O calor provocado pela alta umidade vai provocar uma mudança no tempo em Rondônia. Neste momento, todo o mapa está encoberto por um comunicado que aponta chuvas com grau de intensidade variado.
Na Região Norte, o alerta se estende para o Sul do Amazonas, Pará, Tocantins e chega ao Sul do estado do Ceará, já na Região Nordeste. O Centro-Oeste também será envolvido por essa instabilidade. Porém, o Mato Grosso do Sul será atingido sequencialmente por outra instabilidade, inclusive pela aproximação de uma frente fria, provocada por uma mudança brusca no tempo com formação a partir da Argentina e do Uruguai.
O aviso, que se estende até as 10h de terça-feira (03), prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Além disso, ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Apesar do perigo causado pelos raios, mesmo que de ocorrência esporádica, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Ainda em relação ao tempo na Região Norte, o prognóstico revela uma instabilidade tropical que “deve provocar muita chuva em algumas áreas e pouca em outras dentro de uma mesma região devido à convecção”, pontua a meteorologista Estael Sias, do Metsul.