TERÇA-FEIRA, 10/02/2026
Publicidade

Em destaque

Maguila, lenda do boxe brasileiro, morre aos 66 anos

Ex-peso-pesado sofria de demência pugilística, consequência das pancadas na cabeça que sofreu ao longo dos 17 anos de carreira; Adilson conquistou títulos brasileiros, Sul-Americanos e o Mundial da WBF

Por Combate.com - 20

Publicado em 

Maguila, lenda do boxe brasileiro, morre aos 66 anos
Fernando Tucori

O Brasil se despede de um dos maiores boxeadores se sua história. José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, morreu nesta quinta-feira, dia 24 de outubro de 2024, em São Paulo, aos 66 anos. O principal peso-pesado e uma das direitas mais pesadas do boxe brasileiro sofria de encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística, diagnosticada em 2013.

A notícia do falecimento de Maguila foi confirmada pela sua esposa, Irani Pinheiro, em entrevista ao canal de TV “Record”.

– Ele tava, ficou 28 dias internado, e a gente procurou não falar com a imprensa, porque eu procurei cuidar da minha família. É o momento de cada um. O Maguila estava há 18 anos com encefalopatia traumática crônica… Há 30 dias, foi descoberto um nódulo no pulmão, ele sentiu muitas dores no abdômen, tiraram dois litros de água do pulmão, não conseguimos fazer a biópsia – relatou Irani.

Maguila nasceu no dia 11 de julho de 1958, em Aracaju. Dos 17 anos em que lutou, acumulou um cartel de 85 lutas, 77 vitórias (61 por nocaute), sete derrotas e um empate técnico. Com seu jeito carismático e suas entrevistas folclóricas, foi cativando o público. Entre as lutas mais especiais da carreira, estão os confrontos com nomes como Evander Holyfield e George Foreman.

O interesse pelo boxe começou ainda em Aracaju, ao assistir às lutas de Éder Jofre e, em especial, de Muhammad Ali. Em uma casa repleta de irmãos, Maguila assistia às lutas do ídolo em uma TV preto e branco na casa de um vizinho. Anos depois, se tornou campeão peso-pesado, mesma categoria de Ali.

– Eu me interessei por boxe porque eu sempre fui fã do Muhammad Ali, do Cassius Clay. Sempre fui fã dele e disse: vou lutar boxe. Gostava demais dele. Quando eu comecei a assistir, nem televisão tinha em casa – disse ao ge em 2015.

Maguila

Mas o início no pugilismo só viria mais tarde. Logo aos 14 anos, o então jovem Adilson foi para São Paulo para ser ajudante de pedreiro. A vida na capital paulista trouxe muitas dificuldades, inclusive a fome.

– Fiquei amarelo, pálido. Foram três meses (comendo) pão com banana. Minha morada era um caminhão abandonado no Butantã, desses que carregam entulho. Quando o dono descobriu que eu dormia lá, tirou o caminhão, e eu fiquei (dormindo) no poste – disse o lutador em 1987, ao documentário “Maguila”, de Galileu Garcia, lançado em 1987.

Profissão: pugilista

Começou a treinar em 1979, e a primeira luta veio dois anos depois, em 1981. Foi na “Forja de Campeões”, maior evento de boxe do Brasil, que acontece desde 1941, sob o comando do técnico Ralph Zumbano, tio de um de seus ídolos, Éder Jofre.

O primeiro título brasileiro veio em 1983, ao vencer Waldemar Paulino, no icônico ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Maguila se manteve no topo da categoria no Brasil e dono do título até 1995. Foi campeão sul-americano pela primeira vez em 1984, ao nocautear o argentino Juan Antonio Figueroa ainda no primeiro round, também no Ibirapuera. Ele manteve o título por 10 anos.

Em 1985, no ginásio do Parque São Jorge, em São Paulo, Maguila perdeu sua invencibilidade. O sergipano foi nocauteado pelo argentino Daniel Falconi. O brasileiro, no entanto, conseguiu dar o troco. No ano seguinte, no mesmo palco, ele não somente teve sua revanche, como também deu um fim à carreira do rival.

– Aquela luta terminou a minha carreira, porque deslocou a retina do olho direito. Para o Maguila foi um trampolim para decolar na carreira. Salvaram meu olho depois de duas cirurgias. Era muito perigoso continuar minha carreira nessa situação. Tive que decidir e parei – contou Falconi ao ge em 2019.

Maguila também conquistou o cinturão das Américas pelo Conselho Mudnial de Boxe (WBC), em 1986, e da América Latina pela Associação Mundial de Boxe (WBA) e pela Federação Internacional de Boxe (IBF), ambos em 1996.

Apesar de não ter conquistado o título por uma das quatro principais organizações mundiais de boxe, Maguila foi o primeiro brasileiro campeão mundial dos pesos-pesados. Em 1995, ele venceu Johnny Nelson, em Osasco, e conquistou o cinturão da Federação Mundial de Boxe (WBF), uma entidade considerada de segunda prateleira.

Maguila pendurou as luvas em 2000 e foi nocauteado por Daniel Frank em seu adeus aos ringues, no dia 29 de fevereiro daquele ano.

Holyfield e Foreman: as maiores lutas da carreira

No dia 15 de julho de 1989, o Brasil parou para assistir ao duelo de Maguila com Evander Holyfield. O brasileiro vinha de uma sequência de 18 vitórias, incluindo o marcante triunfo por pontos sobre James “Quebra-Ossos” Smith, em 1987, e vivia o melhor momento de sua carreira. No primeiro round, o sergipano até levou a melhor, mas a alegria durou pouco. No assalto seguinte, o norte-americano conquistou uma vitória contundente com um nocaute fulminante.

– A luta contra Maguila foi importante para mim. Ele era número um e meu objetivo era ser o número um e forçar a luta contra Tyson. Eu treinei para isto. Nós lutamos, eu o nocauteei, e as pessoas sentiram que eu tinha força, assim como Tyson – disse Holyfield, em entrevista ao Esporte Espetacular, em 2015.

Em 16 de junho de 1990, Maguila enfrentava novamente um grande nome do boxe mundial, um ano após ser derrotado pelo então campeão mundial Evander Holyfield. Aos 32 anos, em Las Vegas, Maguila subia ao ringue para enfrentar George Foreman na preliminar da luta entre Mike Tyson e Henry Tillman.

Na época, Maguila ostentava um cartel importante nos pesos-pesados, com 36 vitórias e o 10º lugar no ranking da Associação Mundial de Boxe (WBA). Do outro lado do ringue, Foreman, com 41 anos, lutava para poder disputar novamente o cinturão da categoria.

A expectativa de Maguila e do povo brasileiro acabou no segundo round, quando George Foreman nocauteou o brasileiro. Em depoimento ao ge, em 2020, o brasileiro lembrou, cheio de bom humor, de um dos principais duelos de sua carreira.

“Falar sobre o Foreman é pensar em cair de novo. Só em falar dele dá vontade de cair”, brincou Maguila ao relembrar a luta.

– O “véio” era uma parada dura. O que eu vou contar são as quedas que levei, batia no “veio” e ele nem se mexia. Ali foi problema, estou vivo e tranquilo. Se ficasse em pé ele me matava – disse Maguila ao ge.

Fora dos ringues

Em 2009, lançou o álbum “Vida de Campeão”, com a música que dá nome ao disco, de sua autoria, e a gravação de sambas consagrados. Também realizou alguns trabalhos na TV, inclusive como comentarista de economia.

Fã de samba, Maguila foi homenageado ao virar enredo da escola de samba “Me Chama Que Eu Vou”, no desfile virtual de 2021. A canção “Para que nunca se esqueça, um abraço, Maguila”, é de autoria do compositor Thiago de Souza (confira a música no vídeo abaixo).

Um longa metragem sobre a vida de Maguila, que seria interpretado por Babu Santana, chegou a ser divulgado em 2015. O ator iniciou o processo de treinamentos para viver o pugilista nas telonas, mas as gravações foram suspensas por falta de patrocínio.

A demência pugilística

Em 2013, foi diagnosticado com encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística. Trata-se de uma doença neurodegenerativa e irreversível, causada por golpes na cabeça. Além de Maguila, a condição acometeu outros grandes nomes do esporte, como o também pugilista e campeão mundial Éder Jofre e o zagueiro Bellini, campeão da Copa do Mundo de 1958 com o Brasil.

De início, os sintomas pareciam esquecimentos normais de carteiras, chaves. Até que as situações se tornaram mais graves e perigosas, como quando o ex-lutador saía de casa e ficava perdido, desorientado. Uma agressividade inesperada foi surgindo, e sua esposa, Irani Pinheiro, buscou ajuda dos especialistas.

O primeiro diagnóstico veio em 2010: Mal de Alzheimer, doença progressiva que destrói funções cerebrais. Mas tudo começou a fazer mais sentido três anos mais tarde, depois do segundo diagnóstico: demência pugilística.

Após consentimento da família, o ex-boxeador concordou, em 2018, em doar o cérebro para pesquisa após sua morte. Será um movimento semelhante ao feito pela família de Bellini. O órgão será objeto de estudo na Universidade de São Paulo. Uma equipe da instituição analisa as consequências de impactos repetidos na cabeça nos esportes, como futebol, boxe e rúgbi, entre outros. O aprofundamento é tido como fundamental para desenvolver medidas de prevenção.

Nos últimos anos de vida, passou a morar no Centro Terapêutico Anjos de Deus, clínica em Itu, no interior paulista. Vivia uma rotina regrada que incluía fisioterapia e muita conversa, além de vídeos e lembranças de lutas antigas.

– Quero mandar um abraço para todos os meus fãs do Brasil. Um abraço grande para eles – disse Maguila, em uma de suas últimas entrevistas

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Comitê de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida é reativado em Porto Velho

Comitê de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida é reativado em Porto Velho

Retomada das atividades fortalece a articulação institucional e amplia o atendimento à população em situação de mobilidade no município
L
Campanha Não é Não mobiliza Cacoal com pit stop

Campanha Não é Não mobiliza Cacoal com pit stop

Ação do MPRO levou orientação sobre consentimento às ruas de Cacoal, com participação da rede local e forças de segurança para ampliar a prevenção à violência.
L
Flip anuncia Orides Fontela como autora homenageada de 2026

Flip anuncia Orides Fontela como autora homenageada de 2026

Poeta paulista conhecida pela escrita concisa e filosófica será o destaque da 24ª edição do evento em Paraty; programação ocorre em julho.
L
Pedido de vista adia votação de acordo Mercosul–União Europeia

Pedido de vista adia votação de acordo Mercosul–União Europeia

Análise do relatório sobre livre comércio será retomada no dia 24 de fevereiro; proposta prevê redução de tarifas e deve seguir para o Plenário da Câmara.
L
NOTA OFICIAL – NOVA 364

NOTA OFICIAL – NOVA 364

Colisão frontal no km 185, em Pimenta Bueno, envolveu caminhão e motocicleta; concessionária presta apoio às famílias e colabora com autoridades.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Faculdades de medicina têm até sexta para aderir ao Bolsa Permanência

Faculdades de medicina têm até sexta para aderir ao Bolsa Permanência

Instituições vinculadas ao programa Mais Médicos devem formalizar participação para garantir auxílio de R$ 700 a estudantes em vulnerabilidade social.
L
Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor

Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor

Decreto presidencial altera prazos de pagamento e limita taxas cobradas de restaurantes; mudanças visam beneficiar mais de 22 milhões de trabalhadores no país.
L
Correios suspendem atendimento no Carnaval e retomam serviços na quarta

Correios suspendem atendimento no Carnaval e retomam serviços na quarta

Agências fecham nos dias 16 e 17 de fevereiro por ponto facultativo; atendimento automatizado permanece disponível 24 horas para os clientes.
L
Uso excessivo de telas: Sesau alerta riscos

Uso excessivo de telas: Sesau alerta riscos

Orientação sobre uso excessivo de telas destaca impactos físicos e mentais e reforça a importância do equilíbrio digital para crianças, jovens e adultos.
L
Canal para mulheres: prefeitura amplia comunicação

Canal para mulheres: prefeitura amplia comunicação

Grupo exclusivo fortalece acesso à informação, escuta e acolhimento, conectando mulheres às políticas públicas e ações municipais em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Leur Lomanto Júnior assume a presidência da CCJ na Câmara

Leur Lomanto Júnior assume a presidência da CCJ na Câmara

Deputado do União Brasil foi eleito com 36 votos e terá o desafio de priorizar a PEC da jornada 6×1 em ano eleitoral, conforme pedido de Hugo Motta.
L
Hugo Motta classifica como "feliz" decisão sobre penduricalhos

Hugo Motta classifica como “feliz” decisão sobre penduricalhos

Presidente da Câmara apoia suspensão de benefícios acima do teto constitucional e defende que reajuste de 8% para servidores da Casa mantém paridade com Judiciário.
L
Dra. Taíssa vota a favor de projeto que garante segurança jurídica e proteção social em Rondônia

Dra. Taíssa vota a favor de projeto que garante segurança jurídica e proteção social em Rondônia

Deputada apoiou PLC 172/2026, que cria programa de regularização transitória na Estação Ecológica Soldado da Borracha.
L
Presidente da Câmara prevê votação do fim da escala 6x1 para maio

Presidente da Câmara prevê votação do fim da escala 6×1 para maio

Hugo Motta afirma que redução da jornada é prioridade e deve ser discutida com setor produtivo; pauta de segurança e acordo com Mercosul também avançam.
L
Haddad propõe fusão de benefícios sociais para modernizar gastos

Haddad propõe fusão de benefícios sociais para modernizar gastos

Ministro da Fazenda sugere criação de novo “guarda-chuva” assistencial inspirado no Bolsa Família; proposta técnica ainda não foi apresentada ao presidente Lula.
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sargento Rocha prende jovem com arma e drogas

Equipe do sargento Rocha prende jovem com arma e drogas

Criminoso de 21 anos é flagrado em residência na zona norte de Porto Velho; ação no bairro São Sebastião 2 apreendeu pistola, munições e dinheiro.
10
Operação internacional apreende 1,3 t de cocaína em alto-mar

Operação internacional apreende 1,3 t de cocaína em alto-mar

Ação conjunta entre Brasil, EUA e Europa intercepta carga avaliada em R$ 253 milhões; três tripulantes brasileiros foram presos e entregues à Polícia Federal.
10
Motociclista fica em estado grave após colisão na Avenida Aracaju

Motociclista fica em estado grave após colisão na Avenida Aracaju

Vítima sofreu fraturas e foi socorrida pelo Samu após atingir a traseira de um automóvel que, segundo testemunhas, saía de uma garagem no momento do impacto.
10
Homem é preso no Fórum após constatação de mandado em aberto

Homem é preso no Fórum após constatação de mandado em aberto

Reginaldo compareceu espontaneamente ao local após ser intimado, mas acabou detido por policiais militares durante consulta de rotina aos sistemas.
16
PATAMO cumpre mandado de prisão e apreende arma de fogo em residência

PATAMO cumpre mandado de prisão e apreende arma de fogo em residência

Homem de nome Carlos foi detido em casa após equipe policial confirmar ordem judicial; no local, militares encontraram rifle e munições de diversos calibres.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diagnóstico da educação infantil moderniza rede municipal de ensino em Porto Velho

Diagnóstico da educação infantil moderniza rede municipal de ensino em Porto Velho

Levantamento técnico orienta melhorias em creches e pré-escolas, com propostas de curto, médio e longo prazo.
L
STJ afasta cautelarmente ministro acusado de importunação sexual

STJ afasta cautelarmente ministro acusado de importunação sexual

Plenário decide por unanimidade suspender Marco Buzzi das funções; magistrado perde direito a carro oficial e gabinete enquanto sindicância é realizada.
L
Carnaval no orçamento: dicas da CAIXA

Carnaval no orçamento: dicas da CAIXA

CAIXA orienta foliões a planejar gastos no Carnaval com estratégias simples de controle financeiro, transporte, alimentação e pagamento para evitar dívidas.
L
Prefeitura de Jaru alerta para aumento de ISTs no município

Prefeitura de Jaru alerta para aumento de ISTs no município

Semusa registra novos casos de HIV em 2026 e reforça prevenção com preservativos, testagem e acesso gratuito a PrEP e PEP pelo SUS.
L
Brasileiros resgatam R$ 429 milhões esquecidos em bancos em dezembro

Brasileiros resgatam R$ 429 milhões esquecidos em bancos em dezembro

Mais de 49 milhões de pessoas ainda possuem valores a receber no sistema financeiro; Banco Central alerta para golpes e reforça que serviço é gratuito.
L
Librelato expande rede e instala Box Libreparts em área logística estratégica

Librelato expande rede e instala Box Libreparts em área logística estratégica

Projeto da Rodokurtz amplia oferta de peças e suporte a transportadores
L
MPRO destaca proteção digital de crianças em evento nacional

MPRO destaca proteção digital de crianças em evento nacional

Projeto do MPRO apresentado em capacitação nacional reforça proteção digital de crianças e adolescentes e integra ações de educação e cidadania online.
L
Detector de metal não barra a violência que a política alimentou

Detector de metal não barra a violência que a política alimentou

A proposta de segurança expõe a fragilidade de políticas que tratam sintomas e ignoram as causas da violência nas escolas.
L
Ministro do STJ nega importunação sexual e pede licença médica

Ministro do STJ nega importunação sexual e pede licença médica

Marco Buzzi solicitou afastamento de 90 dias por motivos psiquiátricos após enfrentar denúncias de assédio; magistrado enviou carta aos colegas defendendo inocência.
L
Em lei, Marcos Rocha regulamenta transição fundiária na Estação Soldado da Borracha

Em lei, Marcos Rocha regulamenta transição fundiária na Estação Soldado da Borracha

Norma cria regime transitório para produtores rurais permanecerem nas áreas enquanto avançam indenizações e desapropriações, com regras ambientais e garantia de atividade econômica.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.