DOMINGO, 27/04/2025

Iniciativas de transformação digital e segurança da informação são reforçadas em 2024

Governo de Rondônia realizou em 2024, um conjunto de ações voltadas à transformação digital, proteção de dados e aprimoramento de sistemas essenciais.

Por Valéria Rodrigues - 25

Publicado em 

Iniciativas de transformação digital e segurança da informação são reforçadas em 2024 - News Rondônia
Foto - Idan Souza

O governo de Rondônia comprometido com a efetividade e eficiência na prestação de serviços públicos por meio da tecnologia, realizou, em 2024, um conjunto de ações voltadas à transformação digital, proteção de dados e aprimoramento de sistemas essenciais, com o objetivo de tornar os serviços mais acessíveis e dinâmicos à população, promovendo inovação e transparência em várias áreas estratégicas do governo.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações implementadas durante o ano, consolidam o estado como um exemplo de inovação e eficiência na gestão pública, além de viabilizar dinamismo com a modernização dos serviços digitais, e iniciativas que visam a inclusão digital e acessibilidade a todos os cidadãos.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A jornada de transformação digital de Rondônia foi impulsionada pela regulamentação do Governo Digital Estadual, através do Decreto nº 29.168/2024, e por iniciativas que aprimoraram o acesso aos serviços públicos. Um marco dessa modernização foi o lançamento do novo design do Portal do Cidadão, que trouxe uma interface mais intuitiva e visualmente agradável para facilitar a navegação.

Com essas e outras melhorias realizadas pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic),  o estado subiu no ranking nacional de oferta dos serviços públicos, criado e metrificado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). Rondônia se posiciona entre os líderes da transformação digital no país, e alcançou a 4ª posição entre os estados que mais avançaram no índice de oferta de serviços públicos digitais.

Além disso, o governo de Rondônia lançou o Guia de Linguagem Simples, o que torna os serviços mais acessíveis ao usar uma comunicação direta e inclusiva, atendendo especialmente àqueles que querem entender melhor seus direitos e os processos oferecidos pela Administração Pública.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

O compromisso com a transformação digital foi reforçado em eventos importantes, onde foram debatidos tendências e desafios no setor tecnológico. Em outubro, a Setic, em parceria com Instituto Federal de Rondônia (Ifro) campus Porto Velho – Zona Norte, realizou o 1° Conexão Tech.RO + 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento reuniu um público diverso com mais de 1.200 inscritos, incluindo profissionais, estudantes e entusiastas da tecnologia. Foram três dias intensos de palestras, oficinas e mesas-redondas, focados no setor tecnológico.

SEGURANÇA DOS DADOS 

Para garantir a segurança dos dados dos cidadãos, Rondônia avançou significativamente nas práticas de proteção de dados, e alcançou o 2º lugar em maturidade em Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no cenário nacional. Além disso, Rondônia assumiu uma posição de destaque nacional ao integrar o Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade, fortalecendo seu empenho com a privacidade dos cidadãos.

SISTEMAS E SERVIÇOS

O engajamento do estado resultou, também, em avanços relevantes quanto aos sistemas e serviços públicos essenciais. Um exemplo foi o desenvolvimento da plataforma para o programa Vencer, criada pelo governo de Rondônia, que tem como objetivo a erradicação da pobreza por meio da capacitação e qualificação de cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

Novos serviços foram integrados ao Portal do Cidadão, incluindo a declaração e o resultado de exames para doadores de sangue, bem como a solicitação das imagens de videomonitoramento nos totens de segurança. A finalidade das melhorias direciona-se em aumentar a rapidez e acessibilidade, além de promover a eficiência no atendimento aos usuários.

DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Inovando com o uso de Inteligência Artificial (IA), Rondônia lançou a primeira assistente virtual, Clara. Integrada ao Portal de Transparência do estado, foi criada para simplificar o atendimento aos cidadãos ao responder dúvidas relacionadas ao tema. Além disso, o governo de Rondônia tem se empenhado no incentivo à modernização e inovação dos serviços financeiros destinados ao setor agrícola do estado. Essa evolução foi destaque na 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, onde o sistema de monitoramento financeiro recebeu reconhecimento por sua transparência e eficiência na gestão de recursos.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

No campo da segurança digital, Rondônia demonstrou liderança ao assinar o Termo de Adesão à Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos (ReGIC). A assinatura, realizada pela Setic e Secretaria de Segurança da Informação e Cibernética do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (SSIC-GSI/PR), aconteceu no dia 4 de junho, em Brasília, e representa um grande avanço para a estrutura de segurança da informação do estado.

O superintendente da Setic, Delner Freire, enfatizou que os marcos e melhorias evidenciam o propósito transformador da Superintendência: prover soluções digitais e inclusivas para conectar pessoas ao estado. “Em 2024, alcançamos significativos avanços na transformação digital. Estamos trabalhando para contribuir para tornar o governo mais digital, ampliando a inclusão e a acessibilidade dos serviços públicos para todos os cidadãos.”

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Órgãos do governo de RO se unem para intensificar combate ao crime e ampliar segurança

Órgãos do governo de RO se unem para intensificar combate ao crime e ampliar segurança

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da união entre os órgãos estaduais na defesa do interesse público.
L
Governo de RO abre 14º CRAS em Buritis, parte de 20 unidades previstas em 18 municípios

Governo de RO abre 14º CRAS em Buritis, parte de 20 unidades previstas em 18 municípios

A previsão é que até o final do ano sejam inauguradas as outras seis unidades em Colorado do Oeste, Cabixi, Machadinho do Oeste, Nova Mamoré, a terceira de Porto Velho e São Miguel do Guaporé.
L
Após foco em Candeias do Jamari, reforçam medidas de controle e prevenção da raiva animal

Após foco em Candeias do Jamari, reforçam medidas de controle e prevenção da raiva animal

A doença não tem cura e representa prejuízos à pecuária devido à alta mortalidade de bovinos.
L
Gilmar recua e julgamento de Collor será retomado segunda-feira

Gilmar recua e julgamento de Collor será retomado segunda-feira

Ex-presidente foi preso em Maceió por decisão de Alexandre de Moraes
L
Corpo de papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior

Corpo de papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior

Enterro ocorreu após missa de Exéquias na Basílica de São Pedro
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Programa Momento Agro entrevista: Julio Cesar Rocha Peres – Presidente do IDARON

Neste sábado, dia 26, às 11h, o Programa Momento Agro recebe Julio Cesar Rocha Peres, presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON).
L

Gospel News recebe Pr. Josevaldo e Pra. Marizethe neste sábado (26)

Programa especial relembra os 12 anos da MAFAV Candeias e a trajetória da missão no Brasil.
L

#sintonia360 | Entrevista Marxlene Bezerra, psicopedagoga e mãe atípica

No dia 26, às 09h, o programa Sintonia 360 recebe Marxlene Bezerra, psicopedagoga e mãe atípica. Um bate-papo emocionante sobre educação, desafios, superação e amor incondicional.
L

Maio Amarelo e a importância da manutenção preventiva dos pneus

Especialista alerta sobre cuidados essenciais com pneus para garantir segurança viária
L

Deep Rover no Momento Empresarial: trajetória, inovação e responsabilidade social que inspiram novos negócios

Empresário compartilha sua história de sucesso, superações e a importância de retribuir à sociedade
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Processo seletivo oferecerá 192 vagas para cargos administrativos
L
Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Ministra Esther Dweck prevê que inscrições começarão em junho
L
Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova CIN.
L
Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Equipe da empresa Direcional Engenharia estará em Porto Velho fazendo a seleção de candidatos.
L

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L
Publicidade

POLÍTICA

Luana Rocha destaca apoio à juventude com o lançamento de nova turma de formação cidadã em Ariquemes

O objetivo é ampliar o programa e alcançar ainda mais jovens.
L

Sílvia Cristina manifesta apoio a Ji-Paraná em reunião com o prefeito Affonso Cândido

Deputada disse que tem compromisso com o município, acima de questões políticas
L

Servidor público morre em acidente na BR-364 entre Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste

Vítima seguia de motocicleta quando colidiu frontalmente com caminhão boiadeiro; causas do acidente são investigadas pela PRF.
18

Deputada Cláudia de Jesus destaca conquista de auxílio emergencial em apoio às comunidades ribeirinhas

Famílias afetadas pela cheia receberão auxílio emergencial de R$ 3 mil em Rondônia.
L

Após solicitação da deputada Dra. Taíssa, DER recupera todo o trecho da RO-420 entre Nova Mamoré e Buritis

Obra melhora trafegabilidade em toda a extensão da rodovia, beneficiando moradores, produtores rurais e estudantes da região
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Suspeito é filmado furtando pacote de café em panificadora na zona sul

Em seguida, o ladrão consegue sair levando o café, pagando apenas pelos pães.
10

motociclista é atropelado enquanto consertava corrente caída

O rapaz, que sofreu traumatismo craniano.
16

Criminosos da LCP invadem fazenda e atacam funcionários a tiros; polícia é acionada

Equipes da Polícia Militar foram imediatamente acionadas e prestaram socorro às vítimas.
14
Mantida refém por membro da facção criminosa, mulher é levada a força para a Unisp

Casal é mantido refém depois de ter casa invadida por bandidos armados e encapuzados na zona sul

As vítimas contaram que três criminosos, dois deles com armas de fogo e um com facão, invadiram o imóvel depois de pularem o muro dos fundos, depois renderam as vítimas que foram mantidas reféns por quase 2h.
16
Ladrão é preso furtando hidrômetro em subestação da Caerd em Porto Velho

Ladrão é preso furtando hidrômetro em subestação da Caerd em Porto Velho

O criminoso relatou que era viciado em drogas e tinha intenção de vender os objetos para trocar por entorpecentes.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fórum de Desenvolvimento Econômico aborda inovação e expansão regional

Fórum de Desenvolvimento Econômico aborda inovação e expansão regional

O evento contará com a participação de gestores públicos, empresários, empreendedores, acadêmicos e representantes de diversos setores produtivos.
L
Roma e Vaticano estão silenciosos e tristes, diz padre jesuíta

Roma e Vaticano estão silenciosos e tristes, diz padre jesuíta

Bruno Franguelli compartilhou momentos especiais com o papa Francisco
L
PS Educação do Campo — Inscrições abertas nos últimos dias para curso gratuito de licenciatura da UNIR

PS Educação do Campo — Inscrições abertas nos últimos dias para curso gratuito de licenciatura da UNIR

O curso é ofertado no campus de Rolim de Moura, e os interessados podem se inscrever gratuitamente até terça-feira, dia 29 de abril.
L
Falta de diagnóstico adequado compromete combate à Malária no Brasil, alertam especialistas

Falta de diagnóstico adequado compromete combate à Malária no Brasil, alertam especialistas

Meta é pôr fim à transmissão da doença no país até 2035
L
Energisa finaliza obras de eficiência energética no Hospital Municipal de Urupá

Energisa finaliza obras de eficiência energética no Hospital Municipal de Urupá

As ações contaram com investimentos de aproximadamente R$ 300 mil e contribuirão com a redução de mais de 13 toneladas de CO₂ que deixarão de ser emitidos anualmente na atmosfera.
L
Vilhena recebe neste domingo evento gratuito em homenagem à cultura afro-brasileira com música, dança, oficinas e poesia

Vilhena recebe neste domingo evento gratuito em homenagem à cultura afro-brasileira com música, dança, oficinas e poesia

Programação terá início às 15h, com entrada gratuita, e promete uma tarde repleta de música, dança e manifestações culturais abertas a toda a comunidade.
L
Procurador-Geral de Justiça prestigia entrega do título de "Cidadão do Estado de Rondônia" ao Presidente da ANAPE

Procurador-Geral de Justiça acompanha entrega do título de “Cidadão do Estado de Rondônia” ao presidente da ANAPE

A solenidade foi realizada na sede da Assembleia Legislativa, em celebração ao Dia do Procurador, comemorado em 23 de abril.
L
Mais de 200 mil pessoas se despedem do papa Francisco na Missa de Exéquias no Vaticano

Mais de 200 mil pessoas se despedem do papa Francisco na Missa de Exéquias no Vaticano

Mais de 200 mil pessoas se reuniram na Praça São Pedro, no Vaticano
L
STF dá 10 dias para Congresso detalhar registro de autores de emendas ao Orçamento

STF dá 10 dias para Congresso detalhar registro de autores de emendas ao Orçamento

Impasse para a liberação das emendas começou em dezembro de 2022
L
Minha Casa, Minha Vida é ampliado para famílias com renda de até R$ 12 mil e cria nova faixa de financiamento

Minha Casa, Minha Vida é ampliado para famílias com renda de até R$ 12 mil e cria nova faixa de financiamento

Bancos vão oferecer linhas a famílias que ganham até R$ 12 mil
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.