TERÇA-FEIRA, 28/10/2025

Em destaque

Brasil defende reforma da governança global para resolver conflitos

Conflitos armados internacionais ameaçam estabilidade

Por VITOR ABDALA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Brasil defende reforma da governança global para resolver conflitos
REUTERS/AMR ABDALLAH DALSH/PROIBIDA REPRODUÇÃO

O encontro de líderes de 19 das nações com maior peso na economia mundial, além da União Europeia e União Africana, no Rio de Janeiro, na próxima semana, é mais uma vez uma oportunidade de discutir a segurança e a paz globais. Conflitos internacionais geram mortes, migrações forçadas, destruição de infraestruturas, impactos econômicos e instabilidade no globo.

Nos dois últimos encontros do G20 (na Indonésia, em 2022, e na Índia, em 2023), por exemplo, a resolução sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia figurou como uma preocupação da declaração dos líderes.

Os ataques israelenses a Gaza e os conflitos entre os militares de Israel e do partido político Hezbollah, do Líbano, que têm afetado as populações civis palestinas e libanesas, ainda não tinham se iniciado na cúpula da Índia, realizada em setembro do ano passado. No encontro de líderes deste ano, no Rio de Janeiro, os conflitos internacionais devem continuar recebendo atenção do grupo.

“O G20 reúne as maiores economias do mundo, que são direta ou indiretamente impactadas pelas guerras e conflitos armados em curso. É muito provável que questões como a guerra da Ucrânia, o conflito israelo-palestino, as operações militares [de Israel] no sul do Líbano, o tensionamento das relações entre Israel e Irã sejam discutidos no G20”, afirma o coordenador do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Segurança Internacional (Geesi) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Augusto Teixeira.

Ele destaca ainda que é possível que outras disputas internacionais com potencial de se transformar em conflitos armados sejam tratadas, como a controvérsia entre Egito e Etiópia em torno de recursos hídricos do Rio Nilo e o risco de uma guerra envolvendo China e Taiwan, ilha cuja soberania é reconhecida apenas por poucas nações e que a China considera parte de seu território.

Para a professora de geopolítica da Escola Superior de Guerra Mariana Kalil, como o G20 envolve países com interesses diversos, as declarações de líderes do grupo costumam tratar de assuntos mais espinhosos, como as guerras, de forma “sempre muito balanceada”.

“[A declaração] costuma abordar temas complicados, temas que não são consensuais, mas costuma fazer concessões a posições nacionais. Assim foi abordada a questão da guerra da Ucrânia nas últimas duas declarações de líderes”, explica Mariana.

Ressaltando que o G20 não é um fórum voltado para debater questões de segurança, a professora da ESG acredita que, na declaração de líderes, deverão constar condenações a ações terroristas e aos deslocamentos forçados, assuntos que surgem à tona quando se trata do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas.

Segundo Teixeira, os países-sede das reuniões de cúpula costumam buscar um protagonismo na discussão. E o Brasil, como sede e presidente rotativo do grupo, tem buscado o diálogo para resolver os conflitos internacionais, como a guerra entre Rússia e Ucrânia e os confrontos envolvendo Israel.

“A cúpula do G20 é um momento de protagonismo do país que a sedia. Ao fazer esse protagonismo, o país tem duas coisas. De um lado, a oportunidade de holofote, de demonstrar liderança na construção de uma agenda comum. Da mesma forma que permite que esse país exerça algum grau de poder e influência em relação a temas de caráter global ou que afetem a ordem global”, destaca o professor.

No entanto, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, deixou claro, no início de novembro, que o G20 não deverá discutir o conflito entre Rússia e Ucrânia, uma vez que o presidente russo, Vladimir Putin, não virá ao Rio, e o ucraniano Volodymyr Zelensky não foi convidado para participar desta edição da cúpula.

Reforma da ONU

Uma das propostas do Brasil, como presidente do G20, é reformar o sistema de governança global, ampliando o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir mais representatividade internacional e aumentando as interações do conselho com a Assembleia Geral da ONU.

Em setembro deste ano, os ministros de Relações Exteriores do G20 divulgaram um documento em que se comprometem a ampliar o conselho e também fortalecer o papel da Assembleia Geral “inclusive em questões relativas à manutenção da paz e da segurança internacionais, através de uma interação melhorada e intensificada com o Conselho de Segurança”.

Outro compromisso dos chanceleres do G20 é fortalecer a Comissão de Construção da Paz da ONU de formar a garantir que ela tenha um “papel aprimorado em lidar de forma proativa com as causas e fatores subjacentes aos conflitos e na mobilização de apoio político e financeiro para a prevenção nacional, sustentando os esforços de paz e de consolidação da paz”.

Apesar de os chanceleres do G20 apoiarem um aumento de representatividade no Conselho de Segurança da ONU, o professor Augusto Teixeira acredita ser difícil que os cinco atuais membros (que também integram o G20) abram mão do poder que têm no conselho.

“O Conselho de Segurança é a única instância nas relações internacionais autorizada a permitir o uso da força militar legal. Então é o órgão mais importante da paz e da segurança internacional. A questão é como seria essa reforma, porque isso seria um caso de cessão de poder por parte das grandes potências para outros países. E isso não acontece de forma pacífica nas relações internacionais”, diz o professor da UFPB, ressaltando que tanto o conselho quanto outras instâncias de governança global têm sido enfraquecidos e enfrentam uma crise nos últimos anos.

Mariana Kalil acredita que o apoio à reforma do Conselho de Segurança e de outros órgãos de governança global seja citado apenas superficialmente.

“O Brasil vai trabalhar na ideia de que existe um consenso relacionado à necessidade de se ter maior representatividade nos foros multilaterais, inclusive no Conselho de Segurança. A forma como isso vai se dar é uma questão que não pertence necessariamente ao G20. Acredito que haverá uma declaração a respeito da necessidade da democratização desses foros para que fiquem mais funcionais e mais verossímeis em relação à realidade contemporânea. Mas os detalhes de como isso vai ser feito devem ser evitados [na declaração do G20]”, afirma a professora da ESG.

Para o professor de relações internacionais da Universidade de Brasília (UnB) Antonio Jorge Ramalho da Rocha, assuntos como as guerras e a governança global devem ser tratados na cúpula, mas a margem de manobra do G20 nessas questões é estreita.

“O G20 não tem mandato para promover a governança global. Trata-se de um fórum em que os representantes dos Estados dialogam mais livremente entre si e com representantes da sociedade, concertam posições que serão levadas às organizações internacionais. O G20, assim como o Brics, vem ganhando relevância devido ao esvaziamento das instâncias formais. Ele pode desempenhar um papel construtivo nesse sentido, o que vem ocorrendo sob a presidência do Brasil, mas sua margem de manobra é estreita”, destaca.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo de Terça-feira, 28 de outubro de 2025: É um ótimo dia para cuidar das finanças, do corpo e das relações afetivas

Horóscopo de Terça-feira, 28 de outubro de 2025: É um ótimo dia para cuidar das finanças, do corpo e das relações afetivas

O ritmo desacelera, mas a produtividade cresce com foco e paciência. Aproveite para fortalecer laços e valorizar o que é simples — o prazer está nos detalhes.
L
Frente fria muda o tempo e favorece chuvas no estado de São Paulo

Frente fria muda o tempo e favorece chuvas no estado de São Paulo

Temperaturas caem e região metropolitana deve registrar mínimas de 15°C.
L

Respeito vem de casa | Respect Comes From Home

Caso de agressão a professor após recolher celular em sala levanta debate sobre o enfraquecimento da autoridade docente e a perda de respeito nas relações familiares e escolares | Case of assault on teacher after confiscating cellphone in class sparks debate over the weakening of teacher authority and the loss of respect in family and school relationships
L
Rede Sustentabilidade lançará Neidinha Suruí ao Senado por Rondônia

Rede Sustentabilidade lançará Neidinha Suruí ao Senado por Rondônia

Indigenista e defensora da Amazônia, Neidinha Suruí levará ao Congresso a pauta ambiental e a voz dos povos da floresta.
L

90 anos de Mauricio de Sousa: Filhos celebram legado e o ‘visionário’ por trás da Turma da Mônica

O cartunista Mauricio de Sousa comemora 90 anos nesta segunda-feira (27).
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Participe da promoção especial Depile-se!

Essa é a chance perfeita para experimentar o tratamento Clari e conquistar axilas mais uniformes, com conforto e resultados reais.
L
Operação Safe Green é deflagrada contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento em Rondônia

Operação Safe Green é deflagrada contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento em Rondônia

Ao todo, cerca de 150 (cento e cinquenta) policiais e agentes públicos foram mobilizados para o cumprimento de medidas cautelares deferidas pela 1ª Vara de Garantias de Porto Velho.
10

Nota de pesar: Maria Lúcia Machado da Silva

Professora federal em Porto Velho, Maria Lúcia Machado da Silva, 71, deixa legado de carinho, fé e serviço, velório na Funerária Dom Bosco, cortejo ao Cemitério Inocentes
L
Nota de pesar Lorrane Gabriela Souza

Nota de pesar: Lorrane Gabriela Souza

Lorrane nasceu em Porto Velho/RO, no dia 01 de Julho de 2007. Com apenas 18 anos, ela partiu, deixando um vazio imenso nos corações de todos que a amavam.
L

JOVEM NEWS: Kayque Rodrigues fala sobre empreendedorismo e impacto social

Na entrevista, ele vai contar como começou, os desafios no mundo dos negócios.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

POLÍTICA

Cássio Gois entrega recursos à Apprusul e reforça apoio à agricultura familiar em Rolim de Moura

Cássio Gois entrega recursos à Apprusul e reforça apoio à agricultura familiar em Rolim de Moura

Investimento de mais de R$ 224 mil garante novos equipamentos para o beneficiamento de café e fortalece o setor produtivo local.
L
Coluna Espaço Aberto – Justiça manda vereador retirar da internet publicação que seria mentirosa sobre crime ambiental

Coluna Espaço Aberto – Justiça manda vereador retirar da internet publicação que seria mentirosa sobre crime ambiental

Decisão judicial destaca que liberdade de expressão não autoriza disseminação de informações sem provas.
L
Márcio Pacele reforça compromisso com a mobilidade urbana de Porto Velho

Márcio Pacele reforça compromisso com a mobilidade urbana de Porto Velho

Vereador tem conduzido avanços na Comissão de Transporte e Trânsito, com foco em segurança viária e melhorias no transporte público.
L
Alckmin diz que reunião de Lula e Trump destrava negociações técnicas

Alckmin diz que reunião de Lula e Trump destrava negociações técnicas

Presidente em exercício reforça prioridade do governo na retirada de tarifas dos EUA.
L
Bolsonaro tem até esta segunda para recorrer de condenação no STF

Bolsonaro tem até esta segunda para recorrer de condenação no STF

Prazo para defesa apresentar recurso se encerra às 23h59, envolvendo o núcleo central da trama golpista de 2023.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Ladrões furtam moto e saem empurrando veículo em Rondônia

Ladrões furtam moto e saem empurrando veículo em Rondônia

Dupla levou uma Honda CG Titan 150 que estava estacionada no bairro Barão de Melgaço 3. Imagens de segurança são analisadas para identificar os dois criminosos.
12
Homem é flagrado com mulher do job, não paga serviço, e moça foge levando cervejas em RO

Homem é flagrado com mulher do job, não paga serviço, e moça foge levando cervejas em RO

Caso inusitado de infidelidade conjugal ocorreu no bairro Jardim das Oliveiras. Profissional do sexo agrediu a esposa e fugiu levando cervejas após ter o “cachê” negado.
16
Mulher perde dinheiro em golpe de bicicleta elétrica em Rondônia

Mulher perde dinheiro em golpe de bicicleta elétrica em Rondônia

Vítima de 37 anos fez pagamento via Pix por uma bicicleta elétrica anunciada pela metade do preço em redes sociais, descobrindo o estelionato após a transação. O golpe é investigado.
10
Homem é preso após importunação sexual em ônibus em RO

Homem é preso após importunação sexual em ônibus em RO

Suspeito de 51 anos foi detido na rodoviária por duas passageiras que o acusaram de assédio durante viagem no trecho entre Juína (MT) e Vilhena. O caso de importunação sexual é investigado.
16
Colisão entre veículos deixa idoso ferido em Porto Velho

Colisão entre veículos deixa idoso ferido em Porto Velho

Acidente ocorreu no cruzamento da Avenida Abunã com a Rua Marechal Deodoro quando um motorista avançou a via preferencial. Idoso ferido foi levado para a Policlínica Ana Adelaide.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CIVIC LXS 2014/2015 Branco Oferta Especial na Zé Veículos

CIVIC LXS 2014/2015 Branco Oferta Especial na Zé Veículos

Conforto e desempenho para quem busca qualidade.
L
Prefeitura de Jaru realiza capacitação sobre uso eficiente de equipamentos hospitalares

Prefeitura de Jaru realiza capacitação sobre uso eficiente de equipamentos hospitalares

Profissionais do Hospital Municipal receberam treinamento para aprimorar o atendimento de emergência.
L
Concessionária dos Aeroportos da Amazônia celebra quatro anos com avanços e compromisso socioambiental

Concessionária dos Aeroportos da Amazônia celebra quatro anos com avanços e compromisso socioambiental

Modernização dos terminais, ampliação de rotas e foco em sustentabilidade impulsionam o turismo e a economia da Região Norte.
L
Prêmio Destaques do Ano 2025 celebra excelência em diversas áreas em Porto Velho

Prêmio Destaques do Ano 2025 celebra excelência em diversas áreas em Porto Velho

Evento acontece no Clube Ypiranga, no dia 7 de novembro, e homenageia personalidades e instituições que se destacaram em Rondônia.
L
Força Tática age rápido e prende trio após furto de moto no centro

Força Tática age rápido e prende trio após furto de moto no centro

Um casal contou que estava pescando, quando percebeu que a moto havia sido furtada, em seguida, acionou a empresa de rastreamento e avisou a PM.
14
Bioeconomia e inovação marcam a nova fase do Viveiro Cidadão na Amazônia

Bioeconomia e inovação marcam a nova fase do Viveiro Cidadão na Amazônia

Com mais de uma década de experiência, a iniciativa da Ecoporé amplia a restauração em Rondônia, enfrenta novos desafios climáticos e sociais e une ciência, saberes tradicionais e inovação para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
L
Rondoniense é executado a tiros em quitinete de Sorriso

Rondoniense é executado a tiros em quitinete de Sorriso

Fábio Rone Azevedo, de 31 anos, foi assassinado a tiros de pistola por dois homens que invadiram o imóvel onde morava há 15 dias. Polícia investiga execução em Sorriso, Mato Grosso.
18
Indígenas controlam fogo em aldeia a 140 km de Vilhena

Indígenas controlam fogo em aldeia a 140 km de Vilhena

Comunidade Enawenê-nawê formou corrente humana para conter as chamas que atingiram uma casa tradicional de palha. Origem do incêndio em aldeia indígena é investigada.
12
Autora rondoniense lança novo livro infantojuvenil “O Porco-do-Mato e o Caçador Corajoso”

Autora rondoniense lança novo livro infantojuvenil “O Porco-do-Mato e o Caçador Corajoso”

Eva da Silva Alves, com 25 obras publicadas, reforça seu destaque na literatura infantojuvenil de Rondônia.
L
Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Filme “Criativos”, de Jordan Cruz, será exibido nesta quinta-feira (30) no Teatro Banzeiros, com entrada gratuita.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.