SEGUNDA-FEIRA, 19/01/2026

Em destaque

Jornada 6×1 divide entidades de trabalhadores e patronais

Medida é proposta pelo Movimento Vida Além do Trabalho

Por AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Jornada 6x1 divide entidades de trabalhadores e patronais
LETYCIA BOND/AGÊNCIA BRASIL

A extinção da jornada de trabalho 6×1 (seis dias de trabalho contra um de folga), proposta pelo Movimento Vida Além do Trabalho, colocou em lados opostos entidades ligadas aos trabalhadores e aquelas representativas dos empregadores. Entre vários pontos antagônicos, enquanto de um lado, as primeiras defendem os temas de melhoria na qualidade de vida, as associações patronais acreditam que a medida reduziria a redução no número de postos de trabalho.

A iniciativa tomou conta dos debates nesta semana com a formalização da proposta de emenda constitucional (PEC), apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), na Câmara dos Deputados. A Agência Brasil consultou três entidades de cada lado do assunto. Veja a seguir os principais argumentos de cada uma.

A favor

Central Única dos Trabalhadores (CUT) – “A CUT reafirma seu compromisso histórico em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras, contra todas as ameaças de retirada de direitos, contra a redução do orçamento para as políticas públicas e em defesa do fim da escala de trabalho semanal de 6×1 sem redução de salários e sem a retirada de direitos de redução da jornada já conquistadas por algumas categorias por meio da negociação coletiva. O crescimento e o desenvolvimento do país somente serão possíveis com distribuição de renda, com políticas permanentes de proteção social e de valorização do salário mínimo, com redução da jornada de trabalho sem redução de salários e com o povo brasileiro no orçamento público.”

Federação dos Sindicatos de Metalúrgiocos da Cut-SP – “Na base da FEM-CUT/SP, diversos exemplos de redução de jornada mostram que este é um caminho acertado. Acordos que reduzem a jornada semanal para 40 horas e o fim da escala 6×1 já são uma realidade e não prejudicaram as empresas. Os metalúrgicos do ABC, Sorocaba e Pindamonhangaba são provas disso, como acordos exemplares que trazem grandes benefícios para a categoria e para as fábricas”.

União Geral dos Trabalhadores (UGT) – “A jornada 6×1 não apenas desgasta fisicamente, mas também priva os trabalhadores de momentos essenciais com a família e amigos, atividades de lazer e oportunidades de desenvolvimento pessoal, como investir na qualificação profissional. Essa desconexão constante do convívio social e familiar pode gerar estresse e problemas de saúde mental. Para a União Geral dos Trabalhadores (UGT), lutar pelo fim da jornada 6×1 é uma prioridade, pois sabemos que a saúde mental e o bem-estar não são apenas direitos, mas fatores que beneficiam toda a sociedade.”

Contra a proposta

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado de São Paulo (Fecomécio-SP) – “Proposta de Emenda à Constituição (PEC) não tem levado em conta um elemento importante nesse debate: que a imensa maioria de empregadores do país é formada por empresas de pequeno e médio porte (PMEs) que, se por um lado são as que mais geram postos de trabalho, por outro não teriam condições de reduzir a jornada dos seus funcionários sem uma redução salarial proporcional. Dessa forma, os efeitos econômicos seriam significativos, com potencial de inviabilizar um grande número desses negócios.”

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) – “A Constituição brasileira, em seu artigo 7º, estabelece que a jornada do trabalho normal não deve ser superior a 44 horas semanais. Nada impede que por meio de negociação as partes cheguem a jornadas diferentes. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em termos práticos, no segundo trimestre deste ano, os brasileiros trabalharam em média 39,2 horas por semana. A Fiesp defende que o caminho adequado para estabelecer uma jornada de trabalho inferior às 44 horas semanais são os acordos coletivos firmados entre empregadores e empregados, como prevê a Constituição. Somente a negociação direta é capaz de contemplar as especificidades de cada setor, considerando fatores como o contexto local, porte das empresas e demanda dos trabalhadores, e garantir a sustentabilidade econômica dos segmentos produtivos. Por isso, devemos buscar o fortalecimento das negociações coletivas.

Associação Comercial de São Paulo – “A Associação Comercial de São Paulo entende que é um retrocesso e teremos um problema muito sério. Por duas razões: a primeira é porque pode colocar em risco o emprego do funcionário, já que ao adotá-la a empresa terá um custo maior e vai precisar modificar seu custeio de uma maneira geral. Por outro lado, se a empresa aceitar esse custo adicional que o empresário vai carregar, isso será necessariamente repassado ao preço do produto final. Imagine um funcionário comprando um quilo de arroz, com esse custo adicional, o que era dez será 12. Ao final, quem pagará a conta será o próprio trabalhador. É um momento para se esquecer um projeto desta natureza”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tribunal Regional do Trabalho abre seleção de estágio para Rondônia e Acre

Tribunal Regional do Trabalho abre seleção de estágio para Rondônia e Acre

Estudantes de nível superior podem se inscrever gratuitamente até o dia 1 de fevereiro para atuar em diversas áreas da Justiça do Trabalho nos dois estados.
L
Advocacia de Rondônia tem até 30 de janeiro para garantir desconto máximo na anuidade

Advocacia de Rondônia tem até 30 de janeiro para garantir desconto máximo na anuidade

OAB Rondônia reforça o prazo para pagamento à vista com o maior benefício financeiro do ano, visando facilitar o planejamento da classe e fortalecer a defesa das prerrogativas.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados em processos seletivos para quatro funções

Prefeitura de Jaru convoca aprovados em processos seletivos para quatro funções

Editais publicados nesta segunda-feira (19) chamam candidatos dos seletivos nº 001 e 004; posse deve ocorrer em até três dias úteis, com envio de documentos por peticionamento eletrônico.
L
BR-364: Nova 364 intensifica obras de pavimento na rodovia

BR-364: Nova 364 intensifica obras de pavimento na rodovia

Força-tarefa entre 18 e 24 de janeiro prevê reparos, fresagem, recomposição e tapa-buraco em trechos como Cacoal, Presidente Médici, Ariquemes e Ouro Preto do Oeste, com sinalização e homens-bandeiras.
L
FMI reduz para 1,6 por cento projeção de crescimento do Brasil em 2026

FMI reduz para 1,6 por cento projeção de crescimento do Brasil em 2026

Organismo internacional aponta os efeitos dos juros altos como causa principal para a desaceleração da economia brasileira no próximo ano.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Ivan Ferreira de Oliveira (Ferreirinha)

Ivan Ferreira de Oliveira, conhecido como Ferreirinha, morreu aos 82 anos. Velório ocorre nesta segunda (19) e sepultamento na terça (20), em Porto Velho.
L

JOVEM NEWS: Jeanderson Maranhão e a história do Porto Velho Esporte Clube

Fundador do Porto Velho Esporte Clube, o militar da Base Aérea fala sobre projetos sociais, esporte como ferramenta de inclusão e o trabalho com crianças na capital.
L

GIRO NEWS: Michel Alisson fala sobre educação financeira e Sicredi

O administrador e especialista em Gestão de Cooperativas de Crédito do Sicredi aborda volta às aulas, planejamento financeiro, cartões, seguros e capital social.
L
Pix: instabilidade afeta serviço e bancos nesta segunda-feira (19)

Pix: instabilidade afeta serviço e bancos nesta segunda-feira (19)

Relatos de falhas no Pix aumentaram ao longo da tarde e envolveram bancos como Banco do Brasil, Itaú, Nubank, Bradesco, Santander e Inter, segundo reclamações em plataformas de monitoramento.
L
Enamed aponta desempenho satisfatório em 69 por cento dos cursos

Enamed aponta desempenho satisfatório em 69 por cento dos cursos

Primeira edição do exame nacional revela que instituições federais e estaduais lideram qualidade, enquanto redes municipais e privadas registram piores notas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ministério lança módulo para monitorar saúde de crianças indígenas

Ministério lança módulo para monitorar saúde de crianças indígenas

Nova ferramenta da Secretaria Especial de Saúde Indígena permitirá o registro detalhado do desenvolvimento neuropsicomotor e rastreio precoce de doenças em territórios.
L
Justiça converte para domiciliar prisão de suspeito de fraude no INSS

Justiça converte para domiciliar prisão de suspeito de fraude no INSS

Ministro André Mendonça autoriza que Silvio Feitoza cumpra pena em casa devido a quadro de isquemia miocárdica grave diagnosticado após cirurgia.
L
MPRO: Justiça obriga municípios a ampliar acolhimento de crianças

MPRO: Justiça obriga municípios a ampliar acolhimento de crianças

Decisões determinam implantação e qualificação do acolhimento institucional e em família acolhedora em Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia e São Felipe do Oeste, com base no ECA e na Assistência Social.
L
Programa Fecha Laudo: Eyder Brasil propõe emenda de R$ 35 milhões

Programa Fecha Laudo: Eyder Brasil propõe emenda de R$ 35 milhões

Deputado apresentou proposta ao orçamento para reduzir filas de laudos em Rondônia e ampliar o atendimento especializado, beneficiando cerca de 10 mil pessoas com deficiência no estado.
L
Deputada Dra. Taíssa solicita reforço no policiamento para o distrito de Abunã

Deputada Dra. Taíssa solicita reforço no policiamento para o distrito de Abunã

Indicação tem como objetivo atender de forma direta às necessidades do distrito, promovendo mais segurança para os moradores e comerciantes da região.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Rodoviária Federal detém cinco motoristas embriagados em Rondônia

Polícia Rodoviária Federal detém cinco motoristas embriagados em Rondônia

Fiscalizações realizadas pela PRF durante o último fim de semana em Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena resultaram em prisões por crimes de trânsito.
10
Polícia Civil alerta para golpes contra idosos em Porto Velho

Polícia Civil alerta para golpes contra idosos em Porto Velho

Criminosos se passam por servidores municipais para obter dados e contratar empréstimos indevidos; prefeitura esclarece que não solicita fotos em visitas.
L
Polícia apreende adolescente e prende mãe por venda de bebidas e drogas

Polícia apreende adolescente e prende mãe por venda de bebidas e drogas

Flagrante ocorreu em Candeias do Jamari durante patrulhamento em ponto conhecido como ponto de venda de entorpecentes; jovem mantinha animal silvestre em garrafa.
14
Polícia Civil e prefeitura alertam sobre golpe da falsa cesta básica

Polícia Civil e prefeitura alertam sobre golpe da falsa cesta básica

O esquema já causou prejuízos significativos às vítimas, incluindo casos de endividamento bancário superior a R$ 30 mil.
L
Polícia Militar prende suspeitos e recupera pneus furtados na BR 364

Polícia Militar prende suspeitos e recupera pneus furtados na BR 364

A abordagem ocorreu em Presidente Médici na manhã seguinte ao crime em uma empresa de autopeças; equipamentos usados no arrombamento também foram apreendidos.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): AGUAS DE JARU SPE S.A.

LICENÇAS PRÉVIA, INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento da Outorga: AGUAS DE JARU SPE S.A

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Haddad propõe que Banco Central assuma fiscalização de fundos

Haddad propõe que Banco Central assuma fiscalização de fundos

Ministro da Fazenda defende ampliação do perímetro regulatório da autoridade monetária para coibir fraudes financeiras e centralizar a supervisão do setor.
L
Dia do Profissional da Beleza destaca expansão do setor em Rondônia e apoio do Sebrae

Dia do Profissional da Beleza destaca expansão do setor em Rondônia e apoio do Sebrae

Data celebrada em 19 de janeiro evidencia crescimento do empreendedorismo na área e ações de capacitação, gestão e inovação para fortalecer pequenos negócios no estado.
L
Xbox Cloud Gaming pode ganhar plano gratuito com anúncios, indicam vazamentos

Xbox Cloud Gaming pode ganhar plano gratuito com anúncios, indicam vazamentos

Modelo permitiria jogar via streaming títulos já comprados pelo usuário, sem assinatura do Game Pass Ultimate, mas com sessões limitadas e publicidade antes da partida.
L
CNH digital: renovação automática já alcança mais de 320 mil motoristas

CNH digital: renovação automática já alcança mais de 320 mil motoristas

Programa em vigor desde 9 de janeiro renovou 323.459 CNHs digitais na primeira semana e é voltado a “bons condutores”, com critérios como ausência de infrações e cadastro no Registro Nacional Positivo.
L
Dos games aos cinemas: Resident Evil e Silent Hill revivem rivalidade em 2026

Dos games aos cinemas: Resident Evil e Silent Hill revivem rivalidade em 2026

Franquias que marcaram o survival horror nos anos 1990 e 2000 retornam às telonas no mesmo ano, reacendendo comparações entre terror psicológico e ação apocalíptica.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.