No vídeo, que vem sendo amplamente compartilhado nas redes sociais, especialmente em grupos de pesca esportiva, um homem literalmente brinca com a sorte. “Eu aqui no Guaporé! Olha o miau ali”, diz ele.
Ver essa foto no Instagram
O “miau” a que ele se refere é, na verdade, uma onça-pintada, o mais temido dos felinos da América do Sul. “Eu vou pegar”, ameaça o jovem, instigado por outros colegas que permanecem dentro do barco.
No primeiro vídeo, publicado pelo próprio homem em sua página no Instagram, em novembro deste ano, ele apenas registra o felino enquanto ainda está no barco. Em uma outra cena, aparentemente publicada por terceiros, ele já está em terra firme e começa a provocar o animal. “Vou lá pegar”, diz.
A situação intrigante revela um comportamento que, segundo biólogos, jamais deveria ser realizado. Trata-se de um animal extremamente selvagem e protegido pelas leis ambientais brasileiras. Nas redes sociais, o homem é identificado como “Diego”, de Ji-Paraná, Rondônia, e a cena teria ocorrido na região do Guaporé, conforme informações fornecidas por internautas nos comentários do vídeo.
Nas redes, Diego é elogiado por alguns que parecem fazer parte do dito popular “amigo da onça”, sugerindo que poucos colocariam suas vidas em risco de forma tão ousada. “Aí está a prova do porquê os homens vivem menos”, ironiza um internauta.
Ver essa foto no Instagram
Entre os comentários, muitos aplaudem, interpretando a atitude como coragem, enquanto outros discordam, enxergando o ato como insensato e fazendo piadas: “Ela até estava comendo capim para ele acreditar que era vegetariana”.