SEXTA-FEIRA, 26/12/2025

Em destaque

O MDB começa um megaprojeto para voltar a ser grande: quer ser a Fênix rondoniense

Para a Câmara Federal, o critério será o de formar lideranças fortes em macrorregiões. A meta é eleger ao menos um deputado federal, já que deve perder Lúcio Mosquini em breve.

Por Sérgio Pires

Publicado em 

O MDB de Rondônia, como Fênix, quer ressurgir das cinzas. Um megaprojeto político, elaborado por importante colaborador, com o aval da maior liderança que ainda se mantém firme no partido, o senador Confúcio Moura, começa a ser posto em prática a partir de agora. As metas são muito desafiadoras, mas não inalcançáveis. Perdendo figuras importantes como Lúcio Mosquini e Valdir Raupp (ambos estão com os dois pés fora do partido), só para citar dois exemplos, e sem renovação (o único nome novo surgido nos últimos tempos foi o da juíza Euma Tourinho), o MDB perdeu enorme espaço na última eleição municipal. E quer voltar a ser grande, para a disputa nas urnas em 2026. Hoje com apenas quatro prefeitos, quatro vices, três deputados estaduais (o trio pode sair da sigla quando abrir nova janela) e com apenas 58 vereadores, aquele que foi o maior partido político de Rondônia, caso não se renove, pode manter-se com apenas Confúcio Moura, como o único com possibilidade de manter o nome da sigla para as futuras eleições. Da Assembleia, há como muito provável, a futura mudança de sigla dos deputados Luiz do Hospital, Ismael Crispin e Jean de Oliveira, o que deixaria o MDB sem representação no parlamento estadual.

Basicamente, o MDB dividiu o Estado em cinco macroregiões e onze microregiões. Vai buscar novas lideranças em todas elas. Por exemplo: no Cone Sul, na microregião de cinco municípios, quer ter ao menos três candidaturas aptas a ocupar cadeiras na Assembleia Legislativa. E assim em outras áreas do Estado, onde a batalha vai ser para formar uma nominata forte e voltar a ser protagonista na política rondoniense. Para a Câmara Federal, o critério será o de formar lideranças fortes em macrorregiões. A meta é eleger ao menos um deputado federal, já que deve perder Lúcio Mosquini em breve.

O projeto é de grande porte, envolve muito trabalho de organização, suor, conversa e dinheiro. Ainda um partido forte em nível nacional, em Rondônia começou a enfraquecer há alguns anos, mas piorou muito sua performance depois que o partido decidiu, através do seu líder maior, aliar-se ao governo esquerdista de Lula e do PT. Mas Confúcio Moura está mais forte do que nunca. É a partir dele, com seu apoio e aval, que o partido sonha em ser grande de novo. Agora, é esperar para ver!

CONFÚCIO FORA DA POLÍTICA? SÓ ACREDITA QUEM NÃO VÊ SUA MOVIMENTAÇÃO EM BRASÍLIA E NO SEU ESTADO

Por falar em Confúcio Moura, o senador se move, firme, em direção a uma nova eleição para o Senado? Havia suspeitas de que, até pela idade, ele poderia decidir não concorrer mais. Não é o que se assiste, na prática. Além de continuar percorrendo vários municípios do Estado, levando recursos para as Prefeituras, Confúcio está cada vez mais poderoso, hoje como o político da região norte mais respeitado pelo Palácio do Planalto e pelo atual governo federal. Na inauguração das inovações do aeroporto Jorge Teixeira, nesta semana, se pode sentir, novamente, o poderio político de Confúcio. Foi coberto de elogios pelo jovem ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, tanto no discurso que ele fez quanto em vídeos que gravou, saudando a importância do senador de Rondônia. “O senador Confúcio Moura é uma referência para todos nós. Ele tem ajudado muito o Brasil e defendido Rondônia!”, disse Costa Filho. Num vídeo que divulgou em suas redes sociais, o senador do MDB destacou a importância da obra e aproveitou para elogiar o ministro e o atual governo brasileiro.

Depois de destacar a importância da obra para Rondônia, Confúcio aproveitou para fazer uma defesa do governo. “É uma obra fantástica para Porto Velho. E está acontecendo agora, o que demonstra que o governo Lula não está de costas viradas para a Região Norte. Está presente conosco”, fez questão de sublinhar. Confúcio está mesmo poderoso em Brasília. Além de comandar a disputadíssima Comissão de Infraestrutura do Senado, que decide as questões orçamentárias do país, ele tem sido cotado para ser ministro de Lula, num futuro próximo. E, mais que tudo, está deixando claro que é candidatíssimo à reeleição em 2026.

DOIS DOS GRANDES PARCEIROS DE LÉO MORAES JÁ AVISARAM QUE NÃO VÃO FAZER PARTE DIRETA NA EQUIPE DE GOVERNO

Daqui a seis dias – nesta próxima sexta-feira – o prefeito eleito Léo Moraes começa a tratar da montagem da sua equipe de governo. Não se sabe se ele anunciará o time todo de uma só vez ou se o fará aos poucos. Sabe-se que já foram feitos vários convites, mas haveria um acordo que ninguém comente nada sobre isso. Dois nomes dos mais quentes, muito próximos a Léo, já avisaram que estão e estarão na linha de frente em termos de apoio, mas que não assumirão cargos na administração. Um é o advogado Nelson Canedo, que teve papel importante durante a campanha, principalmente no segundo turno, quando promoveu uma série de ações vencedoras na Justiça Eleitoral. O outro é também reconhecidamente parceiro e de competência inegável, da mesma forma que Canedo. Trata-se de Arildo Silva, que ocupa a secretaria geral da Assembleia Legislativa e que, convidado pelo presidente recém eleito, Alex Redano, aceitou permanecer onde está.

Há quase certeza de que o presidente regional do Podemos, Oscar Neto, fará parte do secretariado, mas não em que função. O mesmo se pode dizer do empresário e ex-vereador Jaime Gazzola, um dos grandes parceiros do Prefeito eleito. Os bastidores dizem que pelo menos duas mulheres estarão no time de Léo, mas ao menos até agora não há sequer indícios sobre quem seriam. A partir da próxima sexta-feira, o mistério começará a ser desfeito. A posse do novo Prefeito está marcada para o 1o de Janeiro, em horário ainda não anunciado.

NOSSO CAFÉ, QUE JÁ FATURA 80 MILHÕES DE DÓLARES EM EXPORTAÇÕES, TEM QUALIDADE RECONHECIDA

Nosso café caminha pelas nuvens. Além da série de prêmios nacionais e internacionais, da chegada a novos mercados, como o Reino Unido e a poderosa China, agora estamos sendo reconhecidos pelo Ministério da Agricultura, pela qualidade dos nossos produtos. Nesta semana, o órgão federal expediu uma relação de cafés que não têm condições de consumo, pelas impurezas que apresentam. Zero de Rondônia. Todos aqui produzidos, portanto, estão com a chapa branca do Ministério. Mas tem mais. No pronunciamento que fez durante a reforma do aeroporto de Porto Velho, o governador Marcos Rocha fez questão de destacar o quanto nosso café tem sido importante para a economia do Estado. Citou por exemplo que nossas exportações, há poucos anos, chegavam a apenas 600 mil dólares. Já no ano passado, saltou para 47 milhões de dólares e hoje, por incrível que pareça, o valor já bateu na casa dos 80 milhões de dólares.

O secretário de Agricultura, Luiz Paulo, também tem dedicado muitos esforços para ajudar o setor da cafeicultura a crescer. Além de feiras, premiações, eventos de debates e eventos especiais, os produtores têm recebido, da Seagri, todos os apoios possíveis para continuarem a expandir suas plantações, sempre preocupados com a qualidade. Tanto Rocha quanto seu secretário da Agricultura andam exultantes com os resultados conquistados, principalmente nos últimos anos. O café rondoniense está em alta. E isso é apenas o começo do que vem por aí.

PRIVATIZAÇÃO FEZ MUITO BEM AO AEROPORTO JORGE TEIXEIRA. AGORA SÓ FALTA A INTERNACIONALIZAÇÃO

Não se pode cometer a injustiça de não reconhecer que a privatização do aeroporto de Porto Velho não tenha sido algo muito positivo. Aquela estrutura antiga, que mais parecia uma Rodoviária de interior, deu uma melhorada. E que melhorada! Graças aos investimentos da Vince (a pronúncia correta é Vance!) agora sim, ao menos da porta para dentro, o nosso Jorge Teixeira deu um salto de qualidade. Dois fingers gigantes; sistema de ar condicionado perfeito; melhorias acentuadas tanto no terminal como na pista; ampliações importantes e acesso do usuário ao segundo piso, onde ele, finalmente, pode enxergar a pista, são algumas das melhorias. Tanto o diretor-presidente da Vince para o Brasil, Júlio Ribas, quanto as autoridades presentes, mesmo com o número exagerado de discursos, não se contiveram em elogios à obra. O governador Marcos Rocha (se só ele, Ribas e o ministro Silvio Costa Filho tivessem discursado, já seria o suficiente) destacaram a importância do aeroporto para Rondônia não só agora, mas para o futuro. Rocha destacou a ligação do aeroporto com as famílias rondonienses e a chegada constante de turistas, principalmente os da pesca esportiva, que chegam seguidamente ao Estado, por ele.

Há ainda um longo caminho, claro, para que cheguemos ao ideal. O primeiro deles é recebermos mais voos. Agora, projeto do senador acreano Alan Rick já foi aprovado, autorizando que voos internacionais possam ligar Porto Velho, Rio Branco e outras capitais do norte ao país e ao mundo. O projeto teve apoio de todos os senadores rondonienses e da nossa bancada federal. Estamos cada vez mais perto do nosso aeroporto deixar de ser internacional só no nome.

DE QUE ADIANTA UM AEROPORTO MODERNO SE AS COMPANHAS AÉREAS CONTINUAM DESRESPEITANDO O RONDONIENSE?

Há, contudo, na questão do novo aeroporto, uma questão simples: de que adianta um investimento de tal porte, se não temos voos? Os prejuízos são imensos. Os exemplos, múltiplos. Vamos pegar um. A médica Flávia Lenzi, presidente do Sindicato Médico de Rondônia, o Simero, postou um vídeo, com profunda tristeza e quase às lágrimas, protestando sobre a forma como o rondoniense está sendo tratado, em relação ao cancelamento dos poucos voos que temos. Cancelamentos de última hora, sem chance de se conseguir uma solução. E contou o drama do próprio filho, que mesmo com passagem paga, com grande antecedência, não pode fazer o Vestibular neste sábado simplesmente porque o voo que estava marcado não decolou. E ele não conseguiu lugar em nenhuma outra companhia que não a Latam, o que fez o jovem perder o Vestibular, que agora só poderá ser feito no ano que vem. E se fosse um caso de urgência médica? De vida ou morte? E quantos negócios estão sendo perdidos, pela irresponsabilidade das companhias?

Mas não é só isso. Nas últimas semanas, Flávia Lenzi foi vítima também das empresas de viagem. Primeiro, uma conexão de Belo Horizonte a Brasília foi cancelada do nada. Ela teve que bancar sua estadia na capital mineira, até que conseguisse outro voo. Depois, reservou um hotel em Brasília, pagou adiantado e quando chegou para a hospedagem, descobriu que sua vaga tinha sido vendida para outra pessoa. Teve que gastar mais que o dobro do que já havia gastado, para poder descansar. Ora bolas! De que adiantam aeroportos modernos e hotéis suntuosos, se o cliente não é respeitado e não tem a quem se queixar? Foi por isso que este blogueiro perguntou ao ministro dos Aeroportos, nesta semana: “Ministro, não é muito investimento para tão poucos voos?”

NOSSOS VELHINHOS VÃO GANHAR CASA NOVA. LAR DO ANCIÃO ABRIGARÁ MUITO MAIS IDOSOS

Todos têm histórias para contar. Hoje não contam mais com ninguém. Nenhum familiar. Todos os amigos se foram. Não fosse o Estado a protegê-los, certamente não teriam como sobreviver. Quando alguém os visita, conversa, os ouve, nota-se o brilho da alegria em seus olhos. Mas, no geral, são solitários, remoendo suas lembranças e esperando sempre que alguém lhes alcance a mão, que os cuide, que os alimente. Pelo menos três dezenas destas pessoas vivem hoje na Casa do Ancião São Vicente de Paula, mantido pela Seas, a secretaria de ação social do governo de Rondônia. Basicamente, o local é a moradia coletiva de pessoas com idade superior a 60 anos, sem vínculo de familiares e sem condições de manter a própria subsistência. O Lar dá prioridade aos idosos em situação de risco, abusos, situações de violências e vulnerabilidade social, de modo a assegurar as necessidades de moradia, alimentação, segurança, saúde e convivência social, em atendimento ininterrupto.

Toda a estrutura é bancada pelo Estado. E agora os moradores do local receberam uma boa notícia. Proposta da secretária Luana Rocha, primeira dama do Estado, os velhinhos vão ganhar uma casa nova. Projeto que destina 17 milhões de reais para a nova Casa do Ancião saiu do governo e já foi aprovado pela Assembleia Legislativa. A nova construção, no bairro Costa e Silva, na Capital, promoverá a ampliação da proteção aos cuidados socioassistenciais e conseguirá atender mais idosos. Tomara que todos estejam vivos, quando a obra for concluída. Eles precisam. Eles merecem.

PLANOS DE HILDON: GOVERNO, SENADO OU ATÉ A VOLTA À PREFEITURA, DAQUI A QUATRO ANOS

Quais os planos do prefeito Hildon Chaves, que encerra seu segundo mandato, considerado o melhor até agora, na História de Porto Velho, a partir de 2025? Depois do óbvio descanso, Hildon vai percorrer o Estado, tentando consolidar o seu nome também no interior do Estado. Ele tem dois planos bem claros. O primeiro deles é concorrer ao Governo do Estado, em 2026. É o plano A. E o B? Caso, por qualquer motivo, não tenha a oportunidade de entrar na disputa pelo Palácio Rio Madeira/CPA (como, por exemplo, Ivo Cassol esteja na disputa ele provavelmente não disputaria contra o ex-Governador e ex-senador), Hildon optaria por concorrer a uma cadeira ao Senado. Neste caso, enfrentaria, por exemplo, o governador Marcos Rocha, ainda seu aliado; Confúcio Moura, que está trabalhando duro e deve buscar a reeleição; Sílvia Cristina, nome em ascensão na política regional; Valdir Raupp, que deve estar de volta e Marcos Rogério, caso ele não dispute o Governo; Acir Gurgacz, entre outros nomes peso-pesados. Concorrer a uma cadeira à Câmara Federal não faz parte dos planos do ainda Prefeito de Porto Velho.

Caso não consiga se eleger, por qualquer motivo, quais serão então os planos de Hildon? Claro que ele não trabalha com esta hipótese, já que, junto com seus aliados, enxerga com otimismo sua eleição tanto para o Governo quanto ao Senado, mas, nunca se sabe. Então, o outro projeto não será mais para 2026, mas sim para 2028. Ou seja, daqui a quatro anos, Hildon Chaves seria o grande adversário na batalha da reeleição de Léo Moraes. Tudo estudo de futurologia, mas muito racional. Qual será o caminho?

A BRUTALIDADE À SOLTA: CRIMES CRUÉIS, EIVADOS DE VIOLÊNCIA, SE MULTIPLICAM EM RONDÔNIA

Você sabia que a média de idade para os brasileiros saltou para quase 76 anos e meio de idade, a maior de todos os tempos; que vivem no país, hoje, mais de 600 mil pessoas com mais de 90 anos, muitas saudáveis e até praticando esportes e, ainda temos 37 mil idosos que já superaram os 100 anos?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Com as fortes chuvas que atingem Rio Branco, acumulando 70 milímetros em poucas horas, o Rio Acre elevou o alerta da Defesa Civil

O nível do rio Acre está em elevação e requer atenção nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri e em Rio Branco, a capital do estado.
L

Confira quem faturou a promoção do Peixinn Restaurante dessa semana

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L

Promoção Cine Araújo: Veja que faturou o sorteio de ingressos da semana

Mais um participante foi premiado com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L

Agenda News: O som do trio que move o Carnaval de Porto Velho

Carlinhos Camurça e seus trios elétricos fazem história no Carnaval de rua, levando estrutura, paixão e música de qualidade para os foliões da capital.
L
Semtran moderniza mobilidade urbana com ações em 2025

Semtran moderniza mobilidade urbana com ações em 2025

Mobilidade urbana avança com tarifa reduzida e inovação.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF

Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF

Servidor público: Lula cobra expulsão após agressão no DF.
L
Site da Caixa é o único oficial para apostas online da Mega da Virada

Site da Caixa é o único oficial para apostas online da Mega da Virada

Mega da Virada: apostas só no site oficial da Caixa.
L
Inscrições do Sisu 2026 começam em 19 de janeiro

Inscrições do Sisu 2026 começam em 19 de janeiro

Sisu 2026: vagas abertas em 274,8 mil oportunidades.
L
Moraes autoriza visitas de filhos a Bolsonaro durante internação

Moraes autoriza visitas de filhos a Bolsonaro durante internação

Visitas autorizadas enquanto Bolsonaro se prepara para cirurgia.
L
12 filmes nostálgicos para maratonar no fim de ano

12 filmes nostálgicos para maratonar no fim de ano

Filmes nostálgicos marcam memórias afetivas de gerações.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro é submetido à cirurgia para tratar hérnia bilateral

Bolsonaro é submetido à cirurgia para tratar hérnia bilateral

Servidor público: Bolsonaro passa por cirurgia de hérnia bilateral.
L
Toffoli mantém acareação no caso Banco Master

Toffoli mantém acareação no caso Banco Master

Banco Master: audiência segue marcada para terça-feira (30).
L

Dr. Santana denuncia colapso na coleta de lixo em Porto Velho

Vereador afirma que, mesmo após medidas anunciadas pela Prefeitura, bairros seguem com acúmulo de resíduos, mau cheiro e risco à saúde pública por falta de coleta regular.
L

Prefeito se entrega à polícia e crise política expõe escândalo milionário em Turilândia

Após dois dias foragido, o prefeito Paulo Curió se apresenta à polícia em São Luís e se junta a outros investigados por um suposto esquema de desvio de R$ 56 milhões em Turilândia.
L
Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro nesta quinta-feira

Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro nesta quinta-feira

Procedimento para retirada de hérnia terá duração estimada de quatro horas e será realizado em Brasília
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Mulher escapa de assalto em frente a Agência do Sicoob na zona sul

Mulher escapa de assalto em frente a Agência do Sicoob na zona sul

Câmera de segurança registrou o momento em que a vítima reagiu e fugiu de uma tentativa de assalto na Avenida Jatuarana nesta sexta-feira.
10
Homem é espancado após cobrar dívida de R$50 em boca de fumo

Homem é espancado após cobrar dívida de R$50 em boca de fumo

Vítima é agredida ao cobrar dívida de R$50 em Porto Velho.
14
Mulher atropelada por ex na Marginal Tietê morre na véspera de Natal

Mulher atropelada por ex na Marginal Tietê morre na véspera de Natal

Tainara Souza Santos não resistiu após semanas de internação por tentativa de feminicídio.
18
Homem desaparece após suspeita de salto de ponte

Homem desaparece após suspeita de salto de ponte

Suspeita de salto mobiliza buscas no Rio Branco.
14
Homem desaparecido é encontrado desorientado em Alta Floresta

Homem desaparecido é encontrado desorientado em Alta Floresta

Buscas mobilizaram equipes após suspeita de salto no Rio Branco.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LAS): M V MARINHO

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA.
L
Librelato expande atuação na região Norte com nova unidade em Porto Velho

Librelato expande atuação na região Norte com nova unidade em Porto Velho

Nova unidade da Librelato oferece serviços completos para transportadores.
L
Energisa abre agência em Porto Velho neste sábado para negociar débitos

Energisa abre agência em Porto Velho neste sábado para negociar débitos

Negociação de débitos na Energisa oferece descontos de até 80%.
L
Como preparar o carro para viagens de última hora no fim do ano

Como preparar o carro para viagens de última hora no fim do ano

Serviços rápidos e verificações essenciais para motoristas que viajam sem planejamento.
L
Pirelli encerra temporada com 341 mil quilômetros percorridos na Fórmula 1

Pirelli encerra temporada com 341 mil quilômetros percorridos na Fórmula 1

Temporada de 24 corridas evidencia volume operacional dos pneus na categoria
L
Conab divulga classificação final para compra de arroz, suco de uva e pescados do PAA

Conab divulga classificação final para compra de arroz, suco de uva e pescados do PAA

Lista definitiva contempla associações e cooperativas que fornecerão alimentos via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para o combate à fome.
L
Vendas do Tesouro Direto somam R$ 6,2 bilhões em novembro

Vendas do Tesouro Direto somam R$ 6,2 bilhões em novembro

Tesouro Direto registra vendas de R$ 6,2 bilhões em novembro.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.