Chuvas intensas com grau de perigo potencial. O alerta emitido até terça-feira (22) abrange todo o estado de Rondônia, a região central, Norte, Oeste, Sul do Amazonas e o Acre. Essas áreas, segundo o órgão nacional, poderão ser atingidas por temporais. O Instituto Nacional de Meteorologia alerta para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h).
Apesar disso, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é baixo. Neste momento, o satélite GOES-16 já capta a formação intensa de nuvens de vapor d’água ocorrendo entre o Sul do Amazonas e o Norte de Rondônia, na divisa com o município de Porto Velho. No decorrer da tarde, essas nuvens devem aumentar de volume, causando pancadas de chuva.
O Instituto Metsul também comenta sobre o tempo na Região Norte, mencionando a procedência dos acumulados. Pelo sistema ICON, do Deutscher Wetterdienst (DWD), órgão meteorológico da Alemanha, em colaboração com a Agência Meteorológica Brasileira, com sede no Sul do país, declara que os maiores acumulados de chuva nesta semana devem acontecer no Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre.