SÁBADO, 10/01/2026
Publicidade

Em destaque

Maguila, lenda do boxe brasileiro, morre aos 66 anos

Ex-peso-pesado sofria de demência pugilística, consequência das pancadas na cabeça que sofreu ao longo dos 17 anos de carreira; Adilson conquistou títulos brasileiros, Sul-Americanos e o Mundial da WBF

Por Combate.com - 20

Publicado em 

Maguila, lenda do boxe brasileiro, morre aos 66 anos
Fernando Tucori

O Brasil se despede de um dos maiores boxeadores se sua história. José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, morreu nesta quinta-feira, dia 24 de outubro de 2024, em São Paulo, aos 66 anos. O principal peso-pesado e uma das direitas mais pesadas do boxe brasileiro sofria de encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística, diagnosticada em 2013.

A notícia do falecimento de Maguila foi confirmada pela sua esposa, Irani Pinheiro, em entrevista ao canal de TV “Record”.

– Ele tava, ficou 28 dias internado, e a gente procurou não falar com a imprensa, porque eu procurei cuidar da minha família. É o momento de cada um. O Maguila estava há 18 anos com encefalopatia traumática crônica… Há 30 dias, foi descoberto um nódulo no pulmão, ele sentiu muitas dores no abdômen, tiraram dois litros de água do pulmão, não conseguimos fazer a biópsia – relatou Irani.

Maguila nasceu no dia 11 de julho de 1958, em Aracaju. Dos 17 anos em que lutou, acumulou um cartel de 85 lutas, 77 vitórias (61 por nocaute), sete derrotas e um empate técnico. Com seu jeito carismático e suas entrevistas folclóricas, foi cativando o público. Entre as lutas mais especiais da carreira, estão os confrontos com nomes como Evander Holyfield e George Foreman.

O interesse pelo boxe começou ainda em Aracaju, ao assistir às lutas de Éder Jofre e, em especial, de Muhammad Ali. Em uma casa repleta de irmãos, Maguila assistia às lutas do ídolo em uma TV preto e branco na casa de um vizinho. Anos depois, se tornou campeão peso-pesado, mesma categoria de Ali.

– Eu me interessei por boxe porque eu sempre fui fã do Muhammad Ali, do Cassius Clay. Sempre fui fã dele e disse: vou lutar boxe. Gostava demais dele. Quando eu comecei a assistir, nem televisão tinha em casa – disse ao ge em 2015.

Maguila

Mas o início no pugilismo só viria mais tarde. Logo aos 14 anos, o então jovem Adilson foi para São Paulo para ser ajudante de pedreiro. A vida na capital paulista trouxe muitas dificuldades, inclusive a fome.

– Fiquei amarelo, pálido. Foram três meses (comendo) pão com banana. Minha morada era um caminhão abandonado no Butantã, desses que carregam entulho. Quando o dono descobriu que eu dormia lá, tirou o caminhão, e eu fiquei (dormindo) no poste – disse o lutador em 1987, ao documentário “Maguila”, de Galileu Garcia, lançado em 1987.

Profissão: pugilista

Começou a treinar em 1979, e a primeira luta veio dois anos depois, em 1981. Foi na “Forja de Campeões”, maior evento de boxe do Brasil, que acontece desde 1941, sob o comando do técnico Ralph Zumbano, tio de um de seus ídolos, Éder Jofre.

O primeiro título brasileiro veio em 1983, ao vencer Waldemar Paulino, no icônico ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Maguila se manteve no topo da categoria no Brasil e dono do título até 1995. Foi campeão sul-americano pela primeira vez em 1984, ao nocautear o argentino Juan Antonio Figueroa ainda no primeiro round, também no Ibirapuera. Ele manteve o título por 10 anos.

Em 1985, no ginásio do Parque São Jorge, em São Paulo, Maguila perdeu sua invencibilidade. O sergipano foi nocauteado pelo argentino Daniel Falconi. O brasileiro, no entanto, conseguiu dar o troco. No ano seguinte, no mesmo palco, ele não somente teve sua revanche, como também deu um fim à carreira do rival.

– Aquela luta terminou a minha carreira, porque deslocou a retina do olho direito. Para o Maguila foi um trampolim para decolar na carreira. Salvaram meu olho depois de duas cirurgias. Era muito perigoso continuar minha carreira nessa situação. Tive que decidir e parei – contou Falconi ao ge em 2019.

Maguila também conquistou o cinturão das Américas pelo Conselho Mudnial de Boxe (WBC), em 1986, e da América Latina pela Associação Mundial de Boxe (WBA) e pela Federação Internacional de Boxe (IBF), ambos em 1996.

Apesar de não ter conquistado o título por uma das quatro principais organizações mundiais de boxe, Maguila foi o primeiro brasileiro campeão mundial dos pesos-pesados. Em 1995, ele venceu Johnny Nelson, em Osasco, e conquistou o cinturão da Federação Mundial de Boxe (WBF), uma entidade considerada de segunda prateleira.

Maguila pendurou as luvas em 2000 e foi nocauteado por Daniel Frank em seu adeus aos ringues, no dia 29 de fevereiro daquele ano.

Holyfield e Foreman: as maiores lutas da carreira

No dia 15 de julho de 1989, o Brasil parou para assistir ao duelo de Maguila com Evander Holyfield. O brasileiro vinha de uma sequência de 18 vitórias, incluindo o marcante triunfo por pontos sobre James “Quebra-Ossos” Smith, em 1987, e vivia o melhor momento de sua carreira. No primeiro round, o sergipano até levou a melhor, mas a alegria durou pouco. No assalto seguinte, o norte-americano conquistou uma vitória contundente com um nocaute fulminante.

– A luta contra Maguila foi importante para mim. Ele era número um e meu objetivo era ser o número um e forçar a luta contra Tyson. Eu treinei para isto. Nós lutamos, eu o nocauteei, e as pessoas sentiram que eu tinha força, assim como Tyson – disse Holyfield, em entrevista ao Esporte Espetacular, em 2015.

Em 16 de junho de 1990, Maguila enfrentava novamente um grande nome do boxe mundial, um ano após ser derrotado pelo então campeão mundial Evander Holyfield. Aos 32 anos, em Las Vegas, Maguila subia ao ringue para enfrentar George Foreman na preliminar da luta entre Mike Tyson e Henry Tillman.

Na época, Maguila ostentava um cartel importante nos pesos-pesados, com 36 vitórias e o 10º lugar no ranking da Associação Mundial de Boxe (WBA). Do outro lado do ringue, Foreman, com 41 anos, lutava para poder disputar novamente o cinturão da categoria.

A expectativa de Maguila e do povo brasileiro acabou no segundo round, quando George Foreman nocauteou o brasileiro. Em depoimento ao ge, em 2020, o brasileiro lembrou, cheio de bom humor, de um dos principais duelos de sua carreira.

“Falar sobre o Foreman é pensar em cair de novo. Só em falar dele dá vontade de cair”, brincou Maguila ao relembrar a luta.

– O “véio” era uma parada dura. O que eu vou contar são as quedas que levei, batia no “veio” e ele nem se mexia. Ali foi problema, estou vivo e tranquilo. Se ficasse em pé ele me matava – disse Maguila ao ge.

Fora dos ringues

Em 2009, lançou o álbum “Vida de Campeão”, com a música que dá nome ao disco, de sua autoria, e a gravação de sambas consagrados. Também realizou alguns trabalhos na TV, inclusive como comentarista de economia.

Fã de samba, Maguila foi homenageado ao virar enredo da escola de samba “Me Chama Que Eu Vou”, no desfile virtual de 2021. A canção “Para que nunca se esqueça, um abraço, Maguila”, é de autoria do compositor Thiago de Souza (confira a música no vídeo abaixo).

Um longa metragem sobre a vida de Maguila, que seria interpretado por Babu Santana, chegou a ser divulgado em 2015. O ator iniciou o processo de treinamentos para viver o pugilista nas telonas, mas as gravações foram suspensas por falta de patrocínio.

A demência pugilística

Em 2013, foi diagnosticado com encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística. Trata-se de uma doença neurodegenerativa e irreversível, causada por golpes na cabeça. Além de Maguila, a condição acometeu outros grandes nomes do esporte, como o também pugilista e campeão mundial Éder Jofre e o zagueiro Bellini, campeão da Copa do Mundo de 1958 com o Brasil.

De início, os sintomas pareciam esquecimentos normais de carteiras, chaves. Até que as situações se tornaram mais graves e perigosas, como quando o ex-lutador saía de casa e ficava perdido, desorientado. Uma agressividade inesperada foi surgindo, e sua esposa, Irani Pinheiro, buscou ajuda dos especialistas.

O primeiro diagnóstico veio em 2010: Mal de Alzheimer, doença progressiva que destrói funções cerebrais. Mas tudo começou a fazer mais sentido três anos mais tarde, depois do segundo diagnóstico: demência pugilística.

Após consentimento da família, o ex-boxeador concordou, em 2018, em doar o cérebro para pesquisa após sua morte. Será um movimento semelhante ao feito pela família de Bellini. O órgão será objeto de estudo na Universidade de São Paulo. Uma equipe da instituição analisa as consequências de impactos repetidos na cabeça nos esportes, como futebol, boxe e rúgbi, entre outros. O aprofundamento é tido como fundamental para desenvolver medidas de prevenção.

Nos últimos anos de vida, passou a morar no Centro Terapêutico Anjos de Deus, clínica em Itu, no interior paulista. Vivia uma rotina regrada que incluía fisioterapia e muita conversa, além de vídeos e lembranças de lutas antigas.

– Quero mandar um abraço para todos os meus fãs do Brasil. Um abraço grande para eles – disse Maguila, em uma de suas últimas entrevistas

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Força Penal Nacional tem atuação prorrogada em Porto Velho por mais seis meses

Força Penal Nacional tem atuação prorrogada em Porto Velho por mais seis meses

Presença federal no sistema prisional da capital de Rondônia foi estendida por mais seis meses, com foco em treinamento e prontidão operacional.
L
Planejamento para 2026: seis lições de sabedoria para guiar o novo ano

Planejamento para 2026: seis lições de sabedoria para guiar o novo ano

Reflexões de líderes, escritores e pensadores inspiram ações que valorizam tempo, paciência, paz e afeto nas relações pessoais e profissionais.
L
Horóscopo de segunda-feira (12/1): foco e retomada gradual

Horóscopo de sábado (10/1): pausa consciente e ajustes internos

Previsões para sábado, 10 de janeiro de 2026, indicam um dia propício para desacelerar, refletir e fortalecer o equilíbrio emocional
L

Pedágio eletrônico passa a funcionar na segunda-feira; saiba com cadastrar o veículo

Novo modelo elimina necessidade de parada em cancelas
L

Pelo 3° ano seguido, Sicredi é líder em atendimento no Prêmio Reclame AQUI 2025

Reconhecimento nacional reforça o compromisso da instituição com a qualidade e a experiência dos associados.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mega-Sena sorteia R$ 13,5 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia R$ 13,5 milhões neste sábado

Concurso 2.958 terá transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook das Loterias Caixa; apostas podem ser feitas até as 20h30.
L
Dólar cai a R$ 5,36 com desaceleração do emprego nos EUA

Dólar cai a R$ 5,36 com desaceleração do emprego nos EUA

Após dados mostrarem criação de apenas 50 mil empregos em dezembro nos EUA, dólar recua e bolsa brasileira fecha acima de 163 mil pontos, impulsionada por fatores internos e externos.
L
Carnaval 2026 de Porto Velho tem programação oficial e identidade visual apresentadas

Carnaval 2026 de Porto Velho tem programação oficial e identidade visual apresentadas

Programação começa com o Baile Municipal e segue até os desfiles das escolas de samba, com valorização da cultura local
L
Governo de Rondônia divulga calendário de pagamentos e garante previsibilidade aos servidores

Governo de Rondônia divulga calendário de pagamentos e garante previsibilidade aos servidores

Calendário de pagamentos de 2026 define datas para servidores ativos, aposentados e pensionistas, incluindo o 13º salário.
L

Chuvas intensas atingem Rondônia e previsão indica fim de semana chuvoso

Modelos meteorológicos apontam domingo como o dia mais chuvoso, com risco de pancadas fortes em várias regiões do estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Primeiro‑ministro do Canadá visitará o Brasil em abril

Primeiro‑ministro do Canadá visitará o Brasil em abril

Mark Carney aceitou convite de Lula após telefonema em que ambos condenaram o uso da força contra a Venezuela e defenderam cooperação política e comercial.
L
Governo avalia isenção de tributos para Copa Feminina de 2027

Governo avalia isenção de tributos para Copa Feminina de 2027

Pedido da Fifa inclui benefícios fiscais, nova Lei Geral da Copa e ajustes na legislação eleitoral para viabilizar o torneio no Brasil.
L
Dra. Taíssa Sousa garante R$ 1,6 milhão para compra de ambulâncias nos distritos de Porto Velho

Dra. Taíssa Sousa garante R$ 1,6 milhão para compra de ambulâncias nos distritos de Porto Velho

O investimento visa agilizar o socorro médico em regiões remotas e reafirma a luta diária da parlamentar pela melhoria do sistema público de saúde em Rondônia.
L
Dra. Taíssa garante R$ 250 mil para exames de imagem em Alto Paraíso

Dra. Taíssa garante R$ 250 mil para exames de imagem em Alto Paraíso

Emenda da deputada para custeio de tomografias e ressonâncias, fortalecendo a saúde pública de Alto Paraíso
L
Deputado Cássio Gois garante R$ 570 mil para construção de praça coberta em Cacoal

Deputado Cássio Gois garante R$ 570 mil para construção de praça coberta em Cacoal

Recurso assegurado pelo deputado viabiliza praça coberta com playground no bairro Vista Alegre, ampliando lazer e qualidade de vida
L
Publicidade

POLÍCIA

Idosa mineira elogia atendimento após acidente em Vilhena

Idosa mineira elogia atendimento após acidente em Vilhena

De passagem pela cidade, mulher de Belo Horizonte foi atendida na UPA e gravou vídeo agradecendo a agilidade e o cuidado da equipe de saúde.
12
Homem agride colega de trabalho e é levado à Unisp em Vilhena

Homem agride colega de trabalho e é levado à Unisp em Vilhena

Funcionária relatou ofensas reiteradas e agressão física dentro de loja no centro da cidade, na presença de outros empregados.
16
Homem é preso por violência doméstica e estupro conjugal em Vilhena

Homem é preso por violência doméstica e estupro conjugal em Vilhena

Suspeito não aceitava separação, ameaçou matar a esposa e mantinha relações sexuais sem consentimento; criança autista presenciou brigas.
18
Polícia flagra adolescentes bebendo e usando drogas em festa funk em Vilhena

Polícia flagra adolescentes bebendo e usando drogas em festa funk em Vilhena

Menina de 14 anos contou à PM que fuma maconha desde os 11; denúncia anônima levou à apreensão de bebidas e entorpecentes no bairro Belém.
14
Bando é preso com moto roubada após perseguição na zona leste:

Bando é preso com moto roubada após perseguição na zona leste

Criminosos tentaram fugir e se esconder em residência, mas foram localizados pela Polícia Militar.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Regina Nazaré da Silva

Nota de pesar: Regina Nazaré da Silva

Mulher ativa, alegre e cheia de energia, Regina Nazaré da Silva deixa um legado de amor, convivência e fé, com cerimônia de despedida marcada na capital.
L
Produtores de Rondônia podem ampliar mercado com nova política do cacau

Produtores de Rondônia podem ampliar mercado com nova política do cacau

Lei nº 15.337 reforça crédito, tecnologia e sustentabilidade, criando cenário favorável para a cacauicultura rondoniense e a abertura de novos mercados.
L
CNH 2026: renovação automática e gratuita já está em vigor

CNH 2026: renovação automática e gratuita já está em vigor

Benefício vale apenas para CNH digital e para motoristas sem infrações; condutores acima de 70 anos ficam fora da regra.
L
Volta às aulas: famílias reaproveitam material escolar

Volta às aulas: famílias reaproveitam material escolar

Pesquisa aponta que 88% sentem impacto no orçamento e adotam economia, com reutilização de itens, troca de marcas e compras híbridas para reduzir gastos em 2026.
L
homem-e-preso-apos-agredir-a-propria-mae-em-porto-velho

Homem é preso após agredir a própria mãe em Porto Velho

Confusão ocorreu dentro da residência da família, no bairro Jardim Santana, após consumo de bebida alcoólica.
14
Jujutsu Kaisen retorna e divulga calendário na Crunchyroll:

Jujutsu Kaisen retorna e divulga calendário na Crunchyroll:

Nova temporada estreia com episódios duplos e marca o início do arco Jogo do Abate, considerado um dos mais violentos e decisivos da série.
L
INSS divulga calendário de pagamentos de benefícios para 2026

INSS divulga calendário de pagamentos de benefícios para 2026

Datas de depósitos levam em consideração o número final do cartão de benefício; consulta aos valores pode ser feita pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
L
Acidente entre carros é registrado em cruzamento de Porto Velho

Acidente entre carros é registrado em cruzamento de Porto Velho

Colisão envolvendo Fiat Mobi e Argo ocorreu na madrugada de sábado no cruzamento das avenidas Amazonas e Jorge Teixeira; sem feridos, semáforo estava apenas em alerta.
10
Força Tática prende quatro por furto de soja no Rio Madeira

Força Tática prende quatro por furto de soja no Rio Madeira

Polícia Militar deteve suspeitos que saqueavam carga de soja em embarcação nas margens do Rio Madeira, recuperando parte do produto e encaminhando-os ao flagrantes.
14
Homem é preso por descumprir medida protetiva em Porto Velho

Homem é preso por descumprir medida protetiva em Porto Velho

Suspeito de violência doméstica foi detido pela Polícia Militar após perseguir ex-companheira, sendo encontrado com munição e levado a unidade de saúde por mal-estar.
16
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.