TERÇA-FEIRA, 11/11/2025

Em destaque

Plano busca promover a igualdade racial na administração pública

Grupo de trabalho recebeu 400 contribuições em consulta pública

Por DANIELLA ALMEIDA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Plano busca promover a igualdade racial na administração pública
JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, lançaram nesta terça-feira (3) o Plano de Comunicação pela Igualdade Racial (PCIR) na administração pública federal.

Segundo o Ministério da Igualdade Racial (MIR), o documento foi criado a partir de princípios de enfrentamento ao racismo; incentivo à diversidade étnico-racial nas políticas de comunicação governamentais e direito à igualdade e não discriminação.

O plano foi construído a partir de 400 contribuições de movimentos sociais, mídias negras, especialistas, acadêmicos e de consulta pública aberta, iniciada pelo governo em novembro de 2023 para recebimento de propostas para o plano. Do total, 120 colaborações foram mapeadas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), de Comunicação Antirracista do governo federal instituído em dezembro de 2023.

A ministra Anielle Franco diz que a ideia do plano é conscientizar a sociedade sobre o racismo, promover a equidade e facilitar uma visão mais crítica e justa sobre a diversidade. “O objetivo final é que a gente possa letrar [racialmente] a sociedade e pensar que há várias maneiras de ser racista e o comunicar é uma delas.”

“Pela primeira vez, o governo lança uma política pública que visualiza a comunicação da administração pública com meios fundamentais para enfrentar o racismo, promover igualdade e combater preconceitos, o que é essencial para fortalecer a democracia, desenvolver práticas de respeito à diversidade étnico-racial no Brasil. Promover a equidade como cidadania é dever nosso”, destaca a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Já o ministro Paulo Pimenta enfatizou que o plano deve ser uma política de Estado. “Este é um programa permanente, que vai se renovando todos os anos, com informação, com qualificação, com diálogo. Todo o sistema Sicom [Sistema de Comunicação de Governo do poder executivo federal] estará envolvido na implementação deste plano”, diz o ministro.

O Sicom envolve as assessorias de comunicação dos ministérios, das estatais e dos órgãos da administração pública federal.

Plano de Comunicação

Nos seis meses de trabalho, o Grupo de Trabalho Interministerial reuniu as prioridades apontadas na escuta coletiva em 19 ações que compõem o Plano de Comunicação pela Igualdade Racial (PCIR) na administração pública federal, com 19 propostas prioritárias.

Entre elas estão a formação e capacitação de gestores públicos federais para comunicação antirracista; a ampliação do número de campanhas publicitárias dos ministérios e da Secom/PR com representação racial diversificada; a promoção de direitos e de combate ao racismo nos serviços digitais de comunicação; o aumento do volume de imagens no banco de imagens público que representam a diversidade étnica e cultural da população negra; o fortalecimento e sustentabilidade das mídias negras.

O secretário de Comunicação Institucional da Secom, Laércio Portela, explicou a relevância desses espaços de comunicação social que tratam de temas relacionados à vivência das pessoas negras e à luta contra o racismo. “Construiremos uma política de fomento específica, inclusive na área de tecnologia e inovação, para fortalecer essas mídias negras, entendendo o papel importante que elas desempenham no combate ao racismo e no acesso à informação diversa, e plural aos cidadãos brasileiros.”

O tema da promoção da igualdade racial vai cruzar, agora, todos os aspectos da comunicação do governo. Isso entra na política estruturante e estrutural da comunicação de governo. E essa política passa a ser transversal, em todos os âmbitos da comunicação”, afirmou o secretário de Comunicação Institucional da Secom, Laércio Portela.

A consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Midiã Noelle, que contribuiu para a criação o plano lançado nesta terça-feira, entende que o o novo documento poderá colaborar, sobretudo, para que os profissionais da administração pública e dos meios de comunicação trabalhem melhor o diálogo com o público para repensar o olhar sobre os negros.

“O Brasil vive pouco mais de 130 anos de pós-abolição e essa herança da violência racial, que é o racismo e de todo o processo de escravização que existiu no Brasil, ainda faz parte da nossa cultura e está muito arraigada na conformação do nosso país.”

Participação

Nesta terça-feira, após o lançamento do Plano de Comunicação pela Igualdade Racial (PCIR) na administração pública federal, a Articulação pela Mídia Negra criticou o processo de elaboração e divulgação do plano. Instituída em novembro de 2022, ainda no período de transição de governo, a articulação é formada por 55 organizações de jornalistas, comunicadores e veículos que promovem a igualdade racial na mídia.

A coordenadora da entidade e da Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação, Marcelle Chagas, considera que o atual GTI enfrenta problemas relacionados à transparência nas decisões e à marginalização de atores sociais que lutam pela igualdade racial na mídia: “A gente pode ser olhado como chato, pedra no sapato para algo ser realizado do jeito que estruturas maiores querem: sem fiscalização, cobrança, sem ter o pessoal se certificando, trabalhando junto e fazendo os tensionamentos necessários.”

Procurado pela Agência Brasil, o Ministério da Igualdade Racial (MIR) respondeu em nota sobre a manifestação da Articulação pela Mídia Negra. Segundo a pasta, o processo de construção do Plano de Comunicação pela Igualdade Racial (PCIR) na administração pública federal foi transparente e responsável.

“A construção do plano pelo GTI resulta da escuta de mídias negras, muitas delas integrantes da Articulação de Mídia Negra, além de colaboradores de organizações da sociedade civil e especialistas do tema. Ou seja, todas as contribuições foram sistematizadas e consideradas na formulação da política.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Paraná confirma sétima morte associada à passagem de tornados simultâneos

Paraná confirma sétima morte associada à passagem de tornados simultâneos

Vítima de 70 anos em Rio Bonito do Iguaçu faleceu por insuficiência cardíaca; cidade registrou seis das sete mortes e teve 90% da área urbana danificada.
L
Agência Reguladora de Porto Velho fiscaliza coleta de lixo e cobra mais eficiência nos serviços

Agência Reguladora de Porto Velho fiscaliza coleta de lixo e cobra mais eficiência nos serviços

Operação percorreu várias regiões da capital para verificar o cumprimento das rotas, horários e padrões de qualidade da limpeza urbana
L
75% dos brasileiros acreditam que economia verde trará novos empregos, diz pesquisa

75% dos brasileiros acreditam que economia verde trará novos empregos, diz pesquisa

Estudo da ABDI e Nexus aponta amplo apoio popular à transição sustentável, especialmente entre o público de maior renda e escolaridade.
L
Casa do Papai Noel em Porto Velho terá fotos gratuitas e neve artificial a cada 15 minutos

Casa do Papai Noel em Porto Velho terá fotos gratuitas e neve artificial a cada 15 minutos

Espaço ficará na Vila de Natal, no Parque da Cidade, com estrutura especial para toda a família e atrações inéditas neste fim de ano
L
Aplicativo Gov.br é atualizado com novas facilidades para pessoas com deficiência

Aplicativo Gov.br é atualizado com novas facilidades para pessoas com deficiência

A nova versão do app traz recursos de leitores de tela e mais intuitividade, beneficiando especialmente usuários com limitação visual.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inep divulga gabaritos finais da Prova Nacional Docente 2025

Inep divulga gabaritos finais da Prova Nacional Docente 2025

Instituto publicou a grade de correção da questão discursiva e a análise dos recursos contra a versão preliminar.
L

Comunidade News: Direitos Humanos em Debate com Professor Mário Jonas

Durante a entrevista, o público poderá entender de forma acessível como a legislação e as políticas públicas se conectam com o cotidiano das pessoas.
L

Jornalista Carlos Caldeira representa o News Rondônia na cobertura oficial da COP 30

O News Rondônia marca presença na COP 30, em Belém (PA), acompanhando os principais debates sobre clima e sustentabilidade e destacando o protagonismo da Amazônia no cenário internacional.
L
Prefeitura de Porto Velho e Senai abrem inscrições para cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial 2026

Prefeitura de Porto Velho e Senai abrem inscrições para cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial 2026

Com oportunidades em áreas presenciais e a distância, cursos do Senai e Prefeitura de Porto Velho ampliam acesso à qualificação técnica e profissional
L
Alexandre de Moraes abre julgamento de militares e policial federal acusados de monitorá-lo em trama golpista

Alexandre de Moraes abre julgamento de militares e policial federal acusados de monitorá-lo em trama golpista

Nove militares do Exército e um policial federal são acusados de monitorar ministros e o presidente eleito em 2022.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera, com encerramento na quinta-feira (13).
L
Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Evento em Porto Velho reuniu palestras, atendimentos e produtos de crédito para fortalecer microempreendedores e empreendedorismo feminino.
L
Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Oportunidades estão disponíveis em municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Alta Floresta. Inscrições seguem até 13 de novembro.
L

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L

POLÍTICA

Ministro Luiz Fux estreia na Segunda Turma do STF e é homenageado por colegas

Ministro Luiz Fux estreia na Segunda Turma do STF e é homenageado por colegas

A sessão marcou a primeira participação do ministro no colegiado após sua saída da Primeira Turma; ele recebeu elogios, inclusive do presidente da Turma, Gilmar Mendes.
L
Voto distrital misto pode fortalecer vínculo entre representantes e eleitores, avalia Sidney Neves

Voto distrital misto pode fortalecer vínculo entre representantes e eleitores, avalia Sidney Neves

Para o coordenador da Abradep, modelo estimula maior proximidade com as bases eleitorais, mas requer debate aprofundado e implementação responsável.
L
Motta defende relator do PL Antifacção e nega retirada de poderes da Polícia Federal

Motta defende relator do PL Antifacção e nega retirada de poderes da Polícia Federal

Presidente da Câmara afirma que tema foi “resolvido” após o relator Guilherme Derrite retirar a exigência de aval de governador para operações conjuntas da PF.
L
Plano de Governança Climática é lançado na COP30 para integrar ações em todos os níveis do Brasil

Plano de Governança Climática é lançado na COP30 para integrar ações em todos os níveis do Brasil

A medida busca alinhar governos federal, estaduais e municipais para acelerar as agendas de adaptação, mitigação e transformação urbana.
L
Subprocurador-Geral de Justiça Ivanildo de Oliveira recebe Medalha de Honra durante Congresso Nacional do Ministério Público

Subprocurador-Geral de Justiça Ivanildo de Oliveira recebe Medalha de Honra durante Congresso Nacional do Ministério Público

Condecoração foi entregue pelo presidente do CNPG em reconhecimento à contribuição do membro do MPRO para o fortalecimento do Ministério Público brasileiro.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia prende homem por porte ilegal de arma de fogo

PRF em Rondônia prende homem por porte ilegal de arma de fogo

Após tentativa de fuga, o indivíduo foi alcançado no perímetro urbano em Ji-Paraná
10
PF deflagra Operação Lamaçal e investiga desvio de verbas públicas em 9 cidades gaúchas após enchentes

PF deflagra Operação Lamaçal e investiga desvio de verbas públicas em 9 cidades gaúchas após enchentes

A Polícia Federal cumpre 35 mandados e bloqueia R$ 4,5 milhões para apurar fraudes em contratos emergenciais na prefeitura de Lajeado (RS).
L
Motociclista fica ferido após colisão com carro na Avenida Brasil em RO

Motociclista fica ferido após colisão com carro na Avenida Brasil em RO

Um motociclista ficou ferido na tarde desta segunda-feira (10) em Ji-Paraná após a Honda CG 125 Fan que ele conduzia colidir com um Chevrolet Onix no cruzamento da Rua Paulo Freire com a Avenida Brasil.
12
Câmeras flagram furto de celular e uso de cartão por aproximação em RO

Câmeras flagram furto de celular e uso de cartão por aproximação em RO

Um furto de celular modelo Redmi 60 foi registrado na tarde desta segunda-feira (10) na Rua João Batista, Setor 07, em Jaru. O criminoso, flagrado por câmeras de segurança, levou também o cartão de um banco digital e o utilizou para realizar compras por aproximação.
10
Corpo de menino de 7 anos é encontrado no Rio Ubirajara após desaparecimento em RO

Corpo de menino de 7 anos é encontrado no Rio Ubirajara após desaparecimento em RO

O corpo de Breno Correia, um menino de apenas 7 anos, foi encontrado nas águas do Rio Ubirajara, na zona rural de Jaru, na manhã desta segunda-feira (10). A criança estava desaparecida desde a tarde de domingo (9), quando brincava no rio.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação – Assembléia Geral Extraordinária com efeito de Ordinária: COOP. DE PROD. RURAIS DO OBSERVATÓRIO AMBIENTAL JIRAU-COOPPROJIRAU

DATA – 21 de Novembro de 2025 – 7,00hs – Rua Pitomba 01 – Quadra B1 – Nova Mutum Paraná – Porto Velho/RO
L
EcoPVH reforça equipes e amplia operação para normalizar coleta em Porto Velho

EcoPVH reforça equipes e amplia operação para normalizar coleta em Porto Velho

Com 80 novos coletores e cinco equipes extras, empresa acelera regularização total da coleta domiciliar na capital rondoniense.
L

Requerimento da Licença Ambiental: J . M DE MELO SOUZA

Licença Ambiental de Operação
L
TRT-14 recebe acadêmicos da FIMCA de Jaru no programa Justiça do Trabalho de Portas Abertas

TRT-14 recebe acadêmicos da FIMCA de Jaru no programa Justiça do Trabalho de Portas Abertas

Iniciativa promove integração entre estudantes e o Judiciário Trabalhista, proporcionando vivência prática sobre a atuação da Justiça do Trabalho.
L
Anvisa determina retirada do mercado de duas marcas de suplementos alimentares

Anvisa determina retirada do mercado de duas marcas de suplementos alimentares

Produtos da Proteus/Whey Isolate Protein Mix e da Bugroon foram suspensos por falta de regularização e licenciamento sanitário.
L
Coalizão pela Descarbonização dos Transportes na COP30 alcança 121 adesões

Coalizão pela Descarbonização dos Transportes na COP30 alcança 121 adesões

A aliança promete reduzir em 70% as emissões de gases do efeito estufa do setor de transportes do Brasil até o ano de 2050.
L
Crea-RO promove 1ª Corrida do Engenheiro em Porto Velho com inscrições abertas

Crea-RO promove 1ª Corrida do Engenheiro em Porto Velho com inscrições abertas

Evento será realizado no Espaço Alternativo em 13 de dezembro e reunirá profissionais, atletas e comunidade em uma celebração à saúde, bem-estar e valorização da engenharia.
L
Participação nos dois dias do Enem rende bônus de R$ 200 a beneficiários do Pé-de-Meia

Participação nos dois dias do Enem rende bônus de R$ 200 a beneficiários do Pé-de-Meia

Incentivo extra será depositado na conta da Caixa após o aluno concluir o ensino médio e visa estimular o acesso ao ensino superior.
L
Consumo de café pode reduzir em 39% o risco de recorrência de arritmia cardíaca

Consumo de café pode reduzir em 39% o risco de recorrência de arritmia cardíaca

Estudo conduzido por universidades dos EUA e Austrália sugere que a cafeína é segura e pode ter efeito protetor contra a fibrilação atrial.
L
Setor público concentra 61,9% dos profissionais de Enfermagem, aponta Ministério da Saúde

Setor público concentra 61,9% dos profissionais de Enfermagem, aponta Ministério da Saúde

Estudo revela que o país teve aumento de 44% nos postos de trabalho no setor entre 2017 e 2022; mulheres representam 85% da força de trabalho.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.