SEXTA-FEIRA, 09/01/2026
Publicidade

Em destaque

Acordo entre Mercosul e UE não cria livre comércio, diz ex-negociador

Graça Lima vê pouca ambição em alguns mecanismos da parceria

Por LÉO RODRIGUES* - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Acordo entre Mercosul e UE não cria livre comércio, diz ex-negociador
TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL

Com a experiência de ter participado dos primórdios da negociação do acordo de integração entre o Mercosul e a União Europeia (UE), o diplomata aposentado José Alfredo Graça Lima considera que não se deve falar em livre comércio. Ele pontua que há diferentes tipos de mercadoria que terão quotas de importação e exportação.

“Um acordo nessas bases não pode ser considerado como um livre comércio”, disse em entrevista à Agência Brasil nesta sexta-feira (6). “O tratamento que é dado ao setor agrícola é diferente do tratamento que é dado para os bens industriais, para os quais, no caso da União Europeia, as tarifas já são bastante baixas”, acrescentou.

Ao mesmo tempo, ele manifesta ceticismo quanto à possibilidade de disseminação de produtos eletrônicos europeus pelo mercado brasileiro. “A Europa é muito pouco competitiva na comparação com a China. Então, mesmo que esse acordo entre o Mercosul e a União Europeia se concretize, não deve haver grandes mudanças na oferta de produtos importados europeus no Brasil”.

Graça Lima ocupou, entre 1998 e 2002, o posto de Subsecretário-Geral para Assuntos de Integração, Econômicos e de Comércio Exterior do Ministério das Relações Exteriores. Na época, cabia a ele liderar as negociações comerciais bilaterais, plurilaterais, birregionais e multilaterais do Brasil e do Mercosul. As primeiras conversas com a UE se iniciaram em 1999.

Ao deixar o posto em 2002, Graça Lima foi designado representante permanente do Brasil nas comunidades europeias, ficando sediado em Bruxelas (Bélgica) por quatro anos. Dessa forma, ele continuou envolvido nas tratativas do acordo até 2006. Atualmente, ele é vice-presidente do Conselho Curador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), um think tank independente criado para contribuir com a discussão da agenda internacional do país.

A conclusão do acordo entre o Mercosul e a UE foi anunciada nesta sexta-feira (6), após mais de duas décadas de negociações que enfrentaram sucessivos entraves, envolvendo por exemplo questões ambientais e protecionismo agrícola. O objetivo das tratativas era chegar a um consenso em torno de medidas para facilitar o acesso a mercados estratégicos, reduzindo barreiras tarifárias e criando um ambiente mais favorável para investimentos e trocas comerciais.

O anúncio ocorreu no Uruguai, durante a 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. Conforme divulgou o governo brasileiro, o Mercosul se comprometeu com uma ampla liberalização tarifária, afetando cestas de produtos de forma imediata ou linear ao longo de prazos que variam entre 4, 8, 10 e 15 anos. Já a UE teria apresentado um escopo ainda mais abrangente. De acordo com o governo brasileiro, apenas uma parcela muito reduzida dos bens ficará sujeita a quotas ou outros tratamentos não tarifários.

Foram negociadas condições especiais para o setor automotivo. Os efeitos serão gradativos para os veículos eletrificados, movidos a hidrogênio e novas tecnologias, com prazos fixados em 18, 25 e 30 anos, respectivamente. Regras específicas também foram definidas para outros bens, a exemplo dos minerais críticos, que são considerados fundamentais para a transição energética. O acordo permite que o Brasil aplique restrição às exportações desses minerais se julgar apropriado, mas a alíquota aplicável à UE deverá ser mais baixa do que a incidente sobre outros destinos.

Graça Lima vê pouca ambição em alguns mecanismos do acordo. “Eu diria que o resultado tem mais impactos do ponto de vista político-institucional do que do ponto de vista de acesso aos mercados. Não há ganhos espetaculares. Veja o tratamento dos automóveis, por exemplo. Eles só vão ser liberalizados em 18 anos. Tem elementos dentro do acordo que são muito pouco ambiciosos”.

Trâmite

Apesar das negociações terem sido encerradas, as medidas não entram em vigor de forma imediata. O acordo ainda precisa ser ratificado internamente pelo Congresso de cada nação do Mercosul. Além disso, deve ser aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia, onde ele pode ser barrado por quatro países contrários que respondam por 35% ou mais da população do bloco. Não há prazo para a finalização desse processo. O governo francês já anunciou que trabalhará contra o acordo.

“Alguns países europeus capitaneados pela França nunca estiveram contentes com a proposta, por mais restritiva que ela seja. Nós não estamos falando de livre comércio. Nós estamos falando de comércio administrativo. Quando você tem quotas, você tem restrições quantitativas. E mesmo dentro das quotas, você tem tarifas”, avalia Graça Lima.

Ele explica que há uma pressão dos agricultores franceses, que temem não ter condições de oferecer preços minimamente competitivos diante da concorrência estrangeira. Nesse cenário, o diplomata aponta que há um incômodo político, um incômodo social e um incômodo eleitoral que desafia o governo do país europeu. “Embora possa ter benefícios em relação aos produtos industriais, a França se opõe abertamente ao acordo por causa do comércio agrícola”.

De acordo com Graça Lima, é uma situação similar a 2019, quando as partes também anunciaram ter chegado a um texto conclusivo. Posteriormente, no entanto, os países manifestaram resistência em avançar com o acordo. Em meio ao aumento do desmatamento na Amazônia, os europeus passaram a alegar, por exemplo, que seriam necessários compromissos ambientais mais amplos por parte os integrantes do Mercosul. As discussões foram retomadas em 2023.

Segundo avaliou o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, o novo acordo é “bem diferente” do anunciado em 2019. Ele afirmou que o governo anterior, liderado por Jair Bolsonaro, teria pactuado condições que seriam “inaceitáveis”.

“Conseguimos preservar nossos interesses em compras governamentais, o que nos permitirá implementar políticas públicas em áreas como saúde, agricultura familiar e ciência e tecnologia. Alongamos o calendário de abertura do nosso mercado automotivo, resguardando a capacidade de fomento do setor industrial. Criamos mecanismos para evitar a retirada unilateral de concessões alcançadas na mesa de negociação”, destacou Lula.

Para Graça Lima, será um desafio garantir que o acordo contribua para melhorar as condições de vida das populações mais pobres nos países do Mercosul. “Um possível resultado pode ser a redução dos preços de queijos e vinhos que a França exporta para o Brasil e para os países do Mercosul. Mas em que isso beneficia o consumidor de baixa renda?”, questiona.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pedágio eletrônico Free Flow começa a funcionar nesta segunda-feira na BR-364

Novo sistema de pedágio eletrônico na BR-364 elimina cancelas, permite pagamento digital e promete mais fluidez no tráfego entre Porto Velho e Vilhena.
L
CNH terá renovação automática para bons motoristas

CNH terá renovação automática para bons motoristas

Ministério dos Transportes anuncia que condutores sem infrações nos últimos 12 meses poderão renovar a CNH digital automaticamente e sem custos adicionais.
L
CNU 2025: prazo para recurso de avaliação de títulos começa hoje

CNU 2025: prazo para recurso de avaliação de títulos começa hoje

Candidatos à segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado podem contestar resultado provisório da avaliação de títulos até 12 de janeiro pelo portal gov.br.
L
Campanha educativa une segurança no trânsito e doação de sangue

Campanha educativa une segurança no trânsito e doação de sangue

Ação do Governo de Rondônia será realizada na segunda-feira (12), em Porto Velho, com simulação de sinistro para conscientizar sobre trânsito seguro e incentivar a doação de sangue.
L
MPRO obtém condenações na operação “Fim de Carreira”

MPRO obtém condenações na operação “Fim de Carreira”

Justiça condena 23 integrantes de organização criminosa por tráfico interestadual de drogas e lavagem de capitais após investigação conduzida pelo Gaeco.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carnaval 2026 de Porto Velho tem programação oficial e identidade visual apresentadas

Carnaval 2026 de Porto Velho tem programação oficial e identidade visual apresentadas

Programação começa com o Baile Municipal e segue até os desfiles das escolas de samba, com valorização da cultura local
L
Governo de Rondônia divulga calendário de pagamentos e garante previsibilidade aos servidores

Governo de Rondônia divulga calendário de pagamentos e garante previsibilidade aos servidores

Calendário de pagamentos de 2026 define datas para servidores ativos, aposentados e pensionistas, incluindo o 13º salário.
L

Chuvas intensas atingem Rondônia e previsão indica fim de semana chuvoso

Modelos meteorológicos apontam domingo como o dia mais chuvoso, com risco de pancadas fortes em várias regiões do estado.
L
Prefeitura inicia cursos profissionalizantes no Residencial Pró-Moradia Leste I

Prefeitura inicia cursos profissionalizantes no Residencial Pró-Moradia Leste I

Projeto de Trabalho Social oferece cursos profissionalizantes para promover qualificação, cidadania e desenvolvimento humano.
L
Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 13,5 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 13,5 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.957; próximo sorteio pode pagar prêmio milionário.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula comemora acordo entre Mercosul e União Europeia

Lula comemora acordo entre Mercosul e União Europeia

Presidente celebra aprovação do pacto comercial por bloco europeu, destacando 25 anos de negociação e impactos positivos para comércio e integração internacional.
L

Investimento histórico fortalece cafeicultura de Rondônia, diz Cristiane Lopes

Emenda de R$ 1,5 milhão da deputada federal Cristiane Lopes viabiliza Centro de Excelência do Café em Cacoal e impulsiona produtores rurais.
L
Cláudia de Jesus pede protocolos de saúde mental em custódias

Cláudia de Jesus pede protocolos de saúde mental em custódias

Proposta solicita triagem psicológica, capacitação de agentes e monitoramento contínuo de pessoas privadas de liberdade em Rondônia.
L
Deputada Lebrinha garante quadra para escola de Guajará-Mirim

Deputada Lebrinha garante quadra para escola de Guajará-Mirim

Recurso viabiliza construção de quadra poliesportiva coberta em escola municipal, ampliando as atividades educacionais e esportivas no município.
L
Dra. Taíssa anuncia 50 vagas para perícias do INSS

Dra. Taíssa anuncia 50 vagas para perícias do INSS

Atendimentos voltados ao BPC e novos benefícios retornam a Guajará-Mirim após articulação da deputada junto ao INSS em Brasília.
L
Publicidade

POLÍCIA

Neto é preso por agredir avó e descumprir medida protetiva

Neto é preso por agredir avó e descumprir medida protetiva

Um jovem de 24 anos foi detido pela Polícia Militar em Porto Velho após atacar a avó de 61 anos, desrespeitando medida protetiva e ameaçando a vítima de morte.
14
Menores são apreendidos com moto roubada em Marcos Freire

Menores são apreendidos com moto roubada em Marcos Freire

Dois adolescentes foram apreendidos após abordagem policial na Rua Maringá, em Marcos Freire, com motocicleta com restrição de roubo e objetos de procedência duvidosa.
16
PF, PMRO e Funai prendem homem por transporte ilegal de madeira em RO

PF, PMRO e Funai prendem homem por transporte ilegal de madeira em RO

Ação da Operação Madeira Mamoré flagrou veículo saindo de terra indígena com toras extraídas ilegalmente, reforçando o combate a crimes ambientais no estado.
14
Homem é preso suspeito de tráfico de drogas no Parque São Pedro

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas no Parque São Pedro

Suspeito foi flagrado durante patrulhamento da PM em área conhecida pelo comércio de entorpecentes e tentou fugir após receber voz de prisão.
16
Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rondônia

Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rondônia

Colisão ocorreu em cruzamento entre as ruas T-23 e Goiânia; vítima foi socorrida pelo SAMU e levada para atendimento médico.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: MEGA LOGISTICA TRANSPORTE POR NAVEGACAO S/A.

LICENÇA PRÉVIA DE REGULARIZAÇÃO e LICENÇA DE INSTALAÇÃO DE REGULARIZAÇÃO,
L
Nova profissão multimídia gera polêmica entre jornalistas e emissoras

Nova profissão multimídia gera polêmica entre jornalistas e emissoras

Lei nº 15.325/2026 reconhece o profissional multimídia, mas sindicatos alertam para prejuízos a jornalistas e radialistas, enquanto Abert vê avanço para o setor.
L
Brasil terá novas regras para entrada de produtos agropecuários

Brasil terá novas regras para entrada de produtos agropecuários

A partir de 4 de fevereiro, viajantes internacionais deverão seguir normas do Ministério da Agricultura para evitar entrada de pragas e doenças no país.
L
Complexo Madeira-Mamoré oferece música e recreação gratuita

Complexo Madeira-Mamoré oferece música e recreação gratuita

Nos dias 10 e 11 de janeiro, o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré recebe shows ao vivo e atividades de recreação para crianças e famílias, com entrada gratuita.
L
Sicredi é líder em atendimento no Prêmio Reclame AQUI 2025

Sicredi é líder em atendimento no Prêmio Reclame AQUI 2025

Pelo 3° ano consecutivo, Sicredi conquista 1º lugar na categoria “Cooperativa de Crédito – Grandes Operações”, reforçando excelência no relacionamento com associados.
L
Vacinação em Jaru terá horário estendido para certificados estudantis

Vacinação em Jaru terá horário estendido para certificados estudantis

O Centro de Saúde Marcelina Tereza atenderá das 7h30 às 21h na próxima terça-feira, oferecendo atualização de caderneta e emissão de certificado de vacinação.
L
Abadás da Banda 2026: lote promocional em Porto Velho

Abadás da Banda 2026: lote promocional em Porto Velho

A Banda do Vai Quem Quer abre sua sede na quarta-feira com lote promocional de abadás por R$70, garantindo acesso ao cordão de isolamento e ao desfile de Carnaval.
L

Recebimento da Licença Ambiental: L C NERI SOBRINHO –ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA n. 016.00621.002/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: THIAGO DE OLIVEIRA DA SILVA-ME (T & T Guincho)

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA n. 016.00015.002/2026-SUL
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.