento feminino

Livro “FÊNIX” percorre Rondônia e fortalece diálogo sobre renascimento feminino

Obra de Márcia Aguiar promove reflexão sobre identidade, empoderamento e transformação social.
L
SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) destaca redução histórica de 85% nos focos de incêndio e a inauguração da clínica veterinária pública em Porto Velho.
L
Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Triênio 2023-2025 marcou redução do desmatamento, proteção a povos indígenas e avanço da bioeconomia.
L
Homem é preso por tráfico em ponto já conhecido no bairro JK

Homem é preso por tráfico em ponto já conhecido no bairro JK

Ação do PATAMO flagra drogas enterradas em construção abandonada.
14
Motociclista fratura braço em acidente na Avenida Tiradentes

Motociclista fratura braço em acidente na Avenida Tiradentes

Acidente de trânsito deixa vítima ferida em Cacoal.
12
Suspeito de tráfico é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura

Suspeito de tráfico é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura

Tráfico de drogas volta a ser alvo de operação.
14
Homem é preso após ameaçar passageiro na rodoviária de Vilhena

Homem é preso após ameaçar passageiro na rodoviária de Vilhena

Confronto no terminal preocupa passageiros.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.