SÁBADO, 22/11/2025

Em destaque

O que esperar das relações EUA-África em 2025?

Vamos analisar mais detalhadamente como fazer isso e o que significaria para nossa região se nossas ideias se tornassem realidade.

Por Eduardo Cavalcante | ƒ

Publicado em 

O que a vitória de Trumpna  América significa para as relações entre os EUA e a África em geral? Boa pergunta, e é uma que certamente foi discutida longamente ao longo das últimas semanas. Embora a retrospectiva sempre seja o juiz final, não há nada mais perspicaz do que tentar fazer uma previsão.

Vamos analisar mais detalhadamente como fazer isso e o que significaria para nossa região se nossas ideias se tornassem realidade.

Formulação de previsões de política externa

Não pretendemos ser controversos, nem queremos fornecer um comentário sobre o que está acontecendo nos EUA agora. Nosso objetivo é simplesmente olhar para os fatos e o contexto histórico recente para formular nossas próprias previsões de política externa. Devido à natureza divisiva da política dos EUA no momento, achamos importante enfatizar este ponto. Como resultado, as previsões que se seguirão surgiram ao olhar para:

  • O clima económico actual nos EUA e em África e o sentimento predominante do FMI e do Banco Mundial
  • Relações atuais entre os líderes africanos e a Casa Branca de Biden, bem como uma revisão das relações com a anterior Casa Branca de Trump
  • O nível e a escala do investimento chinês no nosso continente e como isso pode influenciar as relações EUA-China no futuro

Agora que explicamos como nossos processos de pensamento se desenvolveram, podemos começar a analisar os detalhes.

Investimentos em infraestrutura de viagens e comércio eletrônico

Enquanto alguns veem Trump como um protecionista, ele é, na verdade, um empresário em alto cargo. Ele não escondeu sua visão de trazer a manufatura de volta aos EUA, e isso é algo que pode ter um benefício real para a África. Para entender como isso pode acontecer, precisamos olhar mais de perto para a situação no terreno.

As empresas dos EUA querem ser capazes de vender para o maior mercado possível, e atualmente grande parte da África é negligenciada em favor do Oriente Médio, Extremo Oriente e Europa. Usar empresas de construção dos EUA para construir estradas, moradias e serviços de saneamento em importantes centros comerciais africanos pode ser altamente lucrativo para o governo Trump. Também teria o duplo benefício de neutralizar a BRI chinesa que colocou Pequim na liderança aos olhos de muitos republicanos no Congresso.

Competição por tecnologia de extração mais inteligente

A BRI chinesa — de acordo com muitos — permitiu que Pequim roubasse uma marcha sobre Washington quando se trata de acesso a matérias-primas africanas. A era em que a mão de obra e o trabalho africanos podiam ser explorados por um gasto mínimo parece estar chegando ao fim. Por quê? Porque dispositivos móveis e veículos elétricos estão sendo feitos em taxas mais rápidas do que nunca, e é a África que possui grande parte das matérias-primas para baterias.

Os EUA estão cada vez mais cientes da necessidade de extrair matérias-primas em uma escala de forma mais rápida e que exija menos pessoas no local. Em lugares como Uganda, que têm regiões praticamente inexploradas que se acredita conterem metais preciosos e elementos de terras raras, esta é uma oportunidade empolgante para o crescimento. O presidente Trump não escondeu sua disposição de usar tarifas econômicas em uma tentativa de desacelerar a expansão chinesa. Ele também é um defensor proeminente do fracking para depósitos de gás natural. Seu histórico parece indicar que um investimento em larga escala em extração e perfuração pode estar na mesa.

Influências culturais e movimentos em direção ao entretenimento

Nollywood leva o nome de Hollywood por um bom motivo — os EUA continuam a dar o tom para o entretenimento global. O que será realmente interessante é ver se as franquias de entretenimento e esportes dos EUA vêm para a África e vão além de simplesmente construir bases de fãs na África do Sul.

Dana White, do UFC, tem sido muito aberto sobre querer colocar um card de luta do UFC África em 2025 e acontece que ele é um dos melhores amigos do presidente eleito Trump. Se a Casa Branca apoiasse uma das maiores ligas esportivas do mundo vindo para a África regularmente, quem sabe que tipo de portas poderiam ser abertas e conexões poderiam ser feitas.

Também será interessante ver como diferentes empresas ao redor do mundo — não apenas na África — se adaptam ao que pode ser uma nova realidade econômica. Lojas de comércio eletrônico, sites de streaming e lugares para jogar online como o Templo de Slots podem se beneficiar do investimento dos EUA em infraestrutura africana projetada para neutralizar a influência da China.

Um potencial conflito sobre discurso e conteúdo online

X enfrentou uma reação política negativa no Brasil e a natureza política fluida de alguns países africanos pode entrar em jogo aqui de uma forma importante. Trump é muito franco e determinado a reduzir o nível de censura percebida nas agências dos EUA. Observar como isso pode acontecer na África certamente será muito interessante.

Embora nunca desejemos prever eventos tão infelizes, é uma realidade sombria que a corrupção política e a expansão da missão continuarão em certos cantos do nosso grande continente. Se X não estiver disposto a ajudar os líderes a censurar o público, ele pode realmente se tornar a praça da cidade global sobre a qual Musk falou desde que o comprou.

Com a Casa Branca rechaçando a ideia de discurso de ódio e censurando a chamada desinformação, isso poderia abrir os olhos de líderes e autoridades ocidentais para práticas na África. Com isso, viria pressão econômica global e possivelmente até sanções contra governantes que são vistos como ilegítimos como resultado de suas próprias ações.

Considerações finais

A retrospectiva é sempre perfeita e, ainda assim, ninguém que faz uma previsão o faz com seu benefício. Por essa razão, tentamos fazer nossos julgamentos o mais apolíticos possível e nos ater somente aos fatos disponíveis no momento da escrita.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Correios aprovam demissão voluntária e fecham mil agências deficitárias

Correios aprovam demissão voluntária e fecham mil agências deficitárias

Plano de reestruturação da estatal, que visa reverter a crise financeira e retomar o lucro em 2027, inclui novo Programa de Demissão Voluntária (PDV) e a venda de imóveis para gerar R$ 1,5 bilhão em receitas.
L
Lançamento de foguete sul-coreano de Alcântara é adiado para dezembro

Lançamento de foguete sul-coreano de Alcântara é adiado para dezembro

A Agência Espacial Brasileira (AEB) estendeu o prazo da Operação Spaceward, e a nova tentativa de colocar o Hanbit-Nano em órbita a partir do Maranhão está prevista para dezembro.
L
Juma Xipaia detalha impactos de megaobras na Amazônia em meio à COP30

Juma Xipaia detalha impactos de megaobras na Amazônia em meio à COP30

A cacica da Aldeia Kaarimã, Juma Xipaia, usa sua voz no Xingu, no cinema e na Conferência do Clima para denunciar como grandes empreendimentos enfraquecem a luta pela Amazônia.
L
Nove em cada dez mulheres sofreram violência em deslocamentos noturnos

Nove em cada dez mulheres sofreram violência em deslocamentos noturnos

Relatório do Instituto Patrícia Galvão aponta que 90% das brasileiras já foram vítimas de violência ao sair à noite para lazer, sendo a maioria de cunho sexual. O índice de estupro dobra entre mulheres da comunidade LGBTQIA+.
L
Novo rascunho da COP30 avança na adaptação, mas é criticado por omissão de combustíveis fósseis

Novo rascunho da COP30 avança na adaptação, mas é criticado por omissão de combustíveis fósseis

O secretariado da Convenção do Clima publicou uma nova versão do Pacote de Belém com indicadores para a Meta Global de Adaptação (GGA). Organizações sociais apontam o texto como desequilibrado e criticam a ausência de um roteiro claro para o abandono dos combustíveis fósseis.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Novas informações sobre a prisão preventiva de Jair Bolsonaro

Ex-presidente permanece na Superintendência da PF em Brasília após decisão do STF, que determinou medida cautelar para garantir a ordem pública
L
Horóscopo de sábado, 22/11/2025: veja o que os astros reservam para cada signo

Horóscopo de sábado, 22/11/2025: veja o que os astros reservam para cada signo

O sábado, 22 de novembro de 2025, chega com uma energia mais leve, propícia para reorganizar pensamentos, relaxar e fortalecer relações.
L

Jair Bolsonaro é preso preventivamente a pedido da PF

Ex Presidente Jair Bolsonaro foi detido no início da manhã em Brasília após mandado preventivo expedido pelo STF, sendo levado à Superintendência da PF em medida cautelar que não representa início de cumprimento de pena
L

Paredão formado com Lylyan Silva, Leili Oliveira e Fernanda Mota

Lylyan Silva, Leili Oliveira e Fernanda Mota estão na berlinda do Rondônia Reality Show 2025 após uma formação marcada por surpresa e reviravolta, com a votação aberta até domingo às 19h30.
L

Povoado Nerd: Racks Yang fala sobre sua trajetória artística e o álbum Protagonista

Seu segundo álbum de estúdio: “PROTAGONISTA”.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Dr. Santana mantém fiscalização firme em obras do Tchau Poeira

Vereador Dr. Santana mantém fiscalização firme em obras do Tchau Poeira

O parlamentar atua com responsabilidade e presença ativa para garantir a correta aplicação dos recursos e o cumprimento dos prazos na pavimentação asfáltica nos bairros 3 Marias e Castanheiras em Porto Velho.
L
Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Novo órgão atuará na proteção e na promoção de políticas voltadas às mulheres do município.
L

Eleições 2026: “Quero transformar Rondônia como transformei Cacoal”, diz Adaílton Fúria

Em conversa com o News Rondônia, o prefeito Adaílton Fúria detalha por que decidiu disputar espaço na política estadual em 2026, apontando responsabilidade geracional, críticas ao abandono do estado e resultados que afirma ter alcançado em Cacoal.
L
Prisão de Ramagem é decretada por Moraes após deputado ser flagrado em Miami

Prisão de Ramagem é decretada por Moraes após deputado ser flagrado em Miami

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a prisão do deputado federal Alexandre Ramagem após a confirmação de que ele deixou o país, violando uma proibição judicial, enquanto recorre de sua condenação na trama golpista.
L
Saúde de Bolsonaro motiva pedido de prisão domiciliar ao STF

Saúde de Bolsonaro motiva pedido de prisão domiciliar ao STF

Advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitam ao ministro Alexandre de Moraes prisão domiciliar alegando doenças permanentes e necessidade de acompanhamento médico intenso.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Acidente na Avenida Nações Unidas deixa casal ferido após ser fechado por carro

Acidente na Avenida Nações Unidas deixa casal ferido após ser fechado por carro

Com a manobra brusca, os ocupantes da moto perderam o controle, bateram no meio-fio e caíram.
12
Motociclista sofre fratura em acidente com S10 na Rio de Janeiro

Motociclista sofre fratura em acidente com S10 na Rio de Janeiro

Testemunhas contaram que a caminhonete seguia pela Equador, quando invadiu a preferencial e atropelou o motociclista que trafegava sentido centro.
16
Casal é preso com drogas e material de tráfico no bairro Parque Amazônia

Casal é preso com drogas e material de tráfico no bairro Parque Amazônia

Homem de 41 anos e mulher de 18 foram detidos em uma residência na Zona Leste de Porto Velho, após denúncias de tráfico de drogas na região.
12

Madrasta mata enteada de 7 anos enforcada com cinto no DF; menina tinha medo de voltar para casa

A criança não queria retornar à casa do pai, e a polícia investiga se o ciúme da madrasta foi a motivação para o brutal homicídio qualificado.
16
Homem atacado com pauladas na cabeça morre no hospital em Porto Velho

Homem atacado com pauladas na cabeça morre no hospital em Porto Velho

Na ocasião, Mateus foi visto sendo perseguido pelo suspeito, depois agredido com vários golpes na cabeça, onde foi socorrido desacordo em estado grave.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ucrânia nega ter aprovado termos de plano de paz proposto por Trump

Ucrânia nega ter aprovado termos de plano de paz proposto por Trump

Rustem Umerov, principal autoridade de segurança ucraniana, desmentiu as alegações de autoridades dos EUA de que ele teria concordado com o esboço de um plano de paz que exige a rendição de mais território, redução das Forças Armadas e o abandono da adesão à Otan.
L
Ativista nigeriano critica soluções ilusórias para África na agenda climática

Ativista nigeriano critica soluções ilusórias para África na agenda climática

Olumide Idowu, diretor executivo da ICCDI Africa, cobrou maior protagonismo e financiamento climático real para o continente durante a COP30 em Belém (PA), alertando que as soluções atuais não atendem às necessidades das populações africanas.
L
Lula desembarca na África do Sul para Cúpula do G20 com foco em minerais críticos

Lula desembarca na África do Sul para Cúpula do G20 com foco em minerais críticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Joanesburgo nesta sexta-feira, 21 de novembro, para participar da Cúpula de Líderes do G20, que tem como prioridades o debate sobre terras raras, sustentabilidade da dívida e transição energética justa.
L
Dia de inclusão e afeto marca início do Porto Velho Luz para pessoas com deficiência e neurodivergentes

Dia de inclusão e afeto marca início do Porto Velho Luz para pessoas com deficiência e neurodivergentes

Acesso antecipado garantiu acolhimento, sensibilidade e reforçou a uma experiência pensada para todas as famílias
L
Imunização contra a gripe é reforçada em Porto Velho neste sábado (22)

Imunização contra a gripe é reforçada em Porto Velho neste sábado (22)

Ação do Dia D amplia cobertura vacinal a vários pontos da capital
L
Homenagem a Antônia Quintão Sampaio destaca pioneirismo na educação e legado histórico no Vale do Guaporé

Homenagem a Antônia Quintão Sampaio destaca pioneirismo na educação e legado histórico no Vale do Guaporé

A homenagem a Antônia Quintão Sampaio reconhece a trajetória da professora que impulsionou a educação no antigo Território do Guaporé e marcou a história de Rondônia.
L
Cientistas criticam ausência de combustíveis fósseis em texto final da COP30

Cientistas criticam ausência de combustíveis fósseis em texto final da COP30

Pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais afirmam que a omissão da expressão “combustíveis fósseis” no rascunho da conferência “trai a ciência” e põe em risco a meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C.
L
Guterres apela por transição energética justa e cobra resultado da COP30

Guterres apela por transição energética justa e cobra resultado da COP30

O secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou que a economia favorece as fontes renováveis, mas exige que a vontade política dos países acompanhe o ritmo para garantir uma transição energética justa em Belém.
L
Escolas municipais de Jaru realizam ações em alusão ao Dia da Consciência Negra

Escolas municipais de Jaru realizam ações em alusão ao Dia da Consciência Negra

Além deste cronograma de atividades, outras escolas do município também fazem ações sobre a temática afro-brasileira ao longo da próxima semana, ampliando o alcance das ações alusivas ao mês da Consciência Negra.
L
COP30: Fundo Amazônia investe R$ 123,6 milhões em projetos de restauração indígena

COP30: Fundo Amazônia investe R$ 123,6 milhões em projetos de restauração indígena

Dezenove projetos foram selecionados no programa Restaura Amazônia e irão recuperar 3,3 mil hectares e plantar 5,7 milhões de árvores em 26 terras indígenas em sete estados da Amazônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.