QUARTA-FEIRA, 03/12/2025
Publicidade

Em destaque

Mulheres de Rondônia demandam ações em Brasília pelo fim da violência contra mulheres

Ativistas de movimentos sociais que integram o Levante Feminista de Rondônia participaram do I Encontro Nacional do Levante Feminista contra o Feminicídio, Lesbocídio e Transfeminicídio, nos dias 2 a 5 de novembro em Brasília, no Instituto São Boaventura.

Por Levante Feminista de Rondônia

Publicado em 

Imagem: Izabela Lima

O I Encontro Nacional do Levante Feminista contra o Feminicídio, Lesbocídio e Transfeminicídio reuniu mais de 100 mulheres feministas de todos os territórios brasileiros, para avaliação dos 3 anos da Campanha “Nem pense em me matar”,  estruturação das prioridades da Campanha no próximo ciclo e entrega da carta resultante do I Encontro Nacional para as ministras das Mulheres, Cida Gonçalves e da Igualdade Racial, Anielle Franco e para a deputada federal, Erika Kokay. Também foram realizadas incidências na Defensoria Pública da União com o defensor Leonardo Magalhães, Conselho Nacional de Justiça, com o conselheiro Luís Fernando Bandeira de Mello e Tribunal Superior Eleitoral, com a ministra Vera Lúcia Santana Araújo.

Imagem: Yuri Curtulo

Os levantes dos Estados da Amazônia (Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Amapá e Rondônia) entregaram a Carta da Campanha para a Secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política das Mulheres, Fátima Cleide, que ratificou o empenho para que todos os territórios, considerando sua diversidade de povos, sejam parte da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres em setembro de 2025.

Imagem: Izabela Lima

A Comitiva de Rondônia foi composta pela ativista do Fórum Popular de Mulheres, Benedita Nascimento que atuou diretamente na organização do evento, juntamente com a jornalista e ativista, Luciana Oliveira e a ativista Izabela Lima nas atividades de cobertura do evento. Também participaram a coordenadora do Observatório do Feminicídio do Estado de Rondônia, advogada e auditora do Tribunal de Contas do Estado, Rosimar Francelino e a vereadora de Ji-Paraná, Vera Márcia.

Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública/ Fórum da Segurança Pública (2024) Disponível em: https://publicacoes.forumseguranca.org.br/items/f62c4196-561d-452d-a2a8-9d33d1163af0

 

O FEMINICÍDIO

O cenário das violências baseadas em gênero que se somam ao feminicídio no Brasil, tem contornos de extrema crueldade e ódio sobre os corpos de mulheres e meninas. O aumento dos índices de feminicidio são reflexo da opressão e violência contra as mulheres baseada em gênero, e se mantém em crescimento, pela complexa relação do sistema patriarcal que permanece na estrutura da sociedade, alimentando a misoginia e o racismo. Apesar da existência de políticas públicas como a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), Lei nº 14.994/2024 que tornou o feminicídio crime autônomo, aparelhos de segurança pública e mecanismos para conter esses crimes, o acesso a esses serviços ocorre de forma heterogênea no país. Assim, 63% das mulheres continuam sendo mortas por parceiros íntimos, 21% por ex-parceiros e 8,7% por familiar, conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

De acordo com o 18º Anuário da Segurança Pública (2024), houve um aumento de 0,8% no número de feminicídios em relação ao ano de 2022, sendo 1.467 mulheres mortas por razões de gênero, ou seja, por ser mulher, sendo o maior número já registrado desde a publicação da Lei nº 13.104/2015, que tipifica o crime. O feminicídio é o último ponto do ciclo da violência doméstica que uma mulher pode enfrentar e hoje no país encaramos uma taxa de 1,4 mulheres mortas para cada 100.000 mulheres. O Estado de Rondônia, com taxa mais alta que a média nacional (2,6%), lidera o ranking da taxa de feminicídio no país, seguido por Mato Grosso (2,5); Acre (2,4) e Tocantins (2,4). Os dados da Segurança Pública indicam que 12,7% das vítimas de feminicídio no país tinham uma medida protetiva de urgência ativa no momento do óbito.

Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública/ Fórum da Segurança Pública (2024)

Disponível em: https://publicacoes.forumseguranca.org.br/items/f62c4196-561d-452d-a2a8-9d33d1163af0

O LEVANTE FEMINISTA

O Levante Feminista contra o Feminicídio, Transfeminicídio e Lesbocídio, nasceu com o desejo de lutar pelo fim do feminicídio e todas as formas de violação de direitos humanos que afetam e ceifam a vida de mulheres e meninas no território brasileiro. É uma frente suprapartidária formada por movimentos feministas, organizações e mulheres diversas que tem como objetivo sensibilizar, mobilizar e denunciar à sociedade o aumento dos casos de feminicídios e exigir medidas efetivas de proteção à vida das mulheres.

Imagem: Luciana Oliveira

Somos mulheres feministas brasileiras, antifascistas, antirracistas, negras, indígenas, pardas, brancas, quilombolas, periféricas, convivendo com deficiências, lésbicas, bissexuais, cis e trans, das cidades, do campo, das águas e das florestas, mulheres mães, parteiras tradicionais, trabalhadoras precarizadas, hiperexploradas e desempregadas, que juntas unimos esforços coletivos na luta contra o feminicídio no Brasil.

O Levante Feminista em Rondônia buscando entender as demandas locais com relação às dificuldades para proteção de vítimas de violência doméstica e criação de uma rede de apoio, realizou neste ano o I Encontro Estadual contra o Feminicídio, Lesbocídio e Transfeminicídio nos municípios de Vilhena, JI-Paraná, Ouro Preto d’Oeste, Pimenta Bueno e Cacoal, visando articulação das campanhas pelo fim da violência contra mulheres e feminicídio no Estado.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CCJ: relator vota pela manutenção do mandato de Carla Zambelli no STF

CCJ: relator vota pela manutenção do mandato de Carla Zambelli no STF

O deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) apresentou parecer contrário à cassação de Carla Zambelli, condenada a 10 anos de prisão pelo STF por invasão do sistema do CNJ.
L
MPF recorre da soltura de Daniel Vorcaro e sócios do Banco Master

MPF recorre da soltura de Daniel Vorcaro e sócios do Banco Master

A decisão da desembargadora do TRF1 concedeu habeas corpus aos banqueiros acusados, mas o Ministério Público Federal (MPF) questiona a medida.
L
Agenda News: Amazô Sabores lança “Bora Cozinhar?” com desafio gastronômico

Agenda News: Amazô Sabores lança “Bora Cozinhar?” com desafio gastronômico

Reality culinário estreia com convidados, jurados especiais e receitas que valorizam os sabores da Amazônia com produtos da Amazô Sabores.
L
Sebrae e Governo de RO debatem gestão de indicadores e reforma tributária

Sebrae e Governo de RO debatem gestão de indicadores e reforma tributária

Sebrae promove workshop em Rondônia com representantes da SEPOG, SEDEC e SEFIN, destacando o papel das métricas estratégicas no alinhamento institucional e na preparação para o novo cenário tributário.
L

BR-364 tem equipes operacionais em fase de treinamento prático

Atendimento parcial é parte do processo de implementação dos serviços da Nova 364
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nissan apresenta mundialmente o SUV Kait no Brasil

Modelo produzido em Resende será comercializado primeiro no mercado brasileiro e América Latina
L

Rondônia Reality Show em modo turbo: Skem Kika, Daiane Beda, Fernanda Mota e Daniel Alves no novo paredão

Os quatro participantes disputam a permanência na casa em um dos paredões mais decisivos da temporada, com eliminação marcada para esta fase acelerada do jogo.
L

Rondônia Reality Show: Danny Andrade é eliminada no paredão da semana

A votação foi oficialmente encerrada e confirmou a eliminação de Danny Andrade no paredão contra Daniel Alves e JP Alves, reduzindo para 12 o número de participantes na casa.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L

Agricultura do Acre garimpa ideais na Agrotec para fortalecer feiras rurais em 2026

Durante o evento, três servidores visitaram estandes, acompanharam rodas de debate, ações culturais e, principalmente, garimparam soluções que podem ser aplicadas diretamente na realidade acreana.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia Legislativa faz reconhecimento à força feminina que impulsiona Rondônia

Assembleia Legislativa faz reconhecimento à força feminina que impulsiona Rondônia

Deputada Ieda Chaves propôs a outorga de homenagens para mulheres que se destacam no desenvolvimento do estado.
L
Votação do parecer sobre mandato de Zambelli é adiada na CCJ

Votação do parecer sobre mandato de Zambelli é adiada na CCJ

Um pedido de vista coletivo suspendeu a análise do relatório do deputado Diego Garcia, que se manifestou contrário à cassação de Carla Zambelli.
L
Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias por falha do Executivo

Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias por falha do Executivo

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, suspendeu o calendário no Legislativo após o governo não enviar a mensagem escrita da indicação de Jorge Messias ao STF.
L
Coronel Chrisóstomo garante recurso para ampliar especialidades médicas em Teixeirópolis

Coronel Chrisóstomo garante recurso para ampliar especialidades médicas em Teixeirópolis

O deputado federal Coronel Chrisóstomo destinou R$ 235.605,00 para a Secretaria Municipal de Saúde de Teixeirópolis, atendendo a um pedido de moradores.
L
Toffoli eleva sigilo de pedido da defesa de Daniel Vorcaro no STF

Toffoli eleva sigilo de pedido da defesa de Daniel Vorcaro no STF

O ministro do Supremo atendeu à solicitação do sócio do Banco Master, investigado por fraude de R$ 17 bilhões, em petição que cita um deputado federal.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Idoso é atropelado por carro no centro de Porto Velho

Idoso é atropelado por carro no centro de Porto Velho

O acidente ocorreu no cruzamento da Avenida Campos Sales com a Rua Almirante Barroso.
12
VÍDEO: Câmera registra dupla executando Betão da borracharia na zona leste

VÍDEO: Câmera registra dupla executando Betão da borracharia na zona leste

O vídeo revela o momento em que dois indivíduos surgem, ambos usando capacetes.
10
Betão da borracharia é morto a tiros na zona leste

Betão da borracharia é morto a tiros na zona leste

As primeiras informações indicam que a execução a tiros foi realizada por dois indivíduos.
18

Fio Engatado na Moto Causa Queda e Fratura no Punho

Segundo as informações, o fio engatou subitamente na motocicleta. Isso fez com que o condutor perdesse o controle e caísse ao chão.
10
Homem é executado a tiros no distrito de União Bandeirantes

Homem é executado a tiros no distrito de União Bandeirantes

De acordo com informações coletadas no local, os suspeitos bloquearam a passagem da motocicleta e obrigaram Dimas a descer do veículo.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGE: FONTE AGUA MINERAL PARAISO S.A.

Linha C 95, TB 40, Lote 02, Gleba 41 – Zona Rural – Alto Paraiso/RO
L
Artistas Regionais Ganham Protagonismo no Palco do Parque da Cidade

Artistas Regionais Ganham Protagonismo no Palco do Parque da Cidade

A valorização da cultura local marca a edição deste ano do Natal Porto Velho Luz, com a Fundação Cultural (Funcultural) promovendo cerca de 20 atrações de artistas regionais em Porto Velho (RO) até o dia 25 de dezembro.
L

Requerimento da Licença Ambiental: CÉZAR LEON NETO

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA e a LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO
L
Presidente do Inep nega vazamento de questões do Enem 2025

Presidente do Inep nega vazamento de questões do Enem 2025

Manuel Palacios garantiu que a anulação de três questões após a prova foi preventiva, negando vazamento e citando a divulgação de itens memorizados em pré-testes.
L
PM prende quadrilha e encontra droga enterrada em "escritório do crime"

PM prende quadrilha e encontra droga enterrada em “escritório do crime”

Ação do 5º Batalhão, comandada pelo sgt Marivaldo, resultou na prisão de quatro pessoas por tráfico de drogas em Candeias do Jamari, no bairro Palheiral.
14

Agenda News: Josiene Rodrigues celebra 8 anos da Depile-se em Porto Velho

A conversa vai destacar o empreendedorismo feminino, os desafios da gestão, a consolidação da marca e a comemoração dos 8 anos de sucesso na capital.
L

Requerimento de Alteração de Titularidade: DHEYNE CARLA DA SILVA – EPP

Alteração de Titularidade (Razão Social) do processo nº 1026/00569/1995
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.