Neste momento, imagens captadas pelo satélite GOES-16 registram uma sequência abundante de nuvens que vêm se formando e se espalhando principalmente a partir do Norte, Noroeste, Sudoeste, Sul e Sudeste.
Outras regiões também acompanham a evolução das chuvas previstas para cair ainda na noite desta quinta-feira (05). O comunicado gerado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca a força dessas chuvas, em especial no Norte de Rondônia e no Sul do Amazonas.
Essas áreas serão impactadas significativamente pela chuva prevista para cair logo mais. Nos alertas, a maior parte do mapa receberá chuva nos padrões de perigo potencial, com menor gravidade e riscos. São chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Não se descarta a presença de rajadas de ventos entre 40 e 60 km/h.
O aviso é específico para metade do Norte de Porto Velho, além do Noroeste e Sudeste. Isso não significa que as chuvas serão razoáveis, apenas que terão um grau menor de efeitos climáticos. Na outra metade do mapa rondoniense, abrangendo do Norte e Nordeste até metade do Sul e Sudeste, o alerta amplia para o grau de perigo. Nesses pontos, a chuva será concentrada e poderá ter certa intensidade.
Essas chuvas, chamadas de torrenciais, poderão chegar acompanhadas de ventos fortes, raios e trovoadas.
Com informações do Inmet.