A previsão do tempo para esta primeira semana de novembro indica muita chuva para quase todos os estados da Região Norte. Esse cenário é resultado dos acumulados previstos pelos meteorologistas. Mas o que isso realmente significa para o tempo na nossa região? Significa que as chuvas estarão mais presentes nos próximos dez dias, podendo ocorrer a qualquer momento. Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Tocantins e metade do Pará apresentam acumulados que podem atingir até 150 milímetros.
Em uma pequena faixa ao sul do Amazonas, na divisa com Rondônia, o acumulado poderá chegar a até 200 milímetros. Essas chuvas resultam de um “corredor de umidade que converge da região amazônica em direção ao Centro-Oeste, alimentando a instabilidade nessas áreas”, explica a meteorologista do MetSul, Estael Sias.
Em Roraima, mesmo com chuvas irregulares, a precipitação permanece em patamares normais. Já no Amapá, o acumulado é menor para novembro, mas a expectativa é de que aumente à medida que o mês avança, dando início ao chamado inverno amazônico. No norte do Pará, as chuvas também são escassas, enquanto no sul do estado já se observa um padrão razoável para a estação, conforme estudos de previsão do MetSul.