SEXTA-FEIRA, 17/10/2025

Em destaque

MPF cobra do Banco do Brasil reparação por apoio à escravidão

BB informou que lançará em dezembro ações de reparação ao povo negro

Por BRUNO DE FREITAS MOURA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

MPF cobra do Banco do Brasil reparação por apoio à escravidão
PIETER GOTFRED BERTICHEN/BRASILI

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro reforçou nesta semana a cobrança para que o Banco do Brasil (BB) apresente ações de reparação à população brasileira afrodescendente. A medida funcionaria como uma indenização pelo apoio da instituição financeira à escravidão no Brasil, no século 19.

A cobrança se deu em audiência pública realizada na última terça-feira (22), comandada pelo procurador regional dos Direitos dos Direitos do Cidadão Julio José Araujo Junior, com representantes do Banco do Brasil, do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

A atuação do MPF faz parte de um inquérito aberto contra o BB em setembro de 2023. A investigação é baseada no estudo de 14 pesquisadores de universidades brasileiras e americanas. Eles revelaram ligações do BB com o comércio de africanos escravizados.

Os pesquisadores apontam que havia “vínculos diretos entre traficantes e o capital diretamente investido em ações do Banco do Brasil”. Além disso, acrescenta que “a instituição também se favoreceu da dinâmica de circulação de crédito lastreada na propriedade escrava que imperou ao longo de toda a primeira metade do século XIX”.

O Banco do Brasil reconhece que a instituição teve ligação com a escravidão e, em novembro, emitiu um pedido público de desculpas à população negra.

Apesar do reconhecimento do BB, o MPF emitiu ao banco estatal e ao Ministério da Igualdade Racial (MIR) recomendações para que fossem indicados recursos específicos para as ações de reparação, assim como a definição de medidas prioritárias, de modo que o pacto pela igualdade racial não se tornasse “mera carta de intenções”.

“As respostas apresentadas pelas autoridades nada trouxeram de acréscimo. A gente ainda não teve indicações concretas dessas medidas”, criticou o procurador Julio Araujo no início da audiência pública.

O também procurador dos Direitos do Cidadão Jaime Mitropoulos acrescentou que o pedido formal de desculpas do BB não é uma ação suficiente.

“Medidas simbólicas não nos bastam. O pedido de perdão, por si só, não é suficiente. A política pública que já vem sendo levada adiante pelo próprio Banco do Brasil também não é suficiente”, declarou.

“É necessário que a gente comece a delinear quais são, efetivamente, as reparações que o Banco do Brasil vai propor, quais são aquelas que, em conjunto com a sociedade, nós poderemos concretizar”, completou.

Sociedade civil organizada

Em dezembro de 2023, o MPF abriu uma consulta pública para receber da sociedade civil sugestões de reparação que possam ser realizadas pelo banco estatal.

Foram obtidas mais de 500 propostas, apresentadas por 37 entidades, entre elas o Movimento Negro Unificado (MNU), a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), a União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora (Uneafro Brasil), universidade e grupos culturais e religiosos.

Algumas das instituições que contribuíram com propostas participaram da audiência pública desta semana.

A ativista e estudante de ciências sociais Brenna Vilanova representou o MNU do Distrito Federal e Entorno.

“A gente precisa garantir que todas as sugestões que os movimentos negros enviaram sejam implementadas e acompanhadas, que esse plano de ação tenha prazos definidos”, pediu.

Júlia Mota, que participou representando o Fundo Agbara, que reúne mulheres negras, fez uma ligação entre as desigualdades sociais atuais e a histórica desigualdade racial.

“As desigualdades sociais do Brasil têm as suas gênese na desigualdade racial e no capitalismo racial. É de responsabilidade de um banco, como o Banco do Brasil, atuar pelo fim de violências econômicas, oferecendo renda básica para as populações negras, bem como um fundo de reparação para investimentos em territórios, empreendimentos, organizações, ações de pessoas negras, além de investimento para o desenvolvimento de territórios quilombolas e tradicionais”, elencou.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil foi representado na audiência pelo consultor jurídico João Alves e pela gerente de Relações Institucionais Nivia Silveira da Mota. Eles lembraram que o banco já realiza uma série de ações para busca da equidade racial e de outras minorias representativas, como pessoas com deficiência.

Pela primeira vez na história, o BB é presidido por uma mulher negra, a administradora e funcionária de carreira Tarciana Medeiros.

Eles informaram que o banco lançará no dia 4 de dezembro de 2024 uma série de ações relacionadas com a reparação à população negra. No entanto, acrescentarem que parte das propostas sugeridas pela sociedade civil não pode ser realizada pelo banco, por estarem fora da alçada de atuação. Um exemplo, citou Alves, é o pagamento de renda básica, que depende de iniciativas e orçamento autorizado pelo Congresso Nacional.

Nivia Mota destacou que a instituição leva em consideração as demandas propostas, e que dez diretorias do banco participam da elaboração do plano de ação.

“Estamos tentando traduzir e levar para o nosso plano de ação, com o máximo de aproximação que pudermos fazer, considerando o orçamento que for disponibilizado”, afirmou ela, acrescentando que foram realizadas oficinas, escutas e consultas a pesquisadores e estudantes da temática racial.

O consultor jurídico do BB avalia que acreditar que apenas uma única instituição, por maior que seja, vai resolver o problema de exclusão de afrodescendentes ou outras populações excluídas é “fora da realidade”.

“A avaliação que a gente tem é que precisamos unir forças”, disse. “O banco não é o melhor, é uma das instituições que têm tecnologia, tradição e intervenção suficiente para ajudar outras instituições”, completou, enfatizando a entonação da expressão “uma das”.

Ministérios

O Ministério da Igualdade Racial foi representado pela coordenadora de Ações Governamentais, Isadora de Oliveira Silva. Ela informou que o MIR ainda não tem pronto um plano de ação e que está comprometido em ouvir a sociedade para elaborar as medidas.

“O pacto teve momentos de escuta da sociedade civil, como de outros órgãos públicos e diferentes parceiros para coletar subsídios, sugestões para esse conteúdo do pacto. É isso que está passando por sistematização”, disse.

A coordenadora-geral de Erradicação do Trabalho Escravo, Andreia Figueira Minduca, representou o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela explicou que, na pasta, as contribuições para o pacto pela igualdade racial são tratadas em conjunto pela Coordenação-Geral de Memória e Verdade da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas.

Ela afirmou que o tema reparação é transversal a outros problemas atuais do país, como a existência do trabalho escravo doméstico, que tem as mulheres negras como 92% das vítimas.

“Que esses processos venham, a cada dia, somar e tentar garantir o mínimo de dignidade para trabalhadoras e trabalhadores”, disse.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho intensifica fiscalização contra descarte irregular de lixo

Prefeitura de Porto Velho intensifica fiscalização contra descarte irregular de lixo

A Prefeitura de Porto Velho intensificou a fiscalização para combater o descarte irregular de lixo, com ações educativas, notificações e penalidades para manter a cidade limpa e evitar alagamentos.
L

Sicredi Prorroga o Mutirão Dívida Zero: Agora é também para Empresas, Pessoas Físicas e Produtores Rurais

Até 31 de dezembro, associados do Sicredi — sejam empresas, pessoas físicas ou produtores rurais — têm uma nova oportunidade de renegociar dívidas, limpar o nome e voltar a ter crédito com o apoio da sua cooperativa.
L
Alero esclarece operação da Polícia Civil em Porto Velho

Alero esclarece operação da Polícia Civil em Porto Velho

Assembleia reforça que diligências não atingiram gabinetes de deputados e instaurará sindicância interna.
L
Governo de RO participa de curso de aperfeiçoamento em gestão de crises

Governo de RO participa de curso de aperfeiçoamento em gestão de crises

Capacitação em Porto Velho reúne gestores da segurança pública para aprimorar técnicas e integração interinstitucional.
L
Porto Velho adere ao Programa Nacional de Processo Eletrônico

Porto Velho adere ao Programa Nacional de Processo Eletrônico

Subtítulo: Município avança na transformação digital, ampliando eficiência, transparência e economia na gestão pública.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Dr. Santana participa do lançamento do programa “Agora Tem Especialistas” na Maternidade Mãe Esperança

Dr. Santana participou do lançamento do programa “Agora Tem Especialistas”, que leva atendimento e diagnóstico precoce à saúde da mulher em Porto Velho.
L

Em Cima da Hora: entrevista com o senador Jaime Bagattoli

Na pauta, ações recentes do mandato, embargos do Ibama, diligências no estado e debates sobre a hidrovia do rio Madeira.
L
Regras definem o instrutor autônomo de CNH no Brasil

Regras definem o instrutor autônomo de CNH no Brasil

Ministério dos Transportes divulga os requisitos para o profissional sem vínculo com autoescola que deverá ser capacitado para oferecer aulas práticas de direção.
L
Disparidade na mamografia limita prevenção do câncer de mama no Brasil

Disparidade na mamografia limita prevenção do câncer de mama no Brasil

Relatório do Colégio Brasileiro de Radiologia aponta baixa cobertura de mamógrafos no SUS e grandes disparidades regionais, dificultando o rastreamento da doença.
L
Professor já pode solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil

Professor já pode solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil

Documento de identificação com validade de dez anos já pode ser emitido no site do programa Mais Professores para o Brasil para professores em exercício das redes pública e privada.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

POLÍTICA

Lula instala conselho para tratar de minerais críticos no Brasil

Lula instala conselho para tratar de minerais críticos no Brasil

O presidente da República participou da primeira reunião do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), órgão que definirá a estratégia de exploração do setor e aprovará o Plano Nacional de Mineração até 2050.
L
STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos

Supremo Tribunal Federal avalia constitucionalidade de normas que permitem a redução de 60% do ICMS sobre defensivos agrícolas; votação dos ministros começa na próxima quarta-feira (22).
L
Alexandre de Moraes autoriza investigação sobre interferência de Bolsonaro na PF

Alexandre de Moraes autoriza investigação sobre interferência de Bolsonaro na PF

Ministro do STF atendeu ao pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, para reabrir o inquérito que apura a suposta ingerência do ex-presidente na Polícia Federal.
L
Alexandre de Moraes corrige erro e manda soltar presa do 8 de janeiro

Alexandre de Moraes corrige erro e manda soltar presa do 8 de janeiro

Ministro do STF emite novo mandado de soltura para Alexsandra Aparecida da Silva após o documento original ter sido enviado para o presídio errado em Minas Gerais.
L
Chanceler do Brasil e autoridades dos EUA tratam de comércio e reunião Lula-Trump

Chanceler do Brasil e autoridades dos EUA tratam de comércio e reunião Lula-Trump

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, concordam em buscar um encontro entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos em breve.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ação conjunta da Polícia Penal de Rondônia e Mato Grosso integra Operação “Fora da Rede”

Ação conjunta da Polícia Penal de Rondônia e Mato Grosso integra Operação “Fora da Rede”

Forças de segurança cumpriram mandados e apreenderam armas, drogas e materiais suspeitos em ação coordenada entre os dois estados.
L
Duas mulheres são presas com drogas no presídio 603 em Porto Velho

Duas mulheres são presas com drogas no presídio 603 em Porto Velho

De acordo com a Polícia Penal, as suspeitas estavam com os entorpecentes escondidos, mas foram detectados ao passar pelo aparelho Body-Scann (Raio-X).
12
Homem com mandado de prisão em aberto é preso pela PATAMO em Jaru

Homem com mandado de prisão em aberto é preso pela PATAMO em Jaru

Equipe do Patrulhamento Tático Motorizado capturou o suspeito no Setor 5, que estava causando desordem e foi detido por força de um mandado ativo da Justiça.
14
Casal que viveu em Jaru é preso nos EUA por abuso sexual da filha da mulher

Casal que viveu em Jaru é preso nos EUA por abuso sexual da filha da mulher

Filipe Novais De Oliveira e Lais Olivetti Silva foram detidos na Carolina do Sul, acusados de estupro e abuso de uma criança que começou em Rondônia e se intensificou após a mudança para os Estados Unidos.
16
Mulher é roubada após sacar R$ 2 mil em agência bancária de Jaru

Mulher é roubada após sacar R$ 2 mil em agência bancária de Jaru

Vítima foi abordada por assaltante armado com revólver no centro da cidade, que a ameaçou e levou o dinheiro recém-sacado.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação “Protetor dos Biomas” reforça ações integradas de combate ao desmatamento em Rondônia

Operação “Protetor dos Biomas” reforça ações integradas de combate ao desmatamento em Rondônia

Ação coordenada por forças de segurança estaduais, com apoio do Ministério da Justiça, intensifica fiscalização ambiental e uso de tecnologias avançadas para proteger os biomas.
L
Carreta da Saúde da Mulher oferece exames e diagnósticos em Porto Velho

Carreta da Saúde da Mulher oferece exames e diagnósticos em Porto Velho

Unidade móvel do programa “Agora tem Especialistas” iniciou os atendimentos nesta sexta-feira, ampliando o acesso a exames de prevenção e diagnóstico precoce de câncer.
L
Duas goleadas marcam os primeiros jogos da Copa Madeirão de Futsal Baterias Heliar 2025

Duas goleadas marcam os primeiros jogos da Copa Madeirão de Futsal Baterias Heliar 2025

Competição conta com 90 equipes e mais de 1.300 atletas, agitando os ginásios de Porto Velho com disputas eletrizantes e muita emoção.
L
Governo de RO fortalece comunidades do Vale do Guaporé com educação ambiental

Governo de RO fortalece comunidades do Vale do Guaporé com educação ambiental

Iniciativas promovem qualificação profissional, sustentabilidade e desenvolvimento turístico na região.
L
Parque da Cidade fecha para montagem do Natal Porto Velho Luz

Parque da Cidade fecha para montagem do Natal Porto Velho Luz

Espaço será transformado em cenário natalino com casa temática, vila e pista de patinação no gelo.
L
Mulher é assaltada e tem moto roubada em Rolim de Moura

Mulher é assaltada e tem moto roubada em Rolim de Moura

Vítima foi rendida por dupla armada com faca no Loteamento Jatobá 1; os criminosos fugiram levando uma motocicleta Honda Biz branca e a Polícia Militar realiza buscas na região.
10
Consórcio de máquinas agrícolas está mudando o planejamento rural

Consórcio de máquinas agrícolas está mudando o planejamento rural

Evoy Administradora de Consórcio diz que esse modelo de aquisição sem juros ganha força entre produtores.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.