O Conselho Estadual de Saúde, aprovou por maioria de seus membros, através da Resolução nº 90/2024/CMSPV/SEMUSA, na segunda-feira, 18 de novembro de 2024, pelo afastamento da Associação de Mulheres Madre Tereza de Calcutá da Amazônia Ocidental (AMATEC) e nomeação de membros para composição de uma nova Mesa Diretora.
O motivo do afastamento da AMATEC não teve nada a ver com nenhuma denúncia ou ato específico, mas foi uma questão de legalidade, tendo em vista que a entidade está com CNPJ cancelado na Receita Federal desde 08/06/2022. A situação irregular impede sua permanência à frente do Conselho, segundo a legislação.
Após a edição da Resolução, os conselheiros realizaram uma nova eleição e nomearam os seguintes novos membros para a composição da Mesa Diretora: Robinson Cardoso Machado Yaluzan, médico, representante do Núcleo de Apoio a Criança com Câncer, para o cargo de Presidente interino do Conselho, e Raimundo Nonato Soares, da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RO) para o cargo de vice-presidente interino.
Além destes, também foram atualizados os demais cargos da mesa diretora, com as nomeações de Diessica Soares da Silva (Representante do Conselho Regional de Farmácia), na 1ª Secretaria, segmento do trabalhador, e Iza Gurgel da Silva (Representante da SEMS), na 2ª Secretaria, segmento Governo.
A Resolução foi assinada pelo novo presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS-PVH), Robinson Yaluzan, e pela Secretária Municipal de Saúde da Capital, Eliana Pasini.