QUINTA-FEIRA, 28/08/2025
Publicidade
Publicidade

Ibama pede à Petrobras mais dados para perfurar na Foz do Amazonas

Entenda a polêmica sobre a exploração de petróleo na região

Por FABÍOLA SINIMBÚ - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Ibama pede à Petrobras mais dados para perfurar na Foz do Amazonas
LULA MARQUES/ AGÊNCIA BRASIL

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) solicitou novamente à Petrobras novos esclarecimentos em relação ao processo de licenciamento ambiental para a concessão de autorização para perfuração de poços em busca de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas. O pedido foi encaminhado nesta terça-feira (29), após o último detalhamento do Plano de Proteção à Fauna apresentado pela estatal petrolífera no início de agosto.

Nessa etapa, o órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima reconheceu avanços na entrega da documentação no que diz respeito à redução de tempo de resposta no atendimento à fauna em caso de vazamento de petróleo na região, mas considerou necessários mais detalhamentos sobre “adequação integral do plano ao Manual de Boas Práticas de Manejo de Fauna Atingida por Óleo, como a presença de veterinários nas embarcações e quantitativo de helicópteros para atendimento de emergências”.

Localização

A Bacia da Foz do Amazonas ocupa uma faixa no território marítimo que se estende entre a fronteira do Amapá com a Guiana Francesa até onde a Baía do Marajó divide o arquipélago da costa paraense. Na região está o bloco exploratório de petróleo e gás natural FZA-M-59, centro da polêmica entre a Petrobras e o Ibama.

O bloco é parte da chamada Margem Equatorial, que comporta cinco bacias sedimentares: Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar, além da Foz do Amazonas. Por meio de avaliações com métodos indiretos como levantamento sísmico, sem que haja perfuração, foram identificados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de 41 blocos com potencial de exploração, sendo que atualmente 34 estão sob concessão, e nove para exploração na Foz do Amazonas, sem descobertas em avaliação.

Contratos

No Brasil, os contratos de concessão para petróleo e gás natural são divididos em duas fases: a exploratória, para identificação e avaliação da comercialidade, e a de produção, para desenvolvimento e consolidação de um campo produtivo.

Em janeiro, o primeiro poço para pesquisa exploratória na Margem Equatorial foi perfurado na Bacia Potiguar, e logo foi anunciado a presença de hidrocarboneto no Poço Pitu Oeste.

Uma segunda perfuração teve início em fevereiro para estudo complementar e, em abril, o poço exploratório Anhangá, na mesma bacia, identificou acumulação de petróleo em uma profundidade de 2.196 metros.

Do total de concessões, atualmente 11 já operam na fase de produção, todos na Bacia Potiguar, sendo que cinco com uma pequena produção e os outros seis estão em processo de devolução, que ocorre quando não há descobertas significativas.

Histórico

Desde a década de 80, toda a Margem Equatorial brasileira passou por pesquisas para descobertas de novas reservas, com o objetivo de aumentar a produção nacional de fontes energéticas fósseis.

De acordo com a Petrobras, em toda a extensão que se prolonga até a Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte, já foram perfurados 700 poços em águas rasas, a maior parte antes da existência da ANP. Muitos desses poços exploratórios foram abandonados por acidente mecânico. A última perfuração de poço exploratório ocorreu em 2015.

Foi nesse mesmo ano, que a descoberta de grandes volumes de petróleo na Bacia Guiana Suriname despertou o interesse de investidores em avançar nas investigações das bacias sedimentares análogas às que renderam 11 bilhões de barris de petróleo à reserva do país vizinho de língua inglesa. Mas segundo a ANP, “estas oportunidades ainda não foram testadas por poços”.

Em maio de 2023, um pedido da Petrobras para Atividade de Perfuração Marítima no bloco FZA-M-59 já havia tido a licença negada, por meio de um parecer técnico da Diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama. Mas o debate sobre a viabilidade da proposta foi intensificado com a nomeação da nova presidente da estatal, Magda Chambriard e posterior declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa da exploração na Bacia da Foz do Amazonas do bloco FZA-M-59.

O Plano Estratégico da Petrobras para o período de 2024 a 2028 prevê investimentos de US$ 3,1 bilhões e a perfuração de 16 poços em toda a extensão da Margem Equatorial. Entre os focos está o bloco FZA-M-59, que além de ter características similares é o mais próximo, em território brasileiro, da Bacia Guiana Suriname.

Riscos

Assim como os acidentes ocorridos na década de 80, que inviabilizaram os poços na região, o histórico de problemas ambientais causados pela Petrobras também chama a atenção. Um exemplo foi o que aconteceu na Baía de Guanabara em 2000, quando o rompimento de um duto da Refinaria Duque de Caxias (Reduc) provocou o vazamento de mais de 1 milhão de litros de óleo, atingindo fauna e flora da região e afetando diretamente o modo de subsistência das comunidades da região.

De acordo com o Ibama, em caso de acidente no bloco FZA-M-59, o tempo mínimo de deslocamento da embarcação rápida entre a locação do poço e o porto de Belém, a 830 quilômetros de distância, onde a Petrobras mantém estrutura de remediação, é estimado entre 22 horas e 31 horas.

Os cálculos são de relatório apresentado em 2023 pelo Ibama, que aponta que a média para embarcações tradicionais transitarem entre os dois pontos é de 43 horas de deslocamento, tempo que extrapola bastante as 10 horas necessárias para que o petróleo fosse além das águas jurisdicionais brasileiras.

O documento também relata as diferenças das correntes na comparação entre as zonas de exploração. “Outro fator importante relacionado à hidrodinâmica da margem equatorial se refere às correntes de subsuperfície, que, a partir de 201 metros de profundidade, começam a apresentar fluxo contrário às correntes de superfície, com maior ocorrência variando na faixa de velocidade entre 0,39 nós e 0,77 nós. As correntes de subsuperfície, normalmente, apresentam velocidades inferiores às de superfície, porém, no caso da margem equatorial, tais velocidades são comparáveis àquelas da superfície da região sudeste”.

Mudança climática

Uma pesquisa publicada na revista Science, uma das mais importantes publicações científicas, reúne uma base de dados que justifica porque não é mais necessária a busca por novas fontes de combustível fóssil. O artigo No new fossil fuel projects: The norm we need defende que os argumentos para novos projetos petrolíferos pressupõem que os governos não cumprirão os seus objetivos climáticos comuns, inviabilizando cenários representativos de limitar o aquecimento global em 1,5°C.

O estudo partiu da conclusão apresentada pela Agência Internacional de Energia (AIE) de que para um cenário de Emissões Líquidas Zero até 2050, não são necessários novos projetos de extração de combustíveis fósseis. Os pesquisadores analisaram as possíveis combinações de dados da capacidade de extração de petróleo e gás existente com a dos novos projetos propostos, e foi além, complementando com a análise de segmentos consumidores e os dados sobre geração de energia a carvão e gás.

No Brasil, a rede de organizações da sociedade civil Observatório do Clima, também realizou um estudo que mostra que não há necessidade de expansão de fontes fósseis para que o país atinja uma transição energética de acordo com os compromissos internacionais assumidos para o enfrentamento da crise climática.

Somados aos riscos, a Petrobras tem atualmente reservas comprovadas a serem exploradas, como na região do Pré-Sal, que garantem a exploração até que a transição energética aconteça. De acordo com o Boletim Anual de Recursos e Reservas (BAR) de 2023, o país tem 15,894 bilhões de barris de petróleo de reservas provadas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

OAB/RO cria força-tarefa para combater falsos advogados, em resposta ao aumento de crimes envolvendo Inteligência Artificial

O grupo de trabalho, formado por membros do Tribunal de Justiça (TJ-RO), do Ministério Público (MPRO) e da Polícia Civil (PC), já apresenta resultados.
L

Saúde em destaque no CEACLIN Laboratórios | Unidade da Rio Madeira reforça qualidade e atendimento humanizado

Laboratório amplia suporte à Unimed e garante praticidade no acesso a resultados em Porto Velho
L
Prefeitura de Jaru substitui ponte de madeira por tubo Armco na Linha 619

Prefeitura de Jaru substitui ponte de madeira por tubo Armco na Linha 619

Estrutura instalada sobre o Rio Taci deve garantir mais segurança e durabilidade para o tráfego rural.
L
Desigualdade racial e de gênero persiste no Brasil

Desigualdade racial e de gênero persiste no Brasil

Um relatório do Observatório Brasileiro das Desigualdades 2025, do Dieese, aponta avanços em diversas áreas no país, como a queda na desocupação e nas emissões de carbono, mas destaca a manutenção de disparidades raciais, de gênero e regionais.
L
Bolsonaro recebe autorização para visita de funcionário de cartório

Bolsonaro recebe autorização para visita de funcionário de cartório

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu permissão para que o ex-presidente Jair Bolsonaro, em prisão domiciliar, receba um funcionário de cartório para a realização de trâmites legais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Cibele Lima do Nascimento

Nascida em 18 de março de 1970, Cibele Lima do Nascimento faleceu no dia 26 de agosto de 2025, deixando saudade e lembranças de afeto.
L

Agenda News | Dra. Maria Tereza – Cardiologista

No Agenda News, o coração será o foco. A Dra. Maria Tereza, cardiologista e ecocardiografista com 18 anos de experiência, vai compartilhar orientações sobre como identificar sinais de risco, a importância do check-up e o valor da consulta preventiva para evitar complicações.
L

O fim da “antena velha”: emissoras de Rondônia agora só no digital

Fim do sinal analógico em 20 cidades de Rondônia marca nova fase da TV digital, com mais qualidade de imagem e som para os telespectadores.
L

Giro News | Entrevista com o jornalista Carlos Caldeira

O Giro News desta quinta-feira, dia 28, recebe o jornalista Carlos Caldeira para uma conversa especial.
L

Gabriê vence “Melhor Artista Pop” no Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 | Voz feminina de Rondônia ganha destaque

Artista rondoniense recebeu duas indicações e reforça a representatividade das mulheres amazônidas no cenário musical regional
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

O Sine estadual oferta diversas oportunidades em 16 municípios, abrangendo diferentes áreas profissionais e níveis de escolaridade.
L
Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Alta demanda de mais de 22 mil inscritos levou à ampliação do prazo; candidatos devem acompanhar os comunicados oficiais da Prefeitura.
L
Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L

POLÍTICA

“Homem com dignidade não rasteja”, diz Lula sobre recusa em ligar para Trump

Declaração de Lula ocorre em meio à crise comercial entre Brasil e Estados Unidos após tarifaço de 50% imposto pelo governo Trump
L
Dra. Taíssa participa da 7ª Festa do Leite com Gabinete Itinerante

Dra. Taíssa participa da 7ª Festa do Leite com Gabinete Itinerante

Deputada estadual aproxima trabalho parlamentar da população, recebendo demandas e reforçando diálogo durante o evento em Rondônia
L
Dra. Taíssa propõe lei que garante folga remunerada a servidores doadores de medula óssea

Dra. Taíssa propõe lei que garante folga remunerada a servidores doadores de medula óssea

Projeto de lei prevê dispensa do ponto e folga remunerada para servidores estaduais que se cadastrarem ou doarem medula óssea, incentivando solidariedade
L
Dra. Taíssa solicita revitalização da RO-257 no acesso ao Ifro em Ariquemes

Dra. Taíssa solicita revitalização da RO-257 no acesso ao Ifro em Ariquemes

Deputada estadual destaca importância da via para segurança, educação e desenvolvimento regional e pede intervenção do DER
L

‘The Economist’ vê julgamento de Bolsonaro como lição de democracia para os EUA

Revista britânica destaca processo contra o ex-presidente, critica populismo e afirma que Brasil mostra maturidade política diante da crise democrática
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista cruza BR-364 pelo canteiro central e causa grave acidente em Porto Velho

Motociclista cruza BR-364 pelo canteiro central e causa grave acidente em Porto Velho

Colisão entre duas motos deixou um homem ferido na noite desta quinta-feira (28), no bairro Floresta, e a vítima foi socorrida pelo Samu.
12
Jovem é baleado no rosto por criminosos na zona Leste de Porto Velho

Homem é atacado a tiros por criminoso em carro peliculado na zona Leste

A vítima, identificada como “Chucky”, de 27 anos, foi baleada no queixo, ombro e mão e socorrida ao Hospital João Paulo II.
14
Barbeiro acusado de tentar matar jovem a facada é preso em ação conjunta da PC e FICCO

Barbeiro acusado de tentar matar jovem a facada é preso em ação conjunta da PC e FICCO

Na ocasião, o jovem estava na casa de uma amiga, quando o suspeito que ex-namorado dela chegou enciumado agredindo a mulher, depois desferiu uma facada no peito do rapaz, em seguida, fugiu.
12
VÍDEO: Carro avança preferencial e causa grave acidente com motociclista

VÍDEO: Carro avança preferencial e causa grave acidente com motociclista

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando a motociclista seguia pela Duque de Caxias, quando bateu forte na lateral do carro modelo Corsa Sedan, conduzido por um homem que invadiu a preferencial.
16
R$ 52 bilhões, 2,5 mil postos, 350 alvos: os números da operação contra o PCC

R$ 52 bilhões, 2,5 mil postos, 350 alvos: os números da operação contra o PCC

A Operação Carbono Oculto, que investiga um esquema do Primeiro Comando da Capital, revela que a organização criminosa utilizou fundos de investimento e fintechs para lavar dinheiro, movimentando R$ 52 bilhões e fraudando mais de 2,5 mil postos de combustíveis em São Paulo.
10
Publicidade
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI): FRANCA E CARVALHO & CIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA (LAP) E A LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO (LAI)
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): NORTÃO AUTO PEÇAS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L

Requerimento de Outorga: MARIA JULIANA ZIRONDI BEIRIGO

OUTORGA DE BARRAGEM DE USOS MÚLTIPLOS
L
Pioneer lança MVH-145BR com Bluetooth 5.4 e entrada USB frontal

Pioneer lança MVH-145BR com Bluetooth 5.4 e entrada USB frontal

Rádio automotivo chega ao Brasil com foco em praticidade, segurança e conectividade no dia a dia dos motoristas.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): RAINHA DO GAS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA(LAS)
L
Emissões de metano no Brasil crescem 6% entre 2020 e 2023

Emissões de metano no Brasil crescem 6% entre 2020 e 2023

Pesquisa do Observatório do Clima indica que as emissões de metano no Brasil atingiram 20,8 milhões de toneladas em 2023, um aumento em relação a 2020, com a agropecuária sendo a principal responsável pela emissão do gás.
L
Energisa apresenta plano de contingência para enfrentar tempestades em Rondônia

Energisa apresenta plano de contingência para enfrentar tempestades em Rondônia

Seminário em Porto Velho detalhou investimentos, estratégias de prevenção e orientações de segurança para reduzir os impactos climáticos na rede elétrica.
L

Vini Jr. pode sair de graça do Real Madrid em 2027, aponta jornal espanhol

Brasileiro ainda não renovou contrato e pede salário próximo ao de Mbappé, o maior do elenco merengue
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAO): CECILIA COMERCIO DE COMBUSTIVEIS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO DE MÉDIO PORTE
L

Messi anuncia que fará seu último jogo de Eliminatórias pela Argentina

Craque argentino revelou que duelo contra a Venezuela, em Buenos Aires, será sua despedida das Eliminatórias Sul-Americanas
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.