DOMINGO, 09/11/2025

Em destaque

O STF em debate por Ives Gandra

Recordo-me de uma decisão do ministro José Néri da Silveira, em relação a um conflito de terras entre os Estados do Acre e de Rondônia.

Por Gabriela Romão - 25

Publicado em 

Foto - Andreia Tarelow

Após a apresentação do excelente trabalho “Custo da insegurança jurídica”, trazido pelo professor José Pastore, presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Fecomercio-SP, durante evento realizado na sede da Entidade, em conjunto com o Conselho Superior de Direito, que tenho a honra de presidir, fiz aos presentes algumas considerações, que compartilho com os amigos leitores.

A primeira foi sobre a filosofia do atual governo e a presente composição do Tribunal Superior do Trabalho. Temos, indiscutivelmente, por parte do governo do presidente Lula, uma certa resistência à economia de mercado e, ao mesmo tempo, uma crença, mais do que meramente ideológica, convicção conformada por visão pessoal e não pelas regras de mercado, de que a economia funciona melhor com as empresas estatais. Nessas ele tem colocado não especialistas, mas seus amigos, que pensam da mesma forma.

Vemos a campanha feita pelo governo no sentido de reestatização de determinadas empresas e, ao mesmo tempo, a forma como cargos de empresas estatais, principalmente a Petrobras, têm sido, novamente, loteados, como eram no passado. Sabemos perfeitamente que, quando a empresa não pertence aos donos, nem aos acionistas, ou a ninguém em particular, torna-se campo fértil para a corrupção.

Essa mentalidade também levou à indicação de Ministros do Poder Judiciário. A realidade, hoje, no Tribunal Superior do Trabalho, é que nós temos 27 Ministros, dos quais 14 estão nitidamente alinhados com a filosofia do presidente Lula, e 13 ministros favoráveis à economia de mercado, os quais atuaram para que a reforma trabalhista fosse concretizada, razão pela qual a resistência do TST a seguir a reforma obriga o Supremo Tribunal Federal a ser também uma espécie de revisor das decisões tomadas pelo TST.

Aquela observação com a qual o professor José Pastore iniciou, de que muitas vezes o juiz se coloca diante do problema entre decidir de acordo com a lei ou de acordo com o humanismo, é algo que tive a oportunidade de expor ao Ministro Luís Roberto Barroso, em evento na FIESP. A função do Supremo e do Poder Judiciário é respeitar a lei, mesmo que ela não agrade.

Recordo-me de uma decisão do ministro José Néri da Silveira, em relação a um conflito de terras entre os Estados do Acre e de Rondônia. Eu havia elaborado parecer favorável ao Estado de Rondônia, e o relator, para decidir sobre aquele trecho de terra importante, que envolvia 30 mil habitantes, dos quais o Acre cuidava há muito tempo, transcreveu meu parecer em seu voto. O Ministro dizia o seguinte: “Eu gostaria de dar razão ao Estado do Acre, ele sempre cuidou da polícia, etc., mas o que está no texto constitucional me obriga a decidir de acordo com a lei, não com a minha preferência.” Assim, ele garantiu as terras para Rondônia, em conformidade com o artigo 14 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

Durante o evento na FIESP, o Ministro Luís Roberto Barroso me disse mais ou menos o seguinte: “Professor, quando nos trazem um problema que o Congresso não solucionou, temos uma situação muito séria e precisamos resolvê-la. Às vezes, a solução não encontrada pelo Congresso obriga-nos a decidir como acharmos melhor.” Apesar de nossa amizade, livros escritos em conjunto e respeito mútuo nos debates, expliquei ao Ministro que a função de legislar é do Congresso e, se ele agir mal, caberá aos eleitores elegerem novos parlamentares, mas o papel do Poder Judiciário não é legislar. Por mais que uma decisão humanista possa parecer necessária, o juiz não pode decidir legislando. Hoje, vemos o Supremo Tribunal Federal se auto outorgar pode re s, decidindo de forma diversa do Congresso, e, quando o Legislativo ou o Executivo não agem, o Supremo intervém, conforme a visão autoformada de seus Ministros, o que, a meu ver, apesar da qualidade intelectual dos magistrados, não é o que dispõe a Carta da República.

Quem gosta de História, extremamente bem documentada no Velho Testamento, percebe que o pior período de Israel foi quando governado por juízes. Se analisarmos aqueles quase três séculos, veremos o grito do povo e a sensação de que estavam sendo mal administrados, a ponto de irem ao profeta Samuel para pedir um rei. Eles queriam ser como outros países e não aguentavam mais os juízes. Apesar das considerações de Samuel de que os reis poderiam ser piores, os juízes foram afastados.

É que os juízes não têm contato com o povo. Na democracia, os eleitores escolhem seus representantes, enquanto os juízes, que passam por concursos, não têm essa relação direta com a população. Dou muito mais valor a um juiz de primeira instância, seja federal ou estadual, que passa por um concurso exaustivo, do que a magistrados que, por melhores que sejam, precisam fazer campanha de amizade e contar com excelente relacionamento com o presidente da República.

Existem aspectos poéticos, líricos e românticos na ideia do “notável saber jurídico”. Não é algo que se equilibra simplesmente com títulos de professor, doutor ou mestre, mas está muito além disso. A verdadeira relevância não é a titulação, mas ser “amigo do rei”. Um juiz de primeira instância sofreu muito para chegar lá, enquanto um Ministro precisa apenas ter boas relações com o presidente.

Hoje, no Supremo Tribunal Federal, temos três Ministros que vieram da magistratura e oito que não vieram. São profissionais competentes, mas amigos do presidente. Apesar de eu respeitar e admirar esses Ministros, com alguns dos quais escrevi livros, essa mentalidade tomou conta do nosso Poder Judiciário, gerando a insegurança jurídica e as distorções que constatamos na excelente apresentação do professor José Pastore, que não serão facilmente reformadas.

Carl Schmitt, em seu livro “Conceito do Político”, dizia que as ciências e artes são conhecidas pelas oposições. Na moral, estudamos a oposição entre o bem e o mal; na estética, entre o belo e o feio; na economia, entre o útil e o inútil; e na política, entre o amigo e o inimigo.

O que Schmitt disse sobre o conceito de política, é verdade. No meu livreto “Uma breve teoria do poder” demonstro que aqueles que assumiram o poder, só podem ser dele afastados, porque não abrem mão do poder. É o caso do Maduro, atualmente.

Nas democracias, o eleitor tem esse poder, mas nas ditaduras, não. Quando um juiz assume o cargo, seja por concurso ou nomeação, ele sabe que permanecerá lá e no momento em que se auto outorga poderes, é difícil removê-los.

O trabalho nas faculdades e escolas é crucial para que uma nova geração enfrente esse desafio. Aos 89 anos, essa luta não é mais minha, mas de vocês. Este é o grande drama do Brasil e a verdadeira batalha que enfrentamos. A essa altura, uma batalha que não será fácil. Há de termos, entretanto, uma democracia com harmonia e independência dos Poderes, cada um nos limites constitucionais que lhe foram concedidos.

Ives Gandra da Silva Martins é professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do Ciee/O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), Superior de Guerra (ESG) e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região, professor honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia), doutor honoris causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs PR e RS, catedrático da Universidade do Minho (Portugal), presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio -SP, ex-presidente da Academia Paulista de Letras (APL) e do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

O que é ciclopia? Doença rara faz gato nascer com um olho só em Rondônia

O que é ciclopia? Doença rara faz gato nascer com um olho só em Rondônia

Má-formação congênita no desenvolvimento embrionário resultou no nascimento de um filhote de gato com apenas um campo ocular em Vilhena, que morreu devido a dificuldades respiratórias; a ciclopia é uma condição rara e quase sempre fatal.
L
Derrite é anunciado relator do projeto antifacção na Câmara

Derrite é anunciado relator do projeto antifacção na Câmara

Deputado e ex-secretário de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite (PP-SP) apresentará um substitutivo ao texto original do governo federal, que visa criar o Marco Legal do Combate ao Crime Organizado; a escolha visa garantir diálogo e tramitação técnica do projeto antifacção.
L
Projeto mapeia locais com vulnerabilidade climática e sugere soluções

Projeto mapeia locais com vulnerabilidade climática e sugere soluções

Pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) usam inteligência artificial para identificar as regiões do Brasil mais afetadas por extremos climáticos e propor ações para reduzir a vulnerabilidade climática.
L
Entenda por que a previsão de tornados é tão difícil no Brasil

Entenda por que a previsão de tornados é tão difícil no Brasil

Fenômenos de curta duração e localizados, como o que atingiu o Paraná, são formados dentro de nuvens de tempestade; a previsão de tornados só pode ser feita com minutos de antecedência.
L

Fanfarra Duque de Caxias é bicampeã geral na 9ª Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras em Sorriso-MT

A FANDUC conquistou o título de campeã geral pelo segundo ano consecutivo, destacando Rondônia entre 42 corporações musicais e celebrando a força da arte e da educação musical na região.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Raimunda Gama Ribeiro de Farias

Raimunda Gama Ribeiro de Farias será lembrada pela alegria contagiante, pelo amor aos rios de Rondônia e pela forma leve e intensa com que viveu cada momento da vida.
L

Jeanine Áñez, que foi presidente da Bolívia, deixou a prisão esta semana

A libertação de Áñez foi possível graças à decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) de anular a sentença condenatória de dez anos. Hoje, ela compareceu à posse de Rodrigo Paz.
L

Rodrigo Paz Pereira e Edmand Lara assumem a presidência da Bolívia

“Esta é a Bolívia renovada, que se conecta com o mundo. Acabou o tempo do isolamento, da dependência de ideologias que não deram certo e de uma Bolívia de costas para o mundo”.
L

Momento Agro: Um passeio de barco pelo Jaci e Madeira com Edmar Oliveira

O episódio destaca não apenas a beleza dos rios de Rondônia, mas também o talento e a dedicação de quem vive e trabalha em harmonia com a natureza.
L

Nota de pesar: Maria de Nazaré da Silva

Familiares e amigos se despedem de Maria de Nazaré da Silva, servidora pública aposentada, mulher de fé, guerreira e amorosa, que deixa um legado de carinho, força e união em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Oportunidades estão disponíveis em municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Alta Floresta. Inscrições seguem até 13 de novembro.
L

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L
Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L

POLÍTICA

Prefeitura de Porto Velho aplica multa de R$ 753 mil ao Consórcio EcoPVH por falhas na coleta de lixo

Prefeitura de Porto Velho aplica multa de R$ 753 mil ao Consórcio EcoPVH por falhas na coleta de lixo

Administração municipal afirma que penalidade tem base contratual e busca garantir a regularização imediata do serviço essencial.
L
A superficialidade política do senador Jorge Seif: um retrato do oportunismo

A superficialidade política do senador Jorge Seif: um retrato do oportunismo

Declaração do senador sobre Ana Campagnolo gera indignação e reacende debate sobre desvalorização da educação.
L
Coffee of The Year 2025: Rondônia conquista 2º lugar e deputado Cássio Gois celebra avanço histórico da cafeicultura

Coffee of The Year 2025: Rondônia conquista 2º lugar e deputado Cássio Gois celebra avanço histórico da cafeicultura

Produtora Angélica Alexandrino Nicola, de Seringueiras, ficou em 2º lugar no Coffee of The Year 2025, consolidando Rondônia entre as maiores potências do café canéfora do Brasil.
L
Entenda os próximos passos do processo contra Bolsonaro no STF

Entenda os próximos passos do processo contra Bolsonaro no STF

A próxima e crucial etapa do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados no Supremo Tribunal Federal (STF) é a declaração do trânsito em julgado da ação penal, a ser feita pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
L
Lula faz apelo a líderes e diz que Acordo de Paris está longe da meta

Lula faz apelo a líderes e diz que Acordo de Paris está longe da meta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou profunda preocupação no último dia da Cúpula do Clima em Belém, afirmando que o mundo ainda está “distante de atingir o objetivo do Acordo de Paris” de limitar o aquecimento global a 1,5°C.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é preso após furtar charque e ameaçar funcionários no Supermercado Assaí

Jovem é preso após furtar charque e ameaçar funcionários no Supermercado Assaí

Suspeito de 22 anos foi flagrado pelas câmeras de segurança e, ao ser abordado, sacou uma faca de serra para ameaçar os seguranças; ninguém ficou ferido.
10
Homem é preso em flagrante após furtar pacote de café Caboclo no Supermercado IG em Porto Velho

Homem é preso em flagrante após furtar pacote de café Caboclo no Supermercado IG em Porto Velho

O suspeito de 26 anos foi flagrado pelas câmeras de segurança e detido pelos seguranças, em um caso que terminou com “prisão forte, encorpada e sem açúcar”.
10
Polícia Civil deflagra três operações contra crimes ambientais no Parque de Guajará-Mirim

Polícia Civil deflagra três operações contra crimes ambientais no Parque de Guajará-Mirim

As ações Pulso Verde, Contra-Ataque – Fase II e Pacto pela Terra, realizadas de forma simultânea, resultaram na prisão de seis pessoas e na apreensão de armas e munições em repressão aos delitos na unidade de conservação; as operações contra crimes ambientais visam proteger a área ecologicamente sensível.
10
Casal fica ferido após acidente envolvendo duas motocicletas em RO

Casal fica ferido após acidente envolvendo duas motocicletas em RO

Colisão ocorreu no cruzamento da Rua Colorado com a Rua Dário Aguiar, após uma das motos atravessar a via preferencial; o acidente em Ji-Paraná teve dificuldade de registro porque os veículos foram retirados do local antes da chegada da Polícia.
14
PRF apreende mais de 150 kg de drogas e quatro armas de fogo em Pimenta Bueno

PRF apreende mais de 150 kg de drogas e quatro armas de fogo em Pimenta Bueno

A prisão de um homem e a apreensão de ilícitos ocorreu em decorrência de ação da PRF e da PMRO em Pimenta Bueno
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PRF em Rondônia apreende 32 kg de droga em Presidente Médici

PRF em Rondônia apreende 32 kg de droga em Presidente Médici

Um homem de 27 anos foi preso
10
PRF em Rondônia apreende cerca de 11 metros de madeira transportada sem licença válida

PRF em Rondônia apreende cerca de 11 metros de madeira transportada sem licença válida

Motorista e três empresas responderão por crime ambiental em Vilhena.
14
Motorista fica levemente ferido após acidente com colisão em poste

Motorista fica levemente ferido após acidente com colisão em poste

Um veículo VW Gol atingiu um poste de iluminação na Avenida Florianópolis, em Jaru, durante a madrugada; o condutor foi socorrido e liberado com apenas uma escoriação leve, enquanto o acidente em Jaru exigiu a perícia técnica e isolamento da via.
12
Soldado do Corpo de Bombeiros morre em acidente na BR-319

Soldado do Corpo de Bombeiros morre em acidente na BR-319

Militar de 23 anos, Josué dos Santos Silva, colidiu a viatura com uma carreta parada na pista devido a pane mecânica; o acidente na BR-319 resultou em outro bombeiro ferido e ocorreu em trecho com falta de iluminação.
18
Adolescente de 14 anos está entre as vítimas fatais do tornado em Rio Bonito do Iguaçu

Adolescente de 14 anos está entre as vítimas fatais do tornado em Rio Bonito do Iguaçu

O fenômeno, classificado como EF3, devastou a cidade no sudoeste do Paraná, deixando ao menos seis mortos e centenas de feridos; o tornado em Rio Bonito do Iguaçu foi gerado por uma supercélula e é um dos mais intensos já registrados no estado.
18
Esposa de preso é flagrada com drogas nas partes íntimas ao tentar entrar no Presídio 603

Esposa de preso é flagrada com drogas nas partes íntimas ao tentar entrar no Presídio 603

Mulher de 32 anos foi descoberta pelo sistema Bodyscan durante revista no Presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso e confessou levar 60 porções de drogas para o companheiro detento.
10
Homem condenado por estupro em RO atraía vítima de 6 anos com doces

Homem condenado por estupro em RO atraía vítima de 6 anos com doces

Vizinho de 67 anos foi sentenciado a 20 anos de prisão por abusar de menina em Cujubim (RO); o condenado por estupro em RO usava presentes e se passava por pessoa confiável para ganhar a confiança da família e ter acesso à criança.
16
Colisão entre carros termina com veículo invadindo residência em RO

Colisão entre carros termina com veículo invadindo residência em RO

Um Hyundai foi arremessado contra o muro e o portão de uma casa após ser atingido por um Fiat Cronos no cruzamento da Rua Corumbiária com a Avenida Cuiabá; o acidente em Rolim de Moura não deixou feridos.
14
Homem de 66 anos é encontrado morto em residência no Distrito de Urucumacuã

Homem de 66 anos é encontrado morto em residência no Distrito de Urucumacuã

Carlos Roberto de Fagundes foi localizado sem vida em uma casa em Pimenta Bueno após vizinho notar forte odor; perícia descartou crime e indicou que a causa mais provável para o homem encontrado morto foi natural.
18
Estudantes são flagrados usando cigarro eletrônico em escola pública de RO

Estudantes são flagrados usando cigarro eletrônico em escola pública de RO

Dois alunos de 15 anos foram encontrados com o dispositivo próximo ao banheiro da Escola Maria Arlete Toledo; a ocorrência de cigarro eletrônico em escola levou à convocação e orientação dos pais dos adolescentes pela direção.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.