SÁBADO, 28/02/2026

Em destaque

CCJ da Câmara aprova impressão e recontagem de votos

Projeto ainda precisa ser aprovado em Plenário, pela Câmara e Senado

Por ALEX RODRIGUES - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

CCJ da Câmara aprova impressão e recontagem de votos
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (11), o Projeto de Lei nº 1.169/2015 , que visa a permitir que partidos políticos peçam a recontagem física de votos em eleições nacional, estaduais, distritais ou municipais.

Na prática, a proposta de mudança da chamada Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), apresentada pelo deputado federal Carlos Henrique Gaguim (União-TO), em 2015, busca estabelecer o voto impresso no Brasil, proibindo a adoção do voto puramente eletrônico, e torna obrigatória a verificação de votos da urna eletrônica. A aprovação do projeto contraria decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que, em 2020, declarou inconstitucional o voto impresso.

Na CCJ, o substitutivo do deputado federal José Medeiros (PL-MT), relator do projeto, foi aprovado por 31 votos a 20. Para se tornar lei, contudo, o projeto ainda precisa ser aprovado em Plenário, pela Câmara, e pelo Senado.

Medeiros já havia apresentado seu relatório no último dia 4, votando pela constitucionalidade, juridicidade e pela aprovação do PL 1.169, bem como das demais sugestões acrescentadas ao projeto original. Contudo, a votação do parecer do relator foi interrompida por um pedido de vista – ou seja, de mais tempo para analisar o tema – de parlamentares de esquerda contrários à iniciativa.

Em seu parecer, Medeiros propôs que, imediatamente após o fim de cada nova votação, 5% das urnas eletrônicas deverão ser selecionadas aleatoriamente para que os votos nela depositados sejam contabilizados publicamente, na própria seção eleitoral, pelos membros da mesa. Conforme sugestão do deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), os votos eletrônicos deverão ser confrontados com os registros feitos em papel.

“O projeto original falava na contagem pública dos votos. Ou seja, era voltar à contagem manual, com todas as pessoas assistindo à contagem. Ponderei que seria uma mudança muito radical em vista do que temos hoje, com as urnas eletrônicas. O relator [Medeiros], então, acatou minha sugestão: mantemos a urna eletrônica, que imprimirá cada voto, que cairá em uma urna. E, obrigatoriamente, sorteamos uma amostragem de 5% das urnas eletrônicas para fazer a conferência dos votos físicos”, explicou Andrada.

As urnas deverão ser escolhidas por meio de sorteio público, realizado na presença de representantes dos partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de outras entidades interessadas. Cada voto, então, será retirado individualmente, lido em voz alta, apresentado aos membros da mesa e registrado no boletim de urna.

“A implementação da contagem pública em uma amostra aleatória de 5% das urnas busca aprimorar a transparência e a confiabilidade do processo eleitoral, sem comprometer a celeridade da apuração. A seleção aleatória das urnas para contagem manual serve como mecanismo de auditoria, permitindo a identificação de possíveis inconsistências entre os resultados eletrônicos e físicos”, sustenta Medeiros, acrescentando que a media “reforçará a credibilidade” do sistema eleitoral brasileiro.

Para a deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) a aprovação do projeto pode ajudar a “pacificar o país”. “Teremos a condição de verificar [a segurança das urnas eletrônicas], não deixando que ninguém mais fique em dúvida sobre isso. Precisamos chegar a um meio termo para conseguir a paz para as eleições de 2026 e acredito que esta propositura é este meio termo […] para que os brasileiros tenham, novamente, confiança no sistema eleitoral. Não quero dizer que, hoje, este sistema tenha falhas, mas se todos nos unirmos e tivermos as condições de, ao fim, podermos contar, reavaliar ou verificar, ninguém mais vai poder usar qualquer termo de dúvida sobre as eleições em nosso país”.

Já o deputado Helder Salomão sugeriu que o debate é incomum. “Aqueles que questionam as urnas eletrônicas só o fazem quando perdem as eleições. Quando as ganham, não falam nada sobre o sistema das urnas eletrônicas, que é aprovado e visto por outros países como um grande avanço. Até hoje, não houve nenhum fato relevante que pudesse efetivamente colocar em xeque a transparência, a segurança e os resultados eleitorais desde 1996, quando as urnas eletrônicas foram utilizadas pela primeira vez [no Brasil]”.

A fala de Salomão coincide com o posicionamento de 23 das entidades que integram o movimento suprapartidário Pacto Pela Democracia, entre elas a Transparência Brasil e a Conectas Direitos Humanos. Em nota divulgada nesta terça-feira (10), as organizações sociais defendem que o PL 1.169/15 não pode ser aprovado por representar uma volta ao passado. “Na prática, o projeto busca instituir o voto impresso no Brasil, não como forma de fortalecer o processo eleitoral, mas como estratégia para alimentar a desconfiança no sistema de votação e ampliar significativamente a possibilidade de obstrução em um sistema comprovadamente seguro e íntegro”, sustentam as entidades.

“Desde 2014, com auge em 2022, atores antidemocráticos têm promovido narrativas que questionam a integridade do sistema eletrônico de votação no Brasil. Mesmo diante de inúmeros relatórios que atestam a segurança do sistema de votação vigente, elaborados por especialistas de universidades renomadas e de auditorias realizadas por partidos de diferentes espectros políticos, esses grupos demonstram pouco interesse em aprimorar o sistema. O objetivo é evidente: disseminar desinformação e minar a confiança nas urnas eletrônicas, um alicerce essencial para a realização de eleições justas, confiáveis e para o fortalecimento da democracia no país”, acrescentam as organizações sociais.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Número de mortos por chuvas em Minas Gerais sobe para 66 com nova vítima

Número de mortos por chuvas em Minas Gerais sobe para 66 com nova vítima

Corpo de Bombeiros localiza homem em Juiz de Fora; buscas continuam por três desaparecidos, incluindo uma criança de 9 anos em meio aos escombros.
L
Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Brasil condena ataques dos EUA e Israel ao Irã e faz apelo por contenção

Brasil condena ataques dos EUA e Israel ao Irã e faz apelo por contenção

Itamaraty expressa “grave preocupação” com a ofensiva militar e reforça que a via diplomática é o único caminho para a paz na região.
L
Sobreviventes de tragédia em Juiz de Fora denunciam falha em alertas

Sobreviventes de tragédia em Juiz de Fora denunciam falha em alertas

Número de mortos na cidade mineira já ultrapassa 60; moradores do bairro Jardim Parque Burnier afirmam que não houve avisos antes dos deslizamentos.
L
Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Paraty

Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Paraty

Portaria será publicada na segunda-feira após temporais causarem graves prejuízos na Costa Verde; Ministério envia técnicos para agilizar liberação de verbas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Manoel Brito Ferreira

Motorista dedicado e apaixonado pela família, Manoel Brito Ferreira será lembrado pela generosidade, alegria contagiante e amor pelo Vasco da Gama.
L
Agro: Gustavo Nobre de Azevedo fala sobre Regularização Fundiária Urbana

Agro: Gustavo Nobre de Azevedo fala sobre Regularização Fundiária Urbana

Neste sábado, dia 28, às 11h, o Momento Agro recebe o advogado Gustavo Nobre de Azevedo para esclarecer dúvidas sobre Regularização Fundiária Urbana e seus impactos para moradores e produtores.
L
Sintonia 360: Raymisson Correa fala sobre o Bloco Leste Folia

Sintonia 360: Raymisson Correa fala sobre o Bloco Leste Folia

Programa Sintonia 360 recebe Raymisson Correa para falar sobre organização, segurança e cultura no Bloco Leste Folia.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 145 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 145 milhões neste sábado

Apostas para o concurso 2.978 podem ser realizadas até as 20h; sorteio ocorre no Espaço da Sorte com transmissão ao vivo pelas redes sociais.
L
Educação profissional registra salto histórico de 68% no Brasil em cinco anos

Educação profissional registra salto histórico de 68% no Brasil em cinco anos

Piauí se consolida como referência nacional ao integrar ensino técnico em quase 70% das matrículas da rede pública estadual.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ministério do Turismo lança pesquisa para mapear necessidades de viajantes neurodivergentes

Ministério do Turismo lança pesquisa para mapear necessidades de viajantes neurodivergentes

Iniciativa em parceria com a UEA busca subsidiar guia de boas práticas para hotéis e restaurantes; questionário online pode ser respondido até 30 de março.
L
Governo Federal prepara o programa Brasil Soberano 2.0 para socorrer indústrias

Governo Federal prepara o programa Brasil Soberano 2.0 para socorrer indústrias

Plano visa apoiar setores de aço, alumínio e autopeças afetados pelas sobretaxas de importação dos EUA; BNDES utilizará R$ 13 bilhões em recursos remanescentes.
L
Haddad classifica caso do Banco Master como "pancada" histórica no setor financeiro

Haddad classifica caso do Banco Master como “pancada” histórica no setor financeiro

Ministro da Fazenda descarta risco sistêmico imediato, mas confirma que fraude pode consumir até 50% dos recursos do Fundo Garantidor de Crédito.
L
Gilmar Mendes proíbe aceleração de pagamentos de penduricalhos no Judiciário e MP

Gilmar Mendes proíbe aceleração de pagamentos de penduricalhos no Judiciário e MP

Ministro do STF veda reprogramações financeiras para antecipar benefícios; órgãos têm 48 horas para comprovar cumprimento da suspensão de verbas acima do teto.
L
Lula visita Minas Gerais para apoiar vítimas das chuvas na Zona da Mata

Lula visita Minas Gerais para apoiar vítimas das chuvas na Zona da Mata

Presidente sobrevoa regiões de Juiz de Fora e Ubá neste sábado e se reúne com prefeitos para coordenar a liberação de recursos emergenciais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil cumpre prisões e reage a furtos de motos em Jaru

Polícia Civil cumpre prisões e reage a furtos de motos em Jaru

Mandados preventivos foram executados em Jaru e Ariquemes após investigação sobre série de crimes no município.
16
Dupla é presa, liberada e volta a furtar; PRF detém suspeitos em Jaru

Dupla é presa, liberada e volta a furtar; PRF detém suspeitos em Jaru

Após primeiro flagrante na zona rural de São Miguel do Guaporé, dois homens voltaram a cometer crime e foram presos novamente durante fiscalização da PRF.
14
Homem é preso por furtar celular de enfermeira em UBS de Vilhena

Homem é preso por furtar celular de enfermeira em UBS de Vilhena

Suspeito de 32 anos confessou o crime após ser identificado por rastreamento do aparelho e imagens de câmeras de segurança.
14
Ex-morador de Alta Floresta é executado dentro de carro em Cuiabá

Ex-morador de Alta Floresta é executado dentro de carro em Cuiabá

Empresário de 29 anos foi encontrado com as mãos amarradas e sinais de tiros e facadas na região do bairro Osmar Cabral.
18
Polícia identifica 11 suspeitos e recupera 2 toneladas de carne em MT

Polícia identifica 11 suspeitos e recupera 2 toneladas de carne em MT

Carga foi saqueada após tombamento de caminhão na MT-235; todos os investigados confessaram participação e responderão por furto.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Potências mundiais divergem sobre ofensiva militar contra o Irã

Potências mundiais divergem sobre ofensiva militar contra o Irã

Enquanto Rússia e Espanha condenam o ataque unilateral, Japão e Austrália priorizam a segurança de seus cidadãos e o apoio à contenção nuclear do regime.
L
Companhias aéreas suspendem voos para o Oriente Médio após ataques no Irã

Companhias aéreas suspendem voos para o Oriente Médio após ataques no Irã

Espaço aéreo sobre sete países é fechado e quase 40% das rotas para Israel são canceladas; órgão regulador da Europa recomenda que empresas evitem a região de conflito.
L
Doenças raras: tecnologia e acolhimento aceleram diagnósticos no Brasil

Doenças raras: tecnologia e acolhimento aceleram diagnósticos no Brasil

Mobilização no último dia de fevereiro destaca avanços no sequenciamento genético e a criação de centros de referência para 13 milhões de brasileiros.
L
Novas diretrizes do SUS ampliam assistência para pacientes com fibromialgia

Novas diretrizes do SUS ampliam assistência para pacientes com fibromialgia

Governo Federal implementa tratamento multidisciplinar com foco em atividade física e suporte psicológico; lei sancionada em 2025 já reconhece a síndrome como deficiência.
L
Ataques dos EUA e de Israel espalham pânico e provocam fuga em massa no Irã

Ataques dos EUA e de Israel espalham pânico e provocam fuga em massa no Irã

Civis relatam explosões em Teerã e Tabriz enquanto governo orienta evacuação; Operação Fúria Épica visa instalações estratégicas e nucleares do país.
L
União Europeia decide aplicar acordo com Mercosul de forma provisória

União Europeia decide aplicar acordo com Mercosul de forma provisória

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, busca garantir vantagem comercial diante da oposição francesa; medida acelera redução de tarifas.
L
AGU defende exclusividade de médicos para a realização de abortos legais

AGU defende exclusividade de médicos para a realização de abortos legais

Parecer enviado ao STF sustenta que Código Penal é unívoco ao citar apenas profissionais da medicina; Corte julgará se enfermeiros podem atuar no procedimento.
L
Exército Brasileiro indica primeira mulher para o posto de general

Exército Brasileiro indica primeira mulher para o posto de general

Coronel-médica Claudia Lima Gusmão Cacho deve assumir cargo de oficial-general em 31 de março; marco histórico conclui presença feminina no topo das três Forças.
L
Israel e Estados Unidos lançam ofensiva militar contra o Irã

Israel e Estados Unidos lançam ofensiva militar contra o Irã

Governo israelense declara estado de emergência nacional após ataques preventivos; mísseis iranianos atingem a região de Haifa em retaliação.
L
Prazo para envio de dados de igualdade salarial termina neste sábado

Prazo para envio de dados de igualdade salarial termina neste sábado

Empresas com mais de 100 funcionários devem preencher relatório do Ministério do Trabalho; multa por descumprimento pode chegar a 3% da folha de pagamento.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.