QUARTA-FEIRA, 21/01/2026

Em destaque

CCJ da Câmara aprova impressão e recontagem de votos

Projeto ainda precisa ser aprovado em Plenário, pela Câmara e Senado

Por ALEX RODRIGUES - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

CCJ da Câmara aprova impressão e recontagem de votos
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (11), o Projeto de Lei nº 1.169/2015 , que visa a permitir que partidos políticos peçam a recontagem física de votos em eleições nacional, estaduais, distritais ou municipais.

Na prática, a proposta de mudança da chamada Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), apresentada pelo deputado federal Carlos Henrique Gaguim (União-TO), em 2015, busca estabelecer o voto impresso no Brasil, proibindo a adoção do voto puramente eletrônico, e torna obrigatória a verificação de votos da urna eletrônica. A aprovação do projeto contraria decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que, em 2020, declarou inconstitucional o voto impresso.

Na CCJ, o substitutivo do deputado federal José Medeiros (PL-MT), relator do projeto, foi aprovado por 31 votos a 20. Para se tornar lei, contudo, o projeto ainda precisa ser aprovado em Plenário, pela Câmara, e pelo Senado.

Medeiros já havia apresentado seu relatório no último dia 4, votando pela constitucionalidade, juridicidade e pela aprovação do PL 1.169, bem como das demais sugestões acrescentadas ao projeto original. Contudo, a votação do parecer do relator foi interrompida por um pedido de vista – ou seja, de mais tempo para analisar o tema – de parlamentares de esquerda contrários à iniciativa.

Em seu parecer, Medeiros propôs que, imediatamente após o fim de cada nova votação, 5% das urnas eletrônicas deverão ser selecionadas aleatoriamente para que os votos nela depositados sejam contabilizados publicamente, na própria seção eleitoral, pelos membros da mesa. Conforme sugestão do deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), os votos eletrônicos deverão ser confrontados com os registros feitos em papel.

“O projeto original falava na contagem pública dos votos. Ou seja, era voltar à contagem manual, com todas as pessoas assistindo à contagem. Ponderei que seria uma mudança muito radical em vista do que temos hoje, com as urnas eletrônicas. O relator [Medeiros], então, acatou minha sugestão: mantemos a urna eletrônica, que imprimirá cada voto, que cairá em uma urna. E, obrigatoriamente, sorteamos uma amostragem de 5% das urnas eletrônicas para fazer a conferência dos votos físicos”, explicou Andrada.

As urnas deverão ser escolhidas por meio de sorteio público, realizado na presença de representantes dos partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de outras entidades interessadas. Cada voto, então, será retirado individualmente, lido em voz alta, apresentado aos membros da mesa e registrado no boletim de urna.

“A implementação da contagem pública em uma amostra aleatória de 5% das urnas busca aprimorar a transparência e a confiabilidade do processo eleitoral, sem comprometer a celeridade da apuração. A seleção aleatória das urnas para contagem manual serve como mecanismo de auditoria, permitindo a identificação de possíveis inconsistências entre os resultados eletrônicos e físicos”, sustenta Medeiros, acrescentando que a media “reforçará a credibilidade” do sistema eleitoral brasileiro.

Para a deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) a aprovação do projeto pode ajudar a “pacificar o país”. “Teremos a condição de verificar [a segurança das urnas eletrônicas], não deixando que ninguém mais fique em dúvida sobre isso. Precisamos chegar a um meio termo para conseguir a paz para as eleições de 2026 e acredito que esta propositura é este meio termo […] para que os brasileiros tenham, novamente, confiança no sistema eleitoral. Não quero dizer que, hoje, este sistema tenha falhas, mas se todos nos unirmos e tivermos as condições de, ao fim, podermos contar, reavaliar ou verificar, ninguém mais vai poder usar qualquer termo de dúvida sobre as eleições em nosso país”.

Já o deputado Helder Salomão sugeriu que o debate é incomum. “Aqueles que questionam as urnas eletrônicas só o fazem quando perdem as eleições. Quando as ganham, não falam nada sobre o sistema das urnas eletrônicas, que é aprovado e visto por outros países como um grande avanço. Até hoje, não houve nenhum fato relevante que pudesse efetivamente colocar em xeque a transparência, a segurança e os resultados eleitorais desde 1996, quando as urnas eletrônicas foram utilizadas pela primeira vez [no Brasil]”.

A fala de Salomão coincide com o posicionamento de 23 das entidades que integram o movimento suprapartidário Pacto Pela Democracia, entre elas a Transparência Brasil e a Conectas Direitos Humanos. Em nota divulgada nesta terça-feira (10), as organizações sociais defendem que o PL 1.169/15 não pode ser aprovado por representar uma volta ao passado. “Na prática, o projeto busca instituir o voto impresso no Brasil, não como forma de fortalecer o processo eleitoral, mas como estratégia para alimentar a desconfiança no sistema de votação e ampliar significativamente a possibilidade de obstrução em um sistema comprovadamente seguro e íntegro”, sustentam as entidades.

“Desde 2014, com auge em 2022, atores antidemocráticos têm promovido narrativas que questionam a integridade do sistema eletrônico de votação no Brasil. Mesmo diante de inúmeros relatórios que atestam a segurança do sistema de votação vigente, elaborados por especialistas de universidades renomadas e de auditorias realizadas por partidos de diferentes espectros políticos, esses grupos demonstram pouco interesse em aprimorar o sistema. O objetivo é evidente: disseminar desinformação e minar a confiança nas urnas eletrônicas, um alicerce essencial para a realização de eleições justas, confiáveis e para o fortalecimento da democracia no país”, acrescentam as organizações sociais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Banco da Amazônia leva pauta da Amazônia ao Fórum Econômico Mundial, em Davos

Instituição participa da 56ª edição do Fórum Econômico Mundial, entre 19 e 23 de janeiro, com agenda focada em desenvolvimento sustentável e cooperação internacional.
L

Banco da Amazônia apoia primeira delegação feminina latino-americana em Davos

Delegação formada só por mulheres participou de debates paralelos ao Fórum Econômico Mundial, com apoio do Banco da Amazônia e liderança da Plataforma Mulheres Inspiradoras.
L
Resultado preliminar do processo seletivo Edital nº 51/SEMAD/SEMED/2025

Prefeitura de Porto Velho esclarece erro em resultado preliminar de processo seletivo

Sistema exibiu lista completa de inscritos com pontuação zerada devido a equívoco material na publicação do edital.
L
Segurança no campo: Energisa alerta para riscos na colheita

Segurança no campo: Energisa alerta para riscos na colheita

Com a safra de soja em Rondônia, a Energisa orienta produtores rurais sobre a distância segura das redes elétricas para evitar acidentes graves no campo.
L
Centro de Porto Velho recebe obra de drenagem para acabar com alagamentos históricos

Centro de Porto Velho recebe obra de drenagem para acabar com alagamentos históricos

Obra vai melhorar o escoamento da água da chuva e garantir mais segurança para comerciantes e pedestres
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Azul retoma voos: Conexões diretas de Cuiabá para Rondônia

Azul retoma voos: Conexões diretas de Cuiabá para Rondônia

A companhia aérea anuncia rotas para Vilhena, Ji-Paraná e Cacoal a partir de abril, com aumento de frequência e impacto positivo no desenvolvimento regional.
L
CFM planeja impedir 13 mil estudantes de medicina recém-formados de obterem registro profissional após avaliação do Enamed

CFM planeja impedir 13 mil estudantes de medicina recém-formados de obterem registro profissional após avaliação do Enamed

O conselho avalia uma resolução para impedir que 13 mil recém-formados com notas insatisfatórias obtenham o registro profissional, afetando diretamente estudantes de Porto Velho e Vilhena.
L
Prouni 2026 oferece mais de 590 mil bolsas em instituições privadas

Prouni 2026 oferece mais de 590 mil bolsas em instituições privadas

O Ministério da Educação anunciou a maior oferta da história do programa, com inscrições abertas entre os dias 26 e 29 de janeiro para candidatos sem diploma superior.
L
Governo recompõe orçamento para educação e ciência e tecnologia

Governo recompõe orçamento para educação e ciência e tecnologia

A medida garante o repasse de R$ 977 milhões para o Ministério da Educação e R$ 186 milhões para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, revertendo cortes feitos no Congresso.
L
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro

Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro

A medida atinge produtos à base de tirzepatida e retatrutida comercializados irregularmente, conhecidos como canetas do Paraguai, devido à falta de garantias sobre segurança e qualidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsa Família: MDS desmente restrição de saque

Bolsa Família: MDS desmente restrição de saque

O Ministério do Desenvolvimento Social alerta que mensagens falsas sobre bloqueio de benefícios circulam nas redes e orienta beneficiários a verificarem informações apenas em canais oficiais.
L
Lula e Erdogan conversam sobre crise em Gaza e conferência climática

Lula e Erdogan conversam sobre crise em Gaza e conferência climática

Os presidentes do Brasil e da Turquia discutiram a reconstrução do enclave palestino e a cooperação para a próxima conferência da ONU sobre mudanças climáticas durante chamada telefônica.
L
Orçamento de Rondônia para 2026 é aprovado na Comissão de Finanças da Alero

Orçamento de Rondônia para 2026 é aprovado na Comissão de Finanças da Alero

Projeto segue para votação em plenário após aval da comissão técnica.
L
Edevaldo Neves destaca ações por Ariquemes em entrevista na rádio

Edevaldo Neves destaca ações por Ariquemes em entrevista na rádio

Deputado estadual reforçou compromisso com a população, defesa de políticas públicas eficientes e a importância do diálogo com a comunidade durante participação na Rádio Verde Amazônia.
L
Azul amplia malha aérea em Rondônia: Novos voos conectam interior ao centro-sul

Azul amplia malha aérea em Rondônia: Novos voos conectam interior ao centro-sul

Senador Jaime Bagattoli consegue ampliação da Azul com três novas rotas diretas de Cuiabá para Vilhena, Ji-Paraná e Cacoal, além de voos diários entre Confins e Porto Velho a partir de abril. Medida impulsiona turismo e economia do estado com mais opções de conexão.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carreta pega fogo na BR-364 e causa interdição total da pista em Jaru

Carreta pega fogo na BR-364 e causa interdição total da pista em Jaru

Veículo em chamas gera bloqueio completo da rodovia e mobiliza equipes da concessionária para conter riscos no local.
14
Carreta carregada com tambaqui tomba na BR-319 e carga bloqueia a pista

Carreta carregada com tambaqui tomba na BR-319 e carga bloqueia a pista

Acidente ocorreu em trecho de terra próximo à comunidade de Igapó-Açu no trajeto entre Porto Velho e Manaus.
10
PRF apreende veículos adulterados na BR-364 em menos de 6 horas

PRF apreende veículos adulterados na BR-364 em menos de 6 horas

Fiscalizações em Porto Velho e Ariquemes resultaram na prisão de três condutores e na apreensão de motocicletas e veículos de carga com sinais identificadores adulterados.
14
Carro avança preferencial e causa acidente com mãe e filha em moto

Carro avança preferencial e causa acidente com mãe e filha em moto

A colisão ocorreu no cruzamento da avenida Alexandre Guimarães com a rua Abnatal Bentes de Lima, no bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho, na tarde desta quarta-feira.
12
Polícia Civil prende mototaxista por estupro de vulnerável em Porto Velho

Polícia Civil prende mototaxista por estupro de vulnerável em Porto Velho

O homem de 32 anos foi detido pela delegacia especializada após investigações apontarem abusos cometidos contra três vítimas durante o exercício de sua profissão.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Turismo no Brasil: 37% mais visitantes estrangeiros em 2025

Turismo no Brasil: 37% mais visitantes estrangeiros em 2025

O país registrou o maior crescimento nas chegadas internacionais, segundo relatório da ONU Turismo, consolidando sua posição como destino global de destaque.
L
Residência na Ebserh: 94% dos alunos indicam a formação

Residência na Ebserh: 94% dos alunos indicam a formação

Pesquisa de Satisfação do Ensino revela que a imensa maioria de residentes e professores recomenda os hospitais universitários da rede federal no Brasil.
L
IT: Bem-Vindos a Derry: Temporada 2 em produção pela HBO

IT: Bem-Vindos a Derry: Temporada 2 em produção pela HBO

A série de terror baseada em Stephen King ganha sequência confirmada, com Andy Muschietti à frente do projeto que explorará o passado sombrio de Derry em 1935.
L
Registro médico: CFM tenta barrar 13 mil alunos reprovados

Registro médico: CFM tenta barrar 13 mil alunos reprovados

O Conselho Federal de Medicina estuda impedir o registro profissional de estudantes com baixo desempenho no Enamed, incluindo alunos de Rondônia, para proteger a saúde pública.
L
Anvisa proíbe canetas emagrecedoras Synedica e TG

Anvisa proíbe canetas emagrecedoras Synedica e TG

Agência determina apreensão de produtos irregulares anunciados no Instagram e alerta para riscos à saúde dos consumidores.
L
MEI: Prazo para voltar ao Simples Nacional termina em janeiro

MEI: Prazo para voltar ao Simples Nacional termina em janeiro

Microempreendedores excluídos devem regularizar dívidas e solicitar o reenquadramento até dia 31 para garantir a atuação formal em 2026.
L

Por que imóveis em cidades turísticas têm usos tão diferentes ao longo do ano?

Cidades turísticas consolidadas mantêm fluxo contínuo de visitantes ao longo do ano, influenciando o uso dos imóveis, a organização urbana e a convivência entre moradia e estadia temporária.
L
BBB 26: Aline Campos é a primeira eliminada do reality

BBB 26: Aline Campos é a primeira eliminada do reality

A dançarina e influencer carioca, de 38 anos, deixa a casa mais vigiada após disputa acirrada no paredão, abrindo caminho para novos conflitos no programa.
L

Requerimento da Licença Ambiental: Antônio Nogueira de Queiros

Licença Prévia e Licença de Instalação (LP e LI)
L
Semusa amplia vacinação em UBS neste sábado para atender alta demanda

Semusa amplia vacinação em UBS neste sábado para atender alta demanda

Ampliação ocorre devido à exigência do cartão de vacinas atualizado para matrícula escolar em Porto Velho
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.