QUINTA-FEIRA, 22/01/2026

Em destaque

Crimes cibernéticos preocupam empresas diversas em 116 países

Quatro em cada 10 delas apontam o risco como problema principal

Por GUILHERME JERONYMO - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Crimes cibernéticos preocupam empresas diversas em 116 países
REUTERS/KACPER PEMPEL/DIREITOS RESERVADOS

Quatro em cada 10 empresas apontam os crimes cibernéticos como a principal preocupação pelo quarto ano seguido. Houve aumento da percepção da emergência em relação a esse tema que agora aparece como prioridade para 36% dos empresários.

Há 10 anos, esse tipo de risco chamava a atenção de apenas 12% das companhias na maioria dos países. Os dados fazem parte de pesquisa feita pelo grupo Allianz de seguros com 3.778 gestores de risco em 106 países. A pesquisa, nomeada Allianz Risk Barometer (Barômetro de Riscos da Allianz), está em sua 14ª edição.

O estudo ouviu gestores de empresas pequenas, médias e grandes, classificadas de acordo com o orçamento anual de cada uma. Hoje, cerca de 40% das respostas chegaram de empresas com balanços acima de 500 milhões de dólares; 30% das médias, com balanços entre 100 e 500 milhões de dólares; e o restante das pequenas empresas, com produção abaixo de 100 milhões de dólares ao ano.

Empresas que lideram áreas internacionais não têm percepção sobre empregadores e empregos, mas levam em conta aquelas que têm maior peso nas negociações, influenciando políticos e agendas de decisão com mais constância e com assento em fóruns globais que decidem questões geopolíticas e climáticas, confirma o levantamento.

Três grupos principais responderam sobre riscos de segurança, como cibernéticos, de crimes e de incêndios ou explosões; riscos político-econômicos, como de instabilidade institucional, mudança de leis e regras, instabilidade em mercados e nas condições macroeconômicas; e riscos ligados às mudanças climáticas, como catástrofes naturais e mudanças em condições de clima que afetam as cadeias produtivas. Os entrevistados puderam apontar três itens como prioritários.

“Os riscos identificados no Allianz Risk Barometer representam aqueles que as empresas e profissionais de gerenciamento de riscos e seguros percebem como mais significativos de forma ampla. Em muitos casos, esses riscos impulsionam o desenvolvimento de estratégias de mitigação por meio de diversas ferramentas de transferência e prevenção. Embora nem todos os riscos identificados sejam seguráveis, existem ferramentas e ações de mitigação disponíveis para todos eles”, afirmou Pablo Cabrera, gerente de Pesquisas de Risco na América Latina, da Allianz.

Segundo o gerente, as seguradoras e resseguradoras ajustam e aprimoram continuamente seus produtos para atender a expectativas e necessidades. “No entanto, o tempo necessário para o desenvolvimento de novos produtos pode, às vezes, ser mais longo do que o esperado, já que isso envolve a coleta de dados objetivos, avaliação de impactos e cálculo de probabilidades, o que é considerado tarefa complexa que exige esforço e precisão significativos”, explicou à Agência Brasil.

No topo da lista, os crimes cibernéticos aparecem como o risco que mais preocupa 38% das empresas, liderando três segmentos. Houve aumento da percepção de emergência em relação ap tema, que foi considerado prioridade para 36% dos pesquisados no ano passado.

Inteligência artificial

Há dez anos o tópico era preocupação de somente 12% das companhias, o que o colocava na oitava posição, e os pesquisadores atribuem essa mudança aos rápidos avanços das tecnologias de inteligência artificial.

A preocupação com riscos cibernéticos passou a liderar não só no Brasil, mas em países como Colômbia, Filipinas, Marrocos e na África do Sul, que consideraram que o assunto deve ser tratado como emergência. As empresas que mais destacaram o tema foram aquelas que têm boa parte de seus serviços sendo operados virtualmente, como as do ramo financeiro, de telecomunicações, de mídia, de tecnologia e ligadas a serviços jurídicos, incluindo indústrias do ramo de aviação, químico e de entretenimento.

O segundo lugar dos riscos coube ao que a pesquisa classifica como interrupção de negócios, com 31% das citações neste ano e em 2024. O tema está relacionado a eventos que levam a impacto em cadeias de suprimento e comércio global.

A preocupação aparece como as duas primeiras escolhas dos entrevistados na última década. A pandemia de 2020 e as guerras que ocorreram foram apontadas como a principal causa de alarde na região do litoral Pacífico da Ásia, inclusive para a China.

Nas américas, empresários do México também elegeram o tema como sensível, seguido de perto pelas catástrofes naturais. A interrupção de negócios afeta principalmente as áreas de energia, transportes, fábricas (pesadas e de montagem), alimentação e o setor hoteleiro. Para os pesquisadores o temor é motivado principalmente pelos prazos muito curtos e forte competição entre empresas, além da necessidade de respostas rápidas e integradas em nível global.

Catástrofes naturais

O terceiro fator de risco, com prioridade para 31% dos entrevistados neste ano – ante 26% no ano passado – são as catástrofes naturais, como inundações, grandes incêndios e eventos correlatos, mas não tão distantes da quinta posição, onde estão as mudanças climáticas, com 19% das citações em 2025 e 18% no ano passado.

“No que diz respeito às categorias de risco de mudanças climáticas e catástrofes naturais, essas também estão claramente interligadas. A categoria de catástrofes naturais refere-se, em grande parte, ao impacto de curto prazo causado por danos/interrupções de eventos como tempestades, inundações, incêndios florestais e as secas. A categoria de mudanças climáticas adota uma abordagem mais de longo prazo, cobrindo fatores como riscos de transição, implementação de estratégias de descarbonização, o grande volume de novas regulamentações, o aumento das obrigações de conformidade, a incerteza política e problemas com a transparência dos dados, entre outros”, explicou Cabrera.

Na quarta posição, está a insegurança jurídica e legislativa, prioridade para 25% dos pesquisados, ante 19% na edição anterior. O assunto envolve mudanças em regras nacionais e internacionais e reflete a eleição americana, pois a pesquisa foi colhida justamente nos meses de outubro e novembro, coincidindo com o pleito, no qual o republicano Donald Trump se sagrou vitorioso em 6 de novembro.

Riscos parecidos ocupam as posições de 7 a 9, com o que o Grupo Allianz colocou como riscos ligados ao desenvolvimento macroeconômico, como inflação e impacto de políticas econômicas, prioridade para 15% dos ouvidos esse ano ante 19% em 2024, desenvolvimento e políticas de mercado (14% em 2025 e 13% em 2024) e riscos políticos, como greves, golpes de estado, guerras, e afins (14% nos dois anos).

“Os principais riscos em nosso barômetro estão interligados. Por exemplo, a interrupção dos negócios é, obviamente, uma consequência de outros eventos, como desastres naturais, ataques cibernéticos ou interrupções, insolvência ou riscos políticos, como conflitos ou agitação civil. No entanto, os pesquisados sempre identificaram a interrupção dos negócios como categoria de risco independente desde a primeira pesquisa, realizada há 14 anos”, destacou Cabrera.

Ele disse que não se trata de um questionário de respostas fechadas. Na maior parte das perguntas, os empresários tiveram a oportunidade de adicionar outras respostas, além das opções de múltipla escolha,no caso de escolherem algo diferente. “Há também um campo de texto livre para fornecer mais esclarecimentos, mas isso não costuma ser um problema recorrente de um ano para o outro.”

Riscos identificados

Para o pesquisador Roberto Lucio Ferreira, professor de administração da Universidade Mackenzie, é importante atentar para a estrutura binária da pesquisa, elemento que ajuda a entender como as empresas reagem a essas percepções.

Ele considera que o levantamento apresenta “riscos identificados, bem como as percepções que moldam estratégias de prevenção e mitigação pelas empresas”.

A relação entre percepção de risco e ações internas e externas é fundamental, porque influencia na alocação de recursos para segurança cibernética, resiliência climática ou melhorias na cadeia de suprimentos, por exemplo. Empresas que analisam seus cenários operacionais e os riscos neles contidos implementam políticas preventivas (como treinamentos, auditorias e planos de continuidade) e essa é uma ação proativa de mitigar riscos.

Para o pesquisador, externamente, a percepção das empresas aponta para o engajamento com stakeholders, seja através de comunicação corporativa, colaboração setorial, etc. “Empresas internacionais e estratégias de mitigação tendem a fazer essa conexão com mais eficiência, pois operam em mercados que exigem conformidade regulatória rígida e oferecem incentivos para práticas responsáveis.”

Cenário brasileiro

No Brasil 41% dos entrevistados citaram os crimes cibernéticos como preocupação principal, que se consolidou como primeiro elemento na lista.

O mercado para seguros, relacionados ao tema, ainda é pequeno em relação ao total do setor. Dados da Superintendência de Seguros Privados( Susep), que regula os seguros privados no país, mostram contratações na casa dos R$ 200 milhões por ano. O setor de seguros no país movimenta quase R$ 400 bilhões por ano. Globalmente. o mercado de seguros contra riscos cibernéticos, principalmente crimes, está na casa dos 17 bilhões de dólares, em um conjunto de mais de 5,3 trilhões de dólares.

Mudanças climáticas e catástrofes climáticas foram o segundo e terceiro mais citados, como prioridade para 38% e 36% dos entrevistados, respectivamente.

Interrupção de negócios preocupa 32%, incêndios e explosões 19%, mudanças de mercado 12%, e questões regulamentares 11%.

A oitava posição cabe aos riscos de roubos, fraudes e corrupção, que preocupam 11% dos entrevistados, destaque que não preocupa mercados como o europeu e o asiático na mesma proporção. Apagões de infraestrutura e Perda de valor da marca estão empatados na nona posição, sendo citados como área prioritária para 10% dos ouvidos. Foram ouvidas 111 pessoas e computadas as 3 respostas prioritárias.

“O cenário brasileiro apresenta desafios singulares como, por exemplo, desigualdade e limites em infraestrutura limitada, cultura de curto prazo, relações governamentais que, historicamente, passam por políticas públicas que não são necessariamente caracterizadas por clareza e estabilidade. Porém, existem avanços. Algumas empresas brasileiras têm avançado, especialmente em setores de grande impacto, como agronegócio e energia. A ponte entre percepção de risco e ações preventivas no contexto brasileiro é paradoxal. Algumas empresas atingiram maturidade corporativa e capacidade de articulação com diversos stakeholders, outras, no entanto, enfrentam barreiras estruturais, políticas e culturais que dificultam essa conexão”, explicou pesquisador Roberto Lucio Ferreira.

Para ele, o setor empresarial nacional tem melhorado, devagar, na forma de lidar com esses desafios, liderado pelo agronegócio e pelos setores voltados à exportação, mas há limites conhecidos há décadas, na infraestrutura. “Algumas empresas brasileiras estão à frente, especialmente em setores como energia renovável (eólica, solar) e florestas sustentáveis. No entanto, a falta de políticas públicas claras e incentivos consistentes impede avanços em escala”, concluiu.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Detran-RO realiza ação 2 Rodas 1 Só Vida para conscientizar motociclistas na capital

Detran-RO realiza ação 2 Rodas 1 Só Vida para conscientizar motociclistas na capital

A operação do Detran-RO abordou 112 condutores em Porto Velho com o objetivo de reduzir sinistros e promover a segurança viária dentro da campanha Sua Vida Vale Mais.
L
Operação Aulas Seguras 2026 fiscaliza materiais escolares em todo o estado de Rondônia

Operação Aulas Seguras 2026 fiscaliza materiais escolares em todo o estado de Rondônia

A fiscalização ocorre de forma intensa em estabelecimentos de diversos municípios rondonienses.
L
Recuperação na RO-133 garante trafegabilidade entre Vale do Paraíso e Bom Jesus

Recuperação na RO-133 garante trafegabilidade entre Vale do Paraíso e Bom Jesus

O Governo de Rondônia, por meio do DER-RO, executa obras de recomposição de aterro na RO-133 para corrigir danos causados pelas fortes chuvas e aumentar a segurança dos motoristas.
L
OMERON e parceiros promovem ação evangelística no Presídio Feminino

OMERON e parceiros promovem ação evangelística no Presídio Feminino

A iniciativa levou apoio espiritual para internas e policiais penais, destacando a fé como ferramenta de transformação e reforçando o cuidado com a saúde mental durante o Janeiro Branco.
L
Semtel mapeia 18 espaços públicos de esporte e lazer na capital

Semtel mapeia 18 espaços públicos de esporte e lazer na capital

Levantamento detalha equipamentos em funcionamento por zona da cidade
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura inicia entrega de kits escolares e uniformes em fevereiro

Prefeitura inicia entrega de kits escolares e uniformes em fevereiro

O prefeito Léo Moraes anunciou o investimento que beneficia mais de 46 mil alunos; a entrega de kits escolares visa garantir segurança, inclusão e igualdade na rede municipal.
L
Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina nesta sexta

Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina nesta sexta

As secretarias de educação têm até amanhã para apresentar pedidos de reconsideração sobre a classificação preliminar divulgada pelo Ministério da Educação no sistema oficial.
L
Supremo arquiva investigação contra delegados por blitze nas eleições de 2022

Supremo arquiva investigação contra delegados por blitze nas eleições de 2022

O ministro Alexandre de Moraes acolheu o parecer da PGR sobre a falta de provas contra dois policiais, enquanto determinou o trancamento de ações para outros nomes já condenados.
L
Governo propõe que Enamed seja exame de proficiência para médicos

Governo propõe que Enamed seja exame de proficiência para médicos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que a medida exige alteração na legislação e visa vincular o registro profissional ao desempenho dos estudantes.
L

Agenda News: Rock e feijoada embalam o fim de semana no Grego

De sexta a sábado, o pub recebe bandas locais e clássicos do rock em clima descontraído e muitaenergia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo e ONU realizam ações após três anos de emergência Yanomami

Governo e ONU realizam ações após três anos de emergência Yanomami

A programação em Roraima inclui a inauguração de novos espaços de acolhimento e o reforço da cooperação internacional para proteção de indígenas e refugiados.
L
Governo federal envia proposta de acordo entre Mercosul e União Europeia ao Congresso

Governo federal envia proposta de acordo entre Mercosul e União Europeia ao Congresso

O vice-presidente Geraldo Alckmin confirmou a intenção de acelerar a internalização do tratado comercial no Brasil, buscando uma vigência provisória para o setor.
L
Vereador Pedro Geovar fiscaliza e garante revitalização no bairro Areal da Floresta

Vereador Pedro Geovar fiscaliza e garante revitalização no bairro Areal da Floresta

Parlamentar protocolou pedido de providência para manutenção da Rua Paraná, que foi atendido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura
L

Nikolas Ferreira relata “pé deformado” e dores em caminhada de 230 km

O deputado federal cumpre trajeto entre Minas Gerais e Brasília em ato de apoio a Jair Bolsonaro.
L
Sofia Andrade propõe mais transparência em multas de trânsito em Porto Velho

Sofia Andrade propõe mais transparência em multas de trânsito em Porto Velho

Projeto de lei da vereadora exige divulgação trimestral de dados sobre radares, revisão técnica anual e relatórios sobre destinação de recursos arrecadados com multas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Sob gestão do governador Marcos Rocha, a polícia recebeu novos complexos, tecnologia de inquérito eletrônico e reforço no combate ao crime organizado em todo o estado.
L
Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Comandante-geral da PMRO, Coronel Glauber Souto, detalha operação de segurança no Carnaval em Rondônia que inicia em 31 de janeiro para proteger foliões e combater crimes.
L
Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Simone Araújo Gomes foi vista pela última vez dirigindo um Jeep Renegade azul, com destino à BR-364
12
Apenado agride policial penal durante tentativa de saída da cela no Presídio 603

Apenado agride policial penal durante tentativa de saída da cela no Presídio 603

A agressão ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), após detentos simularem uma emergência médica para forçar a saída da cela em Porto Velho.
10
Carro incendiado por criminosos havia sido furtado de depósito em Porto Velho

Carro incendiado por criminosos havia sido furtado de depósito em Porto Velho

Veículo modelo Celta foi queimado no bairro Planalto; além do automóvel, moto, botijas de gás e mercadorias também foram levadas do depósito.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cemetron recebe reforma e ampliação com novos leitos de UTI e clínica

Cemetron recebe reforma e ampliação com novos leitos de UTI e clínica

O Governo entrega nesta sexta-feira (23) as novas instalações do Cemetron investimento de R$ 19 milhões ampliou a unidade com 31 novos leitos.
L
Fable ganha previsão de lançamento e novo trailer de gameplay

Fable ganha previsão de lançamento e novo trailer de gameplay

Reboot da saga de fantasia será lançado entre setembro e dezembro para PS5, Xbox Series X|S e PC, com abordagem moderna e multiplataforma
L
SSDs ficam até 16 vezes mais caros que HDs por causa da IA

SSDs ficam até 16 vezes mais caros que HDs por causa da IA

Demanda por aplicações de inteligência artificial eleva preços de SSDs corporativos, afetando também consumidores, segundo relatório da VDURA
L
Pequenos empreendedores têm até 30 de janeiro para renegociar dívidas com a União

Pequenos empreendedores têm até 30 de janeiro para renegociar dívidas com a União

Edital oferece descontos de até 100% sobre juros e multas para MEIs, micro e pequenas empresas regularizarem débitos inscritos em dívida ativa
L
Casemiro deixará Manchester United ao final da temporada

Casemiro deixará Manchester United ao final da temporada

O clube inglês optou por não ativar a cláusula de renovação do contrato do brasileiro, que encerra seu ciclo em Old Trafford com dois títulos conquistados.
L
Arrecadação federal bate recorde histórico de 2,89 trilhões de reais em 2025

Arrecadação federal bate recorde histórico de 2,89 trilhões de reais em 2025

O resultado representa um crescimento real de 3,75% acima da inflação e foi impulsionado pelo desempenho do setor de serviços e pela taxação de apostas online.
L
Brasil conquista indicações históricas no anúncio do Oscar 2026

Confira a lista completa dos indicados ao Oscar 2026

O filme O Agente Secreto concorre em quatro categorias, incluindo melhor filme e melhor ator para Wagner Moura, enquanto o longa Pecadores lidera com 16 indicações.
L
Trem colide com guindaste e marca quarto acidente ferroviário na Espanha

Trem colide com guindaste e marca quarto acidente ferroviário na Espanha

Seis pessoas ficaram feridas após um braço de guindaste atingir as janelas de um trem perto de Cartagena, intensificando a crise de segurança no país.
L
Sisu 2026: Inscrições terminam nesta sexta-feira (23)

Sisu 2026: Inscrições terminam nesta sexta-feira (23)

Candidatos podem concorrer a mais de 274 mil vagas em instituições públicas; resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.