TERÇA-FEIRA, 03/12/2024
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

MST denuncia agronegócio, imperialismo e acordo UE-Mercosul no G20

No sábado, movimento fará ato em defesa da Palestina

Por LUCAS PORDEUS LEÓN – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

MST denuncia agronegócio, imperialismo e acordo UE-Mercosul no G20
PRISCILA RAMOS/MST

Cerca de mil militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de várias partes do país estão no G20 Social, no Rio de Janeiro, e denunciam no evento os “crimes” do imperialismo, por meio de um tribunal popular, o papel do agronegócio na crise climática e o acordo entre Mercosul e União Europeia. Além disso, promovem ato em defesa da Palestina.

Na avaliação do MST, o documento elaborado por representantes dos movimentos participantes no G20 Social, que será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no sábado (16), não é o mais importante do encontro, uma vez que os países do G20 – que reúne as 19 maiores economias do planeta, além da União Europeia e da União Africana – não têm qualquer obrigação de adotar, ou mesmo considerar, as propostas da sociedade civil.

“A nossa presença aqui é a mensagem que queremos passar e envolve os três temas selecionados pelo Brasil para o G20: combate à fome; reforma da governança global e crise climática”, afirmou Cássia Bechara, da direção nacional do MST e coordenadora do setor de internacionalismo do movimento.

Para Cássia, não há como falar de combate à fome sem falar de reforma agrária, nem falar de crise climática sem discutir o papel do agronegócio em países como o Brasil.

“Só se combate à fome com reforma agrária, não se combate à fome investindo no agronegócio para produzir soja ou outras commodities. Não vamos conseguir enfrentar a crise ambiental se não enfrentarmos o modelo agrícola implementado nos países do Sul Global”, destacou Cássia. Sul Global é o termo usado para se referir aos países pobres ou emergentes que, em sua maioria, estão no Hemisfério Sul do planeta.

Diferentemente do que ocorre nos países mais ricos, no Brasil, o desmatamento e a agricultura são os maiores emissores de gases do efeito estufa. O país é o quinto maior emissor de poluentes do planeta.

“Não podemos enfrentar a crise climática sem debater o papel do agronegócio na exploração dos bens naturais, na poluição das águas e dos solos a partir dos agrotóxicos, na emissão de gases a partir do monocultivo e da pecuária extensiva, na promoção das queimadas para a expansão da fronteira agrícola. O agronegócio está no centro da crise ambiental dos países do Sul Global”, acrescentou a dirigente do MST.

Economia Verde

Uma das especialistas convidadas pelo MST para discutir a crise climática no G20 Social foi a advogada socioambiental Larissa Packer, da organização não governamental (ONG) Grain, que fez uma crítica do modelo de economia verde promovido por bancos e fundos de investimento para combater a crise climática por meio de mercado de créditos de carbono ou da venda de “títulos verdes” para financiar dívidas dos países.

“É uma proposta encaminhada por corporações e setores financeiros que geraram a crise. Isso para manter o modo de produção e consumo da forma como está, além da manutenção do estado mínimo, delegando para o mercado financeiro a solução da crise que eles mesmo criaram”, destacou Larissa.

Tribunal

Entre as várias atividades realizadas pelo MST durante o G20 Social, no Rio de Janeiro, o movimento promove nesta sexta-feira (15), em conjunto com outros movimentos sociais, o Tribunal Popular O Imperialismo no Banco dos Réus, em que será feito um julgamento simbólico de “crimes” do imperialismo, conceito muito usado nas relações internacionais.

Segundo o sociólogo Raphael Seabra, professor do Departamento de Estudos Latinos Americanos da Universidade de Brasília (UnB), o conceito de imperialismo é usado para situações em que “um país central se vale de seu maior poderio econômico, político e militar para subordinar e influenciar/pressionar países periféricos de acordo com seus próprios interesses comerciais, políticos e diplomáticos”.

Entre os casos analisados, estão a guerra na Faixa de Gaza, considerado um genocídio; o caso do Haiti, considerado uma violação à soberania e à autodeterminação dos povos; os efeitos nocivos do acordo Mercosul e União Europeia; o bloqueio de 60 anos contra Cuba; a destruição ambiental provocada pelo rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, e o chamado extermínio dos povos negros e originários no Brasil.

Filha de Che

A filha mais velha de Ernesto Che Guevara, um dos principais líderes da Revolução Cubana, veio de Havana à convite do MST para participar do G20 Social e falar sobre os impactos do bloqueio contra a ilha. Aleida Guevara, que tinha 4 anos quando o pai foi morto na Bolívia, disse à Agência Brasil que o mundo mudou pouco nas últimas seis décadas.

“O mundo segue com um poder dominante que economicamente esmaga os demais. Esses Estados Unidos (EUA) fazem o que querem com a Europa. Provocaram uma guerra entre dois países que foram irmãos, Ucrânia e Rússia, e se beneficiam disso porque o gás russo era muito mais barato para a Europa. Agora, a Europa tem que pagar mais pela energia vinda dos EUA”, afirmou.

Ao falar para o público no G20, a filha de Che questionou o modelo de democracia que existe nos países capitalistas. “Que democracia é essa em que as multinacionais levam toda a riqueza e em que a terra está nas mãos de poucas famílias?”, perguntou, lembrando que a origem da palavra democracia vem do grego e significa governo do povo.

“Enquanto o dinheiro segue para os bancos dos Estados Unidos, eles têm o poder de vetar o que eles quiserem. Não podemos continuar assim. Fazem falta muitas mudanças, mas sobretudo falta poder do povo. Levar à prática essa famosa democracia e tomar o poder que nos corresponde como povo”, defendeu a filha mais velha do líder da Revolução Cubana.

União Europeia

Uma das principais críticas trazidas pelo MST para o G20 Social é o acordo que vem sendo costurado entre Mercosul e União Europeia. No entendimento do movimento, esse projeto de acordo de livre comércio reforça a posição do Brasil de exportador de matérias-primas e importador de produtos industrializados.

“É um acordo que vai potencializar a desindustrialização dos países do Sul Global”, destacou Cássia Bechara. Especialistas ouvidos pela Agência Brasil entendem que a proposta pode inibir a indústria brasileira.

Palestina

Outro foco do MST é a denúncia do que ocorre atualmente na Faixa de Gaza, que o movimento considera um genocídio contra o povo palestino. Um ato foi convocado para este sábado (16), em Copacabana, para denunciar as ações de Israel.

“Os maiores financiadores do genocídio estão aqui, no G20. Sejam os financiadores de armamentos e de recurso, como os Estados Unidos e países da União Europeia, sejam os financiadores políticos do Estado de Israel”, destacou Cássia Bechara. Para a dirigente do MST, o discurso do governo brasileiro contra Israel é importante, mas é preciso ainda que o país rompa relações comerciais com Tel-Aviv.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru capacita 180 professores da educação infantil; foco do curso foi implementar novos métodos de alfabetização no município

As técnicas aplicadas de forma lúdica e interativa contribuem para o desenvolvimento da leitura e da escrita em sala de aula.
L

Rondônia equipara más-formações congênitas a deficiências físicas e garante direitos ampliados

A reabilitação será determinada por uma avaliação especializada, realizada por uma equipe multiprofissional, que analisará aspectos como impedimentos físicos, fatores socioambientais, limitações de atividades e restrições de participação.
L
Quatro em cada 10 gestantes desconhecem calendário vacinal da gravidez

Quatro em cada 10 gestantes desconhecem calendário vacinal da gravidez

Pesquisa mostra que desinformação afeta as grávidas brasileiras
L
TRT-14 recebe Selo Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade 2024

TRT-14 recebe Selo Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade 2024

O Tribunal da 14ª Região se destaca entre os 91 tribunais brasileiros por sua governança e produtividade.
L
Acordo prorroga permanência da Escola de Artes Visuais no Parque Lage

Acordo prorroga permanência da Escola de Artes Visuais no Parque Lage

Contrato de cessão depende de alguns ajustes para ser formalizado
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Com 5,71 metros, SipamHidro pontua um cenário de elevação do Rio Madeira

Tendência ainda não é o esperado para o mês de dezembro
L

#VivaBemAmazonia | Vamos receber Dr. Ivan Feitosa para falar sobre saúde e imunidade

No próximo episódio do programa Vivabem Amazônia, o apresentador Ezequiel Monteiro recebe o Dr. Ivan Feitosa.
L

Com o Rio Madeira subindo, atividade comercial no Porto de Porto Velho foi retomada

Serviços operam dentro da normalidade.
L

Rondoniense Cristian Ribera brilha na Noruega ao conquistar duas medalhas de ouro

Como se não bastasse o feito, no sábado (30), ele voltou às pistas para disputar a prova rápida de sprint e conquistou mais um ouro, encerrando dois dias de competição com vitórias consecutivas.
L
Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (03/12) para seu signo

Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (03/12) para seu signo

Confira as previsões de hoje,03/12/2024, para o seu signo no horóscopo 2024. Saiba o que os astros reservam para amor, carreira e saúde.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Caixa abre processo seletivo para estágio no banco

Inscrições podem ser realizadas até 13 de dezembro no site da empresa Super Estágios
L

Últimos dias de inscrições para o Concurso do Tribunal de Justiça de Rondônia – TJRO

Oportunidade para Técnico e Analista Judiciário com salários de até R$ 17 mil.
L

Últimos dias para inscrições no concurso do Tribunal de Justiça de Rondônia

Dia 5 de dezembro termina o prazo.
L
Empregos com carteira assinada e informais batem recordes

Empregos com carteira assinada e informais batem recordes

Destaques foram indústria, construção e outros serviços
L

Prefeitura divulga resultado de homologação final do processo seletivo simplificado de contratação temporária para a Semasf

Contratação é temporária e imediata e visa atender as demandas da Semasf
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus e Ministra da Mulher alinham investimentos para Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus e Ministra da Mulher alinham investimentos para Rondônia
L

Expansão do programa Prato Fácil em Rondônia é avaliada pelo governo após solicitação da Dra. Taíssa

Através da solicitação, a deputada estadual destacou a relevância do programa para a qualidade de vida da população vulnerável.
L

Melhorias no Hospital de Base são solicitadas por Dra. Taíssa

Em resposta à deputada estadual, governo informou que está trabalhando para solucionar os problemas apresentados
L
Coronel Chrisóstomo se reúne com o presidente da organização das cooperativas brasileiras visando novos projetos em Rondônia para 2025

Coronel Chrisóstomo se reúne com o presidente da organização das cooperativas brasileiras visando novos projetos em Rondônia para 2025

O encontro teve como objetivo estreitar os laços e os vínculos de trabalho da instituição com a política social do deputado no estado, em especial, Porto Velho.
L
Sílvia Cristina comemora aprovação de lei que destina 30% do valor de multas sanitárias ao tratamento do câncer

Nova lista inclui 38 servidores do ex-território de Rondônia transpostos aos quadros da União

Deputada Sílvia diz que segue cobrando celeridade nos processos de transposição dos servidores
L
Publicidade

POLÍCIA

TJRO mantém condenação de homem que matou criança e feriu outras três pessoas ao dirigir embriagado

TJRO mantém condenação de homem que matou criança e feriu outras três pessoas ao dirigir embriagado

Ficou registrado no processo, ainda, que o réu fugiu do local do crime, sem pedir ajuda para socorrer as vítimas.
L
Motociclista morre em grave acidente na BR-364 em Porto Velho

Motociclista morre em grave acidente na BR-364 em Porto Velho

As primeiras informações são de que o homem transitava de moto pela rodovia quando ocorreu o acidente.
18
PRF intercepta veículo e prende grupo suspeito de furto qualificado em Ji-Paraná

PRF intercepta veículo e prende grupo suspeito de furto qualificado em Ji-Paraná

A ocorrência foi registrada na BR 364, próximo ao km 685, no município de Porto Velho/RO.
10
Carro capota em colisão com caminhonete na Imigrantes

Carro capota em colisão com caminhonete na Imigrantes

Os veículos seguiam lado a lado, quando o motorista da caminhonete L200 fez uma conversão, e o Argo acabou batendo e depois capotou, parando na pista contrária.
12
Motociclista sofre fratura exposta em acidente com táxi na capital

Motociclista sofre fratura exposta em acidente com táxi na capital

Os veículos seguiam na Caula sentido Rio Madeira, quando o motorista do táxi teria tentado fazer a conversão na contramão, e acabou batendo no motociclista que passava ao lado.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ginasta Rebeca Andrada é uma das 100 mulheres mais influentes de 2024

Ginasta Rebeca Andrada é uma das 100 mulheres mais influentes de 2024

Compatriotas Lourdes Barreto e Silvana Santos também estão na lista
L
Big tech é excluída do rol de Inteligência Artificial de alto risco

Big tech é excluída do rol de Inteligência Artificial de alto risco

Mudança no projeto foi feita por acordo entre bancadas no Senado
L
Ministério recebe avaliações sobre acessibilidade em aeroportos

Ministério recebe avaliações sobre acessibilidade em aeroportos

Projeto da pasta deve divulgar classificação de aeroportos em 2025
L
Debate sobre desinformação adia votação de projeto que regula IA

Debate sobre desinformação adia votação de projeto que regula IA

Comissão Especial deve chegar a um consenso até a próxima semana
L

Prefeitura de Jaru alerta para a necessidade do Certificado de Vacinação do Estudante para matrículas no ano letivo de 2025

A apresentação do Certificado de Vacinação do Estudante, é obrigatória para a efetivação da matrícula nas escolas da rede municipal de ensino em Jaru.
L
Auxílio-doença pode ser solicitado em 2,6 mil agências dos Correios

Mutirão nacional de negociações de dívidas bate recorde de acordos e de descontos

Só na última sexta-feira (29/11), 458 mil dívidas foram negociadas no Feirão Limpa Nome.
L
Terras indígenas da Amazônia influenciam chuvas que abastecem o agro

Terras indígenas da Amazônia influenciam chuvas que abastecem o agro

Influência abrange 80% da área das atividades agropecuárias no país
L
Coreia do Sul: parlamento rejeita lei marcial declarada por presidente

Coreia do Sul: parlamento rejeita lei marcial declarada por presidente

O presidente do Parlamento declarou inválido o anúncio da lei marcial e os parlamentares votaram pela rejeição da declaração na madrugada de quarta-feira (horário local).
L