SEGUNDA-FEIRA, 08/09/2025
Publicidade
SICRED

Geoportal utiliza tecnologia para direcionar ações do governo de RO no combate aos incêndios florestais

Sala de Situação ocupa importante função na estratégia de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável adotada pelo governo de Rondônia.

Por Andréia Fortini - 25

Publicado em 

Geoportal utiliza tecnologia para direcionar ações do governo de RO no combate aos incêndios florestais - News Rondônia
Foto - Frank Néry, José Leandro Barbosa e Geo Portal

O governo de Rondônia tem intensificado o combate aos incêndios florestais e o investimento com a contratação de aeronaves de combate ao fogo e Operações que reúnem as forças de segurança do estado, a exemplo das operações “Verde Rondônia”, “Protetores do Bioma”, “Mapinguari” e “Temporã”, fases 1 e 2, que atuam diretamente no Parque Estadual Guajará-Mirim e na Estação Ecológica Soldado da Borracha.

As ações recebem o suporte direto da Sala de Situação da Coordenadoria de Geociências (Cogeo) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), que ocupa importante função na estratégia de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável, se destacando por pesquisas e avanços tecnológicos na análise de solo, água e outros componentes ambientais.

GEOPORTAL

Geoportal utiliza tecnologia para direcionar ações do governo de RO no combate aos incêndios florestais - News Rondônia
Imagens de satélite revelam que a maioria dos focos de calor registrados em novembro continuam na Bolívia | Foto – Frank Néry, José Leandro Barbosa e Geo Portal

Através da Sala de Situação, a Sedam/Cogeo faz o monitoramento de focos de calor existentes dentro do estado e seu entorno, gerenciando um banco de dados de focos de calor gerados diariamente do sítio eletrônico da Nasa. As informações ficam a disposição da população no Geoportal na página da Sedam.

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antônio Lagos, com os dados, a Sedam monitora diariamente focos de incêndio, tanto em Rondônia quanto em regiões vizinhas, como Acre, sul do Amazonas, norte do Mato Grosso, além da fronteira com a Bolívia, compondo um panorama detalhado da situação regional.

“É uma ferramenta essencial para mitigar os danos, fornecendo dados que auxiliam na aplicação de sanções e medidas preventivas, como campanhas de conscientização e operações de fiscalização em áreas rurais. Constatamos que as áreas de maiores incidência são justamente as regiões com registro de invasão e litígio de terras, bem como áreas de preservação ambiental”, destacou o titular da Sedam.

AÇÕES EFETIVAS

Geoportal utiliza tecnologia para direcionar ações do governo de RO no combate aos incêndios florestais - News Rondônia
Reforço na Brigada aérea do CBMRO está entre as ações de combate aos incêndios florestais em Rondônia | Foto – Frank Néry, José Leandro Barbosa e Geo Portal

Para conter os focos de incêndios florestais, a Sedam têm realizado diversas operações nas áreas de preservação ambiental, onde há os maiores registros de focos de incêndio e calor. O grupo também é composto por policiais que realizam investigação e policiamento para identificar e prender os autores de queimadas ilegais, que estão prejudicando o estado.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO) está em curso com a “Operação Verde Rondônia”, que iniciou as atividades em 6 de junho de 2024, justamente para combater a prática desse tipo de crime. São seis bases distribuídas estrategicamente pelos municípios do estado, que registraram um total de 22.074 ações preventivas, 5.135 incêndios combatidos, 1.160 averiguações realizadas e 116 multas aplicadas.

MONITORAMENTO

A Sala de Situação da Cogeo opera com base em informações atualizadas de plataformas de satélites que monitoram diariamente os focos de calor na região amazônica. Segundo os dados mais recentes, Rondônia registrou um aumento nos focos de incêndios durante o período de seca. De acordo com as Informações de incêndios para Sistemas de gerenciamento de recursos (FIRMS/Nasa), de junho a outubro deste ano, foram registrados 78.468 focos de incêndio no estado.

Entre os estados vizinhos da Amazônia Legal, os números só são maiores que os do Acre, que teve 36.122 focos. Nos outros estados a situação é ainda mais alarmante. No Mato Grosso, foram mais de 355.505 registros de queimadas. No Amazonas, a situação também exige atenção, com destaque para os municípios de Boca do Acre, Lábrea e Apuí, que acumula mais de 153.734 focos de incêndio no mesmo período, enquanto na Bolívia, a área de fronteira com Rondônia foi a que mais sofreu com os incêndios florestais com mais de 787.552 focos entre os meses de junho e outubro.

Geoportal utiliza tecnologia para direcionar ações do governo de RO no combate aos incêndios florestais - News Rondônia
Geoportal da Sedam possui um banco de dados regional permanente com a evolução dos focos de calor, que demonstram que Rondônia não é o estado que concentra o maior número de incêndios | Foto – Frank Néry, José Leandro Barbosa e Geo Portal

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta que ao identificar as áreas mais críticas, o governo do estado pode direcionar os esforços das equipes de combate em tempo real. “A Sala de Situação nos permite acompanhar de perto o avanço dos incêndios florestais, tanto no estado quanto em áreas fronteiriças. Com esses dados, conseguimos direcionar as equipes para os pontos mais críticos, evitando que o fogo avance e comprometa a biodiversidade e a saúde da população”.

ARTICULAÇÃO

Em agosto, a Cogeo recebeu a visita de representantes da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (Governors’ Climate and Forests Task Force – GCF-TF), uma colaboração subnacional única entre 38 estados e províncias do Brasil, Indonésia, México, Nigéria, Peru, Espanha e Estados Unidos, focada em construir uma colaboração entre governos, sociedade civil e setor privado para reduzir o desmatamento e promover o desenvolvimento sustentável.

Em setembro, foi a vez de uma missão técnica internacional, composta por representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O grupo conheceu os sistemas e tecnologias utilizados pelo governo de Rondônia na defesa ambiental e nos sistemas de alerta. Os dados são fundamentais para o acompanhamento e avaliação dos indicadores ambientais, proporcionando um panorama mais preciso sobre as condições dos ecossistemas da região e auxiliando na elaboração de políticas públicas efetivas para a proteção do meio ambiente.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Jair Bolsonaro no STF saiba quais são os próximos passos

Jair Bolsonaro no STF saiba quais são os próximos passos

Julgamento sobre a suposta trama golpista é retomado na terça-feira com o voto de Alexandre de Moraes; entenda o processo.
L
Independência do Brasil

Mensagem aos rondonienses: Independência do Brasil

A Independência que comemoramos hoje nos inspira a manter viva a esperança de um país mais unido, com oportunidades para todos, respeitando nossos valores e fortalecendo a democracia
L
projeto de Cristiane Lopes pode entrar em votação em outubro

Voos internacionais para a Amazônia: projeto de Cristiane Lopes pode entrar em votação em outubro

Proposta pode abrir mercado aéreo da região a empresas estrangeiras e reduzir preços das passagens.
L
Saiba onde cadastrar e recarregar seu cartão do sistema Bipay em Porto Velho

Saiba onde cadastrar e recarregar seu cartão do sistema Bipay em Porto Velho

Plataforma digital e pontos físicos oferecem recarga e cadastro do ComCard, garantindo benefícios como meia passagem e gratuidade
L
Evento com apoio da Prefeitura de Porto Velho terá manifestações culturais e culinária de 12 países

Evento com apoio da Prefeitura de Porto Velho terá manifestações culturais e culinária de 12 países

De 11 a 13 de setembro, Festa às Nações reúne gastronomia internacional, cultura e solidariedade no Parque da Cidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

RondonCAP Especial da Independência | Sorteio já aconteceu

O sorteio deste domingo, 7/9, foi realizado e distribuiu R$ 250 mil no 4º prêmio, além de 3 prêmios de R$ 10 mil e 40 Giros da Sorte; veja como conferir.
L

Renault Kwid 2026 revela versatilidade entre cidade e estrada

Modelo compacto mantém eficiência no consumo e traz melhorias em tecnologia e design
L

Nota de pesar: Herundina Bentes de Jesus

Despedida de Herundina Bentes de Jesus, matriarca querida e servidora do IBGE; velório hoje em Porto Velho e sepultamento amanhã no Jardim da Saudade.
L

Mercedes-AMG apresenta o GT2 Edition W16 com 830 cavalos de potência

Modelo exclusivo une engenharia GT e DNA da Fórmula 1 em edição limitada a 30 unidades
L

Giro News | Emival Barbosa detalha expansão, desafios e inovação no varejo elétrico em Rondônia

CEO da Barbosa Materiais Elétricos e Hidráulicos relembra início em 1997, formação de equipe, pressão tecnológica no pós-pandemia e planos para e-commerce.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L

POLÍTICA

Governo de Rondônia investe mais de R$ 3,6 bilhões em modernização da educação

Nos últimos seis anos, a gestão do governador Marcos Rocha aplicou mais de R$ 3,6 bilhões em tecnologia, obras e capacitação de profissionais da educação
L

Vereador Everaldo Fogaça celebra canonização de São Carlo Acutis, o ‘influencer de Deus’

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou com alegria e fé a canonização de Carlo Acutis neste domingo (7), reconhecendo o primeiro santo milenial por sua dedicação à evangelização na internet e por ser um exemplo para a juventude
L

Jaime Bagattoli homenageia ex-deputado Assis Canuto em sessão no Senado

O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) realizará uma sessão especial no Senado Federal para homenagear o ex-deputado e engenheiro agrônomo Assis Canuto
L
Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Recursos serão aplicados em convênios, serviços especializados, assistência farmacêutica e apoio a prefeituras e hospitais
L
Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Recursos destinados à Motolância, Polícia Mirim e infraestrutura rural fortalecem saúde, cidadania e desenvolvimento local
L
Publicidade

POLÍCIA

Briga de apenado e desacato a policiais em Porto Velho termina com duas prisões

Briga de apenado e desacato a policiais em Porto Velho termina com duas prisões

Homem que agrediu a esposa em casa na capital de Rondônia é preso, e um amigo dele também é detido por tentar impedir a prisão.
10
Agressão com faca atinge adolescente em festival na Vila Calderita

Agressão com faca atinge adolescente em festival na Vila Calderita

Adolescente de 16 anos sofre corte profundo na mão durante desentendimento em evento no setor rural de Porto Velho.
16
Foragido tenta fugir pelo bueiro, mas é preso pela guarnição do sgt Machado na leste

Foragido tenta fugir pelo bueiro, mas é preso pela guarnição do sgt Machado na leste

De acordo com informações apuradas no local, dão conta que o suspeito assim que viu a viatura tentou fugir por um bueiro na Rua Benedito Inocêncio, mas a equipe realizou o cerco e conseguiu prender o criminoso.
12
BPTAR recebe denúncia e prende traficante com drogas em residência na zona leste

BPTAR recebe denúncia e prende traficante com drogas em residência na zona leste

Segundo a PM, a guarnição recebeu denúncias que o indivíduo estaria vendendo drogas em frente de uma residência, e nas buscas o suspeito foi localizado e abordado.
14
Cabo da PM do Amazonas é preso por agredir esposa na presença da filha em Porto Velho

Cabo da PM do Amazonas é preso por agredir esposa na presença da filha em Porto Velho

Segundo relatos, o casal havia participado durante o dia de uma festa na casa de um amigo do policial. No período da noite, a mulher pediu para ir embora, mas o marido inicialmente resistiu. Ao retornarem para a residência, os dois começaram a discutir, e o militar passou a agredir a companheira com socos na cabeça e no rosto.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Zelensky recusa convite de Putin para encontro em Moscou

Zelensky recusa convite de Putin para encontro em Moscou

Presidente ucraniano propõe reunião em Kiev e afirma que não pode ir à capital de um país que ataca seu território.
L
Pesquisa aponta alto risco de HPV em pessoas transgênero

Pesquisa aponta alto risco de HPV em pessoas transgênero

Incidência de infecções com risco de câncer reforça a necessidade de ações de prevenção direcionadas a essa população.
L
Perigo de queimadas se mantém alto no interior do país

Perigo de queimadas se mantém alto no interior do país

Alerta da Defesa Civil aponta condições críticas em diversas regiões do Brasil devido ao clima seco.
L
Corte de cabos no Mar Vermelho interrompe internet no Oriente Médio

Corte de cabos no Mar Vermelho interrompe internet no Oriente Médio

Regiões da Ásia e do Oriente Médio são afetadas por interrupções em cabos submarinos, ainda sem causa identificada.
L
Oposição peronista vence eleição em Buenos Aires e enfraquece Milei

Oposição peronista vence eleição em Buenos Aires e enfraquece Milei

Aliança Fuerza Patria derrota o partido do presidente em maior distrito eleitoral da Argentina, abalando as expectativas para as eleições nacionais.
L
Rússia ataca central de energia em Kiev e causa apagões

Rússia ataca central de energia em Kiev e causa apagões

Bombardeio atinge usina térmica, provocando cortes de energia e gás, um dia após o maior ataque aéreo do conflito.
L
Porto Velho lidera abertura de novas empresas em Rondônia e consolida ambiente empreendedor

Porto Velho lidera abertura de novas empresas em Rondônia e consolida ambiente empreendedor

Com 5.810 novos registros, crescimento chega a 29% no primeiro semestre de 2025; gestão aposta em desburocratização e incentivos fiscais.
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental (LO): ERNANDES DAVID ROSELLA (MINI-CLIM)

RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO (LO).
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental (LO): MECANICA CLAUDIO & FILHOS LTDA

RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO (LO).
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.