No último final de semana, dias 16 e 17 de novembro, a cidade de Sorriso, no Mato Grosso, foi palco da 8.ª Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras, reunindo mais de 1.750 participantes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Representando o estado de Rondônia, a Fanfarra da escola Duque de Caxias e a Banda Marcial Águias Negras conquistaram, respectivamente, o ouro e a prata na competição geral, consolidando-se entre os grandes destaques do evento.
A participação das corporações rondonianas foi possível graças a uma emenda parlamentar do deputado Alan Queiroz, que garantiu o transporte da delegação. Liderada pelos maestros Admilson Knightz e Fábio Belém, a equipe era composta por 98 integrantes, entre alunos, professores e pais, mostrando o esforço coletivo por trás do sucesso.
Celebrando a cultura e o esforço coletivo
“O evento foi um sucesso total. A equipe de trabalho estava extremamente alinhada, os jurados demonstraram muita competência e responsabilidade, entregando sua melhor versão ao evento”, destacou Júlio Sousa Pinto, diretor-geral da Associação Cultural de Bandas e Fanfarras de Sorriso (Acbafas). Ele também mencionou que alguns participantes precisaram de atendimento médico por indisposição ou crises de ansiedade, mas foram prontamente socorridos, permitindo o andamento tranquilo da competição.
Para Francisco Ferreira, secretário-adjunto de Cultura de Sorriso, o evento reforçou o valor das bandas e fanfarras. “É emocionante ver a dedicação e o talento desses artistas, de todas as idades, mantendo viva essa tradição cultural tão rica”, comentou.
Impacto além da música
O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, também enfatizou o impacto do evento. “Mais que promover a cultura, a Copa impulsiona o turismo e aquece o comércio local, além de proporcionar uma bela troca de experiências entre os participantes e o público”, afirmou.
Rondônia foi representada pelas corporações Fanfarra Drum Duque de Caxias, de Porto Velho, e a banda Águias Negras, ligada à Paróquia Santiago Maior. Ambas emocionaram o público com apresentações de alto nível técnico e artístico, reforçando o talento e a força da cultura rondoniana em eventos de alcance regional.
A Copa foi viabilizada por meio de um Chamamento Público, seguindo as diretrizes da Lei Federal 13.019/2014 e do Decreto Municipal 186/2017, que regulamentam parcerias entre o poder público e entidades do terceiro setor. O sucesso do evento evidencia a força da música como elemento de integração e promoção cultural na região.
Com informações: sorriso.mt.gov.b