QUINTA-FEIRA, 16/10/2025

Em destaque

Maguila, lenda do boxe brasileiro, morre aos 66 anos

Ex-peso-pesado sofria de demência pugilística, consequência das pancadas na cabeça que sofreu ao longo dos 17 anos de carreira; Adilson conquistou títulos brasileiros, Sul-Americanos e o Mundial da WBF

Por Combate.com - 20

Publicado em 

Maguila, lenda do boxe brasileiro, morre aos 66 anos
Fernando Tucori

O Brasil se despede de um dos maiores boxeadores se sua história. José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, morreu nesta quinta-feira, dia 24 de outubro de 2024, em São Paulo, aos 66 anos. O principal peso-pesado e uma das direitas mais pesadas do boxe brasileiro sofria de encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística, diagnosticada em 2013.

A notícia do falecimento de Maguila foi confirmada pela sua esposa, Irani Pinheiro, em entrevista ao canal de TV “Record”.

– Ele tava, ficou 28 dias internado, e a gente procurou não falar com a imprensa, porque eu procurei cuidar da minha família. É o momento de cada um. O Maguila estava há 18 anos com encefalopatia traumática crônica… Há 30 dias, foi descoberto um nódulo no pulmão, ele sentiu muitas dores no abdômen, tiraram dois litros de água do pulmão, não conseguimos fazer a biópsia – relatou Irani.

Maguila nasceu no dia 11 de julho de 1958, em Aracaju. Dos 17 anos em que lutou, acumulou um cartel de 85 lutas, 77 vitórias (61 por nocaute), sete derrotas e um empate técnico. Com seu jeito carismático e suas entrevistas folclóricas, foi cativando o público. Entre as lutas mais especiais da carreira, estão os confrontos com nomes como Evander Holyfield e George Foreman.

O interesse pelo boxe começou ainda em Aracaju, ao assistir às lutas de Éder Jofre e, em especial, de Muhammad Ali. Em uma casa repleta de irmãos, Maguila assistia às lutas do ídolo em uma TV preto e branco na casa de um vizinho. Anos depois, se tornou campeão peso-pesado, mesma categoria de Ali.

– Eu me interessei por boxe porque eu sempre fui fã do Muhammad Ali, do Cassius Clay. Sempre fui fã dele e disse: vou lutar boxe. Gostava demais dele. Quando eu comecei a assistir, nem televisão tinha em casa – disse ao ge em 2015.

Maguila

Mas o início no pugilismo só viria mais tarde. Logo aos 14 anos, o então jovem Adilson foi para São Paulo para ser ajudante de pedreiro. A vida na capital paulista trouxe muitas dificuldades, inclusive a fome.

– Fiquei amarelo, pálido. Foram três meses (comendo) pão com banana. Minha morada era um caminhão abandonado no Butantã, desses que carregam entulho. Quando o dono descobriu que eu dormia lá, tirou o caminhão, e eu fiquei (dormindo) no poste – disse o lutador em 1987, ao documentário “Maguila”, de Galileu Garcia, lançado em 1987.

Profissão: pugilista

Começou a treinar em 1979, e a primeira luta veio dois anos depois, em 1981. Foi na “Forja de Campeões”, maior evento de boxe do Brasil, que acontece desde 1941, sob o comando do técnico Ralph Zumbano, tio de um de seus ídolos, Éder Jofre.

O primeiro título brasileiro veio em 1983, ao vencer Waldemar Paulino, no icônico ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Maguila se manteve no topo da categoria no Brasil e dono do título até 1995. Foi campeão sul-americano pela primeira vez em 1984, ao nocautear o argentino Juan Antonio Figueroa ainda no primeiro round, também no Ibirapuera. Ele manteve o título por 10 anos.

Em 1985, no ginásio do Parque São Jorge, em São Paulo, Maguila perdeu sua invencibilidade. O sergipano foi nocauteado pelo argentino Daniel Falconi. O brasileiro, no entanto, conseguiu dar o troco. No ano seguinte, no mesmo palco, ele não somente teve sua revanche, como também deu um fim à carreira do rival.

– Aquela luta terminou a minha carreira, porque deslocou a retina do olho direito. Para o Maguila foi um trampolim para decolar na carreira. Salvaram meu olho depois de duas cirurgias. Era muito perigoso continuar minha carreira nessa situação. Tive que decidir e parei – contou Falconi ao ge em 2019.

Maguila também conquistou o cinturão das Américas pelo Conselho Mudnial de Boxe (WBC), em 1986, e da América Latina pela Associação Mundial de Boxe (WBA) e pela Federação Internacional de Boxe (IBF), ambos em 1996.

Apesar de não ter conquistado o título por uma das quatro principais organizações mundiais de boxe, Maguila foi o primeiro brasileiro campeão mundial dos pesos-pesados. Em 1995, ele venceu Johnny Nelson, em Osasco, e conquistou o cinturão da Federação Mundial de Boxe (WBF), uma entidade considerada de segunda prateleira.

Maguila pendurou as luvas em 2000 e foi nocauteado por Daniel Frank em seu adeus aos ringues, no dia 29 de fevereiro daquele ano.

Holyfield e Foreman: as maiores lutas da carreira

No dia 15 de julho de 1989, o Brasil parou para assistir ao duelo de Maguila com Evander Holyfield. O brasileiro vinha de uma sequência de 18 vitórias, incluindo o marcante triunfo por pontos sobre James “Quebra-Ossos” Smith, em 1987, e vivia o melhor momento de sua carreira. No primeiro round, o sergipano até levou a melhor, mas a alegria durou pouco. No assalto seguinte, o norte-americano conquistou uma vitória contundente com um nocaute fulminante.

– A luta contra Maguila foi importante para mim. Ele era número um e meu objetivo era ser o número um e forçar a luta contra Tyson. Eu treinei para isto. Nós lutamos, eu o nocauteei, e as pessoas sentiram que eu tinha força, assim como Tyson – disse Holyfield, em entrevista ao Esporte Espetacular, em 2015.

Em 16 de junho de 1990, Maguila enfrentava novamente um grande nome do boxe mundial, um ano após ser derrotado pelo então campeão mundial Evander Holyfield. Aos 32 anos, em Las Vegas, Maguila subia ao ringue para enfrentar George Foreman na preliminar da luta entre Mike Tyson e Henry Tillman.

Na época, Maguila ostentava um cartel importante nos pesos-pesados, com 36 vitórias e o 10º lugar no ranking da Associação Mundial de Boxe (WBA). Do outro lado do ringue, Foreman, com 41 anos, lutava para poder disputar novamente o cinturão da categoria.

A expectativa de Maguila e do povo brasileiro acabou no segundo round, quando George Foreman nocauteou o brasileiro. Em depoimento ao ge, em 2020, o brasileiro lembrou, cheio de bom humor, de um dos principais duelos de sua carreira.

“Falar sobre o Foreman é pensar em cair de novo. Só em falar dele dá vontade de cair”, brincou Maguila ao relembrar a luta.

– O “véio” era uma parada dura. O que eu vou contar são as quedas que levei, batia no “veio” e ele nem se mexia. Ali foi problema, estou vivo e tranquilo. Se ficasse em pé ele me matava – disse Maguila ao ge.

Fora dos ringues

Em 2009, lançou o álbum “Vida de Campeão”, com a música que dá nome ao disco, de sua autoria, e a gravação de sambas consagrados. Também realizou alguns trabalhos na TV, inclusive como comentarista de economia.

Fã de samba, Maguila foi homenageado ao virar enredo da escola de samba “Me Chama Que Eu Vou”, no desfile virtual de 2021. A canção “Para que nunca se esqueça, um abraço, Maguila”, é de autoria do compositor Thiago de Souza (confira a música no vídeo abaixo).

Um longa metragem sobre a vida de Maguila, que seria interpretado por Babu Santana, chegou a ser divulgado em 2015. O ator iniciou o processo de treinamentos para viver o pugilista nas telonas, mas as gravações foram suspensas por falta de patrocínio.

A demência pugilística

Em 2013, foi diagnosticado com encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística. Trata-se de uma doença neurodegenerativa e irreversível, causada por golpes na cabeça. Além de Maguila, a condição acometeu outros grandes nomes do esporte, como o também pugilista e campeão mundial Éder Jofre e o zagueiro Bellini, campeão da Copa do Mundo de 1958 com o Brasil.

De início, os sintomas pareciam esquecimentos normais de carteiras, chaves. Até que as situações se tornaram mais graves e perigosas, como quando o ex-lutador saía de casa e ficava perdido, desorientado. Uma agressividade inesperada foi surgindo, e sua esposa, Irani Pinheiro, buscou ajuda dos especialistas.

O primeiro diagnóstico veio em 2010: Mal de Alzheimer, doença progressiva que destrói funções cerebrais. Mas tudo começou a fazer mais sentido três anos mais tarde, depois do segundo diagnóstico: demência pugilística.

Após consentimento da família, o ex-boxeador concordou, em 2018, em doar o cérebro para pesquisa após sua morte. Será um movimento semelhante ao feito pela família de Bellini. O órgão será objeto de estudo na Universidade de São Paulo. Uma equipe da instituição analisa as consequências de impactos repetidos na cabeça nos esportes, como futebol, boxe e rúgbi, entre outros. O aprofundamento é tido como fundamental para desenvolver medidas de prevenção.

Nos últimos anos de vida, passou a morar no Centro Terapêutico Anjos de Deus, clínica em Itu, no interior paulista. Vivia uma rotina regrada que incluía fisioterapia e muita conversa, além de vídeos e lembranças de lutas antigas.

– Quero mandar um abraço para todos os meus fãs do Brasil. Um abraço grande para eles – disse Maguila, em uma de suas últimas entrevistas

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CNH sem autoescola: Governo divulga regras para instrutor autônomo; veja os requisitos

O Ministério dos Transportes divulgou as regras para a atuação do instrutor autônomo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
L
Prefeitura de Porto Velho realiza serviço de drenagem no cruzamento das avenidas Mamoré e Vieira Caúla

Prefeitura de Porto Velho realiza serviço de drenagem no cruzamento das avenidas Mamoré e Vieira Caúla

Obras buscam solucionar alagamentos históricos na zona Leste, beneficiando moradores, comércios e serviços públicos da região.
L
Prefeitura de Porto Velho promove a 3ª Corrida Pela Vida no Outubro Verde e Rosa

Prefeitura de Porto Velho promove a 3ª Corrida Pela Vida no Outubro Verde e Rosa

Evento realizado pela Semusa será no sábado (18), no Skate Parque, com inscrições gratuitas e arrecadação solidária de alimentos e absorventes.
L
Prazo para candidatos da segunda chamada do CNH Social encerra nesta sexta-feira (17)

Prazo para candidatos da segunda chamada do CNH Social encerra nesta sexta-feira (17)

Convocados pelo programa CNH Social devem comparecer presencialmente a uma unidade do Detran-RO até sexta-feira, 17 de outubro, para confirmar a inscrição.
L
Fiscalização para combater fraudes na comercialização de sementes é intensificada pelo Governo de RO

Fiscalização para combater fraudes na comercialização de sementes é intensificada pelo Governo de RO

Ações da Idaron visam garantir a qualidade das sementes forrageiras vendidas em Rondônia e proteger a produtividade da pecuária rondoniense.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Neuto Carlos Amaral

A comunidade de Porto Velho se despede de Neuto Carlos Amaral, o querido “Seu Carlos”, taxista conhecido por sua simpatia, paixão por novelas e dedicação à família e aos amigos.
L

Giro News: Entrevista com Isabelle Cordeiro da Funerária Renascer

Na edição desta quinta-feira, às 15h, o programa Giro News recebe Isabelle Cordeiro, da Funerária Renascer.
L
Demissão em massa agrava crise dos atingidos pelo crime da Vale em Brumadinho

Demissão em massa agrava crise dos atingidos pelo crime da Vale em Brumadinho

Mais de dois terços dos atingidos perdem acesso à Assessoria Técnica Independente (ATI) e enfrentam fome, desemprego e paralisação da reparação socioeconômica.
L

Curso de Piloto Privado Aviaprep: decole rumo à aprovação na ANAC

A Aviaprep oferece um curso preparatório completo para a prova teórica da ANAC, com conteúdo direcionado, dicas práticas e suporte especializado para quem sonha em ser piloto.
L

Agenda News: Final de semana com Rock, Feijoada e Iron Maiden no Grego Pub

O Grego Original agita Porto Velho com happy hour, feijoada com música ao vivo e tributo épico ao Iron Maiden.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

POLÍTICA

Crise estrutural do Judiciário brasileiro exige ação política imediata

Crise estrutural do Judiciário brasileiro exige ação política imediata

Morosidade processual e falta de modernização prejudicam cidadãos, economia e segurança jurídica no país.
L
MPRO participa de congresso do Iperon sobre desafios e avanços da previdência em Rondônia

MPRO participa de congresso do Iperon sobre desafios e avanços da previdência em Rondônia

Evento em Porto Velho reúne gestores e especialistas para debater equilíbrio atuarial, governança e sustentabilidade do sistema previdenciário.
L
Cerca de 400 jornalistas serão homenageados por Eyder Brasil com voto de louvor

Cerca de 400 jornalistas serão homenageados por Eyder Brasil com voto de louvor

Cerimônia será realizada no dia 27 de outubro, às 15h, no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia.
L
Cláudia de Jesus pede revisão do reajuste da tarifa de água e esgoto em RO

Cláudia de Jesus pede revisão do reajuste da tarifa de água e esgoto em RO

Deputada questiona aumento de 4,42% autorizado à Caerd e cobra transparência e proporcionalidade nos serviços.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha obras do Centro de Iniciação Esportiva no Flamboyant

Vereador Márcio Pacele acompanha obras do Centro de Iniciação Esportiva no Flamboyant

Com 70% concluída, obra terá quadra poliesportiva, vestiários e espaços para diversas modalidades esportivas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Júri em Rolim de Moura condena homem por tentativa de feminicídio

Júri em Rolim de Moura condena homem por tentativa de feminicídio

MPRO obtém sentença de 12 anos de reclusão em crime motivado por violência de gênero.
L
Operação Red List cumpre mandados em Ji-Paraná e combate organização criminosa

Operação Red List cumpre mandados em Ji-Paraná e combate organização criminosa

FICCO/RO e GAECO desarticulam grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas.
12
MPRO obtém condenação de 66 anos por feminicídio e homicídio em Porto Velho

MPRO obtém condenação de 66 anos por feminicídio e homicídio em Porto Velho

Sentença do 1º Tribunal do Júri marca o primeiro caso julgado na capital após mudança na lei que tornou o feminicídio um crime próprio.
L
Motociclista fica ferido após colisão com carro na zona Leste de Porto Velho

Motociclista fica ferido após colisão com carro na zona Leste de Porto Velho

Acidente aconteceu no cruzamento das ruas Andréa e Luís de Camões, no bairro Apunhã.
12
Homem foge após esfaquear ex-mulher na zona leste

Homem foge após esfaquear ex-mulher na zona leste

A vítima foi socorrida às pressas para a Policlínica Dr. José Adelino.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): A S DA CUNHA LTDA

Licença Ambiental Prévia, de Instalação e Operação.
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP, LI, LO): RODRIGUES E ROCHA COMERCIO DE COMBUSTIVEIS LTDA

OUTORGA e Licenças Previa(LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO).
L
Indicação de Jean Oliveira garante recuperação de rodovias entre Parecis e São Felipe D’Oeste

Indicação de Jean Oliveira garante recuperação de rodovias entre Parecis e São Felipe D’Oeste

Serviços realizados pelo DER-RO atendem solicitação do deputado e melhoram trafegabilidade, beneficiando produtores rurais e motoristas da Zona da Mata.
L
Estudo revela que ter QI alto não garante sucesso escolar

Estudo revela que ter QI alto não garante sucesso escolar

Pesquisa de Flávio Nunes, Dr. Fabiano de Abreu Agrela e Adriel Silva aponta que a superdotação profunda pode gerar desafios emocionais e afetar o desempenho acadêmico.
L
Evento ensina famílias a cuidar dos cabelos infantis cacheados e crespos em Porto Velho

Evento ensina famílias a cuidar dos cabelos infantis cacheados e crespos em Porto Velho

“Pequenos Cachinhos” será realizado no Junga Park e oferece orientações práticas sobre autocuidado, afeto e fortalecimento da autoestima infantil.
L
Carretas de Saúde da Mulher são lançadas em Porto Velho com atendimentos e exames gratuitos

Carretas de Saúde da Mulher são lançadas em Porto Velho com atendimentos e exames gratuitos

Ação do programa “Agora Tem Especialistas”, do Governo Federal em parceria com o município, leva exames e consultas para ampliar o acesso à saúde feminina.
L
Rondônia aprova repasse do Piso Variável de Vigilância Sanitária para qualificação das equipes de vigilância sanitária

Rondônia aprova repasse do Piso Variável de Vigilância Sanitária para qualificação das equipes de vigilância sanitária

Agevisa aplicará recurso em capacitação técnica para fortalecer a atuação da vigilância sanitária nos 52 municípios do estado.
L

O que muda do mata-mata ao pontos corridos: lições que atravessam campeonatos

Entenda como as estratégias mudam entre mata-mata e pontos corridos e aprenda a identificar os sinais táticos que definem jogos decisivos, dentro e fora de campo, com dicas práticas para assistir melhor.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.