SEGUNDA-FEIRA, 01/09/2025
Publicidade
SICRED

Governo federal apresenta PEC da Segurança Pública aos estados

Lewandowski diz que proposta não retira competências dos estados

Por GILBERTO COSTA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Governo federal apresenta PEC da Segurança Pública aos estados
VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em reunião com governadores nesta quinta-feira (31) no Palácio do Planalto, em Brasília, para apresentar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública.

“Eu queria que essa reunião fosse uma reunião em que os governadores não tivessem nenhuma preocupação de falar aquilo que entenderem que devam falar. É uma reunião em que não existe censura, não existe impedimento de cada um dizer aquilo que pensa, aquilo que ele acha que é verdade e, sobretudo, também fazer alguma proposta de solução para que a gente possa dar encaminhamento nesse assunto”, disse Lula no início do encontro.

De acordo com o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o texto da Constituição Federal de 1988 “precisa ser aprimorado” para “dar um cunho federativo” ao combate ao crime organizado. A proposta é alterar a redação dos artigos 21, 22, 23 e 24 – que tratam das competências da União, privativas ou em comum com os estados, municípios e Distrito Federal – e o artigo 144 “que estabelece em detalhes quais são os órgãos que integram o sistema de segurança pública brasileira”, descreveu o ministro.

Se aprovado no Congresso Nacional, o governo federal deverá atuar em conjunto com estados e municípios. Um conselho nacional formado pelos três entes federativos deverá estabelecer normas gerais para as forças de segurança. Poderá, por exemplo, definir normas administrativas para o sistema penitenciário e regulamentar o uso de câmeras corporais. O governo federal garante que a PEC não retira competências e nem fere autonomia dos demais entes federativos.

Tripé da PEC

A proposta do governo tem como tripé aumentar as atribuições da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dar status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp), criado por lei ordinária em 2018 (Lei 13.675) e também levar para a Constituição Federal as normas do Fundo Nacional de Segurança Pública e Política Penitenciária, unificando os atuais Fundo Nacional de Segurança Pública e o Fundo Penitenciário.

De acordo com o texto da PEC apresentado aos governadores, a PRF passa a se chamar Polícia Ostensiva Federal, destinada ao patrulhamento de rodovias, ferrovias e hidrovias federais. Autorizada, a nova policia também poderá proteger bens, serviços e instalações federais; e ”prestar auxílio, emergencial e temporário, às forças de segurança estaduais ou distritais, quando requerido por seus governadores.”

No caso da Polícia Federal, ela passará a ser destinada a “apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União, inclusive em matas, florestas, áreas de preservação, ou unidades de conservação, ou ainda de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, como as cometidas por organizações criminosas e milícias privadas.” Lewandowski pondera as mudanças na PF e atual PRF atualizam o que já ocorre “na prática”

A PEC assinala que o Fundo Nacional de Segurança Pública e Política Penitenciária não poderá ser contingenciado e terá o objetivo de “garantir recursos para apoiar projetos, atividades e ações em conformidade com a política nacional de segurança pública e defesa social.”

Padronização

O governo federal ainda quer uniformizar protocolos de segurança como boletins de ocorrência e certidões de antecedentes criminais, e a geração de informações e dados estatísticos. Segundo Ricardo Lewandowski, a intenção é “padronizar a língua mas cada estado no seu sistema”, como foi feito no Poder Judiciário para compartilhar e alimentar a mesma base de dados.

Na apresentação aos governadores, o ministro garantiu que a PEC “não centraliza o uso de sistemas de tecnologia da informação; não intervém no comando das polícias estaduais; não diminui a atual competência dos estados e municípios; e não cria novos cargos públicos.”

O governo defendeu a necessidade de mudar a Constituição argumentando que “a natureza da criminalidade mudou. Deixou de ser apenas local para ser também interestadual e transnacional.”

“Se no passado eram as gangues de bairro, o bandido isolado, violento que existia em uma cidade ou outra, em um estado ou outro, hoje nós estamos falando de uma organização criminosa que ganha contornos rápidos de organização mafiosa no Brasil, já que eles não só estão no crime, mas estão migrando para a economia real. Estão dando cursos de formação para concursos de polícia militar e da polícia civil. Estão participando no financiamento das campanhas eleitorais”, acrescentou Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil.

Trâmites

O governo admite que a PEC poderá ser modificada após as contribuições dos governadores antes de ser encaminhada ao Poder Legislativo.

Em regra, uma proposta de emenda constitucional deve ser avaliada separadamente nas duas casas do Congresso Nacional- a Câmara dos Deputados e o Senado Federa, sucessivamente. Em cada casa, deverá ser submetida às comissões de Constituição e Justiça para verificar admissibilidade.

Se aceita, a PEC deverá ser discutida em comissão especial. Aprovada, vai para o Plenário. Tanto na Câmara como no Senado, para ser aprovada a PEC tem ter ao menos três quintos dos votos em dois turnos de votação. No mínimo, 308 votos favoráveis dos deputados federais e 49 votos favoráveis dos senadores. Para aprovação nas duas casas, o governo precisará de votos favoráveis da oposição.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Como identificar combustível adulterado e se proteger de fraudes em postos

Após a Operação Carbono Oculto, que investiga postos fraudulentos, especialistas explicam os sinais de que seu carro pode estar usando combustível adulterado. Fique atento a problemas no motor e siga dicas essenciais para evitar prejuízos
L
Remédio Aqui em Casa garante entrega de medicamentos a 2.750 pacientes do SUS em Rondônia

Remédio Aqui em Casa garante entrega de medicamentos a 2.750 pacientes do SUS em Rondônia

Programa do governo estadual oferece comodidade com entregas domiciliares em Porto Velho e atendimento em farmácias regionais para demais municípios
L
Conab participa da Expointer 2025 com ações de apoio a produtores de arroz, feijão e agricultura familiar

Conab promove iniciativas em apoio ao setor do arroz na Expointer 2025

Companhia anuncia pagamento de contratos de opção de venda e medidas de incentivo para a safra 2025/26 durante a feira em Esteio (RS)
L
Rondônia receberá médicos do programa Agora Tem Especialistas em setembro

Rondônia receberá médicos do programa Agora Tem Especialistas em setembro

Região Norte terá 66 profissionais; sete atuarão em municípios rondonienses como Porto Velho, Ariquemes, Rolim de Moura, Jaru e Vilhena.
L
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 14 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 14 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.908, sorteado no último sábado; novo sorteio ocorrerá na terça-feira (2).
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Datas, fatos e feriados de setembro de 2025

Datas, fatos e feriados de setembro de 2025

O mês de setembro traz o feriado da Independência, campanhas importantes como o Setembro Amarelo e Verde, além de fatos históricos e efemérides culturais.
L
Julgamento de Bolsonaro sobre tentativa de golpe começa na terça e terá oito sessões

Julgamento de Bolsonaro sobre tentativa de golpe começa na terça e terá oito sessões

O ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus são julgados pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, em ação que apura suposta articulação golpista em 2022.
L
Jornalista de Rondônia participa de curso em área de conflito com o Exército no RJ

Jornalista de Rondônia participa de curso em área de conflito com o Exército no RJ

Fabiano Coutinho, CEO do News Rondônia, é o único representante da imprensa do estado a ser convidado para o curso de jornalismo em áreas de guerra, no Rio de Janeiro.
L
Horóscopo de 01/09/2025: Semana começa com foco, disciplina e novos desafios

Horóscopo de 01/09/2025: Semana começa com foco, disciplina e novos desafios

Sol em Virgem e Lua em Touro favorecem organização, estabilidade e praticidade nas decisões.
L

Sorteio do RondonCAP já movimentou Rondônia neste domingo

Último dia de agosto premiou dezenas de ganhadores e reforçou apoio às APAEs de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

A Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do Concurso Nacional Unificado, publicou a homologação das inscrições de autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e PCDs, além de pedidos de atendimento especial.
L

Leitura Porto Velho Shopping está contratando vendedor

Oportunidade para integrar a equipe da Leitura: vaga de vendedor com horário das 13h40 às 22h. Entregue seu currículo diretamente na loja.
L
Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Capacitação do Coletivo Coca-Cola Jovem é 100% online, já formou mais de 400 jovens no estado e segue com inscrições abertas.
L
Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

O Sine estadual oferta diversas oportunidades em 16 municípios, abrangendo diferentes áreas profissionais e níveis de escolaridade.
L
Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Alta demanda de mais de 22 mil inscritos levou à ampliação do prazo; candidatos devem acompanhar os comunicados oficiais da Prefeitura.
L

POLÍTICA

Deputada Sílvia Cristina participa mais um ano da Festa do Leite em Nova Mamoré

Deputada Sílvia Cristina participa mais um ano da Festa do Leite em Nova Mamoré

Evento no distrito de Palmeiras contou com a produção de um queijo de 555 quilos e anúncio de R$ 1 milhão para fortalecer a pecuária leiteira da região.
L
 O poder nas mãos de quem tem o poder: Marcos Rocha comanda a federação união Brasil e PP

 O poder nas mãos de quem tem o poder: Marcos Rocha comanda a federação união Brasil e PP

Governador terá poder de indicar candidato ao governo em 2026 e deve disputar vaga ao Senado.
L
Moraes amplia monitoramento da casa de Bolsonaro em Brasília

Moraes amplia monitoramento da casa de Bolsonaro em Brasília

Ministro do STF autorizou vistoria em carros e reforço na segurança externa da residência do ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar.
L
Eduardo Bolsonaro solicita exercer mandato de deputado nos EUA

Eduardo Bolsonaro solicita exercer mandato de deputado nos EUA

Parlamentar enviou ofício a Hugo Motta, presidente da Câmara, pedindo autorização para trabalhar de forma remota, alegando perseguição política.
L
Moraes suspende uso de tornozeleira pelo senador Marcos do Val

Moraes suspende uso de tornozeleira pelo senador Marcos do Val

Ministro do STF atende pedido do Senado Federal e revoga medida cautelar imposta ao parlamentar que estava em investigação.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ossada humana é encontrada em "mansão" no centro de Vilhena

Ossada humana é encontrada em “mansão” no centro de Vilhena

Polícia Civil localiza restos mortais enterrados no quintal de uma residência na região central da cidade; exames de DNA tentarão identificar a vítima.
14

Cantor Yuri Ramirez é assassinado a tiros em Campo Grande

O cantor sertanejo Yuri Ramirez, de 47 anos, foi executado em sua residência em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul
18
Dois foragidos são presos em matagal próximo ao Espaço Alternativo

Dois foragidos são presos em matagal próximo ao Espaço Alternativo

Operação da Polícia Militar em Porto Velho resulta na captura de dois homens procurados pela Justiça, um deles com mandados por tráfico em dois estados.
12
Operação Linha de Frente prende quatro suspeitos de facção em Rondônia

Operação Linha de Frente prende quatro suspeitos de facção em Rondônia

A Polícia Civil e a Polícia Militar deflagraram a terceira fase da ação, que mira o combate a grupos criminosos e o esclarecimento de homicídios.
10
Homem é morto com facada no peito durante bebedeira com amigo em RO

Homem é morto com facada no peito durante bebedeira com amigo em RO

O rapaz ainda chegou a ser socorrido ao posto de saúde de Itapuã do Oeste, mas já teria chegado sem vida.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LAI): ADMINISTRADORA DE BENS GAZIN LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO Nº 016.00009.005/2025-SUL
L
Atacante Neymar anuncia retorno ao Santos

Neymar desmente Ancelotti e revela motivo de não ser convocado

O atacante Neymar, do Santos, rebateu a justificativa de Carlo Ancelotti para sua ausência na Seleção Brasileira
L
Pesquisa sugere que vacina de herpes-zóster previne doenças do coração

Pesquisa sugere que vacina de herpes-zóster previne doenças do coração

Pesquisa sugere que vacina de herpes-zóster previne doenças do coração
L
Unidades de saúde para caminhoneiros serão instaladas em rodovias

Unidades de saúde para caminhoneiros serão instaladas em rodovias

Iniciativa do Ministério da Saúde visa levar atendimento do SUS a pontos de apoio e descanso de caminhoneiros, facilitando o acesso à saúde para a categoria.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): P M DE OLIVEIRA COSTA SILVA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L
Teste do olhinho deve ser repetido três vezes ao ano até os 3 anos

Teste do olhinho deve ser repetido três vezes ao ano até os 3 anos

Recomendação da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica reforça a importância de exames de rotina para detectar problemas de visão em crianças.
L
INSS volta a exigir autorização judicial para empréstimo de incapaz

INSS volta a exigir autorização judicial para empréstimo de incapaz

Decisão cumpre determinação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, revertendo norma anterior que flexibilizava a contratação de consignados por representantes legais.
L
Sexta parcela do Pé-de-Meia é liberada para nascidos em novembro e dezembro

Sexta parcela do Pé-de-Meia é liberada para nascidos em novembro e dezembro

Ministério da Educação deposita valor de R$ 200 para estudantes do ensino médio. Pagamento alcança 3,4 milhões de alunos em todo o Brasil.
L
TCE identifica avanços, revela falhas em unidades de saúde de Porto Velho e cobra soluções para garantir dignidade ao cidadão

TCE identifica avanços, revela falhas em unidades de saúde de Porto Velho e cobra soluções para garantir dignidade ao cidadão

Tribunal de Contas de Rondônia fiscalizou UPAs, policlínica e maternidade neste domingo (31) e apontou falta de insumos, medicamentos e problemas estruturais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.