A maior festa do jornalismo de Rondônia aconteceu no dia 1º de novembro com a entrega do Prêmio Rita Furtado de Jornalismo, celebrando as melhores reportagens e profissionais da comunicação rondoniense. A presença do jornalista Valteno de Oliveira, da Band Nacional, conferiu destaque ao evento. Com mais de 20 anos de carreira e atualmente apresentador do Agro Band, Valteno compartilhou sua experiência com os participantes e ajudou a entregar os prêmios aos vencedores.
Destaque para o Web Jornalismo
Na categoria Web Jornalismo, o primeiro lugar foi conquistado por Emerson Barbosa e Fabiano Coutinho, com a impactante matéria “Café, Luta e Pioneirismo: Suruís destacam-se na produção e barismo”. A reportagem explora a história de sucesso dos Paiter Suruí, que, através do café cultivado na Terra Indígena Sete de Setembro, se destacam no cenário cafeeiro nacional e internacional. A matéria destacou a criação da marca Café Sarikab e o pioneirismo de Celesty Suruí como a primeira barista indígena do Brasil. Em segundo lugar, a jornalista Giliane Perin foi homenageada por seu trabalho, seguida por Quetila Ruiz, que recebeu o terceiro lugar.
“Fiquei muito feliz com a colocação e tenho certeza de que todos que estiveram nessa trajetória. Em especial aos profissionais do Jornal Eletrônico News Rondônia. Ao Prêmio Rita Furtado que se destaca como portal de valorização dos profissionais jornalistas. Aos jurados que captaram a essência deste material que contribui para consagrar a história de sucesso dos povos indígenas de Rondônia”, declarou o jornalista Emerson Barbosa.
Premiação do Telejornalismo
No Telejornalismo, Jaíson Guimarães conquistou o primeiro lugar, seguido por Lena Mendonça, que ficou em segundo. O terceiro lugar foi para o jornalista Eduardo Kopanakis, enquanto Loide Gonçalves completou a lista com o quarto lugar. A premiação reconheceu a dedicação desses profissionais em oferecer ao público informação com qualidade e credibilidade.
Presenças e Encerramento
O evento contou com a presença de autoridades importantes, como a deputada federal Cristiane Lopes, o deputado Dr. Fernando Máximo e Salatiel Rodrigues, presidente da OCB, que parabenizaram os premiados e reforçaram a importância do jornalismo para o fortalecimento da sociedade.
Com o encerramento da VI edição do Prêmio Rita Furtado de Jornalismo, fica evidente o impacto da mídia em Rondônia e a valorização de temas essenciais para a identidade e desenvolvimento da região, reforçando o papel do jornalismo como pilar da democracia e cultura local.